TAEE11 - Taesa

Obrigado pela ajuda @dudumax, @hellbell.

2 curtidas

@fabiop patrimônio sempre é caro… e ainda assim vale a pena para quem compra e possui sempre.

Quem não é vendedor de patrimônio prospera, comprar não é barato nem fácil… mas oq importa é comprar… aumentar… em maior quantidade possível, se perceber coisas baratas será mais fácil acumular… mas não comprar é complicado pq os preços de bons ativos sempre tendem a ir subindo.

Espero ter ajudado.

17 curtidas

Para mim a melhor forma de realizar lucro é receber dividendos isentos de IR. É de longe mais vantajoso q crescimento. Vc aumenta o patrimônio e não paga imposto.

5 curtidas

Enqnto tem gente pensando em vender taee, eu já estou pensando em abrir posição nela e fazer dela minha segunda Eletrica. Para LP, com os investimentos q estão sendo feitas ela está muito boa.

6 curtidas

Obrigado @matheuspiedade, aprendo muito com vocês aqui…
@a103, Marcos, tenho Taesa desde o início da carteira, li, assisti, vi muitos comentários positivos sobre a empresa e seus dividendos, bons fundamentos, vou continuar aportando, só cometi o erro de iniciante de entrar na alta alta.
Além dela tenho ENBR, se não erro sua maior posição pelo que já comentou aqui.

3 curtidas

Defina alta ? Como vc sabe que comprou na alta ? só pq comprou na máxima cotação ? Se vc esta investindo para LP vc esta comprando no fundo e não no topo. Não se preocupe com a cotação que vc esta pagando nela hoje, mas sim no quanto de valorização q a empresa pode te entregar no LP.

EU mesmo estou pensando em entrar la agora, como disse acima, e ela esta na cotação máxima. Se cair compro mais e se subir tb, já que faço aportes mensais. Eu só deixaria de comprar uma ação se ela não tivesse mais perspectiva de valorização no LP ou se ela perdesse os fundamentos e nenhuma dos coisas esta acontecendo.

Enfim, não dê importância para o preço ( cotação ) que esta pagando, mas sim para o VALOR ( potencial de valorização ) que a empresa vai te entregar no LP.

5 curtidas

Valorizo muito os dividendos. Se for olhar o gráfico dela, ficou oscilando pra cima e pra baixo na linha dos R$20 nos últimos 8 anos, ou seja, nunca foi AQUELA AÇÃO que lhe daria uma explosão em termos de valorização da cotação. Agora, em termos de proventos, manteve bons valores e boa regularidade nos pagamentos. Isso sim põe o pão na mesa hoje e, provavelmente, muitos anos pela frente. Ainda não tenho ela em carteira, mas monitoro ela aguardando um bom preço de entrada.

4 curtidas

Realmente então a longo prazo estou vendo de forma errada, é a ansiedade de ver sair do vermelho ao menos, meu PM é de R$ 29,60 @a103

3 curtidas

Não sou grande coisa na renda variável, mas posso dizer que é normal no começo se chatear com rentabilidade negativa. Principalmente, se estava habituado em investir em renda fixa pós fixada. Veja, você está com -2,6% até aqui, o que é totalmente normal em RV. Se, com o tempo, você descobrir que seu gosto é o longo prazo mesmo e com foco em dividendos, passará a apreciar quedas muito mais acentuadas do que essa, a fim de comprar dividendos baratos. Um exemplo real e recente que posso lhe dar é a Ferbasa, que sofreu muito após a divulgação dos resultados do 3T. Lembro-me que teve um dia em que caiu mais de 5% num único pregão. Como gosto muito da empresa (e confio muito no negócio e nos números), dobrei minha posição nela nesse dia, mesmo sem saber se cairia ainda mais nos próximos dias. Depois disso, ela anunciou dividendos bem atrativos e a cotação também subiu bem.

Se for pro longo prazo, preocupe-se apenas com isso: escolha boas empresas, com bom histórico, com força financeira, bom retrospecto de pagamento de proventos e a um preço atrativo.

6 curtidas

6 postagens foram mescladas em um tópico existente: Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

tudo é possível cara, no caso de AFLT3 realizei o lucro total, porque na minha opinião esticou demais, mas vejo muita gente que faz parcial, em banco Inter por exemplo vi conhecidos vendendo aos poucos conforme ia subindo, isso porque acreditavam que ainda tinha potencial de upside, mas ao mesmo tempo já queriam ir consolidando lucros…

sobre “esticar”… na minha análise, Preço / Lucros médios de 12-24m acima de 50x e eu sei que é uma métrica antiga, mas é uma das primeiras que olho, quando passa muito de 30x é sinal que o mercado está precificando aumentos de lucros e da empresa,

…pra isso que, paralelamente, se usa o Fluxo de Caixa Descontado (FCD) com esta fórmula, você verá diversas vezes o mercado precificando aumentos % anuais muito altos em certas empresas, oque em muitos casos seria bem absurdo de acontecer e manter…

dê uma pesquisada sobre como usar a Fórmula…

após isso, talvez você concorde comigo que Taesa não está em um preço desalinhado…

em AFLT3 por exemplo, ocorreu uma alta tão forte que a CVM pediu explicações para a empresa, foi da casas de R$ 5 para R$33 em um dia, se não me engano, porque? provável entrada de capital pesado de alguma instituição, ou sei lá… tanto faz, oque importa é aproveitar certas oportunidades…

sou muito conservador na minha carteira, e foi uma das pouquíssimas vendas que ajudei minha família a realizar, a bolsa de valores é um “planeta” que nos oferece muita coisa boa, pra quem sabe flexibilizar um pouco potencializa a carteira em muito, 250% em cerca de 6 meses não é algo comum, e não era uma empresa Junk também, comprei porque gostei dos resultados, talvez não tanto quanto outras, mas fazia parte da minha diversificação…

3 curtidas

taee_JCP

:money_mouth_face::money_mouth_face::money_mouth_face:

19 curtidas

reparei agora que ela não acompanhou a subida brusca do ibov. Lembro que em novembro ela tá por volta dos 27…9% só se subida.

É… estou pensando também em reforçar ela… Está com um DY de uns 6%.
Está em um momento onde a CEMIG está com planejamento de venda da sua participação, o que pode pressionar um pouco os preços…
Let’s see…

3 curtidas

TAEE11 - 3T 19 (atrasado)

Empresa TAEE11
Cotação atual 30,37
Preço alvo pelo PSBe esta em 49,06 com potencial de crescimento de 62%
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 8% ano, p/ os próximos 5 anos,
com 8% de taxa de desconto, chego a um valor de 85,56
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo
FCD um crescimento anual de -7% p/ os próximos 5 anos.

image

14 curtidas

@cadu para as On e Pn seria só fazer os descontos em cima da Unit?

1 curtida

Exatamente. Só muda o número de ações.

Cadu você não acha ela mais descontada que enbr não??? Sei que enbr tá com um grande investimento para 22 mas taee já tem um bom histórico. Qual sua opinião?

2 curtidas

Enbr está com potencial maior: ENBR3 - EDP Energias do Brasil - #176 por cadu

7 curtidas

Bom dia Cadu, ainda considera TAEE11 melhor que TRPL4? Comparando os múltiplos entre as duas, enxerguei a última como mais atrativa, sendo que as duas pertecem ao mesmo grupo controlador… será que está ocorrendo um alinhamento para eventualmente fundirem no futuro? Grato pelos esclarecimentos, adorando o fórum

4 curtidas