Análise Técnica

WDOFUT 02/02/2023 – Dólar Futuro

Nos últimos tempos fiz varias analises do dólar e quais as suas possíveis movimentações. Ultimamente de forma a padronizar as analises, venho fazendo um traçado diferente, utilizando os canais. Claro que sempre olhando em termos de ondas, porque sempre preciso do ponto 0, e do segundo ponto que pode ser uma onda 2 no caso de um impulso, ou uma onda B no caso de uma correção.

No gráfico abaixo temos uma visão do canal principal que teve o seu inicio em 2011. Só para reforçar a ideia temos:

Em amarelo o canal principal

Em vermelho o canal principal dobrado para baixo

Em verde o canal principal dobrado para cima

O que fica claro em uma olhada bem superficial é que estamos em uma tendência primaria de alta (longo prazo), e podemos ver também que a partir de maio de 2020, o dólar deu inicio a um canal de baixa, que representa a sua tendência secundaria.

O que vemos neste gráfico é que ao longo de 11 anos o canal principal vem sendo respeitado e que exatamente neste momento, ele dobrado para baixo, esta sendo testado em sua linha inferior. Caso ela venha ser rompida será novamente dobrada para baixo.

Esta é uma visão de longo prazo do dólar e agora precisamos dar um zoom, para entender o momento atual do ativo.

Exatamente no dia de hoje o dólar esta testando, a linha de baixo do canal de longo prazo, veja que ele bateu e voltou, a projeção de 100% da ultima perna de baixa que tem a formação em zizzag, sendo que os 100% são o primeiro objetivo de preço e que o segundo objetivo esta em 161,8% no caso em 4,70. Além disto, hoje perdemos a linha central do canal secundário (baixa). esta linha vinha servindo de suporte por um longo período.

A onda em zizzag também finalizou o que poderia ser uma correção plana, na verdade é uma plana que substituiu o triangulo que vinha se formando. O problema é que ao tomar o lugar do triangulo, esta plana rompeu o topo da onda 1, invalidando o impulso que teve seu inicio em abril de 2022. Invalidou por enquanto, porque a correção ainda pode continuar e eliminar este problema. E ainda temos mais um problema, porque neste novo traçado estamos em uma onda 2 de longo prazo e a correção mínima que se espera é de 38,2% que no caso levaria o dólar a 4,27. Porem como atingimos a correção mínima em 23,6%, se ele virar para cima teremos um movimento muito forte de alta.

Em resumo foi um dia bem significativo para o dólar, no momento e. m que 3 alvos foram testados de uma única vez. Então o que esperar do próximo movimento.

Quando tocamos em uma linha importante de um canal, o que mais ocorre é que temos uma reação do ativo, e é o que esta ocorrendo no gráfico, a intensidade desta reação varia, e a expectativa é que ela corriga pelo menos 38,2% da ultima perna de baixa. embora não tenhamos um fundo para fazer esta marcação, podemos marcar provisoriamente o movimento de hoje como um fundo o que levaria o dólar a pelo menos 5.172 novamente. Mas isto só vai ocorrer se realmente a linha do canal segurar os preços tal como esta fazendo neste momento.

Dentro desta visão a situação é bem complicada, e embora o primeiro movimento seja uma recuperação, a idéia é que o dólar continue caindo.

Uma visão diferente

Já que se trata de um estudo inicial e que ele deverá servir de base para os estudos futuros, ele não ficaria completo se não déssemos atenção a um outro tipo de movimento que de fato pode estar se formando. Para simplificar vamos utilizar o gráfico semanal.

Em primeiro lugar vamos esquecer os dois canais, e tratar de outro de menor tempo que no caso representaria a tendência terciaria do ativo. Em um primeiro momento fica complicado falar em uma tendência terciaria que já dura um ano, mas é o que esta ocorrendo.

Traçado o novo canal podemos perceber que não foram só os testes que descrevemos acima, mas tivemos o canal de curto prazo testado hoje também.

