TUPY3 - Tupy

#1

Grande parte da produção da TUPY é constituída de componentes desenvolvidos sob encomenda para o setor automotivo, que engloba caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e de construção, carros de passeio, motores industriais e marítimos, entre outros. São blocos e cabeçotes de motor e peças para sistemas de freio, transmissão, direção, eixo e suspensão.

Entre os principais clientes do mercado automotivo global estão Cummins, Ford, FCA, Mercedes-Benz, Perkins, VW/Audi, Iveco, MAN, John Deere, Komatsu, Kubota e Peugeot. No Brasil, a empresa também é líder no segmento de conexões de ferro maleável.

É uma empresa que se beneficia da alta do dólar, pois praticamente 80% da sua receita é proveniente da exportação. A empresa teve eventos não recorrentes impactando positivamento o lucro de 2018. Mesmo excluindo este o crescimento foi forte, o EBITDA ajustado cresceu 30% no ano.

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Cabe chamar a atenção p/ os resultados de 2016/17, onde a empresa começou com uma queda na receita, chegando a reportar prejuízo.

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A forte queda no dolar neste periodo, somado a retração da demanda, fizeram a rentabilidade cair neste periodo. Na minha visão a empresa conseguiu se recuperar rapidamente deste cenário desfavorável, e conseguiu retomar o crescimento e a rentabilidade.

Empresa TUPY3
Cotação atual 18,42
Preço alvo pelo PSBe esta em 54,60 com potencial de crescimento de 196%.
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 9% ano, p/ os próximos 5 anos, com 9% de taxa de desconto, chego a um valor de 41,78.
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo FCD um crescimento anual de -3% p/ os próximos 5 anos.

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#2

Show! Gosto da empresa, estou só aguardando um preço melhor.

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#3

Interessante os números dessa empresa!! Paga bons dividendos e possui um excelente LPA!! Vai entrar no meu radar, ideal seria comprar nos 16 reais

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#4

Depois do Resultado da ROMI, acho que vou esperar até o dia 15/05 ( dia do balanço ) para comprar mais, por mais que o preço já esteja atrativo agora .

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#5

Pessoal, desculpe a pergunta, sou nova no forum e no assunto. O que significa V.M no gráfico anual, em azul? Obrigada!

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#6

Valor de mercado da empresa.
É o resultado da cotação x número de ações.

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#7

Obrigada, Cadu.

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#8

Resultado razoável.
Lucro liquido foi inflado pela receita financeira, principalmente por conta da alta do dólar.

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Foi aprovada na data de hoje a distribuição de dividendos no valor de R$25,0 milhões, cujo pagamento ocorrerá em 18 de junho de 2019.
Este valor, em conjunto com o montante de R$100,0 milhões pago em 28 de março de 2019 sob a forma de juros sobre capital próprio, corresponde a dividend yield de 4,9%, considerando a cotação das ações em 13 de maio de 2019.

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#9

Verdade, a desvalorização do real frente ao dolar ajudou. Mas como a maior parte da receita vem do exterior é até normal as oscilações ocasionadas pelo dolar.

Contudo, diante da recessão que estamos, da paralização dos caminhoneiros e do custo operacional que se elevou temporariamente por problemas nos programas de usinagem no mexico ( que segundo eles foram consertado. Então no proximo balanço já teremos uma correção saudavel ) acaba não sendo um mal resultado. Não tinha como o Ebit não cair diante disso tudo. Caiu até pouco… Houve tb a diminuição do incentivo às empresas
exportadoras e ainda por cima o aumenta muito forte das despesas operacionais em geral e uma queda forte nas exportações ( mais de 50% ). To começando achar é que foi bom kkkk, amanha sai a da LEVE, pra dá uma comparada.

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#10

PUBLIC COMPANY AVISO AOS ACIONISTAS Pagamento de Dividendos Joinville, 14 de maio de 2019 – Comunicamos aos Srs. Acionistas que, conforme deliberado pelo Conselho de Administração nesta data, serão pagos, a partir de 18 de junho de 2019, dividendos no montante de R$25.000.000,00, correspondente ao valor de R$0,1733973 por ação, referentes ao exercício social de 2019, conforme instruções abaixo: 1. Os acionistas terão seus créditos disponíveis a partir de 18 de junho de 2019, de acordo com a conta corrente e domicílio bancário fornecidos ao Banco Bradesco S.A., instituição depositária das ações. As ações da Companhia serão negociadas “ex dividendos” a partir de 22 de maio de 2019.

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#11

Esqueci de falar: o resultado do 1 tri com margens mais apertadas já estava prevista em partes. A empresa já deixou claro que as situações pontuais que ocorreram já estão resolvidas, e no 2 tri já deveremos voltar para os 15% de margem Ebitda que é a previsão para o ano.

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#12

Essa empresa merece uma olhada mais atenta dos investidores: trata-se de um papel bem defensivo (crise Brasil = dólar alto = bom para exportadores). Seus números são muito bons, mas a geração de caixa ainda melhor. Não precisa de muito investimento (investe menos do que sua depreciação contábil), forte pagadora de dividendos (tendência crescente), ótima gestão pró-mercado), forte barreira de entrada (há 10 anos não surgem novos entrantes). Ela lida com a parte mais importante dos veículos e máquinas (motor), através de blocos e cabeçotes, mas os mesmos representam apenas 0,5% dos custos totais (ou seja, importantes e pouco representativos nos custos de seus clientes). Muito difícil perder contratos (são projetos de LP). Por que está tão barato? Eu chamo isso de analistas Nutella (rsss - brincadeira, não quero ofender ninguém): os mesmos que pregavam o fim do Petróleo com a expansão do Etanol. É muito fácil para um analista dizer sem estudar muito: “não gosto da Tupy pois a tendência são os veículos elétricos e blocos de alumínio”. Se o analista fala isso, será promovido e aplaudido, é quase que um senso comum. Mas a prática é outra (a discussão é longa). Resumindo o resumo: a tendência são os híbridos. 100% elétrico será em alguns países (países como China, a eletricidade é mais poluente e mais cara que Diesel / gasolina). Não há matérias-primas suficientes para a escala que o mundo prega (Cobre, Cobalto, etc). Mais importante ainda: o foco da Tupy são os veículos pesados, geradores , Off Roads (veículos leves são algo próximos a 20%). Por último: blocos de alumínio são mais leve (ótimo, ajuda na economia de combustível), porém menos resistente e muito mais caros. Porém, a Tupy já possui protótipos de blocos de ferro tão leve quanto ao de alumínio, mais resistente e muito mais barato.
Abraço a todos!

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