Muito boa a análise
https://twitter.com/joaomviso/status/1673120587525308416?s=48&t=Icfo-aD5XsYpBbSeOYB6MQ
Muito boa a análise
https://twitter.com/joaomviso/status/1673120587525308416?s=48&t=Icfo-aD5XsYpBbSeOYB6MQ
Tem um motivo pelo qual o cara é o cara. O curso dele filosofias de investimentos é sensacional. Extremamente útil para separar o joio do trigo em investimentos aqui no BR.
Estive revisando minha carteira de longo prazo e calculei o preço-teto de algumas acoes abaixo. Segue e minhas decisões. Opiniões são bem vindas.
Preço-teto para DY 6% aa (método Barsi)
considerando total proventos ultimos 5 anos
BRSR6 17,40 - MANTER
CXSE3 9,30 (desde inicio 2,5 anos) - VENDER
RANI3 6,50 - MANTER CRESCIMENTO
ITSA4 10,60 - MANTER
SAPR4 3,60 - MANTER CRESCIMENTO
TAEE11 58,90 - COMPRAR MAIS
VIVT3 49,50 - MANTER
BBAS3 39,35 - VENDER
TRPL4 30,10 - COMPRAR MAIS
BBSE 42,20 - COMPRAR
VALE3 90,39 - COMPRAR
DY de ação pode mudar a qualquer momento. Aliás, DEVE mudar conforme os resultados. Empresa que tem resultado ruim ou está endividada e ainda assim distribui dividendo é red flag pra mim. Então eu acho DY um critério ruim pra decidir quais ações comprar. Além disso, empresas como a TAESA, que estão extremamente endividadas, vão ter dificuldade pra amortizar a dívida, adquirir novas concessões e ainda por cima distribuir dividendos.
Método de Bazin de DY 6% é apenas um filtro. Precisa tomar cuidado com esses filtros, são úteis, mas não decisivos para escolha de um ativo.
A carteira tem perfil mais defensivo, são boas empresas. Não tem nenhum mico tipo IRBR, Via etc.
Sobre as empresas:
Agradeço pelas respostas. Muito úteis.
Olá pessoal! Muito prazer, me considero iniciante com analise fundamentalista e estou com uma planilha de valuation onde estou me batendo em um ponto.
Após realizar as projeções para os próximos 5 anos para projetar o FCFF acontece que em momentos que eu aumento a projeção da receita para o último ano (data n), consequentemente há um aumento na projeção de contas a receber e eventualmente esse aumento acarreta em um crescimento da Necessidade de Capital de Giro (NCG), fazendo com que a variação da NCG aumente também, acontece que eventualmente esse aumento é tão grande que faz com que meu FCFF na data n reduza.
Como irei utilizar o FCFF na data n para o cálculo do valor terminal na perpetuidade isso faz com que em uma projeção mais otimista reduza o valor intrínseco da empresa. Isso faz sentido? Será que estou com algum erro na minha planilha? Já estou revisando isso a dias e não consigo encontrar algo errado, apenas essa confusão com o aumento da NCG e consequentemente uma redução no FCFF.
Saberiam me dar uma resposta?
O ideal seria vc postar a planilha para ver como foi feito cálculo.
Estou pensando aqui em uma hipótese, se o aumento no contas a receber foi acompanhado de um aumento no contas a pagar, afinal NCG = Ativo Cíclico - Passivo Cíclico. No caso, parte da NCG é financiada pelos fornecedores.
Sim, reduz o valor. geralmente eu não considero a NCG na perpetuidade.
A NCG impacta a perpetuidade no ritmo de crescimento da mesma. Exemplo: NCG de 10% da ROL. Crescimento da ROL 5%. NCG vai crescer 0,5% a.a. e reduzir o FCFF. NCG entra na perpetuidade, ponto pacífico. Todos os ativos e passivos de curto prazo? Eis uma questão.
pessoal, pra preficicar Transmissoras elétricas, vocês usam resultado IFRS ou Regulatório?
imagino que o mercado use o regulatório por estar mais alinhado com o fluxo de caixa…
oque vocês acham melhor?
Regulatório. Reflete melhor o FCL.
Fala pessoal, como vão? Eu sou ao mesmo tempo um curioso em monitoração de infra, em desenvolvimento, e em avaliação fundamentalista de empresa. Tipo um pato, faz um monte de coisa e não faz nada direito .
Tem alguns meses que eu comecei a juntar e correlacionar alguns dados extraídos da B3 e daqueles XML grudentos da CVM, e gerei esses gráficos aqui. Pelo que eu já observei, não é o tipo de dado que a gente encontra por aí, e eles me ajudam muito a entender o passado da empresa, e um pouco do que esperar para o próximo balanço.
Umas obs:
A página vai ficar aberta, espero que ela possa ser tão útil pra vocês quanto tem sido pra mim. Vou seguir atualizando a cada pouco. Se notarem alguma divergencia em algum dado me avisa! Compartilha caso tenham sugestão de algum outro tipo de cruzamento de dados.
Muito bom
Fantástico
Excelente, muitos dados que eu uso muito e como vc disse, não é o tipo de dado que a gente encontra por aí. Muito bom mesmo, já está nos meus favoritos.
Interessante. Obrigado por compartilhar.
Parabéns, muito bom.
Bacana o trabalho! Uma sugestão que eu acho interessante pra ter uma ideia de preço de compra seria fazer um gráfico do PL Histórico considerando a cotação de fechamento, não sei de nenhum site que tenha algo parecido.
Bastaria pegar a média do indicador preço/lucro do período exibido no gráfico e traçar uma linha no meio do gráfico e depois plotar o indicador atualizado conforme últimos resultados trimestrais e cotações de fechamento da ação (considerando o número de ações totais, que às vezes varia bastante quando a empresa faz emissões) - se o indicador estiver abaixo da média seria uma oportunidade de compra, muito acima seria venda.