Análise Técnica

Olá @wdgi, demorei um pouco apra responder, mas obrigado pela resposta!
Você conseguiu responder até entrando num detalhe que não havia me atentado. Pelo que tinha visto de outros métodos de análise, sempre se espera o ativo formar um topo e haver confirmação da reversão para fazer a venda. Isso pensando de forma mais simplista.
Mas a possibilidade, como no exemplo da VALE de saber o topo efetivamente e vender opções, é um caminho que promete melhores retornos. Vou estudar mais a fundo.e de momento sigo acompanhando seus posts por aqui!

Um grande abraço!

2 curtidas

CAFI – A visão dos Gráficos

Outro dia o @joao58 falou que não gosta de posts longos, então com certeza ele não vai gostar deste daqui.

Ouço falar muito que a forma ideal de estar no mercado, seria unir a Analise Fundamentalista com a Analise Técnica, sendo que a primeira define quais ativos devem ser operados e a segunda o momento da operação.

Pessoalmente eu tenho as minhas reservas com esta forma de operação, porque muitas vezes os bons ativos selecionados pela AF, não tem a volatilidade que precisamos para operar pela AT.

De qualquer forma, decidi fazer uma analise rápida dos ativos que compõe a carteira da Cafi deste mês. Claro que sendo 8 ativos, mesmo fazendo uma analise rápida, acabou ficando um texto enorme.

Não sei se terá validade para alguém, ou mesmo se faz sentido fazer o estudo dos gráficos, mas o resultado das analises gráficas esta na sequencia deste texto. Quero também esclarecer que é uma visão particular, dentro da forma que eu vejo os gráficos.

BBDC3

Pro enquanto fica difícil entender a movimentação deste ativo. Após a queda o ativo fez um movimento completo que podemos classificar como uma onda 1. Em seguida ensaiou uma alta, mas retornou ao topo, e voltou a corrigir.

Hoje temos dois pontos a considerar, o primeiro é se o que estamos vendo é uma onda 2 em uma correção plana e neste o ativo vai buscar novamente 11,98 com coincide com a linha central do canal dobrado. O outro ponto é que se estivemos na onda 2, ela é uma formação plana estendida porque teria rompido o topo da 5, e neste caso pode buscar a correção em 11,79.

Esquecendo as ondas e os canais, vemos que temos uma enorme congestão, com a base em 11, 61 e o topo em 13,19. No momento caminhamos para a base.

Como podemos ver não é um bom momento para pensar em compra, mas estamos perto de um fundo.

ENBR3

Conforme eu falei em um post sobre este ativo aqui no fórum, ele esta fazendo uma formação toda especial.

Pelo movimento da ondas ele esta em uma onda 3 com o objetivo em 22,32. Podemos ver que os preços avançam lentamente presos entre a linha de baixo do canal e a linha centra. No caso o canal foi traçado pelo fechamento.

Por se tratar de uma movimentação de certa forma, exótica podemos também procurar alvos desta movimentação utilizando a expansão da retração e podemos ver que ele se aproximou do 161,8% desta expansão, fez um pequeno retorno. Para estes tipo de projeção o mais comum é que o ativo atinja a projeção de 261,8% que no caso é 22,15, muito próximo da projeção de onda 3.

Apesar da movimentação “errática”, tem tudo para continuar subindo, com os indicadores principais dando bastante espaço para alta.

LOOG3

Após uma queda muito grande, a expectativa é que ele vá buscar pelo menos a correção de 61,8% de toda a queda e estamos falando de 22,60. Peja projeção da expansão da retração o alvo fica em 20,56, mas tem o alvo superior que limita toda alta que esta em 24,24 que no caso seriam os 423,6% da expansão.

