Valuation

Sr_fouquet, você leu a versão em inglês? O que achou?

Estou separando uma lista de livros em inglês para estudar e ele está incluso.

Vi vari os comentários de que o livro do Charles Munger é muito bom.

5 curtidas

@tygoufaynanchal, li a versão em inglês, o livro nunca foi traduzido, apesar de merecer, acho que o tamanho assusta se alguém já pensou nisso.

Não conheço o livro do Munger, parece bem interessante a leitura, vou procurar a respeito, obrigado pela dica!

4 curtidas

Boa noite Rafael,

Sobre a planilha, de onde você adquire os dados de VM e Núm Ações da Aba fund?

Da muito trabalho mesmo achar, tentei usando a função “share” no Google Finance, fazendo exportação automática da ADVFN. Mas mesmo assim tem que conferir cada um pois as vezes apresentam inconsistência (aí sono Preço ON x Qtd ON + Qtd PN x Preço PN.

1 curtida

Entendi. Obrigado.

Análise comparativa do setor de aluguel de carros.

Usei como base p/ estipular o crescimento futuro o aumento do lucro no semestre, e fui reduzindo este gradativamente nos anos seguintes.
Esta tabela é p/ termos uma ideia da margem de segurança em cada ativo. Somado a isso tem de ser feito uma projeção dos lucros futuros com base no potencial de cada empresa, algo que eu não sei estimar com uma boa precisão. Por isso mesmo estou usando o crescimento do lucro no passado recente p/ fazer esta projeção.

LCAM
lcam

MOVI
movi

RENT
rent

Agora como curiosidade, já que RENT e MOVI apresentaram crescimentos parecidos no semestre, colocando LCAM com esta mesma estimativa de crescimento das outras duas:
lcam2

A conclusão que tiro é que LCAM se mantiver este forte ritmo de crescimento, ainda tem um bom potencial. A questão é se o investidor que comprar agora ele está chegando no final da festa, ou ainda tem um bom potencial de crescimento no setor pelos próximos anos?

RENT me parece ser a empresa menos atrativa do setor, ou pelo menos a que o mercado tem precificado um crescimento mais elevado do que ela vem reportando. Mas cabe ressaltar que ela é também a empresa com maior porte do setor. Além disso é a empresa com maior ROE delas, com 14% (contra 10% das outras duas).

18 curtidas

Eu confesso que tenho vontade de ter as 3.
Hoje tenho só MOVI.

Ativos biológicos: minha versão dos fatos

Boi engorda:

  1. Aum (ou dim) de valor justo
    1.1 Este ganho é reconhecido como um número positivo ou negativo logo abaixo dos custos na DRE, simplificando, é o peso que o animal ganhou
    1.2 É somado no BP na conta de ativos biológicos

Boi abatido:

  1. O ativo biológico sofre exaustão, boi morre, a exaustão é incorporada aos custos.
    1.1 O ativo vira estoque, recebíveis e por fim caixa.
    1.2 É subtraído na BP na conta de ativos biologicos.

Dùvidas:
A variação do ativo já vai sendo lançada no resultado conforme cresce ou engorda, mas não tem efeito caixa, então entendo que não serve para o Ebitda, certo?

Minha dúvida é com exaustão, quando o boi morre, suas partes agora formam o estoque, logo sofrem uma baixa e entram no ciclo financeiro na forma de estoques, é apenas uma transformação. A exaustão deve ser considerada em algum lugar?

Porque tenho lido alguns relatorios que fazem o oposto, não deixam de excluir o ganho (dim) de valor justo e subtraem a Exaustão para o cálculo do Ebitda, inflando a conta. A Klabin parece ir de acordo com o que tentei explicar, mas só nas notas explicativas. Relatórios automatizados, vão na opção que comentei. Um pouco confuso de entender, talvez só visões diferentes, alguma luz?

Mais uma coisa, faria algum sentido algum tipo de indicador ou análise de ativos biológicos como fazemos com capital de giro ou imobilizado?

Se alguém é da área e puder ajudar, agradeço.

