ALUP11 - Alupar

Acho que são empresas com focos um pouco diferentes. ALUP tá em expansão, com baixo payout. TAEE é para quem curte dividendos e estabilidade. São 2 empresas boas, a decisão deve estar alinhada com sua vontade.

2 curtidas

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53157160/alupar-avanca-com-mil-km-em-lts-e-parques-eolicos-para-o-mercado-livre

1 curtida
4 curtidas

Estudando a correlação entre as transmissoras, em dado momento a ALUP11 esteve num movimento de alta expressiva (salvo engano em 2019), enquanto Taesa estava lateralizada e TRPL4 “subindo caindo”.

Mas de momento, Alupar está bem abaixo comparado com seus pares.

Seria uma estratégia interessante ir comprando Alupar e quando houver alguma correção expressiva de Taesa e TRPL4, vender e alocar nas mesmas?

Está comprado em Alupar @matheuspiedade, @aafm, @heitorod, @fabio_barbosa?

Tenho TAAE3 e TRPL4 e nos preços atuais não vou comprar e também não pretendo me desfazer das ações.

8 curtidas

Não tenho alup3, só neoe3. Mas pelo gráfico que você mostrou parece que está merecendo, no mínimo, um estudo mais aprofundado. Obrigado por compartilhar o gráfico, nem tinha parado pra ver essa descorelação atual.

3 curtidas

Não tenho e nunca estudei Alupar. Mas vou dar uma olhada. Vc ja viu histórico de dividendos ?

1 curtida

Não funciona bem assim, o grafico não consegue capturar o diferencial de investimentos , endividamentos e colheita de resultados… TAEE por exemplo vai colher a partir do ano que vem… ALUP vai demorar mas quando vir deve superar TAEE em resultado… eu estudaria nestas transmissoras a previsão de entregas e o quanto isto vai gerar… muitas dessas empresas de lado são oportunidades…

7 curtidas

Eu acho que TAEE e TRPL excelentes empresas e com bons números, o único “porém” é que os últimos leilões tem sido muito concorridos e isto pode afetar elas no futuro.

Já a Alupar tem muita coisa para entregar ainda nos próximos anos e também gosto do fato dela participar em geração. Contudo, alguns problemas operacionais da ALUP tem me incomodado um pouco (coisa que não acontece na TAEE), por isto ainda não aportei nela este ano. Fiz um bom aporte nela em 11/2020 nos 23 reais e parei por ai.

No setor minha preferência é pela NEOE3, depois ENBR3 e ALUP11.

Eu não foco muito nos dividendos e sim no lucro futuro, afinal os dividendos fazem parte do lucro e pra mim não importa muito se vai ser distribuído ou se vai ser reinvestido na própria empresa…

8 curtidas

o historico de dividendos dela é o seguinte:
1 - Alup é uma eletrica com baita potencial de distribuição de dividendos em 2-3 anos,
2- passado 2-3 anos , volte para o ponto 1.

7 curtidas

Não se enquadra em nosso método de 6% a.a.

Mas eu compraria ALUP não visando dividendos e sim valorização, lucrando com venda e alocando em Taesa e Isa, posteriormente.

3 curtidas

Qual seria esse método de 6% a.a.?

Tem algum tópico do forum sobre ele?

Método criado pelo Dézio Bazin e utilizado pelo Barsi há décadas, consiste em comprar empresas que ofereçam um DY de no mínimo 6% a.a.

Entendi…

Mas quais critérios utilizo pra saber a previsão de DY de uma empresa?

Valor médio do Histórico dos últimos 5 ou 10 anos?

Eu pego a média de proventos pagos por ação dos últimos 5 anos e divido por 0,06, o resultado me dá o preço-teto da ação, ou seja, o preço máximo que aceito pagar numa ação para me garantir um dividendo de 6%a.a.

Obviamente que a empresa pode ter algum problema e reduzir seu payout e assim você não consegue pegar 6% a.a, mas de modo geral tem funcionado comigo, especialmente com empresas que geram caixa e possui receitas previsíveis (caso das transmissoras de energia).

5 curtidas

Excelente… obrigado pela ajuda!

1 curtida

Ainda não invisto na empresa, mas tenho interesse em abrir posição no futuro. Poderia falar um pouco mais sobre os problemas operacionais?
Em todos os lugares que vejo só falam da RAP que está por vir, da boa governança e do fato de ser uma das maiores no setor de transmissão. As vezes até desconfio mesmo de todos só falarem bem da empresa sem mencionar nem mesmo um ponto negativo…rs
Das 3 que vc citou tenho apenas enbr.
Obrigado.

1 curtida

Também fiquei curioso em relação aos pontos negativos dela.

Ainda sobre os pontos positivos:

O Tiago Reis parece gostar bastante dela. Alguns videos recentes:

1 curtida

Em geral ela costuma ser menos eficiente que Taesa e Isa Cteep, isto baseado no histórico dos últimos anos. Além disto, nos resultados dela sempre tem algum “porém” que não ocorreu como planejado.

Dá uma olhada nos prazos para entrada em operação que você irá perceber a diferença, no IQPC da Aneel ela perdia pra todas as listadas na bolsa…

Investimento sempre tem risco, mas eu estou confortável na relação risco X retorno existente aqui!

3 curtidas

Entendi. Para trade. Pode ser que dê certo, mas prefiro não opinar.

Entretanto, se está procurando alternativas para investir no setor de energia, dentro da estratégia previdenciária, eu acho CESP6 e AESB3 melhores opções no momento.

E se for visando dividendos + crescimento = ENBR3.

1 curtida

Se quer uma dica, sugiro abrir o release de ALUP, TRPL e TAEE e ver qual a previsão de entrega de novas linhas nos próximos anos e quanto isso representa da receita atual. Já vai te dar um bom norte de qual empresa deveria desempenhar melhor nos próximos anos.

Às vezes eu me deparo com um release que a empresa deixa claro que vai entregar 30% de crescimento na receita em 1 ou 2 anos porque está entregando alguns projetos. Acaba sendo bem previsível.

Falando especificamente de ALUP, pra mim não adianta comparar preço histórico com os pares e dizer que está barata O que importa é o resultado que ela entregou nesse período. A empresa passou 8 anos parada…

Eu sou acionista da Alupar, porém eu investi sabendo que ela já tinha um crescimento esperado no curto prazo. Todo semestre eu calculo o crescimento esperado dos pares e fico com os melhores. Sei que taesa é queridinha do mercado, mas se ela nem prometer nem entregar, eu to fora…

7 curtidas