UGPA3 - Ultrapar

Vendi e ja faz um bom tempo, não acreditei em sua recuperação fiquei com muitas duvidas.

2 curtidas

Pra quem tá comprado, agora eh sangue frio e esperar próximo balanço.

imagem

7 curtidas

Tem que ter cuidado para não sei uma nova Cielo.

Compra 25, mais um pouco, 23, 21, 20, 17 e não compra mais… Chega a 6, mas será que volta…

Por isso gosto de entrar devagar, diversificar muito, e não ficar muito exposto em um único ativo…

2 curtidas

#*×€$£%¥@ riuuuuuuuu !!! Amanhã vai tombar 15% com essa notícia que Cadu vendeu. Salvem -se quem puder !!!

3 curtidas

Qnto a comparação com a Cielo não tem nem como comparar. Setores totalmente diferentes, case diferentes, concorrência e regulação totalmente diferentes…eu não entendo o pq de tanta gente querer comparar com a Cielo só pq a ação era caindo.

Cielo tá se ferrando exclusivamente por conta da modernização da atividade fim dela. Já a ultrapar eh um holding, diversificado, que atua no setor de gás, gasolina, medicamentos, químicos com “problemas” na gestão . A única coisa em comum são as cotação estarem caindo.

…mas concordo na segunda parte, diversificação eh a chave pra mitigar as “perdas virtuais” . Acho q ninguém só investe em 1/2/3/4/5 ações. Se a carteira estiver diversificada o impacto será mínimo e ainda em um futuro próximo, ao apresentar melhores resultados até de pra aumentar posição.

4 curtidas

Kkkkkk isso já foi semana passada

3 curtidas

Tem muita coisa na Ultrapar que foi minando minha paciência aos poucos. O fato deles insistirem na rede de farmácias, e não venderem logo este encosto, alta remuneração da diretoria, falta de agilidade para as mudanças dentro de um cenário que piora. Mas o que me deixou muito p… da vida foi colocarem no release aquele ajuste do ajuste. Isto é coisa de gente em desespero.

Ainda acho a empresa atrativa e com bom potencial, mas no CP não estou vendo mais drivers positivos para alta, e a recuperação que apostava deve demorar muito mais tempo para ocorrer.

7 curtidas

Realmente ela tem problemas de gestão que estão custando caro demais. As mudanças são muito lentas e uma possível crise vem aí e pode atrapalhar ainda mais os planos dela.

Mas com este 2T ela já começou a mostrar pequenas mudanças na gestão…diminuição da alavancagem, otimização do capital de giro, mudança nos critérios de escolha de investimentos ( realmente ela peca demais aqui, vide a extra farma - talvez em um futuro não tão próximo ela traga alegria kkkk, mas acho difícil ), aumento do caixa e ausência de novos investimentos ( parece q estão se preparando pra um novo ciclo ou retomada ). Estou esperando o próximo balanço pra vê se essas melhorias persistem.

… problema todo eh a lerdeza em fazer isso tudo. Acao em tendência de baixa, bolsa em tendência de baixa e descrença do investidor nela eh um prato cheio pra ação ir nas mínimas das mínimas.

4 curtidas

São empresas totalmente diferentes, mas ambas eram empresas que tinha lucros crescentes, e em determinado momento, os resultados começaram a piorar.

Isso é o que eu sei, até quando os resultados vão continuar piorando e quando se é que vão começar a melhorar eu não tenho ideia.

Se eu tivesse convicção de que os resultados da ultrapar iriam melhorar no curto - médio prazo, eu compraria muito, mas eu não tenho ideia. Assim como da Cielo.

Tenho ambas, mas posição pequena em ambas.

Ultrapar ainda menor porque vendi um pouco recentemente

2 curtidas

Tb não compro mais. Ela está na geladeira até demonstrar consistência nas mudanças e retomada do crescimento. Até lá a relevância dela vai diminuindo ainda mais já que vou deixar de fazer aportes nela.

Problema eh q a Cielo dificilmente vai se recuperar. Eu não vejo uma saída pra ela, justamente por conta do setor w ela atua, já a ultrapar se a gestão melhorar ela melhora junto.

