Analise Fundamentalista

Olá Cadu e demais colegas. É minha primeira postagem aqui no fórum e gostaria muito de parabenizá-los pelo trabalho. É difícil encontrar comunidades na internet que fujam do “vai bombar” e de fato queiram estudar mercado financeiro.

Bom, eu sempre fui analista técnico, opero mercado há 15 anos e domino muito a AT. Porém, nos últmos 2 anos acabei saindo do mercado em função de outros investimentos financeiros e estou voltando neste momento. Nesta volta estou com outra cabeça e quero mudar 100% meu modo de atuar no mercado, investindo a partir dos fundamentos. Neste sentido tenho algumas dúvidas de principiante que gostaria de ouvir a opinião de vocês, caso seja possível.

Estou estudando HGTX3 há 2 semanas e é uma empresa que me chama atenção para o LP. Gostaria de montar uma carteira em torno de 5 a 7 ativos para um prazo de 5 a 10 anos, e ela foi a primeira que me chamou atenção considerando os múltiplos atuais.

Minha dúvida é a seguinte: considerando APENAS a empresa, tracei que gostaria de começar a encarteirar o ativo com preços entre R$ 19,00 e R$ 20,00. Porém, uma das coisas que aprendi no mercado durante esses anos é que num mercado de alta, aqueles papeis que não sobem (e inclusive caem), quando o mercado vira para uma correção ou mesmo uma baixa mais acentuada, são esses papeis que mais apanham. Neste sentindo, olhando uma possivel correção do IBOV num momento de maior volatilidade frente as eleições, minhas crenças (usando a expressão de propósito) fazem pensar que HGTX3 pode ser um papel que apanhe bastante (já que com o mercado todo em alta não teve força para subir…não é num mercado lateral ou de baixa que ganhará musculos).

Não sei se fica claro minha dúvida. Sei que muito deste raciocínio tem relação com AT, e estou tentando mudar minha cabeça para AF, por isso gostaria da opinião de vocês especificamente sobre essa relação tendência do mercado X possível correção X ativos interessantes.

Obrigado desde já.

4 curtidas

Seja bem vindo @investlucido, e obrigado pelos elogios.
A maioria que está hoje investindo com base em AF começou usando AT, e comigo não foi diferente. Ainda utilizo AT, mas de forma que complemente a base da análise fundamentalista.

Sobre sua pergunta, tem diversas variáveis que influenciam na precificação geral da bolsa. Empresas com beta mais abaixo de 1 tendem a performar desta forma, mas note que o beta de HGTX está em 1,02, muito próximo do IBOV.

Ao meu ver, o que está impedindo HGTX de subir no curto prazo são as dúvidas do mercado com relação a sua capacidade de recuperação no crescimento. Isso pq a empresa vem patinando nos seus números, como mostra esta análise que fiz da empresa há algumas semanas atrás - veja aqui e aqui.

Com isso, p/ a cotação sofrer uma queda maior, eu vejo basicamente dois fatores. O primeiro seria a dependência da empresa na economia do mercado interno, se o mercado começar a precificar que a economia do país não vai se recuperar na velocidade que esperavam (se algum candidato de esquerda ganhar as eleições por exemplo), as empresas que possuem maior dependência deste tendem a sofrer uma queda mais forte. Outro ponto seria uma piora nos próximos balanços, enquanto a empresa não reportar uma rentabilidade mais robusta, o mercado deve continuar com o pé atrás com relação a sua recuperação de crescimento.

2 curtidas

Ou seja, pela sua experiência, você não deixaria de comprar um ativo em função de uma perspectiva mais macro (IBOV, eleições, etc)? O que vale é a análise da empresa. Seria isso?

1 curtida

Na verdade eu pesaria os dois. Porém independe do cenário macro, o fato da rentabilidade ainda não ter apresentado uma recuperação consistente é o que ainda não me fez comprar Hgtx, pelo menos não nestes patamares de preços. A questão do risco x retorno cabe a cada investidor pesar, o principal é conhecer cada um dos ptos.

No setor de varejo quais empresas te chamam mais atenção? Você sabe tudo de AF, eu estou começando agora. Quero desenvolver o racional, então, poderei comparar com HGTX3 e olhar as diferenças.

