Analise Fundamentalista

2 curtidas

Eu estou fazendo uma planilha para mim para simular algo parecido. Quando o ativo fica 3 meses seguidos na CAFI eu compro (ou continuo comprando). E quando ele sai no mês eu paro de comprar, até ele ser indicado novamente por mais 3 meses seguidos.

Então vários ativos se repetem durante os meses, por que eles são indicados constantemente. E alguns poucos entram e sai. Dessa forma estou testando a constancia de algumas ações da CAFI e a rentabilidade dela. E as que entram e sai não estou vendendo… estou guardando elas.

8 curtidas

O problema de esperar os 3 meses é o ativo entrar na CAFI em um momento de alta ou recuperação, quando vc entrar a margem de segurança pode estar bem menor.

6 curtidas
2 curtidas

O Guedes apresentou a reforma tributária na terça feira. Sobre dividendos alguém sabe como ficou?

A proposta dele nao inclui dividendos (isso viria em uma proxima fase). Apenas unificacao de tributos.

1 curtida

A proposta que o Guedes entregou ontem só propõe unificar dois impostos federais.
Está tramitando também uma proposta da Câmara e uma outra do Senado.
Mais adiante o Executivo Federal vai encaminhar mais uns pedaços.
Nesse link tem algumas informações:

1 curtida

Continuo sem poder postar no tópico Avisos e Compras…

Pessoal, gostaria de opniões por gentileza, estou estudando efetivar um aporte relevante em uma empresa exposta a um setor perene, com boa governança e boa pagadora de dividendos. Estou inclinado a aportar na Egie3, ou Trpl4 ou Bbse3.

Para tanto, apresento como está minha carteira atualmente:

BBDC3
ITSA4
BBAS4
LOGG3
TUPY3
SULA11
ENBR3
TAEE11
COGN3
SAPR4
FLRY3
MOVI3
MRFG3
LOGN3
MILS3
IRBR3
MEAL3
TCSA3

Não aporta valor grande, ou se aportar divide o valor pelo seu aporte mensal e parcela … Estamos no topo dos 65k e uma agenda pesada no fiscal, no congresso …e midia, stf e governo brigando… Para esse IBOV dar uma derretida é daqui pra li… e se sua carteira estiver equilibrada vai alocando aos pouquinhso em outras coisas…

Cenário Otimista: Reforma Tributária simplifica e nao aumenta carga, o teto de gastos é mantido e nenhum gasto eleitoreiro é feito. A economia volta a ser aberta sem ninguém sabotar…

Cenário Pessimista: Reforma Tributária sofre resistências e oportunistas enfim impostos e aumento de carga tributária, o teto de gastos começa a ser furado criando exceções temporárias que se tornarão permanentes… políticos estendem o auxilio até a Novembro… STF começa a determinar critérios de fechamento de cidades… partidos politizam a questão e começam a tulmultuar a volta economica…

2 curtidas

Carteira não é ruim… tem alguns ativos especulativos que distoam aí, em especial de marfig para baixo… mas acredito que seja algo pequeno e esperando assimetria em risco-retorno.
Eu teria cuidado com dívidas, e algumas dessas estão meio alavancadas… pensaria em trocar Mills por Prinner, que tem uma boa posição de caixa e melhor chance de crescimento. TCSA acho a mais complicada aí e seria bacana se posicionar com alguma boa empresa na construção civil se quiser ficar com alguma coisa no setor.

MInha sugestão é, se quiser dividendos e um pouco melhor diversificação, ir para FIIs, vai deixar a tua carteira menos volátil. Dessas que falou acima, tenho BBSE3, mas as outras duas tb são boas… provavelmente vou montar posição em trpl4. Outra que consideraria é FESA, apesar de ter um pouco de ciclicidade das commodities para dividendos.

Abç

1 curtida

Eu tenho BBSE e EGIE, muito satisfeito com ambas, excelente empresas. Você já tem 2 elétricas, e só 1 seguradora, talvez possa incluir BBSE mesmo. Mas sinceramente, se dividir nas 2 acho que ainda vai estar fazendo um bom negócio heheheh

2 curtidas

Eu sinceramente não acho que o IBOV derrete mais. Deve sofrer algumas oscilações mas acredito em IBOV acima de 115k até fim do ano, apostando na reeleição de Trump.
Reforma tributária? Isso pesa pouco. Brasil é c* do mundo… O que pesa mesmo é o cenário internacional, eleições nos EUA, guerra comercial EUA x China, recuperação da economia global pós Covid, vacinas sendo fabricadas muito antes do que esperavam.

1 curtida

Eleição americana tá imprevisível e cenário internacional pesava muito quando os gringos estavam em peso no brasil… agora a base do IBOV é de base nacional e CPFs cresceram muito…

Se o cenário interno não melhorar os gringos não voltam e se deteriorar o cenário interno os novos CPFs da bolsa tendem a ser expulsos… (Essa crise não foi nada, já estamos acima de 100k 3 meses depois, o que mata CPF é bolsa em baixa por anos… estilo 2010 a 2016 … 6 anos em queda…)

Melhor cenário para IBOV: Cenário Interno pacificado, sem aumento de carga tributária e sem aumento de gastos e descontrole fiscal. Se chegar nisto os gringos vão voltando.

O Trump pode ser eleito com 99%, os EUA podem beijar na boca da China…se furarem o teto de gastos e implementarem agenda argentinizante aqui, é bolsa a 80k fácil fácil…

2 curtidas

Faz sentido. Pode ser. De qualquer forma eu acho que o seu cenário otimista é o mais provável.

Eu acho dificil o IBOV abaixo dos 90 e acima dos 120… mas pode acontecer… prefiro não apostar mas me preparar…

Eu faço pequenas apostas. Mas a maior parte do capital mantenho em ações previdenciárias com foco em dividendos. Se me pagarem 6% ou mais de dividendos ao ano sob o preço que eu comprei, para mim não importa a cotação.

7 curtidas

Obrigado @maicon!

De Mafrig para baixo são posições pequenas mesmo como você falou!, pautadas na assimetria de risco retorno.

Quanto a Priner e Mils, acredito que ambas estão expostas a economia real e fico meio receoso de investir em empresas que fizeram IPO recentemente, eu ando estudando a Priner mas não tive muito confiança no case, depende do crescimento industrial e de construção civil, outro fato que me deixou com um pé atras foi que ela tem uma exposição pouco diversificada de clientes, onde sua receita vem de grandes players, mas confesso que não estudei tão a fundo, se o colega quiser adicionar algo ao debate seria legal.

No tocante as outras sugestões, obrigado

1 curtida

Obrigado por compartilhar. Podemos deduzir um cenário de consolidação pela frente?

1 curtida
1 curtida

https://twitter.com/aksjefokus/status/1301570168368312325?s=19

6 curtidas