Como eu falei anteriormente, a ultima onda corretiva se encerrou em um padrão de zizzag, o que poderia indicar que estávamos em uma plana. Embora uma onda 2 muito longa não seja comum ela pode ocorrer, e é o que acontece no gráfico abaixo. A onda 2, no caso a 3.2 pode ter sido muito longa, e formada em uma padrão plano perfeito (standard), e neste caso estamos diante de um possível fundo do dólar e a continuidade de um movimento de impulso, no caso uma 3.3 que levaria o dólar a 6.30.

Se temos ou não alguma chance que isto venha ocorrer, não faço a menor ideia, porque a gente traça possibilidades futuras, mas não conseguimos prever o futuro. Mas é uma possibilidade que se apresenta, e eu não poderia deixar de apresentar.

Abraço a todos

6 curtidas

Olá @wdgi! Quero deixar aqui também o meu agradecimento pela sua dedicação em analisar e dividir com todos todo seu conhecimento.

É aproveitando, gostaria de pedir uma orientação. Gostaria de saber que tipo de estratégia é até onde buscar conhecimentos para poder operar ativos que tenho com foco no longo prazo, mas para aproveitar oscilações que ocorrem em períodos maiores, para vender ao menos uma parte próximo ao topo e recomprar depois que houver uma correção.

Desde já agradeço se puder ajudar.

Um abraço!

4 curtidas

Oi @investafn.
Em primeiro lugar, não sei se posso te ajudar muito, porque você deve ter percebido que manter uma carteira de ações não é muito a minha praia. Não foi sempre assim, mas é que tomei tanto prejuízo que abandonei este tipo de investimento. Opero muito na bolsa, mas somente trade. Mas tenho uma carteira bem pequena, e os requisitos para entrar nela, são poucos, basicamente que tenham liquidez em opções. Não ter uma carteira não significa que acho que algo errado, é que eu de fato não me dei bem neste tipo de negócio.
Apesar de não ser a minha praia, durante anos operando com ativos, acabei observando que o investimento em ações com o objetivo de desfrutar dos frutos de uma carteira em um prazo mais longo, passa pelo menos por 4 fases.

