Analise Fundamentalista

Pessoal, dando uma estudada aqui na CGRA, o lucro líquido ficou 3M do lucro de 2016, porém, a receita líquida foi 10% maior, EBIT maior.

Pelo que vi, essa “baixa” lucratividade se deu por conta do resultado financeiro que foi 10M a menos do que 2016. Isso seria por conta da SELIC menor? ou tem outra coisa?

Penso que essa lucratividade menor não deva ser “levada em conta” , por essa questão financeira, especialmente se foi por conta da baixa da selic, visto que a empresa não tem dívida.

Assim sendo, essa queda no preço do papel, penso que abre uma boa entrada para quem está de fora e mesmo para aqueles que querem fazer novos aportes.

2 curtidas

Foi isso mesmo, ela tem tb um grande caixa aplicado, e como não possui dívidas, a queda da selic gera este resultado financeiro menor.

Eu ainda acho o preço dela esticado. Isso fica evidente olhando o ranking da plataforma, onde ela está com 61%, fora do top 50.

E tb não vejo muito potencial de crescimento no nicho que ela atua p/ os próximos anos.

1 curtida

Cadu, a AMAR3 é uma das poucas do setor varejista que não está se recuperando…estranho.

Nesse último ano, “forçando a barra” vc consegue ver algum avanço? O EBTIDA ou nem isso?

1 curtida

Até agora não deu nenhum sinal consistente. Embora em 2017 o resultado no que tange EBIT foi superior a 2016, a empresa ainda está reportando prejuízos, longe de mostrar uma franca recuperação.

amar

Cadu, pode falar algo da PRIO3…em números fundamentalistas é fantástica…

Mas qual é a da empresa…é um tipo OGX? rrsrsrsrs

1 curtida

rs por aí. Provavelmente após o resultado do 4T 17 ela vai sair do topo do ranking, veja aqui:

Esse tipo de Case é complicado demais.

1 curtida

Cadu, por favor, fale um pouco sobre estratégia para a hora da venda do ativo comprado. Todos nós falamos bastante da compra, temos nossas estratégias, algumas ou muitas delas parecidas. Mas e a hora da venda? Para mim, essa hora é mais difícil do que a compra, pois para a compra me parece mais fácil e simples termos os nossos “starts”.

Quais estratégias vc tem? Fundamentalista? Tecnica? União das Duas? PSBe? Fluxo de Caixa Descontado? Média Móvel? etc…

Exemplo, hoje comprei HGTX a 23,20…minha ideia é ficar com ela, a compra foi estritamente fundamentalista, apostando numa melhora da empresa, após um “bom” ano de 2017. Apostando que 2018 vai ser melhor no geral, sobretudo para a própria empresa. Claro que usei tambem um certo ponto estratégico de AT para entrar…mas a compra é totalmente fundamentalista.

Assim sendo, fora o que vc puder esplanar das suas estratégias de saídas, o que poderia me falar sobre umas opçoes de estratégias para saída da HGTX.

Abraço.

3 curtidas

Eu só vendo um de ativo na carteira se ocorrem um ou mais deste motivos:

  • o ativo chegou no meu preço alvo, com base em AF;
  • piora nos indicadores da empresa ou perspectivas ruins para a empresa / setor;
  • surgir um ativo mais atrativo para investimento;

Eventualmente o que faço tb é a venda de uma parte das ações com base em AT, por conta do ativo ter subido bastante no curto prazo e ter entrado em sobre compra. Mas a ideia aqui seria mais p/ “defender” o lucro, esperando um futuro recuo das cotações p/ comprar a parte que foi vendida.

4 curtidas

Legal…qual seria o PSBe para a HGTX?

2 curtidas

Empresa HGTX3
Cotação atual 23,03
Preço alvo pelo PSBe esta em 30,61 com potencial de crescimento de 33%.
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 8% ano, p/ os próximos 5 anos, com 10% de taxa de desconto, chego a um valor de 29,60.
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo FCD um crescimento anual de 8% p/ os próximos 5 anos.

1 curtida

Valeu

1 curtida

Em ações eu ainda vejo boas empresas a bons preços, como TAEE11, KROT3, WISZ3, ECOR3, MPLU3. Porém em FIIs eu já estou com este problema há alguns meses.

