Ibov 15/01/2021
Nos últimos tempos estive envolvido com a revisão do meu modelo operacional, o que me deixou totalmente sem tempo para nada. Embora a analise do índice seja muito importante, é sempre uma analise mais complexa de se fazer, devido ao numero de ativos que exercem influencia sobre a sua a direção, isto implica em sempre estarmos acrescentando mais variações envolvendo indicadores, de forma classificar melhor o movimento esperado.
Escrever aqui no fórum semanalmente sobre o índice, me fez perceber que haviam movimentos que não eram comtemplados pela forma que eu normalmente opero. Na busca por tentar trazer uma analise mais acertiva, embora muitas vezes confusas, passeia a observar certos comportamentos do mercado, que eu já havia estudado, mas que deixei de lado com o tempo.
Gostaria de agradecer aqueles que sempre me deram força aqui, aos quais eu também espero ter ajudado de alguma forma a entender um pouco mais sobre a Analise Técnica e sobre os conceitos das Ondas de Elliott. Durante a produção dos textos, tive a oportunidade de entender diversos aspectos do mercado, e com isto redefinir uma boa parte dos conceitos que utilizo no meu dia a dia como trader.
Enquanto escrevo este texto, chegou a aprovação emergencial do uso das vacinas. Este fato com certeza vai movimentar o mercado, a direção que ele irá seguir não é possível prever. Mas com certeza esta direção já vem se apresentando nos gráficos e certamente irão ficar mais claras daqui por diante.
Voltando a analise, tivemos uma semana bem corretiva para o índice, que foi puxado para baixo, especialmente pelos ativos que compõe o índice de materias básicos, que na verdade tem sido os grandes responsáveis pela performance atual do índice.
Desde a ultima vez que coloquei uma analise aqui o índice rompeu o objetivo que variava entre 119.000 pts e 122.000 pts, e pelos indicadores, por enquanto não demonstra querer fazer um recuo maior, embora pareça que uma correção esteja cada vez mais perto. Se de fato estamos em uma alta consistente, não tenho tanta certeza. Sempre restam dúvidas nas analises, especialmente nas ondas, que acabam por não deixar claro o cenário que estamos vivendo. Quem opera diariamente, já deve estar percebendo que muitas operações tem falhado em atingir os seus objetivos.
Eu sou da antiga, então sempre opero com realização parcial e usando conceitos de volatilidade. O que tem ocorrido é que os alvos parciais tem sido atingido com muita facilidade, mas os alvos maiores raramente são atingidos, demonstrando que temos muitos ativos se comportando de forma lateral. Só para esclarecer o principal modelo que opero, implica em compras no final do dia. Então bem perto do fechamento do pregão eu lanço as minhas ordens de compra e já deixo as ordens de realização parcial que geralmente são 50% da posição que eu comprei para o dia seguinte. Um grande número das ordens de venda tem sido executadas, mas a continuidade do movimento geralmente não ocorre. Para quem não conhece o conceito, a ideia da realização parcial é permitir que você opere reduzindo o risco. Assim ao comprar um ativo e determinar o seu stop, coloca uma ordem vendendo a metade da posição acrescida do risco. Desta forma, a partir do momento em que esta ordem é executada a operação do restante segue sem nenhum risco, pois se o mercado se voltar contra você, e você for “stopado”, o resultado da operação será zero, excetuando as taxas de corretagem envolvidas.
Mensal
Segue em tendência de alta pelo DI+/DI-, mas o ADX vem demonstrando que a força da tendência esta diminuindo bastante, e já estamos na fronteira do que é considerada uma tendência saudável, pois estamos bem perto do numero 20, que pela metodologia de uso do ADX, é o valor mínimo para se operar em uma tendência. Outro indicador que continua gerando uma divergência é o ifr14, de fato até mesmo o OBV esta demonstrando uma divergência baixista, pois enquanto os preços romperam o topo, ele não conseguiu fazer o mesmo.
