Vale3 – 07/06/2020
Vou fazer um estudo baseado principalmente nas ondas, mas a medida do possível irei colocando a visão mais técnica.
Operar ou investir na Vale é uma opção para proteção em dólar, visto que este ativo sofre influencia direta desta moeda. Vou então fazer um estudo deste ativo utilizando o dólar comercial.
Vou procurar detalhar cada etapa da fase deste tipo de analise. Quero lembrar mais uma vez, que as ondas não constituem em si um sistema de trade. É possível usar as ondas para operar, fazendo alguns ajustes e unindo elementos da AT, mas este não é o objetivo deste estudo. O objetivo é ter uma visão mais completa do que esperar do ativo em movimentos mais amplos.
Visão gráfico Anual
Normalmente não começo pelo gráfico anual, mas a analise da Vale, sempre gera algumas dúvidas, então prefiro começar neste tempo gráfico e ir aos poucos validando os movimentos nos gráficos de tempo menor.
Observando o gráfico percebemos que a Vale vinha de um cenário baixista desde de 2004. Neste cenário tivemos uma ltb que durou 12 anos, tendo sido rompida somente em 2018.
Devido ao rompimento da LTB, minha hipótese para este trabalho, é que de fato fizemos uma onda 1, que durou do incio de 2016 até o final de 2018.
Quando procuramos uma onda para candidatar a ser uma onda 1, buscamos uma onda que rompa uma ltb de prazo mais longo e que ao corrigir (fazer a onda2) teste esta LTB, e sinta suporte nela.
Observem o gráfico, as ondas marcadas como ondas 1 e 2, cumpriram este requisito, ou seja a possível onda 1 rompeu a LTB, e a candidata a onda 2 corrigiu e sentiu o suporte na mesma LTB, possibilitando a continuação desta analise.
Então considerando que esta possibilidade existe, a partir deste ponto vou começar a traçar as métricas, para que possamos ter uma estimativa do que esperar dos próximos movimentos do ativo.
A primeira coisa que faço é colocar o nível de 33,33%(um terço do movimento) em uma retração de fibo e determinar qual é o alvo provável do movimento. Ou seja, coloco a marca de 33,33% no topo do que eu imagino ser a onda 1. Podemos ver que o alvo do movimento esta em SD 41,65. Se formos ver a correção padrão do movimento de baixa (61,8%) os preços tem como objetivo USD 55,59. Ou seja muita diferença.
Agora é fazer o projeto das ondas baseados nos critérios básicos de formação O número sempre acaba sendo parecido com o primeiro, então temos que a projeção deste movimento completo (5 ondas) esta em USD 40,96. Neste caso projetei 261,8% do restante do movimento baseado no movimento do que estimo ser a onda 1 e projetado a partir do que pode ser a onda 2.
Vou esquecer o a correção e trabalhar com o número da onda que esta em USD 40,96. Escolhido este numero, vou dar inicio a determinação de alguns movimentos, que pretendo ir validando dentro da estrutura do que já temos de movimentação do ativo.
Onda 1 – só tem valor real – USD 15,76
Onda 2 – temos o que seria o planejado em usd 7,59 mas na real ela foi a usd 6,52. Provavelmente vai ser possível ver que foi só um teste em tempos gráficos menores e que ela respeitou este objetivo.
Onda 3 – por enquanto só o planejado e utilizando o valor real da onda 2 o objetivo esta em usd 27,79
Onda 4 – que apresenta uma queda grande até 18,58
Onda 5 – somente planejado em 40,96
Uma coisa interessante que podemos ver nestas projeções e que o gráfico esta mostrando que a vale3 vai voltar para dentro de uma área de congestão que se inicou em 2008 durou até o inicio de 2013 e depois veio em queda livre. Muito interessante mesmo porque depois de perdido esta congestão ela dobrou para baixo e ficou muito tempo brigando em usd 12,43, inclusive já voltou a testar esta área este ano e perdeu somente em fevereiro.
