TAEE11 - Taesa

Taesa é minha maior posição também.

Como é a maior pagadora de dividendos da minha carteira, não faria sentido eu vender para alocar em outras. Uma analogia besta: tenho uma vaca leiteira que me rende X litros de leite ao dia, mas aparece um fazendeiro querendo comprar minha vaca por um valor bem superior ao mercado, acabo vendendo. Porém, minhas vacas não produzem nem 1/3 da vaca que eu vendi e nem os bezerros são garantia da mesma produção no futuro. :sweat_smile: Daí o dilema, tenho capital para investir em outras vacas porém não tenho renda recorrente proveniente dos litros de leite que deixei de produzir.

Eu só não compro mais no momento, meus novos aportes estão indo para outras elétricas mais atrativas em termos de preço, tais como TRPL4, EGIE3, CPLE6 (apesar de vim numa ascendente).

11 curtidas

14 curtidas

Divida e Lucro explodindo.
Algum fator não recorrente?

Uma coisa que me chamou a atenção é que o lucro regulatório caiu bem. Normalmente o pessoal considera mais o regulatório do que o IRFS.

2 curtidas

Sim, difícil não notar a estranha ausência do lucro regulatório no quadrinho, em favor do EBITDA. O lucro IFRS já está o triplo do regulatório, que caiu 50% no ano contra ano

1 curtida

o lucro regulatorio que é o real , esta caindo , n olhe o IFRS pois ele é contabil

3 curtidas

Blackrock fez a mala nessa queda.

A Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (B3: TAEE3, TAEE4 e TAEE11) (“Taesa” ou “Companhia”), com base no artigo 12 da Instrução CVM 358/02, conforme alterada, informa que recebeu correspondência enviada pela BlackRock, Inc. (“BlackRock”), informando que, em 20 de setembro de 2021, suas participações alcançaram, de forma agregada, 22.153.768 (vinte e dois milhões, cento e cinquenta e três mil, setecentos e sessenta e oito) ações preferenciais, representando aproximadamente 5,00% do total de ações preferenciais emitidas pela Companhia.
Conforme consta da correspondência recebida, a BlackRock declara que:
a) tem sede registrada em 55 East 52nd Street, Cidade de Nova Iorque, Estado de Nova Iorque 10022-0002, Estados Unidos da América;
b) as participações societárias detidas pela BlackRock alcançaram, de forma agregada, 22.153.768 ações preferenciais, representando aproximadamente 5,00% do total de ações preferenciais emitidas pela Companhia;
c) o objetivo das participações societárias acima mencionadas é estritamente de investimento, não objetivando alteração do controle acionário ou da estrutura administrativa da Companhia; e
d) não foram celebrados, pela BlackRock, quaisquer contratos ou acordos que regulem o exercício de direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários emitidos pela Companhia.
A íntegra da correspondência encontra-se anexa a este comunicado.

3 curtidas

Aí é o conhecido “fato irrelevante”. Esses daí sempre ficam entre 4,95% e 5%. Qualquer vacilada do robô tem que comunicar. hehe

4 curtidas

7 curtidas

Não teve anúncio de dividendos, novamente. Agora a sardinhada pira de vez!

Tô tranquilo, esse ano já recebi cerca de 11% em dividendos da Taesa, se vier algo em Dezembro, ótimo, caso contrário segue o jogo.

5 curtidas

Veio meio estranho, até prefiro que não venha dividendos por um tempo.

3 curtidas

Também prefiro, melhor manter um payout razoável e focar na perenidade do negócio, ou seja, buscando novas concessões e reduzindo sua dívida.

2 curtidas

Presentinho de Natal e Ano Novo :money_mouth_face:

AVISO AOS ACIONISTAS

O Conselho de Administração da Companhia aprovou, no dia de hoje, a distribuição de
(i) R$ 320.984.644,25 a título de dividendos intercalares com base nas demonstrações
financeiras intermediárias levantadas em 30 de setembro de 2021, e de
(ii) R$202.015.355,75 a título de juros sobre o capital próprio (“JCP”) com base no balancete de novembro de 2021,totalizando R$ 523.000.000,00.

1

O pagamento dos dividendos intercalares e JCP ocorrerá no dia 29 de dezembro 2021, com base na posição acionária do dia 6 de dezembro 2021. A partir do dia 7 de dezembro 2021, as ações e units passarão a ser negociadas “ex-dividendos e JCP” na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão.

