Small Caps

Galera, tirando fora o fato que se perguntar a 10 pessoas o que são Small Caps, vão ter 20 definições diferentes, alguém possui uma carteira small caps em separado ou colocam todas as ações no mesmo balaio?

No meu caso, pensando em dividir a carteira, pensando em manter proporção de 30% small, com rebalanceamentos / forma de definir novos aportes.

P.S. Minha definição pessoal de Small caps é qualitativa: valor de mercado < uns 3bi, liquidez baixa a media, espaço para crescer, não ser mico, e raramente alguma notícia no infomoney ou no jornal nacional.
P.S.2 - Atuais small caps em carteira: FESA4, MTSA4, CGRA3 e SSBR3 (deixando de ser com a fusão). Em radar: SHUL4, TRIS3, TUPY3, GBIO33 e PARD3

2 curtidas

Eu não utilizo nenhum tipo de diversificação pelo tamanho da empresa.
Eu faço este por setor e pelo foco (valor, crescimento ou dividendos).

5 curtidas

Faço igual ao @cadu. Só acrescentaria que também utilizo também no balanceamento o risco cambial.

2 curtidas

Também não utilizo este tipo de diversificação, não conscientemente pelo menos. Acredito que a principal característica a ser levada em conta seja a baixa liquidez, o que leva a grande variância nos preços e dificuldade na análise do patrimônio a valor de mercado. No final, é sempre um critério de exclusão que faz pesar bastante os riscos. Um ponto positivo é que algumas delas com o tempo e o crescimento vão perdendo este perfil. A própria CGRA há 10 anos atrás estava mais ou menos no nível da BAUH hoje, e ganhou bastante neste aspecto, inclusive contrataram durante um tempo, não sei se ainda o fazem, um market maker para melhorar as negociações. Qualquer empresa com muito pouco free float ou valor de mercado abaixo de 300 milhões tem isso bem evidente. Outro patamar mesmo só acima de 1 bilhão ou coisa assim.

3 curtidas

boa tarde pessoal, alguem tem whrl na carteira:: algum comentario a dizer sobre a mesma>. Grato

Ola Cadu se for olhar para o médio prazo ou longo com bons fundamentos quais dessas empresas Small se enquadraria para encarteira conforme essa lista abaixo:Small

2 curtidas

Card, Shul, Pomo
Mas não compraria nenhuma delas nos preços atuais.

1 curtida

Perfeito, cadu eu não tenho nenhuma delas, era só para ter uma noção no que se refere a valorização de algumas dessa lista, valeu.

1 curtida

tenho card… gosto da empresa… bom potencial de crescimento

1 curtida

Hoje tem live do Daniel Nigri, analista CNPI do Dica de Hoje Research, com Victor Kietzmann, nosso amigo aqui do fórum e especialista em Small Caps!

8 curtidas

Muito obrigado!!

8 curtidas

Muito bom, parabéns… bacana ouvir tuas opiniões.
Off topic: O Daniel fala muito devagaaarr… coloquei no 1,5 para assistir, e a voz dele parecia de alguém falando normal!

3 curtidas

Muito legal, Vitor, bom se tivesse dado tempo para você falar um pouco mais.
Sobre a Habitasul, minha opinião, havia comentado no passado, é um Conselho de dinossauros e uma Diretoria de cachorrinhos, sem ofensas. Mas com a emissão, eles perderam quórum de 2/3, que serve para pedir reforma do estatuto. No fundo é uma empresa familiar: como havia dito, não acredito em venda, mas nos últimos 10 anos, nenhuma emissão perniciosa. É um pouco de preconceito societário. Vide a Metalúrgica Gerdau, tem o histórico de uma meretriz. :grinning:

2 curtidas

Gostei bastante dessa live: https://twitter.com/i/broadcasts/1eaJbNZdwooJX

Oi, pessoal!

Ultimamente tenho refletido bastante sobre a possibilidade de incluir ETFs na carteira e diminuir um pouco o “trabalho” e distribuir um pouco o risco na hora de escolher small caps.

O que acham dos ETFs de small caps que existem hoje? Me parece que o mais atrativo é do da XP – XMALL11, que é passivo tipo o SMALL1 mas com menor taxa de administração – 0,3%.

Alguém tem ETF de small caps ou tem alguma opinião pra trazer?

1 curtida

Já pensei a respeito também, o único detalhe é não ter isenção dos 20k na venda…

existe também esse
TRIG11 - Trigono Teva Acoes Micro Cap / Small Cap FDI

1 curtida

Olhe o TRIG11. A taxa de adm é maior, mas ele investe melhor em Small e microcaps.

2 curtidas

Na realidade não é bem assim, a menor posição do índice SMLL e do TRIG é a mesma, SHOW3. O TRIG11 pega 5% da cauda de capitalização em vez dos 15% do SMLL, e nisso ele exclui várias empresas relevantes, como TAEE, SULA, FLRY, MULT, YDUQ, ENBR, SMTO, etc

Pode haver discussão se elas não são small caps “de verdade”, mas em termos de carteira os ETFs do SMLL tem bem mais empresas (140 vs 91), o que TRIG vai ter é mais peso nessas menores, de LIGT3 para baixo, pela exclusão dessas 50 maiores

2 curtidas

Obrigado pelas opiniões até então, pessoal. Excelente!
Não conhecia o TRIG11, vou estudar um pouco mais, mas ainda me parece que prefiro o XMALL11.

É exatamente isso que a Trigono propõe, que as empresas maiores presentes não são small caps pela metodologia deles, vide live de apresentação do produto onde eles demonstram os motivos de linha de corte e os retornos teóricos apresentados.