6 curtidas

Sr_Fouquet, pelo que entendi isso se trata de Contabilidade de Custos e Rural (devido aos ativos).

Questão 1) Está correto o seu raciocínio, pois nesse caso a engorda seria uma forma de ajuste do estoque como PEPS/UEPS (entrada de novos estoques). Pode-se entender a engorda como aumento de estoque, pois ela interfere no preço do produto. Como não tem efeito caixa, faz sentido não incorporar ao EBITIDA. Detalhe: nesse caso você pode olhar os dois lados da moeda: 1) não incluir no EBITDA para verificar o potencial real de geração de caixa da empresa; 2) Incluir no EBITDA e comparar com anos anteriores para verificar se houve aumento da engorda ou se manteve o mesmo nível (para ativos biológicos isso indica a qualidade do tratamento, pois animais bem cuidados manterão o padrão ou vão melhorando com o tempo). Detalhe: quando se trata de ativos biológicos pode ocorrer muita manipulação e malandragem por fazendas e empresas pequenas etc - por exemplo, colocar água no leite para aumentar a produção; colocar o gado para comer muito sal, pois assim eles ficarão com sede e tomarão muita água, logo aumentado o peso (isso é comum entre os fazendeiros).

Questão 2: Geralmente depreciação, amortização e exaustão são as mesmas coisas e mesmos procedimentos, porém o que muda é o objeto de incidência deles. Então, a depreciação, amortização e exaustão do ativo se iniciam quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração. Por exemplo, no caso de gado vai depender muito de como ele é utilizado - gado reprodutor e animais de trabalho eles ingressam no ativo imobilizado da empresa e estão sujeitos a depreciação como um maquinário qualquer. O link abaixo descreve um caso de depreciação/exaustão de vacas leiteiras.

http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/2contabil0606.htm

http://www.normaslegais.com.br/legislacao/anexo1-in-srf-162-1998.htm

Questão 3) Acredito que tal procedimento possa estar relacionado a algum CPC. Inclusão do ganho (dim) pode estar relacionado a forma de atualização a valor presente de ativos que sofrem variação com reflexos no preço (como ocorre com os investimentos em valores mobiliários pelas empresas - regras do CPC em investimentos). Já a exclusão da exaustão possa estar relacionado a dois fatores: a) Processo de acumulação da exaustão como ocorre com a depreciação. Você vai acumulando no decorrer do ano e somente no final do exercício que faz a dedução da conta acumulada (Demonstração de Resultado de Exercício Anual) - isso varia de empresa para empresa, produto para produto e normas da Receita Federal. Motivo: quando se trata de produtos fabricados/produzidos você precisa manter todo o custeamento do processo de produção para chegar no preço justo e somente depois faz os ajustes; b) Geralmente, depreciação, amortização e exaustão estão relacionados a produtos que a empresa consome e não os que vendem, por exemplo, uma montadora de veículos irá aplicar a depreciação sobre o seu maquinário e não sobre os veículos que irá produzir e vender (eles vão para o estoque de vendas e a depreciação será iniciada no momento que o veículo é vendido e sai da concessionária - começo do uso). A montadora somente fará depreciação de algum veículo se excluir ele do estoque de vendas e incluir na sua frota de uso pela empresa. Esse item B explica a questão 2 e a 3 (são produtos para venda). Veja o exemplo acima do gado reprodutor.

Questão 4) Não existe nenhum problema em criar indicadores para ativos biológicos é até aconselhável, porém o que você deve ter em mente é entender o indicador que foi criado e sua influência nos resultados da empresa. Dependendo da empresa e operações se faz necessário criar outros indicadores para analisar a solidez do negócio.

Por exemplo, em fazendas existe o indicador Matrizes Perecíveis que são vacas que produzem bezerros ou leiteiras e morreram, Bezerros 0 a 12 Meses em que são registrados os nascimentos de bezerros dentro do ano, Superveniência Ativa são situações que ocorrem em uma fazenda e geram aumento do patrimônio (nascimento de bezerros, poldros, geração de ovos etc).

Abaixo leitura complementar.