1 curtida

Neste setor, eu destacaria as seguintes empresas do pto de vista de AF, seguindo em ordem de atratividade com base no ranking da nossa plataforma:

GRND3
HGTX3
VULC3
CGRA3
CTSA3

Boa tarde pessoal!

Fiz a leitura dos artigos sobre Principais Indicadores de Análise Fundamentalista (Partes 01 e 02) e achei muito bom! Parabéns!

Agora 2 dúvidas:

  1. No artigo 01 comentou que existem muitas empresas que possuem os seus indicadores inflados, ou seja, eventos não operacionais que aumentam em muito o lucro líquido da empresa, distorcendo os indicadores e que comparando o valor do EBIT com o valor do Lucro líquido conseguimos ver essas distorções pois se tivermos uma empresa com o Lucro Líquido muito superior ao EBIT, já podemos desconfiar que os indicadores estão distorcidos.
    Onde consigo ver o EBIT? (Só achei o EV/EBIT na aba de indicadores qualitativos e acredito não ser a mesma coisa certo?)

  2. No artigo 02 fala sobre a margem líquida não ser negativa e quando cita o exemplo de uma empresa (a PMAM3 ) dá esse indicador em Percentual, porém não achei na plataforma esse indicador em forma percentual, apenas em número na área de gáficos.
    Tem em algum outro lugar?

2 curtidas

Obrigado @hiuston

1- Tem 2 maneiras. Pode checar isso nos gráficos, onde tem o gráfico da variação do EBIT, e outro gráfico com a variação do Lucro liquido. Ou então na aba Indicadores informativos, onde EBIT = Resultado Operacional.

2- É só olhar o valor do lucro liquido anual. Se for negativo, significa que a empresa apresentou prejuízo, logo a margem líquida é negativa. Mas na próxima versão da plataforma, a sair em breve, irá contem também os valores da margem líquida.

4 curtidas

Cadu, gostaria se possível uma ajuda para entender o que estou fazendo de errado. Com base nos seus comentários sobre MPLU3, comecei a fazer alguns estudos em alguns papéis para buscar entender melhor o racional. Sempre gosto de fazer os meus próprios calculos para conseguir entender de onde vem todos os números. Porém, meus números não batem com os da plataforma e por isso acredito que estou fazendo algo errado.

Pegando especificamente o dado P/L de KROT3, poderia me auxiliar?

4T17
LUCRO 12 meses: 1.882.316
Qtda ação: 1.640.650
LPA: 1.15
Preço atual: R$ 12,81 (na plataforma está R$ 14,53)
P/L Atual: 11.17 (Calculando com base no preço da plataforma daria P/L de 12.66, mas na plataforma esta 12.53)

3T17
LUCRO 12 meses: 2.362.470
Qtda ação: 1.640.650
LPA: 1.44
Preço 30/09/17: R$ 20,05
P/L 30/09/17: 13.92 (Na plataforma P/L de 12.69)

2T17
LUCRO 12 meses: 1.786.731
Qtda ação: 1.640.650
LPA: 1.09
Preço 30/06/17: R$ 14,87
P/L 30/06/17: 13,65 (Na plataforma P/L de 16.11)

Fiz esses cálculos até 4T14 e não consegui fazer bater com a plataforma nenhuma vez rsrsrs. Devo estar cometendo algum erro básico, por isso peço desculpa desde já. Se for possível me orientar lhe agradeço muito.

Abs

1 curtida

Dando uma olhada rápida, achei uma diferença no número de ações.
Segundo consta no balanço anual de KROT:

krot

Obrigado Cadu. Corrigi a quantidade, porém os números continuam divergentes. Coloquei abaixo a tabela que fiz para ver onde estou errando.

2 curtidas

Chequei aqui, e os seus cálculos estão corretos. Provavelmente esta pequena diferença entre o valor do indicador da sua conta para a plataforma esteja na cotação usada na respectiva data.
A fonte que usamos para capturar os dados da cotação esta enfrentando um problema temporário, e estamos vendo uma solução para isso. Por isso a cotação não atualiza há alguns dias.

