TUPY3 - Tupy

Tenho as duas, acho ambas baratas, tupy3 já vale a pena pelos dividendos, se cair a cotação com a desova vai entrar até a minha reserva de emergência nela haha.

4 curtidas

Eu só estou esperando a queda se estabilizar para aportar um pouco mais…vamos ver se essa região por volta dos 18.30/18,60 se sustenta…por enqnto esta se sustentando.

1 curtida

Tenho quase certeza de que, após o resultado do 2 tri, papel volta acima dos 20 e não descerá mais para os valores atuais. O recado do Call foi do 1 tri foi muito claro. Vejam alguns:

Sobre repasse de custos (como frete mínimo): “A verdade é que não conseguimos repassar estes custos aos nossos preços no ritmo que gostaríamos, mas já existem boas perspectivas
neste sentido durante o segundo trimestre.”

"No México, lançamos novos projetos importantes com mais CGI e iniciamos a
rampa de entregas da nova usinagem, num total de 50 máquinas em adição às 20
que já tínhamos. A atividade é recente em nossa unidade local e somos um dos
únicos players de blocos e cabeçotes em ferro no mundo a integrar as atividades
de fundição e usinagem.
Apesar das dificuldades inerentes à implantação destas iniciativas, com impacto
negativo nas margens num primeiro momento, estes projetos já contribuíram com
o aumento da participação de produtos usinados de 20 para 23% e CGI de 14 a
20%. Estes produtos apresentam margens superiores e contribuirão para o nosso
resultado nos próximos trimestres. "

Sobre os problemas do 1 tri :"grande parte destes fatores foram superados dentro do próprio trimestre, sendo que, no mês de março, as margens voltaram aos patamares normais. "

“sobre a demanda, nós estamos enxergando uma demanda muito sólida. Nós trouxemos novos produtos para a companhia também.”

“Então, tem todo um esforço que nós fizemos para reconstruir a carteira da
companhia, melhorar a carteira da companhia, ou seja, a gente está usando a
mesma base de ativos da companhia e produzindo produtos mais nobres nela.
Isto gera este aumento expressivo de receita dentro da mesma base de ativos.
Então, à medida que nós recuperarmos as margens, nós vamos gerar muito mais
valor para esta mesma base de ativos, e vocês acompanham o nosso nível de
Capex.”

Resumindo: não há qualquer problema de demanda para Tupy (sonho de qualquer empresa). Estão apenas melhorando o leque de produtos e ajustando seus processos internos. Empresa não crescerá tanto em termos de receita, a não ser que compre alguém. Porém, sua geração de caixa e dividendos tendem a ser ainda melhores, o que a transformarão em um dos maiores DY da bolsa (acredito que será a maior ainda esse ano).

8 curtidas

Quando sai o resultado?

Se já foi precificado o resultado, não me surpreenderia se passear pelos 17,50 ±
@cadu pode nos dizer sua expectativa?

24

1 curtida

@vkjr

dentro dessa sua analise e das msg divulgadas pela empresa esta essa aqui ?:
( Não vi a empresa se pronunciar sobre isso e tb não sei até que ponto isso pode impactar o resultado )…apesar de alguns colegas já terem ligado pra TUPY e esta afirmar que esta tudo normal…mas fico um pouco chateado é dela não ter comunicado abertamente isso aos acionistas, salvo melhor juízo, pois pelo menos eu, eu não vi comunicado nenhum.

https://www.aconteceuemjoinville.com.br/2019/07/14/incendio-atinge-sistema-de-exaustao-da-fundicao-tupy/

4 curtidas

Dua 14/08 ( Quarta feira )

1 curtida

Não tinha conhecimento. Vale descobrirmos o motivo de não terem divulgado mesmo. Valeu!

1 curtida

Estou otimista, acredito que ela vai continuar reportando crescimentos robustos, com um LL na casa dos 85M.

5 curtidas

Comprei mais 2 lotes a 18,41/18,45. Agora só se descer dos 18,00 e espero que não vá pois o money está acabando.

4 curtidas

Acho que teremos um Ebitda próximo a 200MM, com significativa geração de caixa (ela tem uma depreciação contábil muito maior do que investe. Acho difícil falar em lucro, pois há dívida em dólar, amortização de ativos no México, etc, mas esse Ebitda que citei daria um P/Ebitda anualizado próximo de quase 3, muito pouco para uma empresa com dívida tão baixa…

4 curtidas

Empíricus recomendando a venda da Tupy no relatório de hoje. Achei o relatório absurdamente fraco e simplista. Era melhor terem falado algo do tipo: “esperamos uma queda do dólar que traria impacto nas margens da empresa, por isso achamos que há opções melhores no mercado”.

Minha opinião: foram bem simplista na análise. Basearam-se no fato de que a empresa é uma exportadora e a expectativa de crescimento global está constantemente sendo reduzida. Preferem apostar no crescimento interno. Até aí, ok (apesar de que a expectativa de crescimento interno também está constantemente sendo reduzida, e encontra-se abaixo da média mundial). Porém, ao contrário da maioria das exportadoras, a Tupy hoje não tem concorrentes, na verdade, está com sobra de demanda. Por esse motivo, tem optado em melhorar suas margens das seguintes formas: vendendo mais produtos de maior valor agregado e melhorando sua produtividade (é uma das poucas empresa que conheço que só depende dela mesma para melhorar). Outra possibilidade seria uma nova aquisição, mas estão sendo bem criteriosos para essa compra.

13 curtidas

Excelente notícia. Se for semelhante a recomendação de venda que deram em GUAR, cai por poucos dias e depois dispara.

8 curtidas

Acho que sobe após resultado do 2 tri, independentemente da Empíricus. Além de Guar, recentemente recomendaram a venda de Springs e Technos que passaram a subir vertiginosamente…

Honestamente, me parecem bons profissionais, mas me dá a impressão que às vezes aparecem objetivos obscuros, como na análise do Bruce, da Nord, sobre Trisul. Essa da Tupy parece um estagiário recém formado escrevendo sobre uma empresa que nunca havia falar. Deprimente…

3 curtidas

@vkjr vc assina empiricus? Tem o relatório?

1 curtida

Sim, mas infelizmente não posso divulgá-lo aqui, amigo.

1 curtida

Eles têm uma base de clientes grande assim para conseguir influenciar tanto uma cotação?

1 curtida

Uma small cap, no curto prazo, tem sim.

6 curtidas

E hoje deve ser o dia onde a maioria dos inscritos deles devem vender, o que pode jogar a cotação bem pra baixo (isso se não entrar um grande investidor na pta compradora).
Se for na casa dos 17, abre uma boa oportunidade de compra e/ou aumento de posição.

4 curtidas

Vou deixar ordens entre 17,00 e 18,00. Fui trabalhar 1ue hoje tem 4 cirurgias grandes $$$$$. Movimento aqui no consultório melhorou Cadu. Hoje tenho 2 protocolos implante + 2 enxertos levantamento seio.
Vou injetar o lucro em lupa3 :grimacing:kkkkkkk.

3 curtidas