Após fazer uma onda 2 muito forte quase chegando a invalidar a possibilidade de um impulso o ativo deu inicio a uma onda 3. Quando traçamos a onda 3, temos duas expectativas, a primeira é que o ativo vá até a projeção de 161,8%. A segunda é que ele atinja a linha central do canal dobrado para cima. Podemos ver no gráfico que o ativo fez as duas exatamente como esperado. Depois de encerrada a onda 3, esperamos que a correção da onda 4, seja entre 38,2% e 50% da onda 3, e a LOGG, esta exatamente neste ponto fazendo um candle interessante. Ou seja o ativo vem fazendo tudo que se espera. Dentro deste conceito, o que falta agora é que a preços toquem a media de referencia. Observem que este ativo respeita mais a mma20 do que a mma34, então podemos ter dois movimentos. O primeiro é que ele realmente teste a mma20 e neste caso ele tem que congestionar, ou cair mais um pouco, ou então que seguindo o que se espera de uma onda 4, ele começe a subir teste o ultimo topo, e retorne em busca da media, isto formara uma correção plana, e dará o tempo que esperamos de uma onda 4.

Quando projetamos a onda 5, o mais comum é que o alvo seja 261,8% e neste caso temos o alvo em 20,56. Então para tentar unir as duas formas de ver o preço podemos ver que a projeção de 361,8% que muitas vezes é atingida coincide com a projeção pela retração.

De qualquer forma, por enquanto o vemos é o ativo se valorizando no proximo período.

SAPR4

Parece que este é o ativo mais importante, apesar de ter um volume de negociação um pouco menor que a Sapr11, então vamos nele.

Para começar a movimentação assusta um pouco, a gente leva um tempo para se acostumar com a forma que o ativo se desenvolve. Mas passado o desconforto incial, o que vemos, é o ativo em um provavel impulso, sendo que no momento ele esta fazendo uma 3.2, em uma formação que se assemelha ao um triangulo. Se este for o caso, podemos ver algum retorno neste momento e até mesmo o inicio da formação de uma 3.3. no caso a objetivo da onda 3 esta em 3,93. Mas é preciso aguardar esta definição porque a formação da 3.2, pode ser uma plana, e neste caso o ativo pode voltar a seu ultimo fundo em 3,36 encerrando assim o padrão.

No gráfico podemos ver o ativo preso em uma região de cruzamento de dois canais, se sempre é uma posição bastante difícil de ser rompida. São 7 dias tentando romper a linha superior do canal de médio prazo, e preso dentro do canal de curto prazo.

Digamos que de certa forma este momento do ativo inspira cuidados, porque se ele perder a mma34, a situação pode se complicar bastante, mesmo tendo a possibilidade de alta.

KLBN11

Escolhi esta unit, por questões de liquidez, uma vez que ela tem em torno de 3x o volume de negociação que a Klbn4. Mais um motivo foi não complicar o estudo que já postei da anteriormente.

A primeira visão que temos é devastadora , porque a projeção da retração tem como primeiro objetivo de preço 15,35.

Vou traçar apenas dois canais, porque o terceiro seria de baixa e confundiria todo o desenho.

As coisas iam bem, o ativo depois de uma queda bem expressiva, iniciou um movimento de onda 1, fez a onda 2, e seguiu normalmente fazendo a onda 3 dentro dos parâmetros (161,8% da onda 1, e o teste no centro do canal dobrado). A partir ai é que a situação complicou. A teoria de Elliott, tem apenas 3 regras que não podem deixar de ser cumprida, e uma delas é que a onda 4 não pode romper o topo da onda 1, caso isto ocorra, qualquer pessoa que trabalha com as ondas deve marcar este movimento como um a-b-c e aguardar a continuidade da correção.

É verdade que muitas vezes temos apesar de termos esta região perfurada, o ativo faz um triangulo, e acaba fechando dentro do limite, ou seja, acima do topo da onda 1. No caso a correção para manter o padrão altista deveria ter parado em 20,52, mas passou batida por este ponto, chegou até a testa-lo mais duas vezes, mas não resistiu.

Por enquanto pensar em compra neste ativo é muito arriscado, e o mais provável é que ele vá buscar o cruzamento dos canais (circulo cinza) em 18,27.

