Valuation

É buy na certa. Provavelmente algum tubarão tá querendo que as sardinhas vendam.

Pelo que eu saiba o petróleo tem várias utilidades (não somente combustível). O ponto negativo que vejo na Petrobrás é a presença do governo.

1 curtida

eu sei que ele tem diversas utilidades, mas eu acho que no LP a demanda esta e ira diminuir, um bom motivo é que cada vez mais o crescimento da população tende a ser menor, as pessoas tem menos filhos hoje em dia, agora os governos estão mais tolerantes em permitir desenvolvimento de carros elétricos (já poderia ter começado antes mas os interesses maiores não permitia tanto) e recentemente muito tem se falado em foco de investimentos em empresas sustentáveis e que são mais “AMIGAS” do meio ambiente, inclusive com criação de um índice exclusivo para elas no SP500 e tbm na B3. Tudo isso acredito que no LP deve contribuir para diminuição de utilização de petróleo e diminuição de valor de empresas com atuação exclusiva no setor.

1 curtida

Permitam-me enveredar num cenário um pouco diferente. No meu primeiro post aqui no fórum eu procurei mostrar porque o carro elétrico ainda está longe de se tornar realidade para as massas.

No link que segue existe uma figura que mostra a produção mundial de óleo crú nos últimos cinquenta anos. Vejam que veio subindo. Na real existem estudos que mostram que estamos passando pelo pico da produção mundial. O petróleo é uma fonte energética importante há uns cem anos. Então deverá continuar assim por mais algumas décadas. Adicionalmente, petróleo não serve apenas como combustível.

https://www.google.com/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fwww.abc.net.au%2Fcm%2Flb%2F6516000%2Fdata%2Fworld-crude-oil-production-data.jpg&imgrefurl=https%3A%2F%2Fwww.abc.net.au%2Fnews%2F2015-06-03%2Fworld-crude-oil-production%2F6516000&tbnid=pAWM2NJIBGj__M&vet=12ahUKEwj8ttCnkuTrAhUGLbkGHVuiBFIQMygJegUIARCvAQ..i&docid=Gp2QJnxgnxNoyM&w=700&h=450&q=world%20crude%20oil%20production&ved=2ahUKEwj8ttCnkuTrAhUGLbkGHVuiBFIQMygJegUIARCvAQ

2 curtidas

No link que segue tem uma figura que mostra a produção de petróleo crú de 1980 a 2020 e a projeção de 2020 a 2050. Vejam que, pelas projeções, o petróleo, por óbvio, não vai desaparecer de repente. E a razão que ele não vai desaparecer de repente é porque ainda existe o petróleo e não existe fonte energética à altura e preço para substituí-lo.

https://www.google.com/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fwww.abc.net.au%2Fcm%2Flb%2F6516000%2Fdata%2Fworld-crude-oil-production-data.jpg&imgrefurl=https%3A%2F%2Fwww.abc.net.au%2Fnews%2F2015-06-03%2Fworld-crude-oil-production%2F6516000&tbnid=pAWM2NJIBGj__M&vet=12ahUKEwj8ttCnkuTrAhUGLbkGHVuiBFIQMygJegUIARCvAQ..i&docid=Gp2QJnxgnxNoyM&w=700&h=450&q=world%20crude%20oil%20production&ved=2ahUKEwj8ttCnkuTrAhUGLbkGHVuiBFIQMygJegUIARCvAQ#imgrc=pAWM2NJIBGj__M&imgdii=fD0ULGutSylJlM

3 curtidas

No link que segue tem uma figura que mostra que a população mundial cresceu de 1750 até 2020 e a estimativa é que continuará crescendo até 2100.
I hope that helps.

https://www.google.com/search?q=growth+of+world+population&sxsrf=ALeKk037L6l3mlS0tkyNj6WtI9kpU99kiw:1599932557981&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjAv6GeleTrAhXvHLkGHSkPBJwQ_AUoAXoECBoQAw&biw=1853&bih=981#imgrc=bd-wiWcI5ehetM

4 curtidas

Por fim, vou ser meio repetitivo, mas acho que vale a pena.
Já fiz um post longo mostrando que o cenário não é tão róseo para o carro elétrico.
O primeiro carro elétrico surgiu muitas décadas antes que o carro a combustão interna.
Em torno de 1900 o primeiro carro a bater o recorde de 100km/h foi um carro elétrico.
Desde, digamos, os anos 1930 qualquer fabricante de automóvel poderia fazer um bom carro elétrico.
Então, porque até hoje o carro elétrico não conseguiu se viabilizar como produto para as massas?
Algumas razões:

  1. Eficiência das baterias, seu peso, sua poluição e seu preço.
  2. O preço final do automóvel é muito alto e só conseguiu se viabilizar como carro ostentação.
  3. (In)disponibilidade de energia elétrica para tocar toda a frota de automóveis hoje existente.

