TAEE11 - Taesa

Cadu, perguntando especificadamente pelo FCD. Você acha viável a Taesa crescer 8% ao ano de forma contínua ou é um valor que você usa padrão?

Pergunto porque apesar de a empresa ter novas concessões em vias de entrarem em operação, tem outras que a RAP vai ser reduzida pela metade em breve. E eu não vejo muito outras formas de ela expandir receitas.

3 curtidas

Acho viável, considerando a inflação + novas concessões.
Sobre a RAP, tem vencimento daqui a alguns anos sim. Mas o que a empresa faz é já ir amortizando este valor ao longo dos anos, para que quando esta seja efetivamente reduzida, o impacto será quase nenhum no resultado.

3 curtidas

Considerando os resultados do 1o Tri, a Taesa que deveria trocar a diretoria da Cemig :sunglasses:

11 curtidas

Pessoal, fiquei com uma dúvida agora…
Vi que todas notícias reportaram o lucro líquido da Taesa usando o novo IFRS. Mas eu estou acostumado a utilizar sempre o regulatório. A questão é: qual dos dois seria mais correto utilizar?

3 curtidas

Em termos de EBITDa e geração operacional, eu prefiro olhar o regulatório.
Mas em termos de lucro liquido o melhor a ser avaliado é mesmo o IFRS, pois é dele que se usa como base pra formar o payout, e por consequência o DY.

7 curtidas

Obrigado pela ajuda.
Vi aqui que ela paga pelo IFRS descontando aquela receita de ganho de eficiência na construção, já que esse ganho não é caixa no momento.
Tem até um quadro que mostra o efeito desa margem.
Realmente faz mais sentido usar o IFRS já que os dividendos vem dele… só estava misturando minha cabeça usar duas bases de comparação.

1 curtida

Screenshot_2020-08-13 2020 08 12-Aviso-Acionistas-Pgto-dividendos pdf

12 curtidas

DY aproximado em 2,7%

3 curtidas

Resultados bons mas endividamento aumentou, pelo que vi rapidamente tem a ver com investimentos de construção.

Capturar

5 curtidas

Bom demais! Um unico provento no ano e Ja É maior que a Selic.

3 curtidas

Mas quando se fala em DY não é anual? Este é um unico provento trimestral, ainda tem mais outros 3. O DY anual dela deve passar de 10% esse ano.

3 curtidas

Sim. é referente a esse timestre. Ontem aumentei posição em 50%, vai ser a minha renda fixa rsrs

3 curtidas

Excelente resultado. Única ressalva fica por conta do aumento da dívida líquida/EBITDA, entretanto sigo tranquilo pois isso é característico do setor e a TAESA possui robustez financeira para honrar essas dívidas no longo prazo.

Gosto tanto da Taesa que inclusive estabeleci uma meta inicial de ações dela, quem quiser conferir em meu blog pessoal: Como estabelecer metas de ações e minha 1ª meta revelada

6 curtidas

Tá explicada a alta de hoje.

1 curtida
6 curtidas

t
Eu não entendi isso, tá no site da taesa, por que os dividendos tão decrescentes e diferentes da plataforma?

Boa noite pessoal!
Onde eu vejo o tag along e o dividendo minimo de TAEE3?

No estatuto social:

Art 29: “Parágrafo Segundo. Os Acionistas têm direito a um dividendo anual não cumulativo de pelo menos 50% (cinquenta por cento) do lucro líquido ajustado do exercício, nos termos do Artigo 202 da Lei das Sociedades por Ações.”

Artigo 6º. As ações preferenciais não conferem direito a voto nas deliberações da Assembleia Geral, exceto quanto às matérias especificadas no Parágrafo Primeiro abaixo, sendo-lhes asseguradas as seguintes preferências e vantagens:

(a) – prioridade no reembolso de capital, sem prêmio;

(b) – direito de participar dos lucros distribuídos em igualdade com cada ação ordinária; e

Ou seja, 50% do lucro ajustado sem diferença entre ON e PN

( c) – direito de serem incluídas em oferta pública em decorrência de alienação de Controle da Companhia, nos termos do Capítulo VII deste Estatuto Social, ao mesmo preço e nas mesmas condições por ação ordinária do bloco de Controle.

Art. 31: "Sem prejuízo das disposições da Lei das Sociedades por Ações, a Alienação de Controle da Companhia, tanto por meio de uma única operação, como por meio de operações sucessivas, deverá ser contratada sob condição, suspensiva ou resolutiva, de que o adquirente do Poder de Controle se obrigue a efetivar oferta pública de aquisição das ações dos demais acionistas da Companhia, observando as condições e os prazos previstos na legislação vigente e no Regulamento do Nível 2, de forma a lhes assegurar tratamento igualitário àquele dado ao Acionista Controlador Alienante, observado o disposto no Artigo 6º, alínea © acima.

Ou seja, Tag along de 100%

4 curtidas

Então nesse caso nenhuma vantagem em comprar a PN certo?

Isso não é questão só de regulamento, mas também de precificação

Nada impede de um dia resolverem vender a PN mais barato, como em SAPR

Hoje as 3 TAEE são equivalentes em yield

4 curtidas