Taee, trpl, ebr… 90% tAEE… EM algum momento oportuno devo aumentar mais ainda taee
Não seria uma grande exposição a uma área somente? Vindo uma crise no setor não derrubaria a carteira?
Como assim crise no setor ?
Setor de energia elétrica está dentro de serviços de utilidade pública e tb poderia colocar até dentro de consumo não cíclico. Que são setores com maior peso na carteira da maioria dos investidores, pois mesmo com crise sempre haverá o consumo.
Ninguém vive sem energia elétrica.
O risco está em escolher péssimas empresas dentro do setor…ou…possíveis avanços e inovações no ramo de energia elétrica.
Mas nesse segundo caso, as empresas boas se adaptarão a tais inovações, e, caso,
Não forem por elas mesmo gerado.
Hoje, quais as duas empresas que você indicaria entrar? se é que estão com um bom preço de entrada no momento.
Como a do governo Dilma por exemplo. Entendo que seja um setor de utilidade pública e não ciclico, estou aprendendo e querendo entender mais a diversificação, pois é a primeira vez que leio o que você colocou ( várias empresas do mesmo setor) Obrigado por responder…
“varias empresas do mesmo setor na carteira”
Creio que isso seja por conta do peso dado por aquela pessoa para o setor de energia. Não sou a favor de pulverizar a carteira, muito menos pulverizar dentro do setor. Mas a depender de quanto da carteira vc destinou para este setor, seria mais sensato possuir mais de uma empresa, já pra “eviar colocar todos os ovos na mesa cesta”.
por Ex.: destinar 20% da carteira pra o setor eletrico. Seria muito arriscado so comprar ENBR, por melhor que seja a empresa.
Entendi…obrigado!!!
O que acham de TIET ?
Eu hoje entraria em enbr3 e EGIE3!!
tenho enbr e taee, meio a meio. Energia deve ser 15% da carteira. Acho saudável essa divisão entre transmissão e geração.
gosto, não tanto quanto Taesa e as melhores… mas boto fé nela tb
Matheus, na prática tem alguma diferença entre TAEE11 e TAEE 3 ou 4? Sei que units são ajuntamento de ações , mas o que é mais viável para o pequeno investidor com visão de B&H?
Cadu, e caso não queira vender, há o risco de fechamento de capital e perda de todo o valor investido?
Não, vc pode seguir como sócio. Porém se a empresa quiser fechar o capital, e vc optar por não vender, vc poderá seguir sócio mas agora em uma empresa de capital fechado, ou seja, caso queira no futuro vender suas ações será um processo mais complicado.
Entendi, mas o OPA não necessariamente quer dizer fechamento de capital da empresa e sim troca de “dono” né?
@diego2510 Taee3 é Ordinária são as mesmas ações que o controlador, elas dão direito a votos. Grandes investidores têm interesse em ter um percentual delas para poderem participar das decisões da empresa.
Taee4 São preferênciais, não muda muita coisa. Vc tem uma suposta preferência no recebimento de dividendos.
Taee11 São a união de 1 Ordinária (ON) e 2 Preferenciais (PN). Elas têm maior liquidez, são interessantes para traders, fundos ou grandes investidores que pretendem negociar grandes valores.
Taee3 100% de Tag Along
Taee4 100% de Tag Along
Taee11 não sei mas deve ser mais de 80% de tag along
Tag Along: Se o controle da empresa for vendido vc tem o direito de receber o mesmo valor que o controlador se for 100%, se for 80% vc tem o direito de reber 80% do que o controlador receber.
Se o valor não for grande prefira a mais barata, se vc estiver interessado em dividendos.
Liquidez: taee11 aprox 44 milhoes 2 meses
Taee4: media de 200 mil em 2 meses
Taee3: media de 120 mil em 2 meses
Daí depende dos seus aportes, eu compro a 3 e a 4. Sempre a mais barata.
Se a 11 ficassem mais barata tb compraria, acho q n serve para nada essas 11… deveriam por tudo ON
Falando de cabeça, então posso estar errado, mas o P/L das 3 classes hoje é praticamente o mesmo, mas o DY da 11 é bem superior as das demais.
É o mesmo valor
Cada 3 cotas ON e PN recebem o mesmo dividendo que 1 ON.
Só que as on e pn custam 1/3 do preço
Exemplo taee3 dividendo = 0.3
Taee4 div 0.3
Taee11 (pacote com 1 taee3 e 2 taee4) div 0.9
Preço da taee3 r$ 9
Preço da taee4 r$ 8
Preço da taee11 (3 cotas de 0.30 de dividendo) r$ 25
Normalmente a 4 sai mais barata nos mesmos 0.3 cents.
Mas isso só na cotação, o que pouco importa, pois a 11 tem 3x menos ações no total por ser uma unit. Se olhar o p/l das 3 classes é praticamente o mesmo.
Sim, mas pela pouca liquidez eu estou comprando bem mais barato… tem dias q pego uns lotes a 7.9 oq daria 23.7 na unity.