Tomara q desabe e vá buscar os 96/97 kkkk quero comrpar mais barato !!!
Ainda temos amanhã, mas hoje acho que vai ficar nos 100.000. Mínima ficou 100.187,06 quuuuaaaaassseeeee.
Se o pessoal tirar o dia pra realizar amanhã e se o sp500 cair um pouquinho será muito provável perder os 100k
Ibov 13/08/2020
Boa noite a todos,
Com certeza amanhã será um dia interessante, pois estamos prestes a perder o fundo da semana passada, o que inviabilizaria a idéia de podermos já ter começado o ultimo movimento desta perna de alta. Na verdade, mesmo sem o fundo ser perdido, a impressão é que de fato não iniciamos o quinto movimento. Embora alguns indicadores indiquem mais queda, temos alguns suportes a serem testados antes, especialmente os 100.000 pts.
Se perdermos o fundo da semana passada, podemos considerar que a onda 4 não acabou, e que ela esta se apresentando uma formação triangular ou vai terminar a correção em ziz-zag. Eu já havia descartado esta possibilidade, mas ela voltou a se apresentar. Os 97.600 pts que é a projeção da onda 4.C em zig-zag, também representam o limite de queda possível para que o movimento altista ainda tenha continuidade, pois penetraríamos no território da onda 2, e esta é uma regra de Elliott que não pode ser violada, mas o que conta é o fechamento, não simplesmente o rompimento.
Depois de um longo período para romper a mma200, e agora estamos prestes a testa-la como suporte, se for perdida teremos saído da tendência de alta primaria e podemos esperar mais correção pela frente. Como eu sempre coloco aqui, a minha media principal de controle é a mme52, e o ibov teve até o final do ano passado uma relação interessante com esta média. Caso venhamos a testar a mma200, vai ser testada no mesmo ponto a mme52.
Embora os preços não tenham perdido o seu ultimo fundo, o ifr14 perdeu, o OBV perdeu e o Macd esta apontando para baixo. Tivemos mais dois sinais negativos: a mme26 foi perdida, ela vinha sendo testada juntamente com uma linha de tendência que se formou desde de março, serviu de resistência inúmeras vezes, depois de suporte, quase foi perdida ontem e hoje finalmente os preços fecharam abaixo dela. Normalmente a perda da mme26 implica em que vamos testar a mme52. Só para deixar claro, como opero principalmente com o gráfico semanal uso as medias exponenciais de 13 (trimestre) 26 (semestre) e 52 (ano), utilizo também uma media curta, mas esta varia por ativo, as vezes uso a de 3 períodos e as vezes a de 4.
Pelos estudos apresentados até agora amanhã tem tudo para ser um dia de forte correção, entretanto existe um suporte meio fora do radar. Tenho avaliado o IFR3, para que ele possa fazer parte do meu sistema de trade, mas por hora utilizo apenas como filtro de uma estratégia de pontuação de operação. Utilizo este indicador junto com o Pivot. Hoje tanto no gráfico diário, como no 60’ atingimos o suporte neste indicador ao mesmo tempo que atingimos o primeiro nível de suporte dado pelo Pivot (diário), então é de esperar alguma reação positiva nos preços nesta faixa.
É incomum os preços testarem a mma200 de forma muito agressiva, mas acontece que a mais de 15 dias os preços vem fazendo movimentos para se aproximar dela, e pode ser que este teste aconteça nos próximos dias ou até mesmo amanhã e então teríamos uma abertura negativa o teste da média e começaríamos a subir novamente. Porém temos o suporte natural de 100.000 pts, e o ifr3 sobre vendido como pontos de suporte, antes que o teste da media venha ocorrer.
Abraço
Muito pertinente o seu post, estou também estudando bastante e o resultado é muito bom, me deixa mais confortável e seguro, comecei porque estava com muitos ativos no vermelho ainda, seguindo um post do Matheus, vi que ele recuperou um ativo fazendo compras e vendas até zerar o prejuízo, fui atras, estudei e consegui fazer o mesmo.
