Valuation

Ou seja, pode usar a projeção do crescimento do lucro/ebit ou então o crescimento fundamentalista :wink: espero ter ajudado mais do que atrapalhado kkkkkk

1 curtida

Cadu, essa questão de preço alvo que os modelos indicam, existe uma perspectiva de prazo para atingir o valor? Tipo 3,5 ou 10 anos? O valuation deve ser refeito a cada ponto para se considerar uma entrada ou isso pode ser colocado em uma curva de valor vs. tempo?

1 curtida

Não existe um tempo específico, só uma ideia central de que no LP o mercado tende a corrigir estas assimetrias de valor.
O valuation deve ser refeito após cada balanço divulgado.

Desculpe me colocar na conversa, mas acredito que também deve ser refeito quando ocorrer mudanças na taxa de juros.

@cadu ainda continuo perdida, para avaliar uma ação, o que é mais importante? O que pesa mais, li um monte de e-books, mas não consigo entender, cada dia que passa, fico mais perdida… o que é mais importante?

3 curtidas

Pra mim é a perspectiva da empresa em gerar lucros crescentes. Comparar isso com o preço.
E sempre ficar atento às governança. Isso é o resumo do resumo.

4 curtidas

Não Existe um único fator principal Você tem um conjunto de fatores que devem ser analisados juntos. é o mesmo que perguntar por que que o Palmeiras foi campeão brasileiro ano passado?

A resposta é um conjunto de fatores. Time foi bem gerido tinha bom jogadores e um bom técnico uma boa qtdade de gol fora de casa, enfim por aí vai. O mesmo vale para ações . O foco principal deve ser procurar empresas que tenha um bom histórico de rentabilidade, histórico de distribuição de dividendos, que estejam em um setor atrativo, potencial de crescimento, e que tenha um bom histórico de governança.

8 curtidas

Obrigada, vou continuar acompanhando vocês! Lembrando que você tornou a complicar, ações já é um quebra cabeça, futebol então… mas valeu mesmo!!!

3 curtidas

O Cadu disse em outras palavras que você deve ter uma visão holística. Deve ter conhecimento fundamentalista e técnico de forma ampla, para o sucesso.
Dando exemplos de como iniciar:

  1. Em termos de análise fundamentalista (longo prazo): Supondo que você ouça sobre as ações GRND3 ela está inserida no mercado de comércio de roupas, você gosta ? Você conhece este ramo ? Como andam as receitas ? a governança corporativa ? Os lucros ? O mercado está forte e crescendo ?
  2. Em termos de análise técnica (curto prazo): Supondo que as ações da GRND3 tenha entrado num colapso do mês de maio e teve uma queda injustificada de 20% o analista técnico (grafista) vai enxergar essa “tendência” antes de todo mundo e ganhar no curto prazo. Essencialmente o grafista consegue ganhar no curto prazo.

Ambas as técnicas se complementam pois quando se percebe um preço baixo, ou barganha, se beneficia para entrar num negócio lucrativo com um preço melhor e pagando um valor melhor.
Enfim…
Abaixo alguns links de como começar.
Fundamentalistas:

A técnica aconselho a ver vídeos no youtube…

3 curtidas

Se você está cada vez se perdendo mais, é porque falta trabalho de base: contabilidade, análise de balanços, matemática financeira. Depois disso partir para conhecimento específico de investimentos.

4 curtidas

Muitos ebooks são muito superficiais. Eu acredito que esse livro pode ajudar você.

Nesse link tem vários livros em pdf. Veja se você consegue acessar. Os livros Ações Comuns, Lucros Extraordinários, O Jeito Peter Lynch de Investir e Warren Buffet Analise de Balanços são muito bons.

10 curtidas

Muito obrigada!!! Vou ler tudo, estou tentando ser esponja, absorvendo tudo!!!

1 curtida

Nossa!!! Estou vendo que é difícil ficar rica!!! Mas vamos lá, tentarei aprender tudo!!! Obrigada!!!

1 curtida

Obrigada, irei procurar!!!

1 curtida

Com certeza rsrsr.
Cuidar bem do dinheiro não é fácil.
A vantagem que quando você estuda sobre investimentos você não vai nesses golpes de ficar rico da noite para o dia ou retornos de 5, 7 e 10% ao mês.

2 curtidas

Recomendo ler: Manual do Pequeno Investidor em Ações, do Fábio Portela, só procurar no google que tem em PDF.

Foi o primeiro que li, vai desde o básico, até algumas técnicas simples de valuation e análise fundamentalista. É muito bem detalhado e fácil de entender, e o manual não é muito grande, em alguns dias você termina e vai ter bem mais confiança em começar a investir na bolsa.
A leitura desse manual que tirou muitos “medos/mitos” que ouvia e comecei a entender um pouco, recomendo!

8 curtidas

Obrigada!!!

2 curtidas

Qual taxa estimar na perpetuidade?

Vi alguns posts acima falando em crescimento 0 na perpetuidade. Nesse caso, ao meu ver, só é possível caso se esteja projetando os lucros em termos reais (já descontada a inflação). Caso esteja projetando em termos nominais, para dizer que a empresa não terá crescimento real, o valor a ser usado na perpetuidade teria que ser a inflação a ser considerada naquele período, por exemplo, 4,5% a.a. Assim a empresa estará apenas recompondo a inflação, sem crescimento real. Estou correto em minha análise?

3 curtidas

Perfeita a observação

1 curtida

O livro do Alexandre Póvoa fala que a única forma de você pode estimar uma taxa de crescimento na perpetuidade é se ocorrer alguma forma de reinvestimento e fortalecimento do negócio (injeção de lucros, marketing, fusões, tecnologia, capital de giro, pesquisa e desenvolvimento etc). Caso contrário, a taxa na perpetuidade será abaixo a média da economia.
Ele fecha com o seguinte raciocínio: se a taxa de reinvestimento é nula e o retorno sobre o ativo é constante, então, na prática, não existe fórmula mágica para se obter o crescimento da empresa na perpetuidade.