VULC3 - Vulcabras

Ainda não li com calma, mas:
Receita, EBITDA e Lucro cresceram (Lucro precisa olhar com calma que tem umas pegadinhas).
Continua sem dívida, inclusive zerando a parte em moeda estrangeira.

Empresa redondinha.
Precisa ver se o mercado esperava mais ou não…

5 curtidas

Não foram nada corretos na análise. Toda empresa considera o LL e Ebitda ajustado para fazer comparações. No caso deles, o LL ajustado ficou 10% abaixo do ano passado e o Ebitda 4% abaixo. Sim, as informações estão lá no relatório, mas da forma que foram colocadas, levam ao erro de interpretação dos analistas (até mesmo dessas reportagens estilo Money Times).

5 curtidas

Acho que não respinga muito aqui porque a Vulcabras só usa a marca, não tem vínculo direto com o grupo.

A ver…

1 curtida

Boa tarde! Acabou de sair. É uma das empresas que mais gosto no setor de varejo. Acredito que tenha um bom 4 trimestre, especialmente com as vendas da Under Armour:

4 curtidas

São Paulo, 7 de janeiro de 2020 – A Vulcabras Azaleia (B3:VULC3) , uma das maiores calçadistas do Brasil e gestora de marcas, anuncia hoje aos seus acionistas, a venda da subsidiária do Sergipe.

https://apicatalog.mziq.com/filemanager/v2/d/2a4ff98c-d670-4434-962c-10e11bafd659/ff4edc23-e197-84ee-e48d-0b1418acbc45?origin=2

1 curtida

Guia invest acabou de publicar um PDF, acreditam ser a melhor smallcap para 2020… Varejo já tenho guar e vivara por hra não considero comprar mais nada mas vale acompanhar.

1 curtida

Tenho desde os 6,xx.

Setor complicado, mas a empresa está bem: sem dívida líquida, ampliando mercado de atuação com a Under Armour, soube segurar meses ruins apertando margem…

@cofre, tem o PDF aí pra compartilhar?

Gosto da empresa, e está no meu radar. Mas ainda falta a empresa resultados mais fortes para voltar a crescer. Vulc tem apresentado resultados mornos nos ultimos anos, não sei se tem muitas perspectivas de crescimento no futuro próximo.

vulc

vulc2

7 curtidas

Joguei no mega pra vcs PDF:

2 curtidas

Acabou de sair o resultado do 4 tri:

2 curtidas

Resultado estável? Resultado horrível. Amanhã vendo minhas ações, chega de tranqueira na carteira.

VULC3 - 2019

Achei o resultado fraco. O lucro liquido só não teve uma queda maior por conta de um ajuste de valor presente no ICMS no valor de 10M, sem este teria caído -7% frente o 4T 18, e -12% no anual. É uma boa empresa, que tem um desconto razoável, mas que tem apresentado dificuldades em crescer a partir do 1T 18. Se tivesse um DY de uns 5% a 6%, até daria p/ levar. Mas com zero fica difícil montar posição. Eu só pensaria nela com um desconto superior hoje.

vulc

Empresa VULC3
Cotação atual 8,13
Preço alvo pelo PSBe esta em 13,01 com potencial de crescimento de 60%
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 6% ano, p/ os próximos 5 anos,
com 8% de taxa de desconto, chego a um valor de 13,68
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo
FCD um crescimento anual de 3% p/ os próximos 5 anos.

image

5 curtidas

Minha visão resumida:

  1. Acho que vai ser mais justo comparar 2020 com 2019, pois serão 2 anos cheios com a Under Armour.

  2. Redução de margem em 2019 pode trazer visão mais realista dos lucros, e abre possiblidade para melhora com aumento do PIB do país.

  3. Precisam azeitar a operação on-line e torná-la mais eficiente. Falaram muito pouco dela, gostaria de mais números.

  4. Baixo endividamento (dívida líquida negativa) é ponto forte.

Meu posicionamento:

Sigo comprado em 2020 porque acredito que tem mais chances de melhorar do que piorar.

Meu receio fica por conta do carrego. Custo de oportunidade pode pesar.
Ponto positivo nesse quesito é que pode ajudar a tirar volatilidade da carteira.

Detalhamento:

Vendeu mais com margem menor, situação que já vinha sendo mostrada nos outros “Ts”.

No quarto trimestre de 2019, a exemplo do que fora observado nos primeiros nove meses do ano, houve elevação do custo dos produtos produzidos em função dos aumentos praticados em algumas matérias-primas e demais custos fabris, sem que houvesse possibilidade de repasse aos preços de venda.
Mesmo diante da pressão nos custos, o maior volume de encomendas do quarto trimestre possibilitou ganho de escala com a melhor diluição dos custos fixos, levando consequentemente a redução nos custos dos produtos produzidos.

A concorrência no varejo se manteve acirrada e pressionou as vendas dos calçados Olympikus, fazendo com que o maior volume se concentrasse nas faixas com menores preços de venda.

E-commerce não é algo simples. Frete/logística continua sendo um grande problema brasileiro.

No canal de DTC (Direct to Consumer), aproveitando a estrutura já existente para o e- commerce da Under Armour, desde Outubro, a Companhia internalizou para a operação própria às plataformas de e-commerce das marcas Olympikus e Azaleia, visando não só melhores margens, mas também um estreitamento da relação direta com o consumidor.

O crescimento nominal nas despesas com vendas na comparação dos dois períodos é justificado majoritariamente em decorrência do aumento percebido nas despesas com fretes e em provisões para liquidações duvidosas de clientes.

Aumento das despesas com serviços de terceiros, principalmente em função do incremento dos custos logísticos das operações de e-commerce da Olympikus e Azaleia que passaram a ser geridos internamente a partir do mês de outubro.

Não recorrentes:

Em 2018, os lançamentos não recorrentes foram: (i) R$ 13,6 milhões de receita oriunda de ganho de compra vantajosa em investida; e (ii) R$ 2,8 milhões de despesas devido à aquisição da subsidiária da Under Armour Brasil.

Em 2019, houve o reconhecimento de: (i) R$ 4,6 milhões de receita referente ao crédito em ação judicial do PIS/COFINS sobre ICMS; (ii) R$ 12,8 milhões de receita devido recebimento de precatório em processo judicial de ICMS em SP; e (iii) R$ 8,2 milhões de despesa devido à provisão de honorários ocasionada pela reclassificação de processo tributário.
Desconsiderando estes efeitos, o resultado seria de R$ 5,1 milhões de despes

No 4T19, houve o reconhecimento de R$ 10,2 milhões de receita referente ao ajuste a valor presente de débito de ICMS do Sergipe, conforme item 8.1. do anexo do CPC 12.

Sem os “não recorrentes” o resultado teria sido pior:

imagem
imagem

Queimou um pouco de caixa, mas justificado por ainda não ter azeitado a operação da Under Armour e melhorias:

A variação de caixa no ano de 2019 foi de R$ 6,1 milhões negativa, constituída essencialmente pelo EBITDA de R$ 222,5 milhões, que foi aplicado no aumento da necessidade de capital de giro de R$ 103,2 milhões (inclui o pagamento de aquisição de controlada), redução no passivo bancário de R$ 17,0 milhões e investimentos em imobilizado e intangível de R$ 119,4 milhões.

A principal variação no capital de giro em 2019 se deve ao aumento dos estoques em virtude das operações de varejo advindas da Under Armour, composta por 7 lojas e e-commerce próprio, e também, ao inicio das operações de e-commerce da Olympikus e Azaleia sobre gestão da Companhia.

Baixo endividamento (4T19 pagava tudo) e sem exposição ao câmbio:
imagem

Relevante:

Neste trimestre, a Companhia obteve junto ao Governo do Ceará, a extensão do prazo de concessão do incentivo fiscal para a produção de calçados, onde este passa a vigorar até 2031, com a manutenção das mesmas condições atuais.

8 curtidas

Empresa que compra em dólar e vende em reais. Também que é bastante atrelada ao consumo interno. Imagino que ela passará a dar bons resultados se esse dólar virar pra queda. Até lá, acho difícil performar bem. Me parece uma ação promissora, mas ainda não em timing de compra.

1 curtida

Será que o câmbio e PIB aonde estão não justificam entrar justamente agora?

Única ressalva, como o Cadu e eu mencionamos, é se demorar pra deslanchar e o carrego castigar.

1 curtida

Negócio é que há um delay entre o cenário macro e os resultados. Estamos entrando no último mês do 1tri. Vai vir resultado com dólar nas alturas.

2 curtidas

Pois é… o maldito timing hehe.

Quando digo “agora”, significa antes de todo mundo já ter comprado esse cenário de possível melhoria, mas enfim… o maldito timing. :grin:

PS.: 1T20 vai ser interessante pra muita empresa.

2 curtidas

Pessoal, acho que a Vulcabrás está em ótimo momento (pode ser uma compra interessante):

  1. Empresa já se recuperou da Pandemia e faturará no 3 tri muito perto do que faturou no mesmo tri de 2019, mas a cotação ainda não se recuperou - chegou a valer 9,34

  2. Acabou de “trocar” Mizuno por Azaleia (a primeira tem muito mais sinergia com sua operação core do que a segunda - trará muita eficiência fabril e comercial - clientes são os mesmos, ao contrário da Azaleia;

  3. Situação financeira dela é muito boa, com caixa positivo e provável volta aos dividendos em breve.

5 curtidas

Está em recomendação como smallcaps. Concordam?