Valuation

Bom dia CADU

E no caso de itsa4 , ?

PSBe - Calculo Preço Justo Periodo 12m Ativo: Data:
Dados ITSA4 31/12
Patrimonio Liquido 55.143.000.000
Receita Liquida 5.375.000.000 Legenda:
RNO Preencher
Lucro Liquido 9.436.000.000
Margem Liquida 175,55%
Valor atual da constante 7,00
Valor mercado R$97.143.585.000
Valor pelo PSBe R$60.527.360.576
PSBe - Preço Alvo 7,20
Numero Total de ações 8.410.700.000
Tag Along 80% 5,76
Tag Along 40% 2,88
Cotação atual 11,55
Potencial de valorização % -37,69
Potencial Valor 80% -50,15
Potencial Valor 40% -75,08
1 curtida

Este é um caso excepcional. Veja a margem liquida dela, de 175%. É distorcido, por conta do seu balanço. Que por sua vez tem esta particularidade pelo seu negócio. Ou srja, a receita líquida gerada é inferior ao lucro líquido. Para fazer o Psbe nestes casos vc tem de utilizar outro valor para cálculo da receita líquida, e não o informado no balanço. Eu fiz este ajuste da seguinte forma. Peguei a margem liquida de Itub, e aí apliquei no lucro liquido o mesmo valor desta margem em Itsa, calculando com isso o valor da receita liquida ajustado, para usar no cálculo.

2 curtidas

Pode ajudar com a interpretação? O que seria o número 5,89? Margem é sobre preço atual e o calculado pelo psbe?

Pessoal, vocês tem alguma explicação para as elétricas estarem aparentemente muito mais descontadas do que empresas de outros setores? Ou elas realmente estão e devemos encher o carrinho? A expectativa do mercado é que os lucros delas vão cair consideravelmente nos próximos anos ou simplesmente ainda não as precificou corretamente?

1 curtida

Realmente olhando o ranking geral que montei, das 5 primeiras colocações, 4 são elétricas.
Acredito que isso ainda seja o efeito Dilma no setor. A ex-presidente e futura presidiária conseguiu na base da marra causar uma destruição no setor, com regulações sem sentido, e remendas atrás de remendas tentando consertar o estrago. Na minha visão vejo que o pior já passou, tanto que novos investimentos de peso para o setor já estão sendo anunciados.

Agora outro pto de vista. Vendo o ranking que montei das elétricas, a maioria apresentou um crescimento do lucro forte em 2018. O que gerou uma boa melhora na atratividade nos indicadores de AF. Fato que comprova isso é quando olhamos a rentabilidade delas no LP. Pegando estas 4 empresa que estão no topo deste ranking, só CPLE que performou abaixo do IBOV (em grandes partes por ela ser uma estatal).

5 curtidas

Mas você acredita que os resultados delas estão sendo positivamente afetados por condições/ajustes causados pelos governos e retornaram a patamares mais baixos ou acredita que irão manter a geração de receita no nível atual?
Pergunto pois de fevereiro pra cá elas não cresceram, mesmo aparentando ainda estarem bem atrativas.

1 curtida

Olha a esticada que a maioria deu em Dez/Jan. Aquilo já foi o suficiente para mudar de patamar. Crescer naquele ritmo não é sustentável. Agora veja o que espera para o futuro do país, se for para ter um crescimento do PIB na ordem de 2,5% a.a. o consumo de energia vai aumentar consideravelmente e assim como as receitas e, por consequência, as cotações.

2 curtidas

Não espero um crescimento daquele nem tão cedo.
Porém as empresas elétricas possuem hoje um P/L baixo e um DY alto se comparadas com os outros setores. Por isso ficaram tão bem no ranking, o PSBe e o FCD são afetados diretamente pelo lucro da empresa.
Não estou comparando com o crescimento passado, mas no cenário atual, meu ponto de vista é que estão descontadas.