O que eu faço nestas situação é concentrar mais a carteira, mas não pode ser em ativos de alto risco.

Por exemplo, há alguns meses atrás os FIIs subiram muito, restando poucas opções boas de compra. E eu estava diminuindo posição em ativos que já tinham chego no meu preço alvo. Com isso fui concentrando a compra em dois ativos que ao meu ver estavam ainda baratos, que foram BCFF e JSRE (e comentei isso aqui no forum). Ambos chegaram a reapresentam mais de 20% do meu PL (e isso que minha carteira é bem diversificada, depois deles a maior posição representava 5% do PL). Hoje estes dois FIIs já subiram muito também, e agora voltei a ter este mesmo problema. Estou concentrando compras no CPTS11B e OUJP11.

2 curtidas

Novo nesse mundo. Estou começando a estudar AF para entrar na bolsa. Estou percebendo a importância do valor intrínseco da ação. ja vi
que há mais de uma maneira de calcular. Quais ferramentas podem ser usadas para isso?

1 curtida

Olá amigo,

  1. dê uma olhada nessa sessão: Análise Fundamentalista - Portal PenseRico

  2. E depois use a plataforma: https://plataforma.penserico.com

Já é uma boa base. Abraços

4 curtidas

Valeu!!

1 curtida

Vale a pena a leitura deste texto que escrevi sobre micos, como identificá-los, e o porque não são um bom investimento - Principais Indicadores Análise Fundamentalista - Parte 2 - Portal PenseRico

Um modo fácil de se ver isso é olhar os micos desta lista antiga abaixo. Quando montamos este critério no antigo forum do infomoney, há 8 anos atrás, chegamos a este lista de ativos classificados como mico:

AGEN11 | CTPC3 | IMBI4 | RPMG4
ARLA4 | DHBI4 | INET3 | RSUL4
ATBS3 | DOCA4 | LARK4 | SCLO4
BGPR3 | DTCY3 | LHER4 | SJOS4
BIOM4 | ECOD3 | MAPT3 | SNST3
BUET4 | ESTR4 | MILK11 | SQRM4
CAFE4 | FPXE4 | MNPR3 | STLB3
CALI3 | FTRX4 | NORD4 | STRP4
CBMA4 | GAFP4 | OSXB4 | TEFC11
CCHI4 | GAZO4 | PMET6 | TEKA4
CELM3 | GPCP3 | PQTM4 | TELB4
CMSA4 | HAGA4 | PSEG4 | TENE5
CORR4 | HETA4 | RANI3 | TROR4
CPFG4 | HOOT4 | RCSL4 | TXRX4
CTAP3 | IGBR3 | RPMG4 | UNCI3
VOES4

A imensa maioria das empresas nesta lista foram a zero, e não existem mais.
Sempre desconfiem de pessoas que justificam o investimento em uma empresa como coisas do tipo: vai subir X% porque tal corretora avisou que vai comprar tudo, e outras frases subjetivas de efeito.

Eu já participo de fóruns há mais de 10 anos, e até hoje tenho muitos colegas que ainda estão aqui na ativa, que usam AF. Conheço alguns poucos que usam AT que ainda estão na atividade. E não conheço nenhum que aplicava em micos que ainda esteja na ativa.

Resumindo, aplicar em mico é igual apostar em cavalo, vc pode até dar sorte e acertar um, mas no LP irá perder todo seu capital investido.

OBS: Lembrando que na nossa plataforma da PenseRico, nós já excluímos da nossa base de dados as empresas enquadradas como mico.

7 curtidas

Faltou a INEP e aquela de Biodiesel kkkkk

A INEP acabou com a carreira do Marcos Elias

1 curtida

INEP virou mico pouco depois disso. Mas nesta lista tinha outra favorita do Marcos Elias da Empiricus, a ECOD!

Sera que era essa a de Biodiesel…parece que tinha outra…não lembro…até cheguei a estudar…mas nunca foi pra frente…os custos eram muito altos…talvez fosse BSEV3 kkkk

Pior que o cara falava bem, era eloquente…kkkk…tinha estilo…lembra o estilo do Ciro Gomes kkkk

1 curtida