Eu vivo uma dor de arrependido com Taesa… Cogitei entrar lá na época dos 28 reais, mas fui influenciado pelo povo do “Tem dedo do estado, tem unit em pleno 2020, etc.” e acabei não comprando. Hoje vejo que errei feio.
Na época, bem comecinho da pandemia, abri posição em outras como EDP, EGIE e EQTL, e sei que são empresas boas. Mas ainda fico arrependido de não ter entrado em TAEE.
Hoje, tendo em vista o preço atual e a provável queda do IGPM que afeta alguns contratos, vocês abririam posição na empresa?
Com relação a ALUP, vcs veem potencial para “ser uma TAESA” daqui uns 2-3 anos, com as novas RAPs entrando em operação?
obs: comecei a investir em RV no final de março de 2020, ou seja, ainda tenho muito que aprender.
TRANSMISSORA ALIANÇA DE ENERGIA ELÉTRICA S.A. Companhia Aberta – CVM nº 2025-7 CNPJ/MF nº 07.859.971/0001-30 NIRE 33.3.0027843-5 FATO RELEVANTE A Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (B3: TAEE3, TAEE4 e TAEE11) (“Taesa”) comunica que foi informada pelo seu acionista controlador Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG que este acionista recebeu, no dia 07 de julho de 2021, notificação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais para apresentar toda a documentação relativa ao procedimento de alienação da participação da Cemig na Taesa, nos termos do Fato Relevante da CEMIG que está disponível no website da CVM (www.cvm.gov.br) e no website de Relações com Investidores da Taesa (ri.taesa.com.br). No referido fato relevante, “O requerimento dirigido ao TCE-MG foi apresentado por alguns deputados estaduais para “suspender qualquer ato de desinvestimento da Cemig na Taesa, sem que se realizem e divulguem estudos técnicos prévios, demonstrando que o leilão das ações é vantajoso, assim como quais as condições que devem ser atingidas para que tal vantajosidade seja assegurada (…)”, sob a alegação, feita pelos deputados requerentes, que não foram realizados estudos técnicos para justificar a transação. O TCE-MG não deferiu o pedido de liminar formulado pelos deputados para suspensão do processo de venda, mas recomenda que a Cemig se abstenha de realizar qualquer ato concernente à alienação das ações da Taesa até que a Unidade Técnica do TCE-MG possa analisar toda a documentação requerida. A Cemig ressalta que o processo competitivo de venda em estudo observa as normas legais, regulamentares e da B3 para a realização do leilão especial, ressaltando que o processo de alienação conta com a assessoria de instituição financeira especializada e tem se pautado pela observância das melhores práticas de governança para operações da espécie.” Rio de Janeiro, 8 de julho de 2021. Erik da Costa Breyer Diretor Financeiro e de Relações com Investidores Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. http://www.cvm.gov.br/http://ri.taesa.com.br/
FATO RELEVANTE A Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (B3: TAEE3, TAEE4 e TAEE11) (“Taesa”) comunica que foi informada pelo seu acionista controlador Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG que o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (“TCE-MG”) indeferiu o pedido de liminar que pleiteava a suspensão do processo de desinvestimento da CEMIG na Taesa, bem como revogou a recomendação anterior para que a CEMIG se abstivesse de realizar qualquer ato concernente à alienação das ações da Taesa, nos termos do Fato Relevante da CEMIG que está disponível no website da CVM (www.cvm.gov.br) e no website de Relações com Investidores da Taesa (ri.taesa.com.br). Ainda no referido fato relevante, “O TCE-MG solicitou a disponibilização de documentos adicionais para continuidade da análise técnica.” Rio de Janeiro, 30 de julho de 2021. Erik da Costa Breyer Diretor Financeiro e de Relações com Investidores Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. http://www.cvm.gov.br/http://ri.taesa.com.br/
Há o interesse da CEMIG em vender participação na TAESA.
Houve processo no Tribunal de Contas CONTRA esta venda, sendo pedido que esta venda fosse suspensa.
Este pedido foi apreciado de forma “preliminar”, antes de juízo definitivo. A decisão foi por INDEFERIR (negar) a suspensão da venda.
Nesta decisão, o Tribunal também revogou (cancelou) uma recomendação anterior de que seria melhor a CEMIG não vender ainda.
Na prática, não há empecilho jurídico para que ocorra o desinvestimento pela CEMIG.
Eu já fui acionista da cemig e hj em dia passo longe. A empresa perdeu uma concessão importante no passado, que derrubou o lucro de forma violenta . Agora tem essa questão de vender a taesa, que é uma empresa bastante lucrativa, que gera caixa para cemig.
Parece que a estratégia do controlador é sucatear a empresa para no fim vende-la. Sou a favor da privatização, mas de forma que o minoritário nao saia prejudicado. O ideal seria vender os ativos menos rentáveis, e não o filé mignon.
Empresa voltando ao patamar acima dos 40, é minha maior posição hoje, mas estou em duvida, pensando em diminuir um pouco e alocar em tipo ENGIE que tá sofrendo mais e com um preço interessante. Mas os dividendos aqui são bons demais, o que trás o próximo ponto, que é a tributação. Não sabemos se terá isenção até certos valores, qual a opinião dos amigos foristas?