Outra indicação queo mercado neste momento não também não tem um viés muito positivo é o afastamento das principais medias, tanto as de controle, como as medias mais utilizadas em operações. Entre as medias de controle que utilizo, a que mais esta chamando a atenção é a mme4, pois desde de dezembro o índice se afastou desta media e agora esta bem distante e descolado desta media, o que sugere que em algum momento próximo, ela vá testa-la fazendo pelo menos uma mínima mais baixa.
Com relação as ondas nada de novo, estamos aparentemente em uma onda 3 que tem um alvo bastante dilatado. Pela projeção das ondas deveríamos ter ido até os 117.000 pts, feito uma correção de forma a dar mais força para o movimento, mas isto não ocorreu, então ainda estamos em uma onda 3.1 pelo cenário otimista.
Estamos no meio do mês de janeiro, então ainda temos bastante tempo pela frente, para que o índice se aproxime de novo desta media, evitando uma correção mais brusca. A ultima vez que o índice fechou descolado desta media foi em Agosto de 2020, o que produziu uma correção de quase 12%. A penúltima foi em Janeiro de 2020 e foi seguida por uma correção de quase 50% do índice.
Semanal
Neste tempo gráfico não temos as mesmas divergências do Mensal, e em termos de analise este tempo gráfico tem uma importância muito maior do que observamos . O que ocorre de diferente, e até poderíamos chamar de divergência é que o ifr14 entrou na area de sobrecompra, e diferentemente do índice não consegui romper o topo histórico e esta começando a fazer um pequeno recuo. Com relação as bandas, voltamos esta semana a fechar dentro, e estamos bem distantes do centro dela, ou seja estamos bem distantes da mma20, que sempre é uma referencia para identificarmos se o índice esta sobrecomprado. Pelo critério de afastamento da mma20, estamos no nível de sobrecompra.
Desde de Agosto, as ondas que estão se apresentando no semanal, estão divergindo do gráfico mensal, ou seja, não esta muito simples encontrar os mesmos movimentos.
Isolando a analise do semanal, e considerando toda a movimentação como uma única perna de impulso, estamos em uma onda 5, que tinha como objetivo principal 124.832 pts (261,8%). Claro que o índice pode ir bem além deste ponto, mas este é com certeza uma ponto onde o mercado vai sentir alguma pressão vendedora.
Por outro lado uma correção menos intensa neste momento, mas que tivesse a duração de mais de um mês, permitiria entender este movimento de forma mais simples. No caso deveríamos ter uma correção pelo menos até 113.142 pts. Isto tornaria mais simples o alinhamento dos tempos gráficos.
Um indicador que eu utilizo para fazer esta validação das ondas é o Macd Histograma. Podemos ver na figura, que não tivemos os rompimento de topo que é um movimento comum de onda 5, onde embora os preços façam novos topos o mesmo não ocorre com o indicador. Muitos utilizam o if14 para validar as ondas, mas podemos ver no mesmo gráfico que ele não confirmou este movimento, ou seja além de termos diferença na formação das ondas, ainda temos indicadores dando sinais contrários.
Se a onda 5 for confirmada, teremos completado uma perna de impulso completa, tendo que classificar este movimento como uma onda 1, e então fazer a correção da onda 2, que normalmente fica entre 38,2% e 61,8% do movimento principal. Entretanto é comum ver em mercados tão aquecidos como o nosso a correção ir apenas na faixa de 23,6%, no caso em 110.000 pts. Mas só poderemos falar em correção com mais certeza, caso venhamos a perder a mínima desta semana e não romper a máxima.
Diário
Toda a movimentação esperada pelas ondas foi cumprida, na verdade passamos até do ponto incialmente previsto para a onda 5, no caso a onda 3.5. Se este for o caso estamos iniciando uma onda 4. É bem possível, mas de certa forma incompatível com o movimento que estamos vendo no semanal. De qualquer forma usando o mesmo critério do tamanho da correção podemos ir buscar o primeiro nível que esta em 119.857 pts, ou cumprirmos de fato um objetivo normal e retornar aos 117.000 pts. Seria uma correção bem menor que a esperada nos tempos gráficos maiores, o que deixaria uma dúvida sobre o seu termino.