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://assets.kpmg.com/content/dam/kpmg/br/pdf/2018/02/br-agro-ativo-biologico-e-produto-agricola.pdf&ved=2ahUKEwjhhdfC4InkAhURHbkGHRV8CWgQFjAAegQIAhAB&usg=AOvVaw1eReZN0RRFWnnwBwsME0wP

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php%3Fid%3D600051&ved=2ahUKEwjWp7C1-YnkAhXcHrkGHaQcDfwQFjABegQIAhAB&usg=AOvVaw3cjzzWPgC2o6anM-ciqC3x

6 curtidas

Obrigado pela ajuda, @tygoufaynanchal. Li todos os textos e acho que finalmente entendi, agora falar que estou 100% seguro com o assunto, estaria mentindo. O caso que estou interessado é o da Klabin. Vou citar como exemplo para ficar mais fácil de pontuar.

(i) Serão mantidas a custo histórico as florestas de eucalipto até o terceiro ano de plantio e florestas de pinus até o quinto ano de plantio, em decorrência do entendimento da Administração de que durante esse período, o custo histórico dos ativos biológicos se aproxima de seu valor justo, além de ser possível de realizar os inventários para avaliação de crescimento e expectativa de produção da floresta somente após este período;

(ii) As florestas, após o terceiro e quinto ano de plantio, de eucalipto e pinus respectivamente, são valorizadas por seu valor justo, o qual reflete o preço de venda do ativo menos os custos necessários para colocação do produto em condições de venda ou consumo;

Pelo que pude entender, os ativos biológicos serão constituídos desde o início, mas em subcontas (até que se reconheça a capacidade de monetização do mesmo, primeiro avaliados pelo custo efetivo de produção, e após alguns anos, pelo ajuste a valor presente de seu valor de mercado. Para referência, esta foi a movimentação da conta em 2018:

31 dezembro, 2017 4.147.779
Plantio 338.786
Incorporação de ativos 123.000
Exaustão
(Custo Histórico) -179.479
(Ajuste ao Valor Justo) -475.822
Variações no Valor Justo
(Preço) 239.346
(Crescimento) 389.021
31 dezembro, 2018 4.582.631

Vamos ver se entendi:

As reservas de madeira somam ao todo 4.582.631, como se fosse uma mina sendo explorada e exaurida. O preço das madeiras oscilaram 239.346 para cima, além de crescerem em volume 389.021. Isto é o ganho a valor justo. Em contrapartida, houve a exaustão das reservas extraídas, sendo 475.822 lançados contra o valor justo e 179.479 a custo histórico (contrapartida do plantio?). Poderia então dizer que dos 655.301 que foram colhidos, 73% dizem respeito ao crescimento das árvores e 27% ao seu custo de plantio.

Há também a DRE no segmento que achei interessante, fiz o Ebitda tradicional, excluindo a exaustão do custo e depois ainda excluindo o ajuste positivo do valor justo. Acho que este seria o resultado caixa mais fiel.

KLBN Florestal
Receita Líquida 1.735.923
Custo -2.015.212
Variações no valor justo 628.367
Despesas -89.004
EBIT 260.074
Exaustão 655.301
Depreciação e Amortização 58.322
EBITDA 973.697
EBITDA ajustado 345.330

Mais uma vez, obrigado pela ajuda, foi de grande valia!

Só mais um ponto, plantio entra na DFC como investimento, imagino que deva se dar o mesmo tratamento do capex.

9 curtidas

Eu não achei o nome correto, mas no caso de plantio depende do tipo de colheita/plantação. Pelo que sei existem dois tipos: A) Plantação que gera somente uma colheita; B) Plantação que gera várias colheitas. Nesse caso, a plantação A (como ela gera somente uma colheita, ou seja, planta e colhe no mesmo ano) ela será classificada no Ativo Circulante da empresa (Operacional). Já a plantação B (plantação em um ano e colheita em vários anos sucessivos) ela será classificada no Ativo Não Circulante (Imobilizado - pois tem a mesma finalidade/propósito que um maquinário: investimento + uso contínuo + manutenção).