Uso a IFR9 e calibrado em 20/80 para alguns ativos e 30/70 para outros e obv também.
Sempre boa esta troca de informações aqui e a ajuda do colega @wdgi para aprimorarmos o conhecimento. Ajuda a tomar decisões.
Quais ferramentas vocês usam para analisar ou acompanhar ? Sou leigo quanto a análise técnica.
Estude várias, eu por exemplo estou estudando IFR nas configurações acima e OBV.
Mas estou engatinhando, sigo bastante este tópico aqui também.
Tem algum lugar para iniciar esses estudos ou livro ?
Não sou a pessoa apropriada para indicar, mas eu leio muita coisa aqui, estudo assistindo alguns videos, assino uma plataforma gráfica da clear que me ajuda muito, ai sobre livro, os colegas mais experientes podem ajudar.
Ibov 14/08/2020
Boa tarde a todos,
A analise da semana passada no geral indicava que teríamos uma semana negativa. O traçado do 60’ que coloquei aqui, apresentava um cenário mais otimista, mas embora não tenha sido totalmente anulado, no momento não parece que ele vá se concretizar. Como não perdemos a mínima da semana anterior a situação ainda não se definiu.
Na quinta o mercado chegou a dar um susto, mas acabou não perdendo os 100.000 pts, então por enquanto vai se sustentando apesar de cada vez mais os indicadores que acompanho estarem se deteriorando.
Diário
A questão dos dois cenários que coloquei aqui na semana passada ainda não se alteraram, pois não perdemos a mínima da semana passada, então todas as movimentações ainda são validas, especialmente a que considera que estamos na onda 4, e estaríamos vendo a onda 4.c se formando em um triangulo, cumprindo corretamente o padrão esperado para este tipo de onda, o que não me deixa muito confortável é que já estamos operando abaixo da mma20.
Para quem se utiliza das medias básicas da AT(5,20,50,200) tivemos esta semana pela primeira vez a mma50 superando a mma200. Então excetuando a media mais curta a mma5, estamos com as medias alinhadas, ou seja, a mma20 operando acima da mma50 que por sua vez passou a operar acima da mma200, então ainda estamos com as tendências de longo e médio prazo em alta. A de curto prazo não, pois estamos operando abaixo da mma20 e esta esta descendente.
Não esta muito simples entender os indicadores, pois embora os preços não tenham perdido o fundo o obv perdeu, por outro lado, ele reagiu bem mais rápido que os preços e esta prestes a romper a ltb de curto prazo, enquanto os preços ainda estão um pouco longe. Podemos ver praticamente o mesmo movimento ocorrendo no ifr14, embora ele esteja um pouco mais atrasado.
As Bandas que estavam se estreitando começaram a abrir para baixo, ontem fechamos “fora” e seguindo o script, fechamos dentro hoje, então temos mais uma indefinição.
Até o ADX esta confuso, ele vem perdendo força, e o DI- que opera neste momento acima do DI+ indicando por este critério tendência de baixa, vem caindo, o problema é que o DI+ também, deixando tudo mais indefinido ainda.
Então no gráfico diário pela At, esta tudo indefinido. Isto de certa forma aumenta a possibilidade de estarmos de fato em uma onda 4, o que de ainda indica que o mercado pode reagir positivamente.
Semanal
Ainda falando do diário, eu havia traçado um possível OCO dado pela ondas, e ele de fato não ocorreu, mas a formação atual sugere que agora temos a mesma formação ocorrendo, porém sem obedecer as regras das ondas, e que tem como alvo os 93.300 pts. Somando esta possibilidade com a movimentação totalmente lateral do índice neste momento, e também com a “necessidade” que os preços tem que vir a testar a mma20 no semanal, vou colocar aqui um cenário um pouco diferente daquele que coloquei a semana. Na verdade eu já citei este cenário varias vezes.
