Small Caps

Galera, tirando fora o fato que se perguntar a 10 pessoas o que são Small Caps, vão ter 20 definições diferentes, alguém possui uma carteira small caps em separado ou colocam todas as ações no mesmo balaio?

No meu caso, pensando em dividir a carteira, pensando em manter proporção de 30% small, com rebalanceamentos / forma de definir novos aportes.

P.S. Minha definição pessoal de Small caps é qualitativa: valor de mercado < uns 3bi, liquidez baixa a media, espaço para crescer, não ser mico, e raramente alguma notícia no infomoney ou no jornal nacional.
P.S.2 - Atuais small caps em carteira: FESA4, MTSA4, CGRA3 e SSBR3 (deixando de ser com a fusão). Em radar: SHUL4, TRIS3, TUPY3, GBIO33 e PARD3

2 Curtidas

Eu não utilizo nenhum tipo de diversificação pelo tamanho da empresa.
Eu faço este por setor e pelo foco (valor, crescimento ou dividendos).

3 Curtidas

Faço igual ao @cadu. Só acrescentaria que também utilizo também no balanceamento o risco cambial.

1 Curtida

Também não utilizo este tipo de diversificação, não conscientemente pelo menos. Acredito que a principal característica a ser levada em conta seja a baixa liquidez, o que leva a grande variância nos preços e dificuldade na análise do patrimônio a valor de mercado. No final, é sempre um critério de exclusão que faz pesar bastante os riscos. Um ponto positivo é que algumas delas com o tempo e o crescimento vão perdendo este perfil. A própria CGRA há 10 anos atrás estava mais ou menos no nível da BAUH hoje, e ganhou bastante neste aspecto, inclusive contrataram durante um tempo, não sei se ainda o fazem, um market maker para melhorar as negociações. Qualquer empresa com muito pouco free float ou valor de mercado abaixo de 300 milhões tem isso bem evidente. Outro patamar mesmo só acima de 1 bilhão ou coisa assim.

1 Curtida

boa tarde pessoal, alguem tem whrl na carteira:: algum comentario a dizer sobre a mesma>. Grato