TUPY3 - Tupy

Grande parte da produção da TUPY é constituída de componentes desenvolvidos sob encomenda para o setor automotivo, que engloba caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e de construção, carros de passeio, motores industriais e marítimos, entre outros. São blocos e cabeçotes de motor e peças para sistemas de freio, transmissão, direção, eixo e suspensão.

Entre os principais clientes do mercado automotivo global estão Cummins, Ford, FCA, Mercedes-Benz, Perkins, VW/Audi, Iveco, MAN, John Deere, Komatsu, Kubota e Peugeot. No Brasil, a empresa também é líder no segmento de conexões de ferro maleável.

É uma empresa que se beneficia da alta do dólar, pois praticamente 80% da sua receita é proveniente da exportação. A empresa teve eventos não recorrentes impactando positivamento o lucro de 2018. Mesmo excluindo este o crescimento foi forte, o EBITDA ajustado cresceu 30% no ano.

tupy

tupy1

Cabe chamar a atenção p/ os resultados de 2016/17, onde a empresa começou com uma queda na receita, chegando a reportar prejuízo.

tupy2

A forte queda no dolar neste periodo, somado a retração da demanda, fizeram a rentabilidade cair neste periodo. Na minha visão a empresa conseguiu se recuperar rapidamente deste cenário desfavorável, e conseguiu retomar o crescimento e a rentabilidade.

Empresa TUPY3
Cotação atual 18,42
Preço alvo pelo PSBe esta em 54,60 com potencial de crescimento de 196%.
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 9% ano, p/ os próximos 5 anos, com 9% de taxa de desconto, chego a um valor de 41,78.
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo FCD um crescimento anual de -3% p/ os próximos 5 anos.

8 curtidas

Show! Gosto da empresa, estou só aguardando um preço melhor.

Interessante os números dessa empresa!! Paga bons dividendos e possui um excelente LPA!! Vai entrar no meu radar, ideal seria comprar nos 16 reais

3 curtidas

Depois do Resultado da ROMI, acho que vou esperar até o dia 15/05 ( dia do balanço ) para comprar mais, por mais que o preço já esteja atrativo agora .

Pessoal, desculpe a pergunta, sou nova no forum e no assunto. O que significa V.M no gráfico anual, em azul? Obrigada!

1 curtida

Valor de mercado da empresa.
É o resultado da cotação x número de ações.

Obrigada, Cadu.

Resultado razoável.
Lucro liquido foi inflado pela receita financeira, principalmente por conta da alta do dólar.

tupy

Foi aprovada na data de hoje a distribuição de dividendos no valor de R$25,0 milhões, cujo pagamento ocorrerá em 18 de junho de 2019.
Este valor, em conjunto com o montante de R$100,0 milhões pago em 28 de março de 2019 sob a forma de juros sobre capital próprio, corresponde a dividend yield de 4,9%, considerando a cotação das ações em 13 de maio de 2019.

5 curtidas

Verdade, a desvalorização do real frente ao dolar ajudou. Mas como a maior parte da receita vem do exterior é até normal as oscilações ocasionadas pelo dolar.

Contudo, diante da recessão que estamos, da paralização dos caminhoneiros e do custo operacional que se elevou temporariamente por problemas nos programas de usinagem no mexico ( que segundo eles foram consertado. Então no proximo balanço já teremos uma correção saudavel ) acaba não sendo um mal resultado. Não tinha como o Ebit não cair diante disso tudo. Caiu até pouco… Houve tb a diminuição do incentivo às empresas
exportadoras e ainda por cima o aumenta muito forte das despesas operacionais em geral e uma queda forte nas exportações ( mais de 50% ). To começando achar é que foi bom kkkk, amanha sai a da LEVE, pra dá uma comparada.

2 curtidas

PUBLIC COMPANY AVISO AOS ACIONISTAS Pagamento de Dividendos Joinville, 14 de maio de 2019 – Comunicamos aos Srs. Acionistas que, conforme deliberado pelo Conselho de Administração nesta data, serão pagos, a partir de 18 de junho de 2019, dividendos no montante de R$25.000.000,00, correspondente ao valor de R$0,1733973 por ação, referentes ao exercício social de 2019, conforme instruções abaixo: 1. Os acionistas terão seus créditos disponíveis a partir de 18 de junho de 2019, de acordo com a conta corrente e domicílio bancário fornecidos ao Banco Bradesco S.A., instituição depositária das ações. As ações da Companhia serão negociadas “ex dividendos” a partir de 22 de maio de 2019.