A diferença dele para o que eu citei acima ao falar do gráfico diário, é que lá consideramos estar em uma onda 5 ou 4 de uma onda 5 do semanal, então seria 5.4 ou 5.5. Aqui passamos a considerar que de fato estamos na onda 4 do semanal.
Neste cenário tivemos uma extensão da onda 3 e podemos ver os seus 5 movimentos. Neste traçado o objetivo da onda 3 eram os 95.500 pts, mas naquele ponto batemos realmente em uma onda 3, mas de um nível inferior ou seja na 3.3. somente quando batemos em 105.500 pts é que de fato encerramos a onda 3, e estamos neste momento na onda 4.
Como já falei muitas e muitas vezes, só saberemos a formação correta do movimento depois que ele terminar, por enquanto são apenas possibilidades.
Observando este cenário, vemos que a movimentação do índice esta totalmente compatível com o que seria esperado neste momento, pois como estaríamos na onda 4 que tem dois objetivos: corrigir os preços e fazer uma correção no tempo. Embora a correção no preço ainda esteja tímida e de certa forma a de tempo também, podemos entender melhor o que esta por vir, além de dar ao desenho das ondas uma movimentação bastante compatível com os padrões que esperamos ver nelas.
Dentro dos padrões de correção de preço o objetivo da onda 4 esta em 90.000 pts, mas como podemos ver na figura a mma20 (linha vermelha) esta no caminho e esta ascendente, mostrando neste momento que este teste poderia ocorrer na casa dos 95.500 pts, que é um alvo de onda 4 que ocorre muito raramente.
Embora os alvos sejam bastante parecidos, este cenário muda a tese que coloquei aqui na semana passada, pois aumenta a possibilidade de que aquilo que estamos vendo no diário em termos de indicadores que estão apontando para baixo, venha de fato a se concretizar.
Por outro lado, considerando a extensão da onda 3 passamos a ter dois alvos para atingirmos o topo da onda iniciada em março. Os 112.000 pts permanecem como o alvo principal, e o novo alvo em 117.000 pts, gerado pelo fato da onda 3 ter se expandido.
O maior problema é a questão do tempo, pois ficaríamos um longo período com o índice nos níveis atuais. E mais uma coisa, em algum momento deste mês (Agosto) precisamos superar a máxima de Julho, senão este cenário fica comprometido, pois teríamos que considerar a possibilidade de que de fato, a onda de impulso se encerrou.
Voltando a AT, podemos observar na próxima figura dois retângulos, o primeiro em azul é o retângulo original e o segundo em amarelo é a sua projeção. Sempre que projetamos uma figura podemos traçar uma linha central. Esta linha central que aprece em pontilhado preto vem sendo respeitada, esta semana fechamos bem em cima dela. Temos então que o alvo da movimentação atual esta em 97.500 pts.
Na figura a linha em azul é a mme9, esta média é muito importante no gráfico semanal, e esta bem no caminho dos preços. Se por acaso ela for perdida, provavelmente teremos uma movimentação de preços bem mais agressiva, pois ela é utilizada em diversos setups, especialmente os de venda, e poderíamos retornar ao retângulo principal, tendo como alvo a linha central que é uma área de suporte muito importante e que foi testada muitas vezes tanto em 2020 como em 2019. Esta linha central esta exatamente no ponto que esperamos o encontro com a mma20, em 95.500 pts.
Ao que tudo indica teremos uma semana corretiva, mas mesmo que isto ocorra, ainda manteremos a nossa tendência principal em alta. E temos mais dois pontos a considerar, no que esta por vir a semana que vem. O primeiro é que no gráfico mensal, poderemos testar a mma20, exatamente em 100.000 pts, o que certamente vai colocar um pouco de pressão neste ponto, além de que este é um suporte natural e muito forte. O outro ponto é que temos a mma200 no diário passando também por esta região, mas ela esta descendente, e indo em direção aos 97.500. Em resumo estamos em uma região de fortes suportes, o que pode trazer bastante volatilidade para os próximos dias.
