SHUL4 - Shulz SA

Você tem razão. Se for algum tipo de fraude ou informação privilegiada vai ser uma sacanagem…
Considero a SHULTZ uma boa empresa. Obrigado

1 curtida

image

1 curtida

Gentileza, alguém poderia me informar como se pode dar 100% de bonificação em ações sem duplicar o capital da empresa?

O número de ações de uma empresa é algo arbitrário. Poderiam até mesmo ter distribuído mais ações ainda sem mudar o patrimônio, o que conhecemos como desdobramento

O percentual da bonificação é só o número de ações novas

:heart_eyes:

2 curtidas

Devagar e sempre, vai crescendo

1 curtida

Saudades dessa ação…kkk…sai com excelente lucro faz tempos

1 curtida

Uma pergunta bem básica, como interpretar essas duas bonificações para quem está de fora da empresa querendo entrar.

Acho curioso, meio que mantem os indicadores em um mesmo patamar só que quem tem as ações só vai aumentando.

Em termos bem teóricos, a bonificação é equivalente a uma recompra de ações com possíveis dividendos, mas um pouco pior do ponto de vista do acionista, porque sua participação relativa na empresa permanece igual, enquanto se você reinveste por conta própria sua fatia na empresa cresce. Ou seja, mecanicamente ela é igual a reinvestir dividendos, mas financeiramente o resultado é mais neutro do que positivo

O LPA cai proporcionalmente ao número de ações. No Oceans14 mostra como o LPA hoje está igual a 2009, por exemplo. Sem bonificação, o acionista teria menos ações, mas cada uma geraria quase 3 reais de resultado, em vez de 50 centavos. Se você comprar hoje o mesmo valor financeiro de 2009 e a cotação não tiver andado (a parte mais difícil), você compraria 1 ação em 2009 e 6 hoje, e sua participação no lucro seria a mesma

Ano 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022
Lucro líquido 35 49 51 48 63 56 50 32 42 72 98 143 195 205
LPA 0,55 0,77 0,8 0,75 0,99 0,88 0,78 0,5 0,66 0,81 1,1 1,6 1,09 0,57
Ações 64 64 64 64 64 64 64 64 64 89 89 89 179 360

Caso haja tributação de dividendos, a bonificação pode ser uma alternativa mais interessante do que distribuir

3 curtidas

Acho que no fundo eh a mesma coisa. Se vc reinveste dividendo vc fica com um percentual maior da empresa, mas a empresa fica menor (por causa do dinheiro do dividendo que saiu do caixa). Talvez bonificação seria até melhor no caso de empresa cara, pois se vc for reinvestir dividendo será obrigado a pagar caro pelas ações (isso eh algo que sempre me deixa pensativo… As vezes acho que dividendo eh bom principalmente em empresa abaixo do vp, pois vc recebe patrimônio da empresa, ele eh descontado da cotação e vc reinveste abaixo do vp… Isso faz sentido?)

3 curtidas

Na real é impossível dizer porque se paga preço de mercado, que pode ser qualquer coisa, e existe a incerteza dos resultados futuros, então reinvestir na empresa pode ser sua pior decisão. Na teoria, vejo assim:

Bonificação de 500 reais

100 ações a 10 reais -> 200 ações a 5 reais (patrimônio não muda)
100 ações com LPA de 0,50 -> 200 ações com LPA de 0,25 (renda futura não muda, se o LPA não crescer. Se crescer, a bonificação não faz diferença, o crescimento é o mesmo)
Custo 1000 reais -> 1500 reais (benefício fiscal, mas se sua posição é pequena e está no lucro isso até se perde)

Dividendo de 500 reais

100 ações a 10 reais -> 200 ações a 5 reais (desconta 5 reais da ação e recompra nesse preço)
100 ações com LPA de 0,50 -> 200 ações com LPA de 0,50 (afinal, nada mudou no LPA)
Custo 1000 reais -> 1500 reais (mas aqui raramente as pessoas veem como “benefício fiscal” rs)

Os problemas são, esse exemplo é extremo (50% de yield, bonificação de 100%), ninguém te garante preço de recompra, ninguém garante o que acontece com o LPA no futuro

3 curtidas

Só fico na dúvida sobre a bonificação: ao fazer isso a empresa fica com o dinheiro (em vez de distribuir por dividendo). Imagino que ela escolha reter os lucros porque consegue investilo bem e, assim, aumentar o lpa.

Talvez para comparar teríamos que olhar alguma coisa como: o que eh mais vantajoso?

  1. O lucro/preço das ações que eu recomprar com os dividendos (nessa opção vc ganharia ao ter mais ações)
  2. O ROE que a empresa vai ter com o reinvestimento do dinheiro que ela reteve ao decidir não distribuir os lucros e bonificar (nessa opção vc ganharia com aumento do lucro da empresa). Se a empresa deixar esse dinheiro retido em caixa (rendendo Selic ou algo assim) seria melhor ela ter distribuído. Se ela tiver alguma operação bem rentável para investir, melhor reter.

Sobre seu exemplo exagerado com 50% de dividendo: eu adoro pensar nesses exemplos para tentar entender essas coisas que me deixam em dúvida. Sempre penso que tenho uma padaria com 2 ações (uma minha e uma de um sócio) e fico tentando trazer exemplos das ações para a padaria

1 curtida

empresa reportou um otimo balanço

sera que nosso amigo @sr_fouquet agora faria aquela analise que estamos aguardando :))

5 curtidas

Para quem acompanha SHULZ segue excelente relatório detalhado sobre a companhia, mostrando todo o seu resultado histórico consistente, suas vantagens e resiliência e todo o potencial que tem pela frente.

13 curtidas

impressionante, SHUL4 subiu 45% em 30 dias

4 curtidas

varias small subiram como LOGG, DEXP, EALT

Fiz um valaution da Shulz. Usando as seguintes premissas: Crescimento do lucro de 10%; Taxa de desconto de 12,50%. Potencial de valorização de 41% (R$8,90), podendo variar entre R$8,10 e R$9,80.
Empresa bem consiste, com lucros crescentes nos últimos 5 anos. EY de 12,40%. ROE de 26,78%. PL estimado 6,63 e LPA estimado 0,95. DL/EBIT = 0,27. Passivos/Ativos =0,52. Líq corrente = 2,37.

10 curtidas

Eu tenho estudando bastante a empresa no ultimo mes e decidi comprar. Avaliei todas as linhas do balanço, DRE, fluxo de caixa dos ultimos anos, conheci melhor sobre os produtos da empresa, avaliei a gestão e depois fiz alguns valuations, simplesmente a empresa é incrível, tem uma boa gestão e isso reflete nos seus números. Agora entendo porque a trigono carrega a ação ha bastante tempo e só elogia.
Na minha humilde opinião, hoje a shulz é uma das empresas mais redondadas da bolsa a um preço interessante. Muitos nao gostam porquê nao tem tagalong, mas muitas empresas tinham tagalong e estao dando muita dor de cabeça e em breve acredito que a empresa deva mudar seu nivel de governança. Quanto mais eu leio sobre a empresa, mais eu me surpreendo.
OBS: Aconselhor a ler o FRE da shulz, documento com 170 paginas e infelizmente pouco analisado pelos analistas.

13 curtidas

Obrigado pela contribuição. Embora tenha subido bastante este ano, ainda acho que tem potencial.
Fui conservador no valuation.

3 curtidas