EGIE3

Este é por enquanto o ativo mais complicado de se analisar. E diferentemente dos demais que coloquei aqui, vou precisar de duas visões gráficas para mostrar o que esta acontecendo com ele.

A historia começa em 2016, na verdade 2015, mas vamos tomar este ponto como base. Quem olha o ativo neste momento, percebe que ele tem um movimento meio estranho. De 2016 até 2020, tudo muito tranquilo, os movimentos ocorreram dentro de um padrão, digamos aceitável. Mas a partir deste ponto os movimentos se tornaram meio confusos. Acho que até para operações curtas a situação ficou meio complicada. Então olhando este ativo em um tempo maior a impressão que fica é que estamos ainda em uma grande correção, e com total indefinição de que forma ela irá assumir. O fato é que podemos ver neste gráfico como as projeções de longo prazo estão sendo respeitadas.

Mesmo com uma visão mais curta, o que vemos no gráfico não diz muita coisa. A única visão que temos e por isso tracei a linha verde é que este ativo esta formando uma diagonal terminal. Para que isso possa ocorrer ele deveria retorna a linha, na casa dos 44,20, completar o padrão e então iniciar uma forte correção até os 30,64 onde tivemos o inicio da diagonal.

Então por hora a visão é positiva para este ativo até ele completar o que pode ser uma diagonal.

ITSA4

Não dá para deixar de traçar a linhas dos diversos canais e ver como de fato eles estão influenciando no ativo. O canal em amarelo é a movimentação que vem comandando o deslocamento do ativo. Poderíamos se estivéssemos de bom humor com o ativo dizer que ele esta em um impulso, em uma onda 2, após fazer uma grande alta e que esta onda esta chegando no limite. Até pode ser este o movimento, mas não dá para perceber que algo esta errado. O movimento que estamos vendo é uma correção, e por enquanto se formando em um zizzag, logo temos que traçar o alvo provável do termino deste movimento, e como podemos ver a linha de 100% esta exatamente no ultimo fundo, em 7,04. Temos uma chance de reverter o movimento, que é o encerramento da correção, e provavelmente iriamos buscar o topo deste canal que vemos destacado, mas as chances não estão a favor.

Ficar longe deste ativo também neste momento, pode ser uma idéia interessante. Após a definição do movimento vamos poder pensar em trabalhar com este ativo.

BBAS3

Na dá para não fazer traçados de tempo mais longos, e no caso deste ativo, poderíamos traçar diversas linhas e procurar possíveis alvo. O corre que o ultimo movimento tem sido bastante esclarecedor. O que vemos é o ativo formando uma onda completa de impulso, onde cumpriu a regra da projeção de 161,8%, e ao buscar este objetivo tocou na linha de canal de longo prazo, então oque esperamos agora é que ele cumpra o objetivo da correção em 36,97 podendo parar um pouquinho antes.

O objetivo não será atingido em um único movimento. O mais provável é que tenhamos uma alta do ativo neste momento até os 40,43 e ai sim iniciemos o movimento final que no caso seria uma onda “c”.

Não sabemos de fato se isto vai acontecer, então precisamos observar se ele vai fazer o retorno no caso uma onda “b”, e depois partir para uma operação de venda.

5 curtidas

Fomos exatamente no alvo previsto. Não canso de falar o quanto o Ibov esta se movimentando tecnicamente. Fomos bater no alvo do canal. Quem operou pelo método que venho explicando pegou 2.900 pts. Ou seja 580,00 por contrato em 3 dias. A renda fixa de 1 ano.

3 curtidas

Ibov 08/02/2023

Dia de alta é dia de festa no mercado, reforçando o otimismo dos comprados. De fato, além forte alta do Ibov, vimos um recuo muito forte nos juros com o Di1f25 recuando -2,89%. Depois eu vou colocar um gráfico ajustado dos juros futuros, o que interessa é a movimentação do Ibov.

De certa forma já era esperado um movimento forte neste momento, porque todas as vezes que a linha de um canal é testada, temos uma reação.

