Valeu!!!
Não acho bom utilizar o FCD para empresas cíclicas, corre-se o risco de perpetuar um cenário bom demais ou ruim demais. Para construtoras gosto de analisar o P/VP num primeiro momento e, num segundo momento a soma das partes, uma vez que o patrimônio e o resultado inflam conforme o progresso de obras X vendas. Tem uma dissertação de mestrado que fala um pouco dessa metodologia (de um tal de Marcelo Berger), um tanto básica, mas já dá uma noção do problema.
Consiste basicamente em somar terrenos, lançamentos, obras em andamento, estoque e caixa com um múltiplo de “desconto” trazidos a valor presente, aí se teria uma ideia do valor justo de uma construtora.
Edit: Um comentário recente acerca da empresa Resultado Trisul (TRIS3) 1T20 – CONTINUA TRI LEGAL? - BUGG
Isso pode dar uma ideia de valor justo da empresa hoje. Mas não serve para estimar o preço alvo com base em projeções futuras. Para isso tem de levar em conta o lucro da empresa e estimativa de crescimento deste.
Qual o motivo de gostar do P/VP para construtoras? Sei que muitos gostam dela, mas não entendo tando o motivo. Ela não mostra o mais importante (na minha visão), que é qualidade: exemplo hipotético: empresa A tem PL de 1 bi, sendo 800MM de estoque de prontos. Empresa B tem 1 bi, mas com apenas 200MM de estoque em pontos + 600MM em caixa. Essa primeira só dá prejuízo, tem alto índice de distratos e margens ruins. A segunda dá lucro, paga dividendos, o que lança vende. Pelo P/VP ambas deveriam valer iguais. Realmente não vejo sentido.
Sei que mandei um exemplo hipotético, mas tem muitos casos nessa linha, tanto de boas empresas como Trisul, EZ Tec, quanto empresas menos eficientes, como Helbor.
Eu falei claramente que o P/VP é utilizado num primeiro momento, afinal o que você vai estudar numa construtora que negocia a 3 x VP? Já se precificou tudo que ela tem de ativos e do que vai lançar nos próximos anos. Não perde tempo e vai para a próxima. Agora a situação que você falou complementa a segunda parte do meu raciocínio, você somou partes dos ativos e os qualificou, além de levar gestão em consideração. Some isso a uma companhia com terrenos disponíveis para fazer lançamentos que patrocinem o crescimento nos próximos 3 a 5 anos, com baixo endividamento que você tem uma tese de investimento.
Só para eu entender melhor seu racional, se possível, mande um exemplo prático: entendi que vc faz um filtro para selecionar e/ou excluir algumas empresas usando P/VP, correto? No cenário atual, quais você excluiria e quais separaria como aptar para uma segunda análise?
TRISUL S.A. (BM&FBovespa: TRIS3; Bloomberg: TRIS3 BZ), comunica aos seus acionistas e
ao mercado em geral, nos termos do artigo 12 da Instrução CVM nº 358/02 (alterada pela
Instrução CVM nº. 449/07), que recebeu comunicação da SAFRA ASSET MANAGEMENT
LTDA., informando:
O aumento de sua participação para 6.02% do total de ações ordinárias de emissão da
Companhia, o que corresponde a 11.228.263 ações.
A prévia não foi tão bombástica como da MRV, mas está bom demais! Impressionante como o setor se beneficiou da crise…
acho que porque a Trisul deu uma segurada nos lançamentos…
Agora, mais alguém surpreso que nem eu de que os imóveis tão vendendo tão bem? Eu estava imaginando justamente que as pessoas iam dar uma segurada agora!
SP pelas notícias está bombando, Rio de Janeiro bem menos. Na.minha região só construção própria mesmo, nada de lançamentos, de acordo com um paciente dono de corretora e falou também que o pessoal está especulando muito principalmente em SP . Muita gente pegando empréstimo para manter o negócio, se já está sobrando grana para comprar imóveis aí meu.amigo eu não sei.
*movimento de açougue e depósitos de bebida mais que triplicou para.muitos aqui . Principalmente quando sai o vale 600,00 real…devem ser esses os compradores dos imóveis kkkkkkkkkkkk
Sim, mas aí seria da MRV e Direcional, por exemplo… Trisul é mais caro os imóveis…
O pessoal fala de crise, mas se esquecem que temos juros a 2% e muita gente que levou uma trolha do mercado com a pandemia. Esse pessoal com dinheiro está comprando imóveis.
TRIS3 está caindo estes dias, pela prévia já divulgada não parece ser um cenário tão ruim, ainda mais com a taxa de juros tão baixa. Será que dá para fazer um valuation com os dados da prévia?
Que baita resultado!
Muito bom!
Melhor de tudo eh q ela tá apanhando um bocado nos últimos dias, cair mais um pouquinho eu aumento posição.