1 curtida

Poucos meses de variação na cotação, a não ser em casos de extrema volatilidade, não tem peso nenhum na análise. O foco tem de ser no LP, e acredito sim que tem muitas empresas neste setor atrativas, e com potencial de valorização e crescimento.

1 curtida

Sim, você tem razão. Na verdade não deveria comentar o crescimento de janeiro pra cá.
Mas se espera-se que mantenham os resultados então certamente o preço atual é muito atrativo para entrada.

1 curtida

Angelo, na fórmula do PSBe existe uma constante que o @djunqueira batizou de VMCM (Valor de máxima correlação de mercado) a constante do PSBe. Para a obtenção desta, calculamos os valores das empresas pelo PSBe e procuramos a máxima correlação entre valor de mercado e o estimado pelo PSBe.
A margem a que me refiro na planilha é a utilizada na PSBe (relação entre lucro líquido/Receita).
Não pretendi criar uma lista de valores “justos”, pois o ideal é conferir com mais detalhe cada case. Minha intenção foi mais explicar como encontrar o valor da constante proposta pelo Junqueira.

1 curtida

Para ficar completo, seria legal ver o setor Industrial junto, seria bem bacana.
Obrigado pelo otimo trabalho.

1 curtida

Eu fiz uma análise sobre isso há pouco mais de um ano atrás: WIZS3 - Wiz Soluções e Corretagem de Seguros - #2 por cadu

1 curtida

Esta bem difícil calcular o preço alvo, mas vou tentar partindo de algumas premissas p/ WIZS3:

  • Lucro crescendo 10% até 2021
  • Daqui a 3 anos o lucro caindo -80%
    Com isso chegaria a um preço alvo em 9,15. O que não dá muito margem p/ segurança no investimento.

Porém a empresa tem a possibilidade de participar e ganhar o leilão para ser co-corretora da Caixa, ou ainda (menos provável) assinar algum novo contrato grande. De qualquer forma neste caso, certamente a margem liquida teria uma redução, mas nada perto dos -80%. Neste cenário, calculando a partir do ano 3 uma redução de -35%, teriamos um preço alvo em 13,92, o que já daria uma boa margem de segurança p/ investir.

Então a atratividade p/ se investir aqui passaria por ganhar o leilão da Caixa, ou assinar algum novo contrato. Não tenho ideia de qual a probabilidade disso acontecer.

2 curtidas

Mas nesse caso você está considerando que vai cair 80% do lucro, e não dá receita, certo? Ou seja, contando que ela continuaria dando lucros.
Acredito que se ficar sem a caixa, ela terá prejuízo.

1 curtida

Dificil cravar isso. P/ tal teria de saber com uma maior precisão o percentual dos custos de cada atividade da empresa.

Mas tem alguns itens que tem uma maior previsibilidade. É uma empresa do setor de serviços, então provável que seu maior custo seja com capital humano (funcionários). Se a empresa perder 80% da sua receita, seria fácil reduzir tb em torno de 80% os custos, cortando pessoal. Lógico que isso é uma forma simplista de olhar, mas como não tenho acompanhado a empresa, e não olhei com mais detalhes os balanços, diria que é o que tem pra hoje rs.

3 curtidas

Sim, não quis invalidar sua análise não. Só adicionei o meu achismo à discussão.
Eu pessoalmente não investiria na Wiz, muita incerteza.

2 curtidas

Dúvida: Quanto ao FCD, na parte do crescimento, o crescimento é referente a que indicador? crescimento do patrimônio líquido? da receita? do LPA?

1 curtida

Lpa

2 curtidas

Geralmente usamos o Lucro, mas preferencialmente o que mede faturamento de forma que esteja menos sujeita a escolhas contáveis (eu uso o EBIT).

Igual ao que comentei no post referenciado abaixo
``

Valuation - #43 por rafaeljsmEstimativa de crescimento

2 curtidas