2 curtidas

Então quer dizer que entendi o conceito e consigo reproduzi-lo. Agradeço a paciência! Espero logo poder estar contribuindo com o fórum com análises, não com dúvidas hehehe.

3 curtidas

Um modo fácil de se ver isso é olhar os micos desta lista antiga abaixo. Quando montamos este critério no antigo forum do infomoney, há 8 anos atrás, chegamos a este lista de ativos classificados como mico:

AGEN11 | CTPC3 | IMBI4 | RPMG4
ARLA4 | DHBI4 | INET3 | RSUL4
ATBS3 | DOCA4 | LARK4 | SCLO4
BGPR3 | DTCY3 | LHER4 | SJOS4
BIOM4 | ECOR3 | MAPT3 | SNST3
BUET4 | ESTR4 | MILK11 | SQRM4
CAFE4 | FPXE4 | MNPR3 | STLB3

Cadu, fiquei em dúvida com a ECOR3, porque ela seria considerada mico?

2 curtidas

Muito bom!!! Na expectativa! :clap::+1::star_struck::anguished:

1 curtida

Ops, erro de digitação, era na verdade ECOD3. Vou corrigir lá.

@Pelicano, acho que nesse P/L também tem embutido a perspectiva de crescimento da empresa.

Qual a chance do Itaú dobrar de tamanho (crescimento) nos próximos anos? Não é impossível, mas improvável. Visto que ele já é o maior banco do Brasil e o CADE já deu pistas de que vai começar a negar fusões e aquisições para os grandes bancos.

Quanto maior a perspectiva de crescimento da empresa, maior será o seu P/L. Se avaliarmos o Magazine Luiza como exemplo, o P/L referente aos balanços de 2015 era de -3 por conta dos prejuízos que a empresa vinha sofrendo. Em 2016, subiu para pouco acima de 3. Em 2017, quando os investidores perceberam que os resultados da empresa melhorariam muito, o P/L subiu para 40 pois a cotação antecipou um resultado que ainda não havia sido divulgado.

1 curtida

Exatamente. O indicador P/L na verdade serve para mostrar a expectativa de crescimento do lucro da empresa nos próximos anos pelo mercado. E este serve de parâmetro, para nós que usamos AF, analisarmos se o valor precificado está abrindo uma boa oportunidade de investimento ou não, pois vale lembrar que o mercado é ineficiente.

Vocês tem razão!!! O P/L também tem de ser analisado desta maneira!!

Mas mesmo assim, a colocação foi em relação à RENT3, por exemplo.

Essa empresa tem um P/L bem maior que o ITUB4 e não creio que esteja crescendo aceleradamente(disse, creio, não estou agora de posso dos numeros da empresa). Minha colocação é no ponto de que seria normal o P/L do ITUB não se mover com a velocidade da MGLU, da RADL, mas penso que essa é uma empresa que “merecia” um P/L na casa dos 25 ao menos. Mas esse P/L de 12 a 15, parece que é histórico para o ITUB e o BBDC.

1 curtida

Olá pessoal,

Primeiro post aqui estava revendo umas discussões antigas do domingos lá no fórum do infomoney.
Achei interessante o PSBe, conhecia só o FCD.

Pergunta como vocês calculam a constante da fórmula? E que amostra é utilizada para montar a constante, índice bovespa ou todas as ações lá?

Fiz um teste com base no post do Cadu no dia 5/02/2018 para a PSSA3 (porto seguro), aonde o PSBE iria para um preço alvo de R$ 86,47 segundo aquele post. Eu fiz o cálculo por conta tentei adaptar o valor da constante para 6,25 (não calculado), cheguei no valor que o Cadu mencionou. Preço alvo em R$ 86,47 e VE PSBe em R$ 27.956.235.079.
Se eu mexer na constante para 6,5, tenho os valores, R$ 86,94 e R$ 28.108.532.832 respectivamente. Pergunta ao Cadu esses valores estariam corretos?

Gostaria se fosse possível retomar as discussões sobre a fórmula, apesar de sabe que ela pode ser incorporada na plataforma no futuro.

1 curtida