Plantação A - BP (Ativo Circulante Operacional) - DFC (Fluxo de Caixa Operacional) - DRE (Custo dos Produtos Vendidos + Despesas + Receitas)

Obs: Operacional - indica que está relacionado as atividades da empresa.

Plantação B - BP (Ativo Não Circulante - Imobilizado) - DFC (Fluxo de Caixa Investimento) - DRE (Custo dos Produtos Vendidos + Despesas + Receitas)

Obs: Investimento - pois a empresa realizou um investimento.

No caso da DRE tem que fracionar e classificar os valores de acordo com custo, despesa e receitas (custo - está relacionado com a produção/produto; despesa - não está relacionado com a produção/produto; receita - é o ganho obtido com a operação).

4 curtidas

Cadu, boa tarde!
Sou novo aqui.
Parabéns pelo seu site. Realmente esta comunidade é de alto nível.
Favor me informar se a planilha de FCD avançado que você utilizou para analisar as três principais empresas de setor locação está disponível em algum site gratuitamente ou somente em site pago.
Não localizei esta planilha no site Calkoo valuation.

1 curtida

Seja bem vindo.
Tem disponível aqui:

2 curtidas

Precisava de ajuda com uma questão sobre WACC, já procurei em vários lugares, se alguém puder ajudar. Na hora de ponderar Ke e Kd, tenho duas opções, posso fazer pontualmente (acho que é o mais comum) ou posso ponderar ao longo do tempo.

Teria hoje:
Dívida Bruta: 27.200
Valor de Mercado: 19.000
DB/(DB+VM): 58,9%

Digamos que o custo do capital próprio seja 8% e o de terceiros 5%. Então eu teria:

8% * 41,1% + 5% * 58,9% = WACC = 6,23%

Mas imaginando que queira projetar um aumento da dívida nos próximos anos, teria no ano x:

Dívida Bruta: 35.000
Valor de Mercado: 19.000 (o mesmo)
DB/(DB+VM): 64,8%

8% * 35,2% + 5% * 64,8% = WACC = 6,06%

O aumento da dívida portanto diminui o WACC, mas a empresa teria a possibilidade de elevar o capital próprio no mesmo ritmo. Então tenho três opções:

  1. Deixar do jeito que está, pois o que conta é o valor de mercado no momento de aquisição.
  2. Atualizar o valor de mercado por algo como o P/VP no momento da compra, tentando projetar o VPA no futuro.
  3. Não é nada disso

Agradeço desde já!

1 curtida

Eu iria na opção 2. Se vc já está estimando um valor para aumento de capital, seria mais efetivo já computar tb o destino deste no PL.

1 curtida

Engracado a Ealt3 ta nesse preco

4 aqui

é bem capaz do estado do RS querer privatizar o banco pra pagar contas, são ótimos gestores esses políticos kkk

Boa noite pessoal!

Uma dúvida, como eu sei que o PSBe não pode ser considerado para o ativo que eu estou analisando? Vejo que em diversas ocasiões voces o desconsideram e utilizam o FCD (que ainda não aprendi a utilizar).

Através da planilha disponibilizada pelo @cadu eu cheguei aos seguintes preços:

NEOE3 - Preço atual: R$24.88 - Preço alvo: R$R$44.30 (+78%)
TUPY3 - Preço atual: R$24.34 - Preço alvo: R$58.65 (+140%)
PRIO3 - Preço atual: R$33.06 - Preço alvo: R$20.58 (-37%)

Estaria correta a minha análise? (Fiz pelos dados disponibilizados no site fundamentus).

Já quanto ao FCD, onde eu obtenho/estimo as informações quanto ao LPA, perpetuidade, taxa de desconto e estimativa de crescimento por ano?

2 curtidas

Está correto sim.
O Psbe distorce um pouco o resultado quando tem a margem líquida muito baixa (<5) ou muito alta (>40).
Sobre o FCD, o Lpa tem de dividir o lucro anual pelo número de ações, e as outras premissas vc que escolhe, conforme suas perspectivas futuras.

2 curtidas