Verdade, ações com menor liquidez tem esta vantagem.
Cara, muito obrigado pela explicação!!! Eu, sem conhecimento investi em Taee 11 e depois estudando e acompanhando os comentários aqui do forúm, percebi que poderia mudar a estragégia…Obrigado!!!
não, é fechamento de capital sim… mais especificamente, fechando o capital para alguns poucos donos, não exatamente uma troca de donos, mas uma “diminuição de donos”
No site fundamentus o DY de taee3 e taee11 mostra grande vantagem da taee11… e taee3 só tem uns 50 negócios por dia… vc dá ordem e consegue comprar na hora ou aguarda algumas horas?
Aguardo muito tempo… vc disse horas? Eu levo dias para comprar sem pressa, abro alguma ordem e fecho o HB por alguns dias, esses dias tentei vender a 4 e comprar a 3… vendi um pequeno percentual e não fiz nenhuma operação com opções.
O preço da 3 subiu imediatamente muito forte e tive que esperar no pregão do dia seguinte para recomprar as taee4 sem configurar day trade.
Desisti da troca mas sigo comprando lentamente.
tenho a 11 com o pm baixo… trocar me levaria a um grande pagamento de IR… vou manter a 11 e começar a comprar a 3
Compro todas, só q pego a mais barata hahah
TRANSMISSORA ALIANÇA DE ENERGIA ELÉTRICA S.A.
Companhia Aberta - CVM nº 2025-7
CNPJ/MF nº 07.859.971/0001-30
NIRE 33.3.0027843-5
A TRANSMISSORA ALIANÇA DE ENERGIA ELÉTRICA S.A. (B3: TAEE11) , (“Taesa” ou “Companhia”), comunica seus acionistas, o mercado em geral e demais interessados que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA emitiu a Licença de Instalação (“LI”) para sua subsidiária Empresa Sudeste de Transmissão de Energia S.A. (“ESTE”). Com a obtenção da LI, a ESTE está autorizada a iniciar as suas obras.
ESTE é um empreendimento do lote 22, do leilão de transmissão nº 013/2015 (parte 2), realizado em outubro de 2016, 100% controlada pela subsidiária Empresa Amazonense de Transmissão de Energia S.A. (“EATE”), na qual a Taesa participa em parceria com a Alupar, na proporção de 49,98% e 50,02%, respectivamente. A ESTE apresenta uma RAP total de R$ 112,2 milhões para o ciclo 2019-2020 e um Capex Aneel de R$ 486 milhões. O empreendimento está localizado entre os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, com extensão aproximadamente de 236 km de linhas de transmissão. O prazo estipulado pela ANEEL para energização da ESTE é fevereiro de 2022.
Clique aqui para acessar o Comunicado ao Mercado.
Raul Lycurgo Leite - Diretor Presidente e Diretor Jurídico e Regulatório
Marcus Pereira Aucélio - Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
Cristiano Grangeiro - Gerente de RI
Tel.: +55 21 2212-6060
Fax: +55 21 2212-6041
[email protected] um
Parece que recebi bastantes comunicados deste tipo esse ano (liberação de licença) dá a impressão de uma boa perspectiva futura.
TRANSMISSORA ALIANÇA DE ENERGIA ELÉTRICA S.A.
Companhia Aberta - CVM nº 2025-7
CNPJ/MF nº 07.859.971/0001-30
NIRE 33.3.0027843-5
A Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (B3: TAEE11) (“Taesa” ou “Companhia”), nos termos da Instrução CVM nº 358, de 3 de janeiro de 2002, conforme alterada, e Instrução CVM nº 480, de 7 de dezembro de 2009, conforme alterada, comunica aos seus acionistas, ao mercado em geral e demais interessados que, em linha com as melhores práticas de governança corporativa e com o objetivo de alinhar o mercado em relação às expectativas sobre a evolução dos empreendimentos em construção 100% controlados pela Taesa, passou a divulgar as seguintes projeções:
Projeções:
- Capex nominal dos empreendimentos em construção 100% controlados (em R$ milhões):
2) Incremento da Receita Anual Permitida (RAP) após a entrada em operação de cada um dos Empreendimentos 100% controlados (em R$ milhões):
Clique aqui para acessar o Fato Relevante na íntegra.
Queda no ebitda e receita liquida. Nos 9 meses do ano queda de 11% (RL) e 14% (ebitda) em relação ao ano passado. Queda me parece dentro da margem do desempenho das demais eletricas, possivelmente em razão de investimentos (aumento da dívida) e problemas com transmissão que todas enfrentaram. Não sei se foi tão fora do esperado. Vamos ver reação do mercado.
O lucro vai bem conforme ressalta a matéria que o cadu postou. Sigo nela, ótima pagadora de dividendos e estou com o pm bem baixo.