  • na primeira fase, você vai aportando recursos na sua carteira e o crescimento dela é basicamente fruto destes aportes
  • se você escolheu bons ativos e que pelo menos parte dele gerem rendimentos, você chega a segunda fase onde o crescimento se da não mais só pelos aportes, mas também pelo reivestimento dos rendimentos obtidos, mas você continua tendo que aportar recursos
  • se tudo continuar correndo bem, chega o momento em que os rendimentos superam em muito seus aportes, e então eles não se fazem mais necessário e o crescimento da carteira fica totalmente relacionado com o reinvestimento dos rendimentos
    -se tudo der certo, chega o momento em que você passa a retirar os rendimentos da carteira para complementar a sua renda ou em casos mais particulares, eles passam a ser a sua única renda.
    Veja, em nenhum destes modelos, a gente vai vendendo ativos, apenas acumulando, a menos claro quando por alguma razão a empresa que você escolheu deixa de ser interessante e neste caso você troca de ativo, ou simplesmente aumenta a sua posição nos demais ativos da carteira.
    Acredito que quando você esta montando um carteira, a idéia de vender parte dos ativos não é o caminho mais correto. O que você precisa fazer, e no momento em que tiver próximo a um topo, é vender opções, de forma que a medida que o ativo corrija, você possa recomprar estas opções e comprar mais ativos. Falando assim parece simples, mas de fato não é. As opções tem o famoso delta, que mostra quanto uma opção varia com relação ao preço da ação, então as vezes você tem que se expor ao risco de forma que cada 1 real que a ação cair as opções te devolvam o mesmo valor. Você pode também calcular o Beta da sua carteira e vender mini-indice para proteção. Mas é um processo que envolve algum calculo, e por ser uma operação de mais de um dia, um certo montante de garantia na sua corretora. Na pratica, o mais simples e vender opções no exato número das ações que você possui. Nem sempre dá para recuperar o valor total perdido no ativo, quando ele faz as suas correções, mas acredite, da muito menos trabalho e bastante tranquilidade.
    Voltando a sua pergunta, eu creio que o melhor conhecimento que você pode procurar em termos de analise gráfica, são as Ondas de Elliott. Uma das melhores formas de aprender na minha opinião é um curso que tem em espanhol na internet, chamado “los siete pasos”. Dá um certo trabalho aprender a marcar ondas, mas o que não dá não é mesmo. Mas depois que você aprende a marcar as ondas e a métrica envolvida nela, dá para saber com um certo grau de exatidão, onde ocorreram os recuos, e onde você pode lançar suas defesas, tipo fazer um lançamento coberto (venda de call). Quando o preço do ativo se aproximar do ponto de retorno, que sempre é um objetivo de onda, você pode recomprar as calls, e usar os recursos para adquirir mais ativos.
    Você deve estar vendo meus posts, então deve estar acompanhando o que venho falando da Vale. Pela projeção das ondas e pelo formato do movimento ela não ia passar de 98,00. Já tenho falado disso a meses. Ela chegou lá e já devolveu cerca de 10%, e pode ainda devolver um pouco mais. Se no momento em que ela bateu os 98,00 você tivesse ela na sua carteira, você deveria ter vendido calls,e já poderia neste momento recomprando estas calls vendidas, e com o lucro obtido nesta venda aumentando o número de ações da Vale em sua carteira.
    Sei que pessoas com pouco conhecimento em analise gráfica, vão dizer que lá era uma resistência e coisa e tal, pode até ser, mas era um alvo calculado de uma projeção de onda. E agora se lá era a resistência, você vai desmontar a sua posição em um suporte ou aguardar que ela cumpra o objetivo de uma onda? Suporte existem aos montes, porque temos muitos tempos gráficos, mas os objetivos de onda são mais específicos, e pelo menos tentam te dar um melhor ponto de retorno.
    Não sei se respondi a sua pergunta. Fique a vontade para perguntar, se eu souber …
9 curtidas

O clássico que o @wdgi gosta

image

6 curtidas

Obrigado pelas análises @wdgi
Será que poderia fazer uma análise para o ativo MGLU3?
Aproveitando que já indicou aquele curso dos 7 passos para Ondas de Elliot, tem alguma opinião a respeito do livro do Flávio Lemos de Análise Técnica Clássica, se é um bom começo pra aprender mais do assunto?

2 curtidas

MGLU3 03/02/2023
Boa noite @marcelor.
São dois assuntos não é mesmo. O primeiro é ligado a um livro. Eu não conheço este livro, mas se você não conhece muito sobre Analise Técnica ler um livro é um bom caminho. É muito melhor que ficar assistindo o youtube para aprender. Porque normalmente você aprende um método. Depois da leitura eu sugiro que você se inscreva no canal do Fabio Figueiredo, tem muita coisa boa. Você pode até decidir fazer um curso com ele. Eu já fiz alguns, e sinceramente vale a pena. Apesar de sermos da mesma escola, meu modelo operacional é bem diferente do dele, mas a menos que você queira de fato se tornar um trade, e ter isto como profissão, é a melhor indicação que posso dar.
Vamos a Mglu3
Em primeiro lugar é um ativo que não temos como traçar o gráfico de longuíssimo prazo, com gosto de fazer, porque a alta foi tão grande que todo o movimento pode ser classificado como uma onda 1. Após atingir o seu topo em novembro de 2020, o ativo deu inicio a uma correção muito forte. Sendo uma onda 2, normalmente a gente espera que a correção termine em 61,8%, mas ela foi muito além, até chegou a testar e resistir em 76,4%, mas foi de fato buscar a correção um pouco abaixo de 88,2%, onde deu inicio a uma recuperação.
A partir desta recuperação ela fez um novo topo, e um novo fundo que permitiu traçar um canal de alta. Então vamos trabalhar que neste momento a tendência é de alta é ela fez uma onda 1. Em seguida fez a onda 2, voltando a corrigir os mesmos 88,2%. Correção que usamos em daytrade, mas que é muito difícil de vermos em gráficos diários.
A partir e movimento pudemos novamente um canal de baixa (amarelo) que foi dobrado para baixo (vermelho) e teve o seu fundo testado.
Se formos considerar um impulso, após o teste deste canal, o ativo deu inicio a uma onda 3. Se consideramos este movimento, passamos a ter 2 alvos para o primeiro o alvo da onda 3 em 7,85 e depois o alvo final em 11,25. Mas sendo um impulso temos uma segunda marcação que é baseada no fato de que a maioria das vezes a onda 1 representa 1/3 do movimento, e o número que temos neste caso é 12,14. Então pela marcação simples, mesmo tendo um alvo intermediário, se o movimento seguir adiante temos dois alvos 11,25 e 12,14.