OBS: Sobre a mensagem do sistema Considere responder várias postagem de uma só vez informo que estou tratando do assunto em três ou quatro posts para não ficar muito comprido. E eles são um tanto distintos uns dos outros. Não tenho interesse em flooding.

6 curtidas

Eu também acho que o petróleo tende a ser cada vez menos utilizado, mas acho que a comparação do texto foi bem tendenciosa. O real está bem depreciado, então é normal que a comparação em dólar mostre essa discrepância no valor de mercado, já o S&P 500 está bem perto da máxima, apesar da queda recente.

Essa comparação com a Tesla mostra apenas a expectativa do mercado. Pode ser que no futuro esse valor de mercado da Tesla se concretize como market-share, mas no momento é só promessa. Fora que ainda não existe alternativa para combustível de navios, aviões e diversas outras utilizações de petróleo. Enfim, acho que está valendo estar posicionado em petróleo.

Só uma última observação é que o autor fala que a Petrobras chegou a valer US$ 300 bilhões, eu fiz umas contas de padaria e não cheguei a esse valor, mesmo pegando a cotação máxima de R$ 37,64 e dólar a R$ 1,70 antes da captação de US$ 70 bilhões.

Conta de padaria: número de ações x cotação da ação x conversão para dólar - captação em dólar.
13.044.500.000 x 37,64 x 1,70 = US$ 288,89 bilhões - US$ 70 bilhões = US$ 218,89 bilhões.

Queria ver as contas para chegar no valor de 300 bi.

4 curtidas

@cadu e amigos, fiz uma analise do balanço posição 31.12.19 de ABEV e fiz alguns calculos utilizando o PSBe (nao fiz FCD) e a planilha que você havia postado por aqui, achei que o valor ficou bem exagerado… esses valores estão corretos?

Como era posição 31.12 refiz com cotação da epoca…

1 curtida

O número total de ações acho que está errado.
Não seria de 15.7B?

1 curtida

Correto isso mesmo, muito obrigado!!!
uma ultima duvida, com relação a constante como vc define este valor?

1 curtida

Tenho usado como padrão 7.
E apagaram o forum do infomoney, onne tinha muita informação a respeito.
Mas para entender um pouco mais de como faz o calculo da constante, achei este topico que tinha criado copiando o do infomoney: Índice Bovespa - Psbe - Preço Sugerido Pelo Balanço, Exponencial No Lucro Página 14 de 16

4 curtidas

Obrigado pelo retorno!!!

A titulo de curiosidade, para os ativos de sua carteira, suas tomadas de decisão são baseada em PSBe ou FCD?

1 curtida

Os dois. Gosto de usar diversas ferramentas distintas pra avaliar um ativo, e no final ter uma visão do panorama geral com base em AF. O objetivo além de calcular o potencial de valorização e crescimento do ativo, é tb conhecer seus riscos potenciais, e no final pesar se a relação risco x retorno está atrativa para investir.

Além disso é importante conhecer as limitações de cada ferramenta. Por exemplo, no PSBe empresas com margem liquida muito baixa (<5%) o preço alvo tende a sofrer distorção pra cima. No FCD tem de ter cautela na hora de precificar o crescimento futuro, pois é um indicador muito sensível no calculo do preço alvo (por isso é importante montar pelo menos dois cenários, um mais pessimista no crescimento, e outro mais otimista).

6 curtidas

Entendi, no FCD acho meio complicado definir o % de crescimento para os proximos anos, por isso pensei em focar apenas em PSBe para tomada de decisão.

1 curtida

Fiz leitura bem diagonal da matéria, mas a maior crítica não parece ser o fato do petróleo ter uma uma queda no consumo no futuro, mas sim a decisão governamental de usar a descoberta do pré-sal como “trampolim” para o futuro do país.
Isso não tem a ver com o uso do petróleo em si, mas sim com os péssimos governantes que temos.
O Brasil sempre foi e acredito que continuará sendo exportador de commoditties. É um pensamento atrasado, mas fazer o que… é o nosso país.
Não consigo imaginar que em algum momento da história o Brasil terá uma empresa no estilo Gooogle, Amazon, Tesla, Facebook ou Microsoft. É forçar muito a barra quererem dizer que a Magalu tem potencial para ser a Amazon brasileira. Nunca será. O país simplesmente não estimula esse tipo de negócio, e nunca irá estimular.
Sobre o petróleo em si, minha decisão de não investir em petrolífera se deve a existência da OPEP. Pra mim é difícil aceitar a ideia que meu investimento pode despencar porque um sheik na Arábia Saudita acordou de mal humor e resolveu jogar o preço do petróleo na lona…

2 curtidas

acompanha tbm BEEF3? teria o valuation dela tbm? desde já agradeço

1 curtida

Acompanho, mas o equity dela é podre devido às dívidas. Mas não quebra. Sugiro os CRAs.

1 curtida

Tudo que a imprensa publica tem viés.
Anyway, segue a notícia: