Início de Investimentos

Obrigado Cadu, sempre atencioso com os iniciantes :clap::clap::clap:

2 curtidas

Complementando a informação de ABCB:

A quantidade será de 8.782 recibos de subscrição de ações preferenciais (PN), representando 0,2569% da emissão por tipo e 0,1252% do total da emissão pelo preço mínimo de R$ 12,46 por recibo. O leilão será realizado no dia 6 de março das 16hs às 16:15hs intermediada pela Itaú Corretora de Valores S.A…

6 de março? Participo do leilão pela corretora?

1 curtida

Isso, mas tem de ver com sua corretora se ela irá participar, pois não são todas que participam.

1 curtida

Mais uma dúvida :slight_smile:

Conversando com um colega de trabalho ele iniciou os investimentos em RV. Ele realizou a venda de fii em 03/08 com prejuízo de 63,12 e no dia 23/08 realizou a venda de outro fii com ganhos de 53,14.

Ele nesse caso não precisa pagar DARF, Correto? e fica com esse (-9,98) “guardado” para subtrair de futuros ganhos nos fiis…

Apenas na declaração anual de IR ele informa essas vendas com lucros e prejuízos?

Tem sentido o meu entendimento?

Grato!

1 curtida

Exatamente.

1 curtida

Obrigado!
Já estou conseguindo orientar alguém kkk.

Ele iniciou os investimentos de tanto eu favar que investia em RV.

2 curtidas

Pessoal!

Preciso de uma orientação. Descobri esse fórum recentemente e estou aprendendo aqui bastante com relação a investimentos. Minha carteira atual está da seguinte forma:
28,20% - Tesouro Selic
24,82% - Debenture Ligha3 (LIGHT SERVICOS DE ELETRICIDADE S/A)
34,56% - LCI (com data de vencimento para nov/2018)
14,89% - Poupança
Percebi que minha carteira de investimentos não está muito balanceada, pois queria começar a investir no mercado de ações.
Essa debenture comprei sem ter muito conhecimento do que se tratava, não sei se vale a pena levá-la até o vencimento out/2022. Só a comprei por ser uma debenture incentivada com rentabilidade de IPCA + 5,60%. Depois que conheci o Pense Rico que vi que a Light está com uma dívida alta.
A princípio estava com uma idéia de investir esses 14,89% na “carteira Valor” indicada aqui pelo Pense Rico, para começar a entender desse mercado. Mas fiquei em dúvida em onde realmente seria melhor iniciar, se pelo TopPicks ou Carteira Crescimento. Estou bem confuso em iniciar e gostaria de alguma opinião do que seria melhor. Começo pela Carteira Valor e em novembro (quando vence a LCI) completo com a carteira crescimento e FII.
Estou bem confuso em como proceder, meu intuito seria no longo prazo.
Vocês poderiam me dar uma orientação quanto a essas dúvidas?

2 curtidas

Seja bem vindo @anselmo
Realmente eu começaria trocando a posição na poupança por renda variável.

Neste vc tem 3 opções. Pode montar uma carteira de fundos imobiliários, que tendem a ter menos volatilidade, uma carteira de ações, que tende a ter mais volatilidade, ou uma carteira com ambos.

Sobre as carteiras a montar, vc tem alguns ptos que podem te auxiliar nisso. Tem aqui no forum o topico da CAFI, tem a carteira do indice da PenseRico, e tem o ranking da plataforma PenseRico.

Após ler estes tópicos, recomendo ler este texto, em duas partes, sobre diversificação, p/ poder montar melhor sua estratégia conforme seu perfil: Diversificação de investimentos - Parte 1 - Portal PenseRico

4 curtidas

@cadu Muito obrigado pela sua orientação.

Irei estudar esses links para entender a melhor forma de selecionar minha carteira de ações.

Referente ao investimento que fiz, sem muito conhecimento, na debenture da Light, seria muito arriscado levá-la até o investimento? Ou a melhor coisa a se fazer é tentar vender mesmo perdendo um pouco, para não correr o risco de perder tudo? Fiquei meio que desesperado quando vi a dívida da Light aqui pelo Pense Rico, mesmo ela estando classificada como boa pagadora.

1 curtida

Não tem grandes riscos, a controladora da Light é a Cemig, e não creio que ela iria dar calote. Só se a situação econômica pior muito no decorrer dos próximos anos.

Entendi. Mais uma vez obrigado pelo feedback.

1 curtida

Pessoal, bom dia!

Estudando os tópicos aqui do fórum e as dicas do @cadu, pensei em investir inicialmente na seguinte carteira:

FIIB11
OUJP11
HGLG11
RNGO11
HGRE11
SAAG11

ITSA4
SAPR4
TAEE11
ABCB4
GRND3
MPLU3
ECOR3
EZTC3

A minha dúvida é com relação ao valor de investimento de cada ação. Eu devo considerar um mesmo valor para cada uma ou os FIIs e as ações tem um peso que seria mais interessante investir mais em um ou em outro? Para começar a investir em ações a longo prazo, essa carteira está boa, mesmo que começando com um capital baixo?

1 curtida

O percentual entre ações e fiis vai depender do seu perfil. Se quiser uma carteira com menos volatilidade, aumente a posição de fiis, e vice versa.

A carteira em geral está ótima. Só uma ressalva para Mplu3, cuja controladora está tentando fechar capital. Veja mais notícias no topico respectivo dela.

Outro pto, se vai começar agora com pouco capital, não tem necessidade de diversificar tanto. Leia meu texto sobre diversificação de investimentos.

2 curtidas

Obrigado novamente pelos esclarecimentos. Realmente não tinha me atentado na quantidade de ações, tinha apenas me baseado na CAFI. Diminui a quantidade e estou pensando em investir inicialmente 10k, sendo 60% em FIIs divididos igualmente e 40% em ações, sendo esse percentual de ações divididos conforme abaixo. Planejo realizar aportes mensais de 1k, mantendo a proporção de 60/40. Queria iniciar uma carteira de ações, para começar a interagir com esse mercado e ver como funcionaria o rendimento no longo prazo. Você acha que estou começando diversificando muito nas ações? Essa seria uma boa carteira para iniciar na renda variável? Meu receio é perder oportunidades, mas realmente me falta confiança na escolha delas.

FIIB11
OUJP11
HGLG11
RNGO11
HGRE11
SAAG11

ITSA4 - 24,00%
SAPR4 - 20,00%
TAEE11 - 18,00%
ABCB4 - 15,00%
GRND3 - 14,00%
EZTC3 - 9,00%

Agradeço novamente a ajuda.

2 curtidas

A carteira ficou muito boa.

1 curtida

Sou um pouco novo no mercado e tenho uma duvida: Se puxarmos um gráfico anual, podemos ver que a maioria dos ativos tiveram preços estratosféricos no período entre 2006 e 2008, alguém pode me dizer o que causou isso? Ex: PETR4 2008 em R$ 85,00

1 curtida

Queda na taxa de juros, ausência de crises externas, e entrada forte de capital estrangeiro.

1 curtida

não é o caso de PETR4, mas agrupamento de ações também pode causar este efeito.

1 curtida

Pessoal,
No caso de investimento em COE (vcto 2 anos e rendimento de até 24%) acham via´vel em comparação com outros.