Oi @mb1
Tive que assumir um compromisso que esta tomando quase todo o meu tempo, e praticamente não tenho acompanhado nada do mercado. Parece brincadeira, toda esta movimentação e eu do lado de fora. Acontece.
A questão é que a Vale foi buscar os objetivos que marquei nos últimos posts, e de uma forma bem direta. A região mais provável de retorno foi rompida e hoje por acaso tocamos exatamente na projeção de 423,6% (79,40) mas que pode ser apenas uma onda 3. Ai teríamos um problema porque em geral a onda 5 não ultrapassaria este ponto.
A bastante tempo, eu mantenho o gráfico da Vale em dólares, e ai temos uma situação bastante interessante, porque dá uma visão melhor do que pode estar acontecendo e do que podemos esperar.
Pela sexta vez desde de 2008, estamos testando o topo da Vale em dólares, mas pelo fechamento.
A questão é que neste gráfico vemos que temos espaço para os 423,6%. Com relação a onda 3, sabemos que o objetivo dela é buscar o centro do canal dobrado (canal em verde) e é o que esta ocorrendo neste momento. Isto de certa forma abre espaço para a finalização do movimento da onda 3.
Então pelo gráfico em dólares temos duas situações – Na primeira podemos estar terminando a onda 3, teremos então a correção da onda 4 na região de 12,20 e depois buscamos o objetivo da onda 5 na região de 16,00.
A segunda é que a alta continue até tocar em 16,22 ainda dentro da onda 3, depois faça a 4 e a onda 5 termine novamente no topo da onda 3.
Em ambos os casos teríamos o limite desta alta da Vale na região de 16,00. Não sei se deveríamos considerar o fator inflação que entre 2008 e 2026 foi cerca de 50,0% (inflação americana). Nos outros testes desta região parece que não foi considerada.