Ibov 06/11/2020
Boa tarde a todos. Mas uma vez o mundo não acabou, embora tivéssemos sinais bem claro de que isto estava para ocorrer. Dolar com a maior queda do ano no semanal (tirando março), e o Ibov com uma das maiores altas. Então voltamos a normalidade.
Tinhamos diversos indícios que esta semana poderia ser altista, apesar de todo o cenário “baixista” que havia em torno do índice, mais uma vez, pequenos sinais como o IFR3, no diário, davam uma sinalização que a queda da semana anterior havia sido muito intensa.
O que mais continua chamando a minha atenção é a natureza do movimento que estamos vivendo, pois a cada passo a idéia de estarmos em uma onda 4 se torna mais forte, especialmente porque se marcarmos ela como 4, ela realmente atingiu o seu objetivo de tempo, pois acaba de se tornar a onda mais longa do movimento. Mas este cenário ainda esta descartado, porque dificilmente iremos ver um desdobramento no gráfico mensal que permita que esta situação seja de fato “marcada” no gráfico.
A analise desta semana se feita dentro das possibilidades de contiuarmos o movimento altista é a exata reprodução da analise feita no inicio de outubro, tendo como única diferença que não existe uma variação entre os cálculos das ondas e o que estamos vendo no gráfico. Na verdade existe sim uma pequena diferença, pois a projeção completa indica o final do movimento em 102.169, enquanto que a projeção baseada apenas na movimentação da primeira onda da formação coloca o alvo em 103.310.
Então seguindo a mesma linha de pensamento e de analise, já passamos do ponto onde deveria ter terminado o terceiro movimento em 99.600 pts. Se alguém tiver curiosidade dá uma olhada nos gráficos de 60,30 ou mesmo o do 15 e vai perceber a hesitação do mercado neste ponto. Mas seguimos em frente, então o próximo movimento esperado é que tenhamos uma correção.
Esta correção é decisiva, pois da ultima vez ela deveria ter parado nos 96.000 pts e isto não ocorreu, pois fomos bem abaixo, inclusive perdendo o ultimo fundo e invalidando o movimento. Então temos que estar atentos ao proximo ponto de correção, pois é ele quem vai determinar se teremos um final de ano positivo.
Se tivéssemos cumprido o alvo do terceiro movimento deveríamos ter uma correção na casa dos 97.000 pts, mas agora a correção fica na casa dos 98.000, se pararmos mais ou menos onde estamos. Uma correção deste nível, permitiria considerar o inicio da M.3, que foi descartada a semana passada.
Por outro lado, se consideramos que diferentemente do que ocorreu na ultima movimentação estamos praticamente em uma única perna, o índice tem espaço para que antes que esta correção tenha inicio, possamos ir diretamente aos 106/107.000 pts, isto sim seria a melhor noticia, pois iriamos testar o topo anterior, e se a correção se desse naquele ponto, o caminho estaria aberto para uma movimentação altista bem consistente.
Em resumo, o que importa neste momento não é exatamente onde vamos, pois temos 3 alvos distintos, e sim a intensidade da correção.
Na semana passada coloquei vários pontos que indicavam um suporte, mas dei ênfase ao IFR3 no gráfico diário e a mme26(min,-1) do semanal como elementos importantes neste sistema de suportes que eu utilizo.
Ocorre que o ifr3 esta próximo de oferecer resistência, mas ainda esta dando um espaço para que a alta continue, e apesar de não usar com frequência este indicador no semanal, temos algo interessante esta semana, que é a indicação de compra. Da ultima vez que este sinal ocorreu no nível atual do indicador, fomos diretos ao topo de julho.
Ainda não estou tão otimista, mantenho os 3 cenários ativos
-
estamos iniciando a M.3 – otimista
-
estamos ainda sem cumprir o objetivo da onda M.2 – realista
-
estamos iniciando uma onda C – pessimista
O segundo cenário é o que eu gostaria de ver se tornando realidade, pois permitiria operar com um grande expectativa de ganho nos próximos períodos, algo em torno de 50%, pois teríamos uma correção até os 83.000 pts, e o alvo o retorno ao topo histórico. Mas o mercado não esta ai para atender os desejos de ninguém, então o que temos que fazer é identificar os sinais e tirar o melhor proveito deles.
Para não perder a sequencia das analises, vamos dar um panorama dos diversos tempos gráficos.
