Minha modesta opinião: qualquer mudança de tributação deveria passar por uma simplificação dos encargos, um federal, um estadual e um municipal num primeiro momento, depois evoluir em um modelo de taxação gradativa de dividendos para reduzir o impacto no mercado financeiro (ex: incremento de 5% a cada ano exercício) e na mesma proporção reduzir os impostos previamente estabelecidos.
Eu concordo com a simplificação e todos os projetos propostos até agora sugerem algum tipo de simplificação. Mas tenho dúvidas quanto ao impacto deste incremento gradual. O mercado precificaria rapidamente de qq forma. Só iria gerar mais confusão. rs
Uma reforma tributária que mataria os políticos do coração e alegria a maioria da população, toda e qualquer ação caridade desde que devidamente comprovada geraria crédito tributário, você veria bilionários e pessoas montando ongs, clínicas e outras coisas para todo lado,com o próprio dinheiro … o poder descentralizaria saindo dos políticos para população… o benfeitor teria os créditos políticos pelo proprio dinheiro doado ou gasto com as outras pessoas…
Que político quer perder poder e ver “seus créditos” com outras pessoas? Advinha porque todo modelo econômico centraliza recursos e sempre tem o discurso de resolver o problema com mais Estado? Um cenário perfeito, o político concentra poder, gasta o dinheiros dos outros e quando dá errado quem assume todo prejuízo é a sociedade.
O sistema atual é uma maneira sofisticada de manter o mesmo absolutismo de séculos atrás, porém sem fazer com que os escravinhos tributários notem.
Temos que lembrar que estamos no Brasil…
Ele chegou a comentar baixar o IR para 15% e tributar dividendos em 20%, mas fica muito parecido com essa proposta atual. Se baixassem para 20% e acabassem com a CSLL aí seria outra história.
Cadu (ficando famoso nas redes sociais) explica ai pra nos essa diferença.
TIET11
PL = 1529330000
Número ações = 1995532616
Unit de TIET11 = 4PN + 1ON = 5 ações
VPA = PL / (número de ações/5) = 3,8
Preço = 12,41
P/VPA = Preço / VPA = 3,2
O erro na PenseRico está no fato de levar em conta uma UNIT como padrão p/ um somatório de 3 ações. No caso de TIET são 5 ações. Além de TIET11, temos as UNITS que usam 5 ações na soma: ENGI11, KLBN11 e SAPR11. De diferente tb temos SANB11 com um somatório de 2 ações somente. O restante são 3 ações.
Vídeo interessante com gráficos do Bovespa separado por setor. Um dos setores que vejo uma empolgação exagerada é o de construção.
Interessante mesmo
Boto os meus dois pés atrás nas declarações deles. Essa ai é a mesma galera que quando a trisul estava a 7/8 reais dizia que estava muito cara, q era uma bolha, q ia desabar a qualquer momento e sendo negociada pelos múltiplos da Ezetec.
o Principal gráfico para saber se a bolsa esta cara ou não eles não abordaram: a comparação do IBOV com o SP 500 em dolar:
Deixa eu me retratar aqui, pois eu coloquei o grafico que aborda só o ano de 2018, o que dá a entender que ela esta bem cara, qnd na verdade deveria ter botado o grafico de vários anos. Então estou editando aqui e colocando o grafico correto.
Estou começando a estudar sobre análise fundamentalista, e tem um item simples que tá me bugando a mente.
O valor de firma é a somatória do Valor de Mercado + Dívida Líquida. Porque isso? A dívida líquida não deveria impactar negativamente o valor de uma empresa? Porque o valor aumenta?
Agradeceria se alguém pudesse me ajudar com essa dúvida.
No entendimento é que quando você compra a empresa, você assume a dívida. Por isso que se soma.
Impacta negativamente:
Valor da firma = valor de mercado + dívida líquida
Valor de mercado = valor da firma - dívida líquida
Se a dívida liquida for 0, VM = VF, se a dívida for maior que 0, VM < VF, se menor que 0, VM > VF. Não é muito diferente de comprar um carro com uma dívida no banco ou, no outro caso, uma mala de dinheiro no porta-malas. Empréstimos e financiamentos são considerados formas de capitalização, por isso estão no mesmo patamar das ações, embora tenham naturezas diferentes.
Não ter isso no vídeo me parece proposital, justamente para separar o que move fortemente o índice IBOV (PETR, VALE, BANCOS, ENERGIA) que estão realmente baratos e levam o índice a ficar barato (comparado ao SP 500), das empresas que estão caras e ficam mascaradas por terem pouca representatividade percentual no índice.
Do contrário, se fosse citado apenas que a Bolsa está barata comparada aos índices americanos (ou olhando gráfico inflacionado, ou gráfico em dólar), iria passar a impressão que todas as empresas que compõem o índice estão baratas.
Concordo, mas esse gráfico está distorcido pois está exatamente após a crise do sub prime.
Olá cadu. estou com uma dúvida, que julgo pertinente. Trata - se de saber em que unidade de valor apresenta certos indicadores da plataforma Pense Rico, por exemplo os indicadores dívida, lucro líquido, patrimônio, receita, caixa. As unidades de valor desses dados, entre outros, estão em bilhões, milhões ou milhares de reais? .
Bilhões, ou seja, abrevia 6 casas decimais.
Oi, Cadu! Grato por ter respondido tão prontamente. Sem querer ser petulante, estou dispondo de alguns dados colhidos na plataforma, para exemplos, a fim de dirimir quaisquer dúvidas ainda persistentes :
SCHULZ S/A
> Valor de mercado: 888.079.000 milhões - Valor da firma: 1.098.390.000 bilhões
> Fluxo de caixa em 2019 : 364
> Lucro Líq. " 75
> Patr. Líq. " 600
> Receita " 808
PORTO BELO - PBG S/A
> Valor de mercado: 787.690.000 milhões - Valor da firma: 1.248.680.000 bilhões
> Fluxo de caixa em 2019: 329
> Lucro Líq.: " 4
> Patr. Líq.: " 362
> Receita: " 813
PETROBRAS S/A
> Valor da firma - 725. 235.000.000
> Fluxo de caixa em 2019: 60.309
> Lucro Líq.: " 31.984
> Patr. Líq.: " 309.753
> Receita: " 229.617
Mediante os valores acima expostos, conforme consta na plataforma Pense Rico, como posso ler as referidas unidades de medidas, tendo em vista que, conforme informou por você, se trata de valores dados em bilhões.
Outra dúvida é: se o valor de mercado ou da firma está na casa dos milhões, como pode o valor do Lucro Líq. das empresas Schulz e Porto Belo serem expressos 75 bilhões e 4 bilhões, respectivamente.
Sem esquecer dos demais números ora apresentado, os quais apresentam a mesma situação.
Grato pela atenção.
É só colocar 6 zeros.
Ex: 75 = 75.000.000 = 75 milhões.
Sobre o valor de mercado e firma, os valores que vc colocou estão corretos.