Esqueci de falar: o resultado do 1 tri com margens mais apertadas já estava prevista em partes. A empresa já deixou claro que as situações pontuais que ocorreram já estão resolvidas, e no 2 tri já deveremos voltar para os 15% de margem Ebitda que é a previsão para o ano.

Essa empresa merece uma olhada mais atenta dos investidores: trata-se de um papel bem defensivo (crise Brasil = dólar alto = bom para exportadores). Seus números são muito bons, mas a geração de caixa ainda melhor. Não precisa de muito investimento (investe menos do que sua depreciação contábil), forte pagadora de dividendos (tendência crescente), ótima gestão pró-mercado), forte barreira de entrada (há 10 anos não surgem novos entrantes). Ela lida com a parte mais importante dos veículos e máquinas (motor), através de blocos e cabeçotes, mas os mesmos representam apenas 0,5% dos custos totais (ou seja, importantes e pouco representativos nos custos de seus clientes). Muito difícil perder contratos (são projetos de LP). Por que está tão barato? Eu chamo isso de analistas Nutella (rsss - brincadeira, não quero ofender ninguém): os mesmos que pregavam o fim do Petróleo com a expansão do Etanol. É muito fácil para um analista dizer sem estudar muito: “não gosto da Tupy pois a tendência são os veículos elétricos e blocos de alumínio”. Se o analista fala isso, será promovido e aplaudido, é quase que um senso comum. Mas a prática é outra (a discussão é longa). Resumindo o resumo: a tendência são os híbridos. 100% elétrico será em alguns países (países como China, a eletricidade é mais poluente e mais cara que Diesel / gasolina). Não há matérias-primas suficientes para a escala que o mundo prega (Cobre, Cobalto, etc). Mais importante ainda: o foco da Tupy são os veículos pesados, geradores , Off Roads (veículos leves são algo próximos a 20%). Por último: blocos de alumínio são mais leve (ótimo, ajuda na economia de combustível), porém menos resistente e muito mais caros. Porém, a Tupy já possui protótipos de blocos de ferro tão leve quanto ao de alumínio, mais resistente e muito mais barato.
Abraço a todos!

13 curtidas

Entrevista bastante esclarecedora com o diretor financeiro da Tupy!

6 curtidas

Alguém sabe sobre algum fator relevante que fez o preço cair tanto nos últimos dias?

Tendência de baixa. Dólar caiu ( receita dolarizada ), redução dos juros pelo FED ( sinal que a economia global está fraca ), aí ela cai junto. Por volta dos 21/22 eh um ponto de resistência q ela não consegui vencer, aí devolveu … eh um somatório de fatores

…ela está no encontro das mm200 agora . Vamos ver se ela segura , pois eh ponto de suporte por volta dos 18.70

2 curtidas

Estou aguardando ansiosamente o resultado da Tupy. Aproveitei essa queda recente para a tornar minha maior posição em carteira.

Situação dela atualmente:

sua carteira de pedidos está acima de sua capacidade de entrega (está optando em pegar pedidos com maiores margens);

Dólar alto ajuda em suas margens (80% de sua produção é exportada)

Dívida baixa e alta geração de caixa (investe menos do que sua depreciação) - tende a ser um dois maiores DY da Bolsa (já está em 5% esse ano, devendo anunciar novos dividendos trimestralmente)

Primeiro tri teve várias intercorrências que afetaram as margens desse tri, mas a diretoria já adiantou que tudo já está normalizado (desde março)

Acredito que sua cotação tenha caído apenas por ser menos conhecida e pelas vendas do BNDES.

Vou deixar registrado aqui: cotação passará dos 20,00 ainda esse mês, com bela subida no dia seguinte ao resultado. (claro que posso errar - não seria a primeira vez… rsss).

5 curtidas

Qnd vc diz “vendas do BNDS” vc quer dizer da intenção de vender os 28% da empresa que ela possui, não ? , pois o BNDS nem começou ainda a desova.

5 curtidas

Se subir nos 20 o BNDS começa a vender

Deixei minhas ordens na faixa 2/3/4/5% do fechamento de hoje

Essa é a única ação que realmente não me preocupo mais com a cotação, pois a comprei para minha carteira de aposentadoria e já estou com 100% de meu planejamento. Claro que seguirei acompanhando os resultados e as perspectivas, mas essas oscilações de preço foram boas para comprar barato em uma época que quase todas as boas já estão bem caras na minha opinião. Outra barata que ainda está barata e com preço legal é a Unip3, meu próximo foco para LP.

5 curtidas