Esta é a marcação geral que temos do ativo, aplicando as métricas básicas das ondas, mas como o ativo já se movimentou um pouco é possível tentar explorar mais um pouco este movimento.
Invertendo a lógica temos agora uma onda 3 que tem o seu deslocamento de 2,35 até 7,85, é um deslocamento muito grande então a expectativa é que esta onda se apresente em toda a sua formação (1-2-3-4-5), e o primeira coisa que temos que fazer é calcular a onda 3.1, lembra ela tem que ser 1/3 do deslocamento. Desta forma o valor planejado para ela era de que a primeira perna fosse até 4,16, mas o que esta acontecendo é que ela foi até 4,67. Isto claro vai implicar nos novos valores, assim a onda prevista para terminar em 7,85, agora projeta que terminara em 9,28. E com isto temos que ir adaptando todos os possíveis alvos.
Poderia fazer inúmeros calculos, mas o que de fato importa é que se realmente o movimento é um impulso estamos neste momento dando inicio a uma onda 3.2, e a expectativa é que tenhamos correção, e os alvos ficam entre 3,79, que se for o ponto de retorno indica que o ativo tem muita força para subir. Também temos o alvo principal da correção em 3,25. O ativo precisa cumprir estes objetivos, claro que não. Mas já temos pontos para pensar em um recuo. No momento ele esta próximo da correção de 4,13 que é um alvo que pode gerar um retorno. Pelo gráfico o ponto mais provável é 3,79, se ele vai parar por ai não dá para saber, mas se chegar a este ponto, com certeza teremos alguma reação porque além de ser um alvo de fibo, das ondas é também um alvo de canal.
Se você esta pensando em comprar ou vender, dá uma olhada no método que postei aqui baseado em “price action”, e você verá que no momento não tem o que ser feito.

3 curtidas

A semana terminou, o mês terminou e os preços no IBOV continuam dentro do canal de baixa.
Na semana que começou no dia 19 de dezembro/22 houve o “Rally de Natal” com um candle verde com bom tamanho de corpo.
Depois daquela semana houveram mais seis semanas. Depois do candle do rally de Natal houveram dois candles com corpo bem pequenos, um doji e um hanging-man, significando indecisão do mercado, ou ainda equilibrio entre as pressões de compra e de venda. Na sequencia apareceram três candles de cor verde. O primeiro deles com corpo mediano, o segundo um pouco menor e o terceiro um outro de corpo pequeno, uma shooting-star, indicando novamente a indecisão do mercado.
Então, depois de todos esses sinais de fraqueza da pressão de compra houve na última semana um candle razoável, vermelho.
Então, minha conclusão óbvia é que os preços continuam no canal de baixa. E a tendência é continuar assim. Lembre-se “The trend is your friend.
Agora a adivinhação de para onde irão os preços no mês de fevereiro.
A tendência principal em minha opinião é que os preços vão buscar a metade do canal. A tendência secundária é que vão andar de lado, tangenciando por baixo o topo do canal.
A tendência terciária é de fazer algum rompimento do canal, para cima.
A última possibilidade é que vá para baixo, rompa o meio do canal e se dirija para o fundo do canal. Aí é muito mais complicado porque implica num movimento maior e tem aqueles suportes lá dos 93-96k.
Veremos nos próximos 30 dias.

