Valuation

Quando diz valor intrínseco, está se referindo ao que exatamente? Qual método usou para calcular este valor?

Para calcular o valor intrínseco, eu utilizo a fórmula de Graham.
O valor cotado da ação está acima do valor intrínseco, ou seja, o valor que considerado justo.
Com isso, não há margem de segurança. Numa época de crise, a perda será muito alta.

1 curtida

Todos os métodos de cálculo de preço alvo, ou valor intrínseco, possuem suas falhas. Por isso mesmo é recomendado usar ao menos dois métodos distintos. O metodo de Graham tem grande ligação com os dividendos, então sempre que uma empresa tiver ou um payout baixo, ela provavelmente terá um valor pequeno no seu método. Caso queira usar este método, entenda suas limitações, e use por exemplo o FCD em conjunto, p/ poder avaliar empresas de crescimento, e cruzar depois os resultados.

2 curtidas

Pelo meu calculo, no método Graham o preço alvo de GRND3 seria de 11,72.
Considerando payout de 57,4%, G de 11,47, e Tx de 8,50

2 curtidas

Mostrarei meu raciocínio:

O cálculo que conheço é raiz quadrada de 22,5 x LPA x VPA.

Na plataforma Pense Rico, nos indicadores qualitativos, eu verifiquei que a cotação da GRND# está R$ 8, 43, LPA: 0,72 e VPA: 3,58.

Portanto, colocando os valores na fórmula que mencionei, ficaria raiz quadrada de 22,5 x 0,72 x 3,58 = 7,62 (Valor Intrínseco (VI))

A fórmula de Margem de Segurança: (VI-cotação)/ vI x 100. Portanto, a margem de segurança é de - 112%.

Poderia compartilhar seu raciocínio de como chegou no preço-alvo de 11,72 e onde encontrou o payout, G (?) e a Tx de 8,50?

Grato!

2 curtidas

Bom Dia @Cadu!! estava lendo alguns Comentários/dicas… hoje minha carteira é composta praticamente por FII, e estou começando a analisar Ações (hoje tenho ITSA4, tenho CIEL6 (preço baixo) e estou analisando GRND3) acredito que está em um bom ponto de entrada, porém vejo com desconto, mais utilizando a Equação de Grahan (apenas para um norte a mais), ela está exatamente no preço.

Gostaria de saber qual é sua opinião sobre o preço justo dela, e qual método (mesmo que seja um particular seu) você utiliza na sua analise do preço justo (para poder comprar com uma margem de segurança)

1 curtida

Eu gosto de utilizar o método do PSBe, que me dá uma boa base em valor, e o método do FCD, que foca mais em crescimento. No caso de usar o método do Graham pode utilizar em conjunto com o FCD. Veja um exemplo de como usar o FCD aqui.

Empresa GRND3
Cotação atual 7,71
Preço alvo pelo PSBe esta em 14,24 com potencial de crescimento de 85%.
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 8% ano, p/ os próximos 5 anos, com 9% de taxa de desconto, chego a um valor de 14,67.
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo FCD um crescimento anual de 0% p/ os próximos 5 anos.

Utilizando o método do Graham, e existem outras formas de se fazer - aqui e no post anterior, mas o que utilizo está dando um preço alvo em 10,78.

grnd

12 curtidas

Cadu, confesso que ainda estou engatilhando nessa análise de PSBe e Fluxo de caixa, vi até que você já colocou aqui alguns sites de referência onde podemos simular tais valores, mas ainda tenho certa dificuldade em estabelecer alguns parâmetros, por exemplo taxa de crescimento de x% e taxa de desconto de y%…Você já tem essas fórmulas em alguma planilha de excel onde podemos alimentar com os valores e obtermos os preços a valor presente? Desde já te agradeço!

4 curtidas

Não tenho, mas em breve a nova versão da plataforma já vai contar com estes dados e parâmetros.

2 curtidas

Valeu Cadu, muito obrigado!

1 curtida

@Cadu, entendi os cálculos fornecidos no fórum porém fiquei com uma dúvida… como cálculo o VMCM??

1 curtida

É uma conta complexa. Aqui neste topico tivemos debates explicando melhor o assunto: http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?t=10754

Pode usar uma média padrão, que seria o valor de 7,00.

1 curtida

Cadu você tem algum video explicando o calculo do valuation: taxa de desconto, e as outras nomenclaturas, haja vista parece grego para mim.

2 curtidas

Não tenho, mas esta ideia é boa. Vou ver se faço um em breve.
A nova versão da plataforma, que sai em breve, vai facilitar muito a vida do investidor neste quesito.

10 curtidas

Bacana Cadu.

1 curtida

Ainda sobre o estudo do PSBE, ITSA, por exemplo, pelo PSBE dá um valor de R$ 6,37. Usando a constante de 7. Já a GRND3 cheguei no PSBE de R$ 6,77, diferente do seu.
Meus parâmetros no caso da GRND3 últimos 12 meses (LL = 619.042.000, PL = 3.198.230.000, 2.293.660.000, MargemL = 0,27, Cotação = 7,45 (10/08/2018), Constante=7).

1 curtida

Tem algum erro aí, provavelmente no margem líquida.

GRND3:

grnd

Vou verificar na planilha, creio que deva ser da margem líquida mesmo. Obrigado.

1 curtida

Encontrei o erro, na hora de aplicar a constante copiei o valor errado, e a planilha pegou uma célula vazia. Os valores estão corretos.

1 curtida