Mas algumas coisas chamam a atenção neste momento. Do lado negativo, vemos que o Ibov, foi testar a mma34, que é o centro da Bollinger. O teste ocorreu junto com a mme8, e a alta parou por ali. Falo pouco da mme8, porque eu a utilizo para sair de operações, e se tivesse vendido hoje, não teria encerrado a operação porque não fechamos acima dela.

Tenho um certo sentimento com relação a volume, porque se temos uma alta muito forte e um volume muito forte como ocorreu com a Itsa4 hoje, eu me preparo para algum movimento de correção no ativo, mas quando temos uma alta como tivemos hoje no Ibov, sem ter um aumento no volume, também não sinto confiança no movimento, de qualquer forma, este não chega a ser um ponto negativo.

Então vamos ver o que vai acontecer nos próximos dias, se as medias forem rompidas, podemos ter mais altas, pelo menos até o centro do canal, que também é objetivo da onda “b”. Por outro lado existe um movimento que é chamado de TCG (teste, confirmação e gatilho). Basicamente após perder a mma34, estamos testando pela primeira vez (T), para que este movimento possa ocorrer, falta agora nos afastarmos da media e voltar a testar ela novamente (C), se não romper, um aumento de volume (G) pode gerar um movimento negativo muito forte, que poderia levar o índice a testar novamente o centro do canal de prazo maior, que vem orientando todo o movimento.

4 curtidas

Método Simplificado de Operações utilizando a Analise Técnica v1.2 e

Position Size v1.

Método de Operações v1.2

Observação – sei que a maioria das pessoas aqui no fórum tem experiência, então me desculpem o comentário que vou fazer neste momento, mas não posso deixar de fazer. Sem dar grandes explicações, no mercado podemos fazer dois tipos de operações básicas: compra e venda. Comprar todo mundo sabe o que é, mas vender gera muita confusão ainda. Quando vendemos ativos no mercado, não temos que ter estes ativos. É uma operação muito simples de fazer especialmente em daytrade, você por exemplo vende no inicio do dia um determinado ativo, acreditando que ele vai cair e compra no final do dia encerrando a posição, se o preço estiver menor você embolsa o lucro. Você pode até fazer esta operação durar alguns dias, semanas ou mesmo meses, mas ai temos outras variáveis envolvidas.

Então vamos adotar a seguinte nomenclatura:

- operar comprado

- operar vendido

- zerar uma compra – vender o ativo

- zerar uma venda – comprar o ativo para encerrar a operação aberta na corretora

Esclarecimentos feitos, vamos dar continuidade a metodologia de operação. A algum tempo atrás postei um metodo de operação baseado em Price Action, que é bem simples de ser utilizado. Hoje estou fazendo uma pequena proposta de alteração na forma de entrada e também no gerenciamento do risco envolvido.

Podemos fazer duas pequenas alterações no método descrito no documento original de forma que ele se torne mais eficiente, especialmente neste Mercado estranho que estamos.

O primeiro ponto é referente a não utilizar a media (mmma34) como referencia, porque a utilização da mesma é confusa. No documento anterior eu falei que se os preços estiverem operando acima da media, a operação é de compra. Pois é acreditem, dá um bom resultado, mas pensando na própria natureza da media, a operação deveria ser ao contrario, porque os preços tendem voltar a media, então quando eles estão acima deveríamos fazer ao contrario, e vender. É uma discussão longa que envolve diversos fatores, entre eles a direção da media, e também o desvio do preço em relação a media (bandas de Bollinger). Para que complicar o modelo neste momento, pois o que esta sendo proposto é uma forma simples de operar, então vamos fazer o seguinte:

- Esquecer a media como referencia, assim se o sinal é de compra, compramos se é venda de vendemos. Se é para zerar uma posição zeramos.

O segundo ponto tem a ver com o “Position Size”, porque na verdade é aqui que mora o grande segredo de tudo. Aqui temos a segunda mudança do método, pois vamos mudar a forma de operar, deixando de fazer 3 saídas, fazendo apenas duas e não falando mais em realavancagem, que é simplesmente aumentar uma posição durante uma operação. Quando utilizamos duas saidas, a realavancagem ocorre de forma natural.