8 curtidas

Oi @joao58, parabéns, suas analises estão ficando cada dia melhor. Concordo com tudo que você falou mas queria acrescentar um outro ponto.
No momento o índice caminha dentro de 3 canais, sendo que o ultimo canal de tempo menor é um canal de alta.

Mas vamos dar um zoom e ver o que esta acontecendo no 60’. Veja que o canal principal esta em vermelho, o segundo canal em verde e o de curto prazo em azul.
Depois de vários testes na linha vermelha (canal principal) os preços romperão, brincaram um pouco na linha central do canal secundário (verde), mas pararam na linha de cima do canal de curto prazo, recuaram ate o centro deste canal, e depois romperão. Então podemos dizer que este canal neste momento é bem importante, logo podemos ter um retorno no teste que esta para ocorrer, na casa dos 107.700 pts.

4 curtidas

@wdgi também concordo com você. Mas, não gosto de fazer posts muito longos e também não gosto, nestas analises, de usar tempos menores que um dia. Uso tempos menores apenas na hora de analisar o aporte em algum ativo específico. Tempos menores são muito mais contaminados com ruídos estocásticos do que os tempos maiores. OK, os tempos maiores também tem ruídos estocásticos, mas eles ficam mais “dissolvidos” numa quantidade muito maior de dados.
Também, para os traçados de Linhas de Tendências costumo considerar apenas aqueles que tem pelo menos três toques ou mais. LTs com apenas dois toques eu entendo que não são significativas.

3 curtidas

Oi @joao58
Eu entendo a sua posição, mas tenho algumas considerações a fazer.
Com relação aos canais eu utilizo a marcação pelas ondas, então não preciso de nenhum toque, e faço isto utilizando o gráfico diário, mas esta errado. Elliott quando desenvolveu a sua teoria, analisou dados de 100 anos da bolsa americana no tempo de 60’. Naquele curso que eu te indiquei tem uma explicação muito legal sobre o uso dos canais, ele chama de “acanalados”.
Não uso linhas de tendência, apenas canais.
No ano passado, apesar de já ter feito muitos cursos, lido muito livros, e feito estudos dos mais diversos, resolvi fazer um curso de operação, com um pessoal que atua no mercado americano, e também opera a bolsa brasileira de lá, e com a participação de trades de corretora (profissionas). Foi uma loucura, foram 3 meses de imersão total, e ainda estou absorvendo o conhecimento que recebi.
Descobri que a maioria dos indicadores que utilizamos não faz muito sentido, os indicadores utilizados são outros, até usam alguma média, mas como simples referencia. Só para você ter uma ideia eles utilizam o Market Profile para definir as chamadas zonas de resistência e suporte, que nem assim são chamadas, porque eles chamam de Região de Interesse de Negociação. Este indicador, combina preço e volume. Ou seja, as regiões são marcadas, onde um determinado preço, teve um maior volume de compra/venda. A área de maior concentração POC (point of control) é considerado o ponto principal. Este indicador é marcado no gráfico de 15’ depois do mercado fechado, e utilizado no dia seguinte. Então enquanto normalmente se observa o preço para traçar suportes e resistências, os operadores do mercado, que de fato decidem a direção dele, olham a concentração de negócios naquele nível preço, o que em geral gera resultados completamente diferente do que nos pobres mortais utilizamos.
Se por um lado, tinha muita coisa que eu não conhecia, fiquei surpreso ao descobrir que eles utilizam os canais da mesma forma, eles são traçados no gráfico de 60’ utilizando o preço de fechamento. E são através dos canais que eles definem a tendência. Então as tendências primarias, secundarias e terciarias, são marcadas pelos canais. Semelhante a figura que coloquei no meu ultimo post. O cruzamento dos canais formam regiões que definem áreas de suportes e também áreas de sobrecompra/sobrevenda. Claro que para fazer esta marcação eles utilizam também o conceito das ondas.
Dentro desta perspectiva, o gráfico de 60’, tem muita importância, e ele não é tratado como um gráfico de tempo menor.