Mas foram por fatores muito distintos. A principal diferença é que Ciel e Rede juntas tinham um monopólio do setor, com margens muito elevadas, e com uma barreira de entrada grande para novos players. O governo tirou estas barreiras, diversas empresas entraram, e as altas margens foram pra cucuia. Já a Ultrapar no seu principal segmento sempre teve muita concorrência, com margens baixas, mas conseguia se sobressair, fato que fica evidente olhando o crescimento da empresa nos últimos 5 anos, até 2017. Não cabe a comparação do caso da Ciel como risco futuro para Ugpa por conta disso.

4 curtidas

Gostaria de uma ajuda dos demais foristas. Tenho aprendido bastante aqui e gostaria mais uma vez de dar os parabéns a todos pela boa vontade por sempre estarem colaborando.
Minha dúvida é com relação a Ugpa3, tenho 8% dela em carteira, considerando ações e FIIs e estou encucado no que devo fazer. Olhando somente para ela estou com prejuízo de 27% (PM de R$ 21,68), mas olhando para toda a carteira, mesmo com esse prejuízo o montante investido (que não é muito) já está acima do Tesouro Selic. Então me sinto um pouco a vontade em realizar uma venda com prejuízo. Estava pensando em vender ela na totalidade e comprar GGBR3 que tenho só 2% em carteira, mas minha dúvida eh se valeria a pena me desfazer dela na totalidade ou vender uns 70%. Se puderem me ajudar nessa questão? Nunca é fácil perder dinheiro, mas estou tentando encarar isso como aprendizado e gostaria de idéias do que fazer para minimizar essa perda, mesmo meu objetivo sendo para longo prazo. Segue carteira.
IMG_20190719_101753

1 curtida

Este é meu racional para o short. A notícia, no caso, é a venda da Liquigás pela Petro. Pelo que parece, o mercado está apostando no centroavante da base.

1 curtida

Essa é uma pergunta que só vc pode responder, pois como vc mesmo disse, se vc vender quem vai tomar o prejuízo é vc e se no LP vai valer a pena aceitar o prejuízo e realocar em outro investimento ou ficar com ela na esperar de melhoras só Deus sabe. ( qual será a melhor escolha só o futuro vai dizer ).

…A única coisa que posso dizer é vc tomar uma decisão que te deixe tranquilo. Se for vender, vc não irá tentar correr atrás de outro investimento para recuperar o perdido e se for manter, vc não irá fazer PM a todo custo em toda queda. Mas, independente da escolha que vc fizer, se vc não fizer a que te deixa tranquilo, vc vai ficar sempre pensando nessa escolha e vai tentar recuperar o que acha que perdeu ao toma-lo e isso vai fazer vc trocar os pés pelas mãos e se afundar ainda mais.

No tópico vc viu que tem ambas as posições aqui, gente comprada, gente vendida, gente meio comprada e meio vendida.

7 curtidas

Muito obrigado pelas considerações. Vou estudar e analisar o que fazer. Sua resposta foi bem útil, pois me mostrou alguns pontos do que não se deve fazer. Obrigado!

A carteira em geral está boa.
Mas eu faria uns ajustes:

  • venda de HGRE e TAEE, e aumento de posição em LOGG e ENBR
  • diminuição de posição em UGPA, e aumento de posição em GGBR
3 curtidas

Muito obrigado Cadu! Eu estava pensando na venda de HGRE, mas sem saber onde alocar. Vlw

Idem por aqui. Apesar disso vou esperar ver se eleva no futuro para me desfazer totalmente dela. O que mata é que o volume de vendas vinha forte muito tempo antes do balanço do 2t, que veio pior que eu esperava. Essa farmácia me mata! O duro é esperar. Bolsa indo buscar os 96k, risco de crise mundial (acho que existe, mas o pessoal está antecipando muito seus efeitos). Fesa e tupy caindo. Esses foram meus resultados ruins no trimestre. Em compensação flry3, eztc3, bbse3 e abcb4, só alegria. Algumas vezes ganhamos, outras perdemos, e segue o jogo! Abc a todos

2 curtidas

Alguém sabe se a aultrapar apresentou proposta para compra da liguigas (foram três, sendo uma da itsa).?

Larguei o short hoje nos $16,07.

Agora é toda tua! Pega o vácuo, bota para o lado e vai que é um Dodge! :laughing::grinning:

4 curtidas