Sigo nela tbm…
TRANSMISSORA ALIANÇA DE ENERGIA ELÉTRICA S.A. Companhia Aberta – CVM nº 2025-7 CNPJ/MF nº 07.859.971/0001-30 NIRE 33.3.0027843-5 AVISO AOS ACIONISTAS O Conselho de Administração da Companhia aprovou, no dia de hoje, com base nas demonstrações financeiras intermediárias levantadas em 30 de setembro de 2019, a distribuição de proventos a seus acionistas no montante de R$ 186.542.930,87 dos quais: (i) R$ 121.156.250,66 a título de dividendos intercalares e (ii) R$ 65.386.680,21 a título de juros sobre o capital próprio (“JCP”). Total de Dividendos Intercalares (R$) Dividendos Intercalares por ação TAEE3/TAEE4 (R$) Dividendos Intercalares por UNIT TAEE11 (R$) R$ 121.156.250,66 R$ 0,11722944853 R$ 0,35168834559 Total Juros sobre Capital Próprio (R$) Juros sobre Capital Próprio por ação TAEE3/TAEE4 (R$) Juros sobre Capital Próprio por UNIT TAEE11 (R$) R$ 65.386.680,21 R$ 0,06326742880 R$ 0,18980228640 Total de Dividendos e Juros sobre o Capital Próprio (R$) Dividendos e JCP a pagar por Ação TAEE3/TAEE4 (R$) Dividendos e JCP a pagar por UNIT TAEE11 (R$) R$ 186.542.930,87 R$ 0,18049687733 R$ 0,54149063199 O pagamento dos dividendos intercalares e JCP ocorrerá no dia 29 de novembro de 2019, com base na posição acionária do dia 19 de novembro de 2019. A partir do dia 21 de novembro de 2019, as ações e units passarão a ser negociadas “ex-dividendos e JCP” na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão. Do valor a ser pago a título de JCP será deduzido o Imposto de Renda na Fonte, conforme legislação em vigor, exceto para os Acionistas que sejam imunes ou isentos, de cuja condição deverão fazer prova até o dia 22 de novembro de 2019. Para informações adicionais, favor contatar o Departamento de Relações com Investidores da Companhia. Rio de Janeiro, 13 de novembro de 2019 Marcus Pereira Aucélio Diretor Financeiro e de Relações com Investidores Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A.
tinha algumas linhas que chegaram a 16 anos de concessão e caiu o RAP de 100% para 50%… resultado mais ou menos esperado e a queda do lucro e da receita não preocupa… projetos em andamento estão indo bem… segue perspectiva bem positiva… torcendo para cair mais !!!
Bom dia,
Sei que uma forma de melhorar a margem de segurança é aportando mais na baixa, porem estou com a porcentagem de Taesa em linha com a carteira, pergunta, sendo uma ação que tem uma variação de altos e baixos o tempo todo no gráfico, vale a pena vender agora que alcançou meu PM que por sinal é praticamente a máxima e recomprar na baixa, ou mante-la e comprar na baixa e quando subir vender o excedente para balancear?
Minha carteira ainda esta em formação, penso no geral a longo prazo, posição pequena, é também para melhorar minha estrategia e tomar melhores decisões no futuro.
Bom dia, @fabiop. Minha opinião é que, se for para uma estratégia de longo prazo, ainda que seja temerário um possível mercado de baixa decorrente de uma crise mundial que não se sabe quando terá início, recomendo segurar seus papéis e ir comprando conforme os preços forem novamente caindo, até por sua posição não ser muito grande, como colocou na mensagem.
Aconselho isto, pois não temos como prever com exatidão os movimentos de curto prazo do mercado. Seu PM pode estar próximo da máxima histórica, mas existe também a chance de a cotação subir. Aí, você terá vendido seus papéis e irá sofrer olhando o preço subir ainda mais. Além disso, você ficará sofrendo o tempo todo tentando antecipar os movimentos para “tirar o máximo” das oscilações. Isso é especulação, não investimento.
Para mim, numa estratégia de investimento de longo prazo e visando dividendos, que é onde a Taesa se encaixa ainda muito bem, você deve considerar as cotações mais para avaliar se compra ainda mais desse papel ou se aguarda um melhor momento para isso. O importante é não ficar tão preocupado e, menos ainda, obcecado em tirar tanta vantagem das oscilações constantes do papel, ficar comprando e vendendo o tempo todo.
Espero ter contribuído. Bons investimentos!!
eu por exemplo, independente do bear ou do bull, só vendo quando os múltiplos e FCD esticam demais, como foi o caso em AFLT3 recentemente (na carteira da minha mulher na verdade), ela tinha comprado por R$ 4,90, realizou um lucro muito grande (cerca de 250%) em poucos meses, sugeri à ela realizar o lucro pois no patamar que o papel chegou além do potencial do upside ficar baixo também fica ruim pra aumentar posição… além de não ser uma ação tão segura quanto outras nas quais aportamos o lucro…
essa análise dos múltiplos, oque é muito e oque é pouco… é com você, seus critérios, no meu ver , apesar de ser incomum, volta e meia acontece dos preços descolarem demais dos lucros
sobre Taesa, no momento, por exemplo, eu não vendo não… mesmo tendo upside grande, caso bem diferente de AFLT, apesar de ter ganho no papel também