2 curtidas

@wdgi eu conheço, de estudo, estas questões associadas com volume.

Estudei usando o livro da Ana Couling:

Ocorre que minha conta é a mais simplória da Rico, e, portanto, só uso o HB que é um tanto limitado em termos de base de dados.
Tentei migrar para uma plataforma melhor, mas o meu Sistema Operacional é Linux e, segundo a Rico, a plataforma que eu pretendia não roda em Linux. Aí eu teria que voltar para o Windows, algo que ainda não fiz. Então, ainda estou um tanto enroscado nestas questões circunstanciais.
Ainda estou montando minha carteira, então, quase só compro ações e opero opções. Então, para análise genérica eu uso mais os tempos semanal e diário. Quando vou efetivamente comprar, eu dou uma estudada nos tempos 60’ , 5’ e 1’.
De qualquer forma, obrigado pelos retornos e pelos ensinamentos.

2 curtidas

Na minha opinião a melhor plataforma que você pode utilizar é o Profit Pro.
Muitas corretoras cobram pouco por ele, e tem casos que eles dão de graça dependendo das suas operações.
Entre outras coisas ele permite que você opere diretemente por ele, sem entrar no Home Broker, permite que você desenhe estratégias e possa fazer um teste dela (back test). Recentemente eles disponibilizaram as operações automáticas, ou seja, você define a estratégia e ela é operada automaticamente (robot).
Pelo que eu li, ela esta rodando no Linux.

4 curtidas

CPLE3 05/02/2023

Passei o final de semana todo analisando gráficos me preparando para a próxima semana. Foram tantos os ativos analisados que até perdi a conta. Mas agora no final do meu dia de trabalho, dei uma olhada no fórum, só para conferir os ativos que postei alguma analise.

Tudo correndo tranquilo, sem nenhuma surpresa, e derrepente deparei com algo, que pode até ser uma bobagem, mas quero compartilhar.

Mesmo que você não de muita bola para analise gráfica, tem uma coisa que precisa ser considerada. É a expansão de 423,6%. Um simples traçado de fibo, e se este número aparecer e você estiver posicionado no ativo e ele bater lá, pode ter a certeza de que ele vai corrigir.

Fiz uma analise muito superficial da CPLE3, visando muito mais os alvos que ela tinha no curto prazo, mas agora olhando o gráfico como um todo, vi algo que é preciso ser levado em consideração.

O movimento iniciado em 2016, deu início a um impulso e pela marcação das ondas, estamos em uma onda 5. Quando projetamos a onda 3, ela foi até o nível de 423,6%, o atingimento deste ponto coincidiu com o inicio da queda da pandemia e o ativo corrigiu 61,8% da onda 3, que é um nível bastante forte para uma onda 4. Após a correção demos inicio a onda5 e agora ao medir o seu tamanho ela também acabou de romper os 423,6%.

Então o alerta esta ligado novamente, porque durante a formação do que em teoria é uma onda 5, a linha do canal rompido foi utilizada como referencia, mas o centro do canal não foi testado, e o movimento parece ter se desenvolvido em uma diagonal terminal.

Embora o ativo, já tenha corrigido em torno de 18% do seu ultimo topo, a correção ainda pode se aprofundar. Nesta queda ele já testou duas vezes a linha de 23,6%, e a correção pode acabar por ai. Mas é pouco comum em um movimento tão grande.

Ao que parece estamos em uma onda “b”, como ela só corrigiu 38,2% até agora, ela ainda pode ir um pouco mais para cima, porem ela pode ter se encerrado, e ai a situação fica mais baixista.