Do valor a ser pago a título de JCP será deduzido o Imposto de Renda na Fonte, conforme
legislação em vigor, exceto para os Acionistas que sejam imunes ou isentos.

17 curtidas

Ai sim! Tava estranhando a falta de dividendos aqui

Vai tudo proa fiis, deixar a bola de neve rolar

7 curtidas

A Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (B3: TAEE3, TAEE4 e TAEE11) (“Taesa” ou
“Companhia”) comunica aos seus acionistas, ao mercado em geral e demais interessados que
a Taesa sagrou-se vencedora na disputa pelo lote 1, referente ao Leilão de Transmissão nº
02/2021 promovido nesta data pela Agência Nacional de Energia Elétrica (“ANEEL”):
Lote 1
Rap vencedora (R$) 129.900.000,00
Deságio 47,76%
Localização (Estados) São Paulo e Paraná
Extensão (km) 363
(circuito duplo)
Subestações -
CAPEX ANEEL (R$) 1.750.054.467,15
Prazo de construção ANEEL
(meses) 60
O lote arrematado tem sinergias importantes, aproveita a estrutura de Operação e
Manutenção existente na Companhia, além de previsões de otimizações de CAPEX e
antecipação de entrega do empreendimento, conforme habitualmente performado pela
Taesa.
O resultado no certame consolida o posicionamento estratégico da Taesa como uma das
maiores empresas de transmissão de energia elétrica do país e reforça seu foco nos pilares
estratégicos de crescimento sustentável, geração de valor, disciplina financeira e eficiência
operacional, ratificando o compromisso de transmitir energia com confiabilidade,
transparência e segurança para toda a sociedade e respeitando o meio ambiente e todos os
stakeholders.

10 curtidas

Dividendos anunciados…mas sem data de pagamento definida.

(VI) R$800.292.750,30 (oitocentos milhões, duzentos e noventa e dois mil, setecentos e cinquenta reais e trinta centavos) serão pagos aos acionistas até 31 de dezembro de 2022, a título de dividendos, sendo R$147.011.157,98 (cento e quarenta e sete milhões, onze mil, cento e cinquenta e sete reais e noventa e oito centavos) a título de dividendos mínimos obrigatórios remanescentes e R$653.281.592,32 (seiscentos e cinquenta e três milhões, duzentos e oitenta e um mil, quinhentos e noventa e dois reais e trinta e dois centavos) a título de dividendos adicionais, o que equivale a R$0,77435441646 por ação (ordinária/preferencial) ou R$2,32306324938 por Unit e serão pagos até 31 de dezembro de 2022, com base na posição acionária existente no Banco Itaú S.A. em 09 de maio de 2022. As Units da Companhia serão negociadas “ex-dividends” a partir de 10 de maio de 2022, inclusive;

14 curtidas
7 curtidas

Tem uma oferta pública da Deb Taesa AAA pra 2032, taxa deve sair ipca+5,60% .

Vcs não acham que tem um risco-retorno melhor que investir na ação taee11?

O dividendo médio da Taesa gira em torno de 10% a.a fora a valorização, além de ser um ativo blindado da inflação por conta dos reajustes.

Tenho Taesa há 2 anos e nesse período acumulou 55% de valorização e quase 20% de yield on coast.

Por mais interessante que possa ser a RF, nada me convence que superam as ações no longo prazo, especialmente de um excelente ativo gerador de renda feito a Taesa.

7 curtidas

Provavelmente não

O IPCA de 2013 até hoje dá uns 5,5% a.a. pela calculadora do BC. IPCA + 6 não chega a 12% a.a.

Pelo Oceans, nesse período a ação retornou 19% a.a. (embora muito tenha sido a alta desse ano, pegando janeiro seria algo como 16% a.a.)

Pelo Yahoo retornou 17% a.a., até janeiro deve dar uns 15%, nem fiz a conta

IGPM + 6 a gente pode começar a conversar, embora tenha um viés óbvio (ninguém previu o descolamento entre IGPM e IPCA, como adivinhar que ia subir mais?)

Claro que é muito mais fácil analisar o passado, mas não sei como fazer uma análise séria de 10 anos no futuro. A ação com certeza pode ficar muitos anos rendendo menos que o mercado, vide ABEV, que só está positivo quem comprou na pandemia ou em 2014

1 curtida