SUZB3 - Suzano papel e celulose

3 curtidas
2 curtidas

SUZB3 - 2022

Mais um ótimo resultado. Fica até difícil escolher qual empresa investir no setor, pois tem várias boas opções baratas.

Pelo valuation, segue muito barata.

Captura de tela 2023-03-01 002050

11 curtidas

Alguém acompanhando o setor de papel? Ultimamente tenho comprado RANI3, mas vi boas análises de KLBN e SUZB.

1 curtida

Sim! Acompanho e gosto das 3; tenho KLBN3 e RANI3. Eu gosto muito destas 2 e não me vejo vendendo elas nos próximos anos (mesmo após toda a alta da Irani).

As 3 são empresas até certo ponto bem distintas. A SUZB é muito mais exportadora e mais focada em celulose, a KLBN é um meio termo e com os investimentos atuais bem fortes pra se tornar menos “commoditiesada”, já a Irani é mais voltada para o mercado interno e a menos “commoditiesada”. Eu não vejo problema nenhum em ter as 3, mas, na minha opinião, a SUZB teria que ter um desconto em relação a KLBN.

Sobre a Klabin, a empresa é bem alavancada mas o perfil da dívida eu considero bem tranquilo. A empresa tem projetos enormes que levaram bastante tempo consumindo caixa e que começaram a gerar caixa agora. O diferencial de ter a Klabin seria: uma parte da receita é dolarizada (cerca de 50%), assim eu tenho alguma exposição na minha carteira ao mercado global; já tem crescimento contratado, o que diminui o risco ao termos bastante margem de segurança; grande aumento da produção de embalagem biodegradável (substituto do plástico) que deve aumentar em muito a demanda nos próximos anos; e, pra quem gosta, tende a se tornar uma boa pagadora de dividendos.

Para 2024, o esperado é a continuidade da pressão do preço da celulose, o que deve afetar SUZB (em maior grau) e a KLBN, assim, caso isto se concretize, tem grande chance de eu entrar também na Suzano e aumentar Klabin.

6 curtidas

Obrigado @fabio_barbosa. Vou dar uma analisada melhor em klbn.

1 curtida