De qualquer forma estamos corrigindo, e aqui temos duas coisas interessantes: a primeira foi perder a mme9, pois desde de outubro quando ela foi rompida, esta media vem sendo o principal suporte do índice, tendo sido testada 6 vezes até que finalmente perdemos a media na ultima sexta. A segunda coisa é com relação a mma20, pois vinhamos mantendo uma distancia bem “segura” desta media e estamos os prestes a testa-la.
Um teste na mma20, sempre gera uma reação contraria, ou seja, embora seja um suporte subjetivo, ela funciona, então ao ser tocada, o que parece que vai ocorrer muito breve, teremos imediatamente uma reação do mercado. Só para esclarecer: a analise técnica se baseia em memoria de preço, e assim temos os suportes, onde acreditamos que o preço esta barato, e as resistências onde ao contrario, vemos os preços caros. As medias, embora na maioria dos casos sejam extremamente eficientes fogem da idéia de “memoria de preço” e por isso são consideradas muito subjetivas.
Pelo gráfico de 60’, também estamos bem próximos a um suporte e muito sobrevendidos em relação ao ifr3, o que indica que podermos ter, pelo menos no inicio da semana, uma movimentação positiva.
Dólar semanal
A tempos venho alertando para uma formação triangular ocorrendo no dólar, que por enquanto vai se confirmando, pois mesmo com a queda desta semana, fizemos uma máxima mais alta o que permite dar sequencia a este estudo.
Dentro deste triangulo existe uma faixa de congestão que foi novamente testada esta semana, que se for rompida para cima, pode levar o dólar a 5,79, fazendo com que ele rompa a linha inicialmente traçado para o triangulo. Claro que o movimento pode ser ao contrario e podemos ir a 4,982. O rompimento da linha superior do triangulo, somente cria alguma preocupação se romper o ultimo topo, pois neste caso podemos estar descartando esta formação. É a diferença entre marcar um triangulo usando a AT, onde é considerado o ponto 0, ou usar as ondas (a,b,c,d,e) onde o ponto inicial é o ponto a.
Falar em alta do dólar neste momento significa fechar os ouvidos a tudo que estamos escutando, mas a muito tempo eu fiz a minha opção pelos gráficos, e tento ser o mais fiel possível, procurando a falar sobre o que ele esta mostrando, então existe sim a possibilidade de fazermos o quarto movimento (perna d) e depois uma correção menor. Isto implicaria em uma movimentação mais positiva em um prazo mais curto.
Um fato importante que ocorreu com a moeda americana é que na semana do dia 04 finalmente voltamos a fechar acima da mme9 (linha azul) e esta semana fechamos bem encima dela. Então enquanto esta media conseguir segurar os preços não dá para pensar em vendas.
Ibov Semanal Dolarizado
O movimento contrario entre o dólar e o ibov, tem gerado um movimento lateral nas ultimas 4 semanas. Mais uma vez a mme9 serviu de apoio para a leve correção que ocorreu dentro deste movimento. Devido ao candle negativo gerado na semana que passou, podemos estar diante da continuidade da correção, o que levaria a perda da mme9, produzindo um teste na mma20 na casa dos 20.700 pts.
Caso isto venha a ocorrer, podemos ver neste gráfico uma formação parecida com a que estamos vendo no dólar hoje, o que implicaria que o ibov também entra-se em uma correção mais lateral.
Por outro lado ainda temos um espaço de mais ou menos 5% para o gráfico do ibov em dólar atinja os 100% de projeção, aonde normalmente estas lateralizações acontecem. Isto implicaria em uma correção do dólar e uma retomada da alta do ibov pelo menos em um prazo mais curto.
Ocorre no entanto, que tal como aconteceu com o ibov em reais, passamos um pouco do ponto de correção, considerando os critérios das ondas. Isto cria uma dúvida sobre qual será o proximo movimento, pois tudo indica que teremos uma movimentação contraria, ou seja, uma valorização do dólar.
Boa semana a todos.