Temos 4 alvos caso o ativo continue corrigindo.

  • o primeiro é no momento algo impensável, porque o objetivo de uma diagonal terminal é que a onda de correção finalize onde ela se iniciou que neste caso é 3,23

  • o segundo é a correção padrão para este movimento, que também neste momento esta meio fora do foco, no caso seria a correção de 61,8% que fica em 3,50

  • o alvo que parece ser o mais provável é a correção até o nível de 38,2% de toda a alta que também coincide com a linha central do canal original em 5,24

  • o quarto alvo tem a ver com a formação da correção que parece ser neste momento um zizzag. Logo se por acaso a onda “b’ tiver terminado o menor nível de correção é a projeção de 100% da onda “a” que é 5,51

São diversos níveis possíveis de correção neste momento, e ainda temos que testar o a linha superior do canal que já foi testada inúmeras vezes desde de 2020, e não foi perdida.

São diversas correções possíveis neste momento, sendo a menor delas uma correção de 5,00% até o toque no canal, e depois a menor correção seria de 16,00% até a projeção da onda “c”.

Para quem quer operar o ativo em modo compra, conforme eu falei, pode até ter algum ganho caso a onda “B” não tenha terminado. Mas para quem pensa comprar o ativo para sua carteira, aconselho que olhe esta movimentação com carinho.

4 curtidas

Obrigado pela análise. Eu estava tentando fazer uma análise de forma intuitiva, obviamente sem o conhecimento técnico que você tem e acabei marcando um canal de alta entre a máximas dos dias 24/11 e 25/01 e as mínima dos dias 16/12 e 03/01, projetando um retorno para uns R$ 2,74.
A minha intenção com MGLU3 na realidade é tentar utilizar como uma “proteção de carteira”, contra quedas da bolsa de forma geral, visto que ela é mais volátil e responde mais às quedas do IBOV.
A ideia aqui é comprar um valor baixo de puts OTM de MGLU3 caso o mercado dê sinais de queda, por isso estou pensando em estudar mais Análise Técnica, pois a maior dificuldade que tenho é acertar o timing pra venda das ações. Nas compras parece ser um pouco mais fácil. Hoje em dia, utilizo só alguns conceitos mais simples como médias móveis e bandas de Bollinger.

Tenho comprado CPLE3. O menor valor que paguei foi 5,65 há um ano atrás.
O último valor que paguei foi 6,26 em outubro/22.
Depois parei de comprar porque subiu e aportei em outros ativos.
Se cair abaixo de 6,30, voltarei a comprar.

2 curtidas

Oi @marcelor, para operar eu também uso medias e indicadores como as Bandas. A analise que eu postei é mais um referencia da situação do ativo, desta forma eu coloco em modo compra ou venda, ou nada a fazer e espero um sinal de indicador para operar. Para proteção contra quedas é melhor usar o winfut, a menos que voce queira proteger um ativo especifico. com relação as bandas faça um teste e utilize a banda com a media de 34 aritmetica, com o desvio de 2.2. abraço

34mma no gráfico semanal ou?

eu utilizo em todos os tempos graficos. do 1 minuto ao mensal. já coloquei diversas analises do indice no mensal usando esta media, inclusive os do inicio do ano

1 curtida

No caso se eu enxergo o mercado como um todo caindo, eu tento escolher um ativo mais frágil para que a compra de PUT dê a valorização esperada e de certa forma compense a queda dos outros ativos. Seria como um ativo que entrasse no seu modo de venda. Com relação às bandas, tenho usado média de 20 e 1 desvio padrão. Também uso 30 períodos pra média no gráfico diário para verificar tendência.
Testei as bandas de Bollinger com 34 e 2.2 mas a impressão que tenho é que a sinalização fica muito tardia.

Voce deve operar como se sentir mais confortavel. abaixo um exemplo da petro

1 curtida