Dólar
Terminamos a semana praticamente no zero, mas com o fechamento acima da mma20, rompemos a máxima da semana anterior, apesar do candle de indefinição ainda não temos nenhuma mudança de cenário. O Adx continua indicando alta, e o alvo da primeira perna continua em 5,76. Assim a expectativa para o dólar continua altista.
Bom final de semana a todos
Obrigado, é de grande ajuda sua explicação
Mínima do dia até o momento está em 98.622,47.
Será que busca os 95.500 ?
Boa tarde, acredito que tem grande chance sim, e aproveito para corrigir este alvo, porque eu errei ao colocar o alvo de 95.500, ele é o alvo aproximado da mma20, o centro do canal, como pode ser visto na figura esta em 93.500. A correção poderia ir até este ponto, mas temos o 97.500 pela frente.
Alias 93.500 pts, esta muito próximo do alvo do OCO, e hoje testamos no diário a mma200 e a mme52. Aconteceu um pouco acima do que estava previsto, mas a índice chegou a cair muito. Testamos também a mma20 no Mensal e voltamos a fechar acima.
Adicionei ao desenho um outro canal de prazo mais curto. A linha de baixo serviu de suporte hoje. Seu teste foi bastante importante, pois esta ltb é na verdade a linha de pescoço do OCO.
A linha vermelha é a mma200 e a vermelha pontilhada a mme52
Além de todos estes testes, testamos também a projeção de 161,8% da onda C, formando a terceira onda, daquilo que pode ser uma onda 4, se este for o caso teríamos amanhã um dia de alta, de forma a fazer o quarto movimento e então partiríamos para o alvo que esta por este padrão em 93.900 pts.
Resumidamente estamos em um região de vários suportes, que costuma ser chamado de “zona de cataclisma”, que se perdida vai acelerar a queda do índice. Por outro lado, mesmo ainda estando nesta perna de correção, podemos ter um retorno que permita a formação do quarto movimento da onda C, antes de partimos para a ultima perna. Como o segundo movimento se iniciou na casa dos 104.000 pts, não poderíamos passar dai. Com esta movimentação, ainda manteríamos a possibilidade de estarmos em uma correção intermediaria. Um outro indicador que mostra que podemos ter alguma reação são as Bandas, pois apesar delas estarem abrindo para baixo, hoje tivemos o fechamento fora delas, isto em geral implica que tenhamos um movimento positivo amanhã de forma a trazer os preços de volta para dentro delas.
Esta muito complicado entender o que se passa, pois a indefinição esta muito grande, a única coisa que daria pelo menos um norte mais claro do que esperar pela frente, como eu coloquei no meu post anterior, é se não rompermos a máxima de julho, especialmente se fecharmos abaixo da mma20 neste tempo gráfico. Então poderíamos trabalhar com mais certeza de entrarmos em um período corretivo de maior intensidade, vindo a formar uma onda 2, no caso de estarmos em uma onda 1, ou dar inicio a onda C, da correção que começamos em fevereiro. Em ambos os casos o primeiro objetivo seria na casa dos 86.000 pts.
Por hora não descarto a possibilidade da onda 4 do semanal, pois o momento que estamos vivendo com relação ao índice, tem todas as características deste tipo de onda, que é a onda que costuma produzir os maiores prejuízos dos traders.
Abraço
Muito obrigado por compartilhar conosco o seu conhecimento, ajuda muito.
Muto obrigado pela sua contribuição nesse fórum. Acompanho diariamente seus posts.
Muito obrigado
Gráfico 60min. Estou trabalhando dentro dessa faixa , próxima a linha inferior eu compro, próximo a linha superior eu vendo.
Diário /semanal querendo ir abaixo de 95k.
Até lá vou fazendo meus trades…
Vc olha somente o ibovespa e faz os trades com as acoes que vc gosta? Ou olha o grafico de cada ações especifica e segue esse grafico?
Sigo o gráfico do ibov e das ações também.