Mensal
Muito cedo para este tipo de avaliação, mas a mma20 voltou a apontar para cima, e os preços fecharam acima dela. Então revertemos a situação criada a semana passada. E de fato o OBV se mostrou importante como um suporte neste tempo gráfico. Se ele vai mesmo indicar que chegamos ao final da correção, só vamos saber daqui a pelo menos 3 semanas, quando tivermos encerrando o mês de novembro.
Semanal
Não tenho muito a acrescentar nos estudo deste gráfico, porque por hora a movimentação ocorreu em um único movimento, então resta esperar algum sinal de termino deste movimento.
Com relação a analise da semana passada, eu citei dois índices que podiam mudar o rumo do ibov, sendo o que poderia realmente influenciar positivamente era o índice financeiro, e de fato ele se recuperou bastante esta semana trazendo uma melhora significativa para o Ibov. Ele também apresenta um certo folego em termos de indicadores, mostrando que ainda pode subir um pouco, mas tem a mma20 pela frente que vem tentando romper a 3 semanas.
De forma a impactar negativamente, estava o índice de Materiais Básicos por estar extremamente esticado. Embora ele tenha tido uma semana positiva, foi fortemente impactado pelo dólar, e não rompeu a máxima da semana anterior, mas também não perdeu a mínima. No momento não tem nenhuma indicação que esta prestes a sofrer algum tipo de correção.
Diário
O ponto principal neste tempo gráfico eu já coloquei mais acima, que é a formação da movimentação que neste momento esta em seu terceiro movimento. Não estou usando o termo Onda 3, para não criar confusão com o que estou avaliando no tempo gráfico mensal. Seria muito oportuno se ele de fato fizesse uma pequena correção durante a semana e logo em seguida fosse para o lado positivo, buscando encerrar o movimento de sua onda superior (semanal). Isto pode não ocorrer pois o índice precisaria chegar a subir uns 6%, e apesar de já estarmos acostumando com números desta ordem, na pratica este movimento não deve continuar.
Os indicadores principais são muito voláteis neste tempo gráfico, quando temos movimentações intensas, como as que ocorreram nas duas ultimas semanas. Então olhar cada um individualmente não faz muito sentindo. E no conjunto nada esta presentando sinal de virada.
Tenho falado sobre uma linha de tendência de baixa, que precisa ser rompida, e depois testada. Ela é uma referencia para mim. Falhamos no final do mês passado, mas estamos tendo a mesma chance neste momento. Mas para que este movimento fique completo precisamos dos cinco movimentos no diário. E ainda estamos no terceiro, então se viermos a testar no quarto movimento não será de fato determinante para usar esta referência, que permitiria partirmos mais tranquilamente para compras.
Resumo
Então por hora, os sinais estão positivos, mas o humor do mercado pode produzir eventos bem marcantes nos próximos dias, então é necessário um pouco mais de paciência, para que possamos entrar no mercado com mais segurança. A idéia de estarmos em uma onda que se comporta como uma 4, requer que tenhamos extremo cuidado, mas seja lá o que for esta formação, parece que estamos chegando ao seu final. O primeiro passo é não perder o fundo de outubro, embora possamos a vir a testa-lo. Se viermos a testar o fundo iniciarmos o retorno e fizermos o rompimento da linha principal que se apresenta, vamos direto para 117.000 pts.
Dólar Semanal
Chegamos a testar a linha de referencia em 5,67 e ela resistiu apenas um dia e foi perdida. Conforme a analise da semana passada mostrava, caso ela fosse perdida iriamos buscar a linha inferior do retângulo, mas a queda foi tão forte que le praticamente dobrou este retângulo.
O ADX, ainda esta em tendência de alta, o Obv em cima de uma linha de suporte e o IF14, também em uma linha de suporte intermediaria, somente o Macd, esta cruzando para baixa. Passamos a operar abaixo da mma20, mas esta ainda esta virada para cima. Então com relação aos indicadores nenhuma novidade.
Por hora temos o triangulo sem efeito, e voltamos a ter o canal de alta como referencia principal, que vai ter sua linha de fundo testada, provavelmente junto a mme26(min,-1), como podemos ver na figura.
No diário, temos o IFR3, no menor ponto do ano, o que sugere que podemos ter alguma reação da moeda na próxima semana. Para quem opera o fechou dentro, fechou fora, utilizando as Bandas, estamos em um ponto de compra.
Abraço a todos