SHUL4 - Shulz SA

Top, tenho um pouco dela ainda. Se não abrir com.aquele gap gigante aumento posição.

1 curtida

100% de bonificação, ta explicado a disparada

provado, ad referendum da Assembleia Geral Extraordinária, a proposta de aumento de capital de parte das reservas de lucros da Companhia, no montante de R$ 22.868.120,00, proveniente da Reserva para Aumento de Capital, com consequente bonificação de ações aos seus acionistas na ordem de 100% (cem por cento). Ou seja, para cada ação ordinária ou preferencial detida, cada acionista receberá 1 (uma) nova ação a título de bonificação. Por consequência, o artigo 4º, do Estatuto Social, deverá ser alterado de modo a refletir essa deliberação, passando o capital social de: R$ 342.000.000,00, dividido em 89.343.695 ações, sendo 38.173.191 ações ordinárias e 51.170.504 ações preferenciais, para: R$ 364.868.120,00, dividido em 178.687.390 ações, sendo 76.346.382 ações ordinárias e 102.341.008 ações preferenciais, todas nominativas, sem valor nominal, na forma escritural; 4) Aprovado que a próxima Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da Companhia será convocada para o dia 15 de abril de 2021, às 15:00 horas

2 curtidas

Sem data ex ainda?

Na Clear já integralizaram as novas cotas, achei que ia ser de acordo com as datas apresentadas no documento da AGO

Na Rico tambem

No caso descrito acima para SHUL4, gostaria de uma orientação. Desculpem minha ignorância. Se estiver perguntando algo óbvio, peço a paciência dos mais habituados a esse tipo de situação. Pergunto: é automático o ajuste em relação aos preços, inclusive no que diz respeito ao preço de aquisição? Isso é importante para definir o eventual ganho de capital no momento da venda do ativo. A informação no site da corretora (XP) está divergente da CEI/B3. A corretora ajustou meu preço de compra pela metade (de R$ 8,00 para R$ 4,00. A CEI continua mantendo o valor original (R$ 8,00).

Pela Ata da Assembleia:

(1) Aprovado, por unanimidade dos acionistas votantes, ou seja,
por acionistas detentores de 31.154.072 ações ordinárias da Companhia, o aumento
do capital social da Companhia de R$ 342.000.000,00 (trezentos e quarenta e dois
milhões de reais) para R$ 364.868.120,00 (trezentos e sessenta e quatro milhões
oitocentos e sessenta e oito mil cento e vinte reais), através da capitalização de parte
do saldo da conta de reserva de lucros denominada “Reserva para Aumento de Capital”
no valor de R$ 22.868.120,00 (vinte e dois milhões oitocentos e sessenta e oito mil
cento e vinte reais). Em consequência do aumento de capital, os acionistas receberão,
a título de bonificação, 1 (uma) nova ação para cada ação da mesma espécie que
forem titulares na data de realização desta AGOE, correspondendo a um total de
89.343.695 (oitenta e nove milhões trezentas e quarenta e três mil seiscentas e
noventa e cinco) ações bonificadas (100% sobre a posição atual), sendo 38.173.191
(trinta e oito milhões cento e setenta e três mil cento e noventa e uma) ordinárias e
51.170.504 (cinquenta e um milhões cento e setenta mil quinhentas e quatro)
preferenciais. As ações bonificadas terão iguais direitos aos atribuídos às atuais ações
em circulação, aos dividendos/juros sobre capital próprio que vierem a ser declarados
a partir desta data e às eventuais vantagens atribuídas às demais ações. Não serão
atribuídos às ações bonificadas quaisquer direitos anteriores a esta data. A distribuição
de bonificação obedecerá à posição acionária existente na data desta AGOE, passando
a ser negociada ex-bonificação a partir de 16/04/2021, sendo creditadas as ações
bonificadas nas posições dos respectivos acionistas em 20/04/2021. Como a
bonificação será na ordem de 100% (cem por cento) sobre a posição acionária atual,
não haverá frações resultantes a serem objeto de tratamento específico. O custo
unitário a ser atribuído às ações bonificadas, em conformidade com o disposto no art.
58, §1º, da Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal nº 1585/2015, é de
R$ 0,25595672.

