Vale a pena comprar ações? Ações x Fiis x Renda Fixa

Tem lig de sete anos hoje ipca + 6,03.

olá, como eu faço para ver as lcas ofertadas? :thinking:
eu tenho conta no itau, mas p mim em “investimentos” só aparece cdb e fundos, não tem lci, lca…
Tem que ser via corretora do itau?

Pelo app do itau mesmo, talvez seu perfil de investidor esteja muito moderado e o próprio itau filtre os investimentos que você pode ver.

1 curtida

O que tem só na corretora é renda fixa de terceiros, e tem que olhar no horário comercial

1 curtida

Me permita descordar… pra mim Fiis em geral são menos arriscados e mais fáceis de analizar sim.

NSLU11 está caindo agora por causa de uma ação revisional que o fundo perdeu a anos atrás e recorreu. O que aconteceu é que como ele tem um rendimento elevado, muita gente comprou ele sem provavelmente procurar e se informar sobre isso. Se não me engano, tem mais uma ação na justiça revisional sobre o mesmo fundo. Sem falar que um fundo mono-mono, que a maioria dos investidores tende a evitar hoje

E mesmo com a queda que esse fundo específico teve, foi comparável com algumas ações que estão apenas com dificuldades em suas operações, como flry3 e MDIA3. Isso que nem peguei ações que eram queridinhas e foram do céu ao inferno, como cogn3 e irbr3.

Aí sou obrigado a concordar. Pra mim isso é o maior defeito dos fundos imobiliários. Tendem a não conseguir emitir quando os imóveis estão baratos e já serviram muito de desova de imóvel no passado. Por isso, tendi a sair de algumas gestoras que ao meu ver querem crescer a qualquer custo.

Já querendo ser chato, ações também tem custos escondidos como remuneração a diretores, programa de bonificação em ações, mordomia para os gerentes, etc. Pra mim se resume a ver se o cotista/acionista acha que o conjunto da obra vale a pena ou não

Mas é exatamente o que eles são… o retorno de um fundo que investe em qualquer coisa não tem como fugir muito do ativo investido menos os custos do fundo, assim como o retorno de uma ação cedo ou tarde vai ser juntar ao dia livros. Eu tenho fiis desde 2011 e vi eles despencarem junto com os imóveis no mundo real até o fim do governo Dilma, e depois retornarem, assim como os imóveis físicos. Na verdade eu acho que muita gente tem é ilusão de como são os imóveis no mundo real.

Ligs são ótimas, o único defeito pra mim é a possibilidade de recompra pelo banco emissor.

Isso aí, não faz sentido ter em carteira algum ativo que você não veja sentido. Pra mim faz, pra você não, tem gente que não devia ter nada além de RF, tenho amigos que são 100% etfs. Bola pra frente.

10 curtidas

Obrigado pelas considerações.

  1. Discordaremos da parte do ser mais fácil de analisar. Se você falar especificamente sobre a contabilidade, aí sim. Não há dúvidas que é muito mais fácil de analisar contabilida de FII. Mas analisar imóveis em diversas regiões do país, seus inquilinos, seus contratos etc etc; eu não acho mais fácil que analisar a grande maioria das empresas. Acho que é similar.

  2. Concordo inteiramente que ações são cheias de “taxinhas escondidas” e outras safadezas. Isso é absolutamente inegável. Por que eu me incomodo menos em ações do que em FIIs? Porque o prêmio de risco em ações, geralmente, é maior.

  3. A parte da valorização dos imóveis eu não tenho como contra-argumentar. É somente a minha impressão e é 100% anedótica. Amigo meu fez backtest com grandes FIIs que sobreviveram nos últimos 10 anos e o resultado (da valorização das cotas), reinvestindo proventos, deu abaixo do Tesouro (segundo ele). Vou ver se ele ainda tem.

Mas é isso aí. Meu objetivo aqui é realmente ver outros pontos de vista. Pode ser que tenha algo que eu esteja deixando passar. FIIs é um produto muito querido por diversos investidores que eu respeito, então é bastante possível que eu que não esteja observando o potencial deles.

Agradeço demais pelo tempo para me responder. Esse tipo de troca de ideias sempre acrescenta muito ao fórum.

6 curtidas

1 pra mim ainda é… cada ação de cada tipo de mercado pede uma análise muito diferente, e mesmo Empresas “fáceis” de analizar como as elétricas e bancos tem pontos próprios que tem que ser estudados. Pra mim cada setor que for inserido na carteira é um mundo próprio.

2 sim, bem maior. A menor volatilidade dos fiis vale para os dois lados. Mesmo um imóvel comprado a bom preço numa região que se valorize muito nunca vai multiplicar por 10 vezes sua receita num curto período de tempo. É outro tipo de competição.

3 na verdade, difícil achar algo que ganhou do imab no Brasil. De tudo universo de fundos de ação que ganharam, por exemplo, eram fundos que investiam exclusivamente na vale. Mesmo ações individuais, poucas ganharam e com um risco bem maior. Mas eu prefiro ter os 3 (ações, fiis e renda fixa) por acreditar que o passado pode ser diferente do futuro, e que faz sentido ativos de maior risco renderem mais no futuro.

Com certeza. Até para expressar nosso ponto de vista tem a vantagem de ajudar a revisar nossas teses de investimento. Um fórum onde todo mundo pensa igual não tem graça nenhuma

4 curtidas

Também não gosto muito de FIIs, mas, entre eles, vejo os monoimóveis como menos nocivos. É um produto para enriquecer o administrador como qualquer fundo que se investe em um banco. Os cenários que você desenhou são bem reais, quando os juros estão altos e o valor da cota baixo, que seria o melhor momento para captar, nada fazem. Quando é o contrário, as emissões são enormes, diluem o valor intrínseco da cota e muito frequentemente também diminuem o dividendo por cota. Em relação ao preço de imóveis, o comportamento difere do mercado físico e é mais parecido com um título de longo prazo. Mesmo que o valor patrimonial se mantenha, caso você decida vender em um momento ruim, não poderá esperar pela proposta certa como no mundo real. Não é diferente de investir em uma debênture com mais de 20 anos de vencimento, exceto que não se tem a garantia do principal. O lado negativo é que embora o mercado de renda fixa seja bem desenvolvido, geralmente a corretora vai pedir uma fatia pela liquidação antecipada. Pessoalmente, se fosse o caso, preferiria colocar o dinheiro em um financiamento, embora imóveis físicos dêem mais trabalho e cobrem mais impostos. Por outro lado, tenho estado satisfeito com o binômio ouro e açōes. Todos os pontos que o colega acima colocou porém são perfeitamente válidos.

4 curtidas

Pode ser um cherrypicking, não conferi os dados, mas achei interessante… Como é difícil bater o imab no Brasil

6 curtidas

A duration da carteira do IMA-B é muito maior que a do IMA-S, então entendo que em termos de retorno puro a Selic nunca vai bater o IMA-B em condições normais. O ideal seria olhar algum ajuste de risco-retorno, porque em termos de volatilidade é isso aqui:

2 curtidas

É mais ou menos isso mesmo…

Pena que sai mais tarde…

No momento tenho só uma posição bem pequena comprada em Xpsf11…

Caindo posso até comprar mais do Xpsf11 ou outros fundos, mas vc tem que está ciente que existe um motivo para os FII serem mais “baratos” que imóveis, um deles, é o risco de novas emissões, nas quais tem esse custo, que é muito alto…

2 curtidas