UGPA3 - Ultrapar

Assisti o vídeo ontem e concordo em boa parte, sobre a transformação da Ultrapar em relação a carro elétrico entrei em contato com o RI, eles me deram a seguinte resposta:

A Ultrapar leva em consideração o tema dos carros elétricos e seus potenciais impactos em seu planejamento estratégico. Ainda é muito incerto qual o rumo e a velocidade dessa mudança, portanto, temos acompanhado o tema de maneira próxima, seja através de estudos ou de projetos-piloto buscando nos antecipar às novas tendências.

Eu acredito que se tratando de Brasil ainda deve demorar uma década ou mais para o mercado ter vendas expressivas de carros elétricos.

Eu entendo que hoje o investimento ainda é muito alto em relação ao carro tradicional, embora o custo da energia comparado com o gasto com combustível para km rodado ser menor, mas o investimento em um carro elétrico é bem maior que um par tradicional e ainda mais tem a questão do abastecimento, que mesmo abastecendo na residência ainda não existe algo claro sobre isso, eu pro exemplo moro em apartamento, como faria essa recarga?

De qualquer forma é bom estar com essa mudança em mente e ir avaliando com o tempo, sem dúvidas um risco que será cada vez mais relevante.

só alguns pontos a serem levantados sobre o seu comentário

• A diferença entre os dois veículos está invertida, pega por exemplo a imagem abaixo de um Golf um carro popular aqui na Alemanha, vc paga 35,9k (e-Golf) num totalmente elétrico e 32,9k (Performance) num a gasolina, mas veja que na imagem o elétrico tem 4 portas se vc coloca 4 portas no outro vai lá pra 36,9k ou seja o mesmo carro elétrico sai mais barato que o carro a gasolina. Veja qui no site
    04
  • Sobre o lance do apartamento, o pessoal nos States não é muito de apartamento, mas aqui na Europa por falta de espaço as grandes cidades todas são repletas de apartamento, morar em casa aqui é pra magnata kkkkk bom no meu ap que moro é velho, mas estou de mudança pra Dusseldorf e estava olhando uma Aps mais novos e todos sem exceção já estavam vindo com um toten pra vc abastecer o carro na sua vaga de garagem, captando no alto do ap e armazenada para abastecer o carro no subsolo, porém também tem a opção de puxar direto da rede quando não se tem sol, época de inverno. Essa “tecnologia” da Solar City de armazenar energia captada do sol em bateria é matadora, por isso o Elon Musk gastou bilhões e comprou a empresa.

sol é um parada que não faz falta ai no brasil, entao vc imagina o tamanho do buraco

se o Brazil for esperto capta energia solar e revende para outros países a bateria já carregada kkkkkk pq ai tem sol pra dar e vender tudo free

mas a Dilma tava preocupada em estocar porra de vento

Certeza que o dia que energia solar popularizar por aqui, teremos o imposto sobre o sol.

Eu acredito que vai levar décadas aqui no Brasil pra que isso aconteça 100% e conforme a chegada dos carros elétricos aqui no Brasil que não vai ser barato, na contra mão os carros ha combustão e o combustível vão ficar bem baratos, sendo o Brasil uns pais pobre vai optar pelo barato.

Cara, tá certo que essas mudanças são mais difíceis que em empresas de tecnologia…mas vide Nokia, Kodak e etc!!! Hoje o mundo anda muito mais rápidos do que imaginamos.

Celular com câmera e internet achamos que demoraria uns 20 anos p chegar no BR…em 5 a maioria das pessoas já tinha um aparelho.

Minha opinião!

Minha posição é que deve demorar uma década até a venda de elétricos ser expressiva no Brasil. Vide o programa ROTA 2030.

É um ponto a acompanhar de perto, sem dúvidas.

Os carros eletricos precisam resolver problemas como autonomia e tempo de abastecimento para serem viaveis. Alem disso, com o baixo custo do petroleo nao vejo risco maior para os automoveis a combustao.

Ainda não foi descoberto uma tecnologia eficiente e duradoura de baterias para carros elétricos, todas que existe estão aquém do satisfatório, mesmo a tesla esta quebrando cabeça com isso pois as já existentes são problemáticas no longo prazo, o dia que for descoberto uma bateria eficiente e duradouro ai sim o mundo vai mudar, no momento é só dor de cabeça e custos altíssimos.

é claro que a tecnologia ainda vai se desenvolver por muito no quesito baterias , as melhores cabeças do planeta estão com o foco nisso, a evolução é sempre gradual, como exemplo tome a evolucao do celular que comecou com um monstrengo de 2kg , sem nem ao menos agenda e uma bateria que durava uma conversa de pouco mais de 30 min … certamente a epoca a discussão sobre a viabilidade disso tbm existiu e hoje vemos como o mundo esta … n se pode ignorar a realidade dos eletricos

O carro elétrico para os de classe alta é uma maravilha, para os de classe media baixa sera um tormento no médio prazo, o custo de manutenção é altíssimo.

alguém está pensando em aumentar posição e qual ponto seria interessante?

Eu estou de olho sim. Estou no aguardo de um sinal de fundo agora, pois já montei uma boa posição na empresa. Pelo gráfico ela continua em tendência de queda.

Eu também estou com uma posição razoável em ugpa3! Valeu Cadu…

Ai Cadu UGPA3 hoje ta de boa oque acha, pode ser também GRND3, estou caindo pela UGPA3

Hoje saiu uma notícia ruim sobre as distribuidoras (abuso econômico e formação de organização criminosa). Não sei se tem poder para interferir muito e por quanto tempo.

Melhor aguardar um pouco o desdobramento disso, por enquanto é só um caso mais isolado no Paraná:

Parecia distante quando falei em 3 de maio, nem eu acreditava, mas chegou.

Então, comprou? :thinking:

Não XD, mas está entre as 8 melhores para compra. Inclusive indiquei lá na CAFI. Agora acho que está interessante.

Minha carteira de ações está com 20 empresas, então vou começar a focar nas que já tenho. Pensando até em reduzir um pouco.

UGPA3 - Bom resultado.
Eu estava esperando um resultado inferior ao 1T 18, especialmente por conta da greve dos caminhoneiros, que impactou negativamente o resultado do seu principal negócio, a Ipiranga. Porém, a empresa me surpreendeu e reportou bons números, quase em linha com o 2T 17.

Capturar

O problema foi que quando a ação começou a se recuperar veio a notícia de uma investigação por crime de cartel no Paraná - veja aqui.
Não sei até que pto isto é só um caso isolado, o que até agora tem mostrado isso, ou se é algo de maiores proporções.

Fato é que o ativo está barato, mostrou agora que tem uma boa resistência a períodos adversos, que o resultado fraco do 1T 18 foi algo pontual. Eu sigo comprado, e esperando um novo fundo p/ aumentar posição.