3 curtidas

A consulta CEI deverá retornar com o valor ajustado na segunda-feira.

2 curtidas

Valeu. Obrigado

O artigo abaixo ajuda a explicar como recalcular o custo médio de aquisição da SHUL4 após a bonificação.
Lembrando bem que se trata de bonificação e não de desdobramento.
Diferentemente do desdobramento, a bonificação diminuirá o custo de aquisição e resultará diminuição do ganho de capital (base de cálculo do IR).

https://eliteinvestimentos.com.br/desdobramento-x-bonificacao-saiba-qual-e-a-diferenca/#:~:text=Quando%20há%20uma%20bonificação%2C%20a,seja%20R%24%2035%2C00.

4 curtidas

Bom dia, foi meio um tiro no pé essa bonificação para questões de IRPF né. supondo que eu tinha uma ação com PM de 15. Bonificaram mais uma com preço de 0,2559. Tenho duas ações agora com PM de ( 15+0,2559)/2 … ou seja jogou meu PM lá embaixo ( 7.63 ) e agora na venda pelos mesmos 15 anteriores de PM e mercado, já vou ter um lucro extremamente grande. ( Valores fictícios para exemplo do raciocínio ).

Está correta essa matemática certo?

Acho que na verdade isso reduz seu IR…

Antes: se você tinha uma ação e a vende: custo de aquisição = 15 reais.
Depois: se você tinha uma ação, agora terá 2 com custo total de aquisição: 15+0.2559 = 15.2559

O PM caiu, mas o custo total de aquisição caiu.

O preço médio de aquisição aumentou.

Quando você considera R$ 15 como preço de mercado, deve levar em consideração que a quantidade de ações em sua posse agora está em dobro.

Como salles falou, reduz o IR.

Não entendo dessa forma…mas vamos passo a passo porque realmente tenho a dúvida:

1 ação por 10 reais. ( preço pago e meu pm )
1 ação bonificada por 0,2559.

Tenho de custos 10 + 0,2559 = 10.26.

2 ações por 10.26 ( custo total ) me dá um pm de 5,13 ( individual ) para cada ação.

Estou entendendo corretamente?

Muito obrigado novamente.

2 curtidas

Está certo. Mas normalmente quando bonifica 100% o preço costuma cair pela metade.

Eu acho que seu raciocínio está correto.
Como não tenho muita familiaridade com tributação e demais cálculos no mercado de renda variável, eu pago um pacote mensal na My Capital para eles fazerem esse trabalho para mim.
Como o valor da mensalidade é baixo e eles foram recomendados por várias corretoras, achei interessante.
Eles fizeram o seguinte cálculo / procedimento no caso da bonificação da SHUL4:

  • minhas SHUL4 estavam com preço de aquisição de R$ 8,00 (preço médio antes da bonificação);
  • aquelas resultado da bonificação tiveram custo de R$ 0,2559
    Novo preço médio R$ 4,13
    Bate com o seu entendimento.
2 curtidas

Perfeito man, eu controlo via excel. e no caso ainda tenho um passo a mais que é lançar os $0,2559 multiplicados pela quantidade de ações como “dividendos” ( categoria correta é bonificação ) em outra parte da planilha.

Pois esse “custo” das ações recebidas é compensado através disso, mantendo meu fluxo de caixa neutro/zero. ou seja, não gastamos 0,2559 para comprar.

abs

Deve ta usando a planilha do dlombello ne? Melhor que existe.

1 curtida

Amigos, alguém sabe o que aconteceu com a Shul3 hoje?

Melhor aguardar um posicionamento oficial da empresa na CVM (Se é que vai ter), mas pelo que vi aqui foram 12 negócios apenas hoje com volume de 114,68K, considerando que um lote a mais de 100,00 já pega 90%+ desse valor. CPLE5 foi a mesma coisa hoje, subiu quase 100% mas com baixíssimo volume.

1 curtida