Para que interessar,
Eu fiz contas básicas utilizando o histórico de dividendos nos últimos 5 anos do site meusdividendos.com de algumas ações que tenho em carteira, e outras que penso em encarteirar. E cheguei a estes preços de compra.
Obviamente, o que foi pago de dividendos nos ultimos 5 anos não garante que vai se repetir nos proximos anos. Mas para minhas ações com foco em dividendo, acho uma estimativa razoável e fácil de fazer.
SEGUE MINHAS ANOTAÇÕES PARA QUEM INTERESSAR POSSA
Preço max p garantir 6% DY
ITUB4 26,00 upside = 9% É MELHOR ITSA4
TAEE11 38,00 upside = 24% COMPRAR MAIS
SANB4 15,80 upside = 6% MANTER
BBAS3 22,50 VENDER
BBDC4 15,00 VENDER
BBSE3 43,00 upside = 65% COMPRAR MAIS
ITSA4 11,50 upside = 21% COMPRAR MAIS
BRSR6 16,00 upside = 26% ABRIR POSIÇÃO
FESA4 16,20 MANTER
UNIP6 23,40 ESPERAR
Você usou dividendos do período de 2015-2019? Pois fazendo a média desse período para o BBDC3, cheguei ao valor de ~R$1,10/ano. Assim, com a cotação atual, de R$ 18,80, o DY fica em 5,80%.
Sobre BBDC e BBAS3: será que isso está certo? O lucro desses bancos aumentou de 5 anos até hoje e, assim, imagino que não seja bom usar o valor pago de dividendos no passado para estimar o pagamento de agora…
Eu inclui ordem de compra no meusdividendos.com como se tivesse Investido 100.000 reais Em cada ação Destas em set/2015. Depois peguei os proventos totais pagos ao longo destes 5 anos e dividi por 5 anos e depois dividi pelo nr total de acoes.
Depois peguei o resultado e dividi por 6%. E cheguei a estes valores.
Sim, Claro… é como eu disse… o que ocorreu no passado não garante o que vai ocorrer no futuro.
Mas pela diferença de upside para mim (Que foco em dividendos) esta valendo muito mais itsa4 e brsr6
Olá, @heitorod!! Essa é a metodologia de cálculo do preço-justo do Décio Bazin. O pessoal do Barsi usa uma metodologia muito similar, mas eles chamam de “preço-teto de compra” e calculam este dividindo o “dividendo projetado para 2020” por 6%, e não colocando no numerador a média dos dividendos passados. Eu, pessoalmente, prefiro usar dados passados como você fez, pois o passado já está lá, o futuro ainda está por vir. Não vi nenhum erro no seu método, que é centrado na compra de dividendos futuros, eu também uso esse método.
Excelente @dudumax e @heitorod , também uso esse método, inspirado no Décio Bazin.
Média de dividendos dos últimos 5 anos x 16,67, o valor encontrado seria o preço-teto considerando DY de 6%.
Com esse método e inspirado no Barsi, estabeleci uma meta inicial de aproximadamente 1600 ações de TAEE3, que me geraria um 14º salário. Após alcançar essa meta, partirei pra outra ação e assim sucessivamente. Além disso, pretendo reinvestir todos os dividendos na mesma empresa pagadora, aumentando o número de ações ao longo do tempo sem colocar dinheiro novo.
Caraca, BBSE é uma máquina de dividendos, será que isso se sustenta? Nunca estudei a fundo a empresa, aparentemente a receita depende muito da carteira de previdência, título de capitalização e seguro de vida, e tem a questão do contrato com o BB. Quem puder fomentar mais, agradeço.
amigo itub3 é mais barato e paga os mesmo dividendos de itub4, sera que pensando no foco em dividendos a comparação com itsa4 nao seria mais relevante?
O chamado Gordon growth model que faz parte do Dividend discount model também faz uso dos dividendos.
Só que de uma forma um pouco diferente. Ele inicia com os dividendos do presente até o futuro e depois faz o desconto dos dividendos futuros para o presente, no fim acaba usando apenas o dividendo “do momento”.