A idéia agora é ir buscando elementos para a confirmação destes números, e uma visão mais rápida, pois somente para atingir o alvo da onda 3, serão em torno de 3 anos se ela continuar seguindo o padrão de tempo que usou para formar a onda 1. São 3 anos e uma alta de mais de 160% em dólar, apenas para atingir o objetivo da onda 3. O alvo principal é praticamente o valor que a Vale tinha no inicio da crise de 2008.
Visão Mensal
Ao projetarmos a onda 1 do anual no mensal o objetivo é verificar como se deu a composição da mesma, pois no caso procuramos os 5 movimentos, que compõem uma onda de impulso. Olhando a figura abaixo, podemos não só ver a formação das 5 ondas, como também podemos ver que a onda 5, se desdobrou neste tempo gráfico.
Quando olhamos a onda 2 ai temos dois pequenos problemas que ficarão para ser resolvidos no gráfico semanal. O primeiro é que ela mostra os tres movimentos (ABC), mas não apresenta a onda C com seus desdobramentos e no caso como identificamos 5 movimentos na onda A, e 3 na B, o padrão seria um zig zag o que obriga a onda C a ter 5 movimentos, pois o padrão zig zag é 535. O outro problema não chega a ser exatamente um problema é que o alvo da C deveria estar em usd 7,24, mas ela foi até usd 6,24, embora tenha fechado acima deste valor.
Interessante, são alvos muito parecidos com os que tínhamos visto com planejado no anual. Questão de centavos, e foram obtidos com outras métricas.
Voltando a Analise Técnica. Muito se fala no padrão de OCO (ombro, cabeça, ombro) e tem gente que vê este padrão para todo lado. Mas em um modelo de ondas a linha de pescoço não precisa ser tão reta, e se forma ligando o final da onda 4 ao final da onda A. Quando a “linha do pescoço” é rompida pela onda C, tomamos a altura da linha até o topo da onda B e projetamos para baixo a partir do rompimento.
Olha o que aconteceu no gráfico (destaquei em rosa). Perfeito, o alvo era em usd 6,04, e como todo mundo que opera o OCO sabe, a gente não coloca o alvo em cima da marca, pois ele é muito conhecido, então colocamos um pouco antes. O movimento se encerrou em 6,28, e foi na queda brutal que tivemos este ano.
Dois gráficos analisados em termos de ondas e com duas figuras da AT validados, no anual a LTB e agora no mensal a figura do OCO.
Se eu tivesse procurando um exemplo, com certeza estas “coincidências” não teriam aparecido.
Vamos então diminuir o tempo gráfico para o semanal e começar a ver como a onda 3 esta se comportando na sua formação, uma vez que já temos um alvo para ela, dado lá no gráfico anual, e por enquanto confirmado no gráfico mensal.
Visão Semanal
Antes de começar a projeção da 3, falta verificar se a onda C, realmente se formou em 5 movimentos. E podemos ver que sim, validando o zig zag. Não vou demonstra na figura pois esta ficando muito confuso.
Então até agora temos diversos elementos que nos permitem continuar a analise acreditando que podemos de fato estar em uma onda 3, que tem o seu alvo dado pelo anual e pelo mensal em USD 27,79.
O que esperamos encontra aqui é a onda 3 em sua formação, uma vez que ela já estava se apresentando no gráfico mensal, e embora eu não tenha comentado, ela encontrou resistência na mme52 (linha vermelha pontilhada) e na minha media de segurança que é semelhante ao hilo de 26 períodos, ou seja composta de valores mínimos deslocada de 1 período.
Ou seja temos uma indicação no mensal que algo esta ocorrendo no semanal.
Seguindo o mesmo processo agora é buscar neste tempo gráfico os possíveis alvos e tentar identificar o que esta ocorrendo no mensal.
O primeiro passo é determinar o alvo da onda 1 que esta se formando no semanal. Seguindo a padronização que venho tentando dar as minhas analises, quero na verdade determinar o alvo da onda M3.S1 (M=mensal, S=semanal). Para isso preciso calcular os 33,33%, da onda M3.
Temos então o alvo em 13,42, que se atingido rompe uma LTB de prazo mais curto, melhorando a possibilidade de termos de fato uma onda 1.
Ocorre que podemos ver que esta onda 1 ou a M3.S1, também esta se desdobrando e já apresenta a onda M3.S1.1, e por esta marcação a onda S1 irá terminar em 13,82. Bastante compatível com a marcação anterior, que foi obtida de um número baseado somente na projeção principal, e agora temos um numero já de uma onda real.
Usando a mesma métrica para calcular a S1.1 temos que o seu alvo seria em 8,79 e ela foi até 8,96, ou seja totalmente compatível. No 30’ podemos ver que foi um único candle que furou esta linha.
O que resta fazer agora é verificar as demais ondas e objetivos.
A onda S1.2 corrigiu exatamente o que se esperava, na verdade o objetivo (61,8) estava em 7,46 e ela foi até 7,40, na verdade se tivesse parado no objetivo da S1.1 teria sido exato. O final da onda foi exatamente em 7,53.
Então baseado nestes números temos a onda S1.3 projetada para USD 11,45 e o final do movimento em 13,82 como já tinha citado acima.
Com relação a onda S1.3 estamos exatamente no objetivo pois o ativo foi até 11,39, também em um único candle no 30’ e começou o recuo. O que daria a entender que a onda S1.3 teria terminado. Claro que ela pode continuar subindo, mas esta tudo muito certinho, mas Vale é Vale.
Então o que vimos no gráfico mensal onde a onda estaria com problema, é somente o final de um movimento no semanal e não deverá ser percebido a medida que os preços forem caminhando. Isso pode nos ajudar com a estimativa de tempo, que é a parte mais complicada de calcular nas ondas. Então para eliminar o que estamos vendo no mensal, (recuo nos testes das medias), teríamos que ter a correção da onda 4 (M3.S1.4) e depois o inicio do movimento 5 (M3.S1.5) de forma a romper a máxima da 3 (M3.S1.3)ainda em junho. Não é obrigatório, mas ajudaria a não complicar o gráfico que esta tão bonito, na sua formação.
Desta forma o proximo movimento seria uma correção, formada pela onda S1.4, que traria o ativo para USD 9,73, e então teríamos o quinto movimento formação desta onda (M3.S1.5) com o alvo em USD 13,82.
Só lembrando estamos trabalhando em uma onda S1 se formando no semanal, mas que pelo estudo é a onda 1 da onda 3 do mensal ou seja a M3.S1, e que esta onda esta fazendo ainda dentro do semanal a sua onda 3, mas que parece estar terminando e então teríamos a M3.S1.4. O alvo da M3, esta em USD 27,79.
Por hora não faz sentido descer para o grafico diário para estudar as ondas. Caso os números reais que forem se apresentando demonstrarem alguma inconsistencia, serei obrigado a fazer isso, por hora o que eu posso dizer é que a onda S1.1 se presentou de uma forma muito confusa no dario. A sua formação ficou mais evidente no grafico de 60’.
Com relação a ter que retornar ao graficos, cabe uma explicação. No momento estou partindo dos graficos de tempos maiores e projetando as ondas e seus objetivos. A medida que eles forem se apresentando como ondas reais e também numeros reais nos graficos de tempo menor, tenho que fazer o inverso e ir ajustando os alvos dados no tempo maior. Em casos mais graves, até a estrura prevista para as ondas podem ser revistas. Por exemplo: se a Vale corrigir abaixo de USD 6,24, este estudo não faz mais sentido.
Espero que tenha conseguido explicar o que eu espero do ativo, e o que me leva a crer neste possível movimento, mas o mercado faz o que ele bem entende. Então é ir acompanhando , e como eu já falei anteriormente este é um ativo que eu opero diretamente, mas sim por opções.
Um detalhe
Sei que é complicado operar olhando dois lados, o dolar e o preço do ativo, pois a gente opera na verdade em Reais, mas os movimentos do ativo vem fazendo mais sentido em dolar. Considerando que o dolar esta em cima de um importante suporte e pode começar a reagir, a queda da Vale esta se desenhando com uma certa intensidade. Por outro lado , passada a correção, o alvo esta muito interessante.
Abraço