As pessoas entram para a Bolsa, de certa acreditando que vão ganhar dinheiro, e de fato muitas chegam com esta ideia porque são enganadas.

“ É fácil ter um milhão na bolsa, basta entrar com dois milhões”.

Antes de pensar em ganhar dinheiro neste mercado, você precisa aprender como não perder,ou se perder, perder pouco, algo que não interfira na sua vida. Para isto é muito importante que você defina o quanto pode perder, vamos ver como tudo isto funciona de uma forma simplificada.

Position Size v1.

Podemos tomar dois caminhos, o primeiro claro, mais alinhado com este fórum seria trabalhar com ações. E o segundo, seria o de operar com índices. Vou escolher os índices, tenho muitas razões para fazer isso, mas se vamos tratar de um assunto que envolve risco, o melhor é começar por uma classe de ativos, que temos mais controles. Além do índice ser mais democrático e permitir que mesmo pessoas que tenham um capital muito pequeno possam participar deste mercado.

A Petrobras hoje teve 71.000 negócios e o Winfut 5.500.000. Onde você imagina que as pessoas estão?

Apesar de falar de pouco dinheiro, vou começar com um exemplo, que traz um numero que não tem nada de grande para quem quer operar no mercado, mas que pode assustar algumas pessoas. Estou falando de 20.000,00. Este será o número que vamos utilizar para montar todo um processo de operação. Você ainda não tem este valor, não esquenta, se as pessoas tiverem interesse neste assunto, prometo mais adiante, falar de uma forma de você obter este capital, em um prazo relativamente curto. Pode ir se preparando, vai ser igual a todo mundo. Depois que eu apresentar o modelo, vou deixar claro que se você fizer o meu curso eu passo tudo que você precisa saber para ficar milionário. Brincadeira claro, mas tem muito cara de pau que faz isso. E o pior tem gente que cai. Se eu falo de um método, é porque quero que as pessoas utilizem e questionem e desta forma buscamos uma forma melhor de operar.

Vamos lá, vamos tentar entender de que forma podemos operar procurando em primeiro lugar proteger o nosso dinheiro “suado”, buscando claro, um ganho, que seja bem melhor do que podemos ter na renda fixa, afinal, para arriscar a nossa grana e ainda ter trabalho queremos uma remuneração melhor.

Agora complicou, neste mercado o seu dinheiro vale muito. As garantias exigidas para um mini contrato é um pouco abaixo de 200,00. Então 20.000,00 é o dinheiro necessário para a garantia de 100 mini-contratos do índice. Que significa que você pode operar 2,2M por dia. É claro que nenhuma corretora vai te dar isto, se você não tiver outras garantias, mas é real.

Vamos então ver o quadro abaixo e entender o que estamos falando e como você vai fazer para operar. Você vai ver como o ajuste de pequenos parâmetros, pensados antes de que você entre nas operações são capazes de garantir o seu sono, garantindo que você não perca todo o seu dinheiro.

Em primeiro lugar vamos definir o seguinte. Embora a corretora, possa permitir uma alavancagem maior, vamos nos antecipar e dizer que vamos estabelecer uma margem de 2.000,00 por contrato, assim dado o nosso capital, só iremos operar no máximo 10 contratos.

Antes de partirmos para a planilha mais mal feita que alguém já viu, vamos entender um conceito. Você precisa dizer quanto aceita perder do seu capital por dia e vamos colocar 1,8%. E quanto você quer ganhar com dia, no caso vamos colocar 3%. Ou seja, qualquer um destes números que forem atingidos as nossas operações se encerram. Mas tem mais um numero que talvez seja o mais importante, que é qual número mínimo de operações que você aceita fazer por dia. E isto é totalmente baseado na sua perda. Então se você aceita perder 1,8% do capital que no caso são 360,00, e vai usar o número considerado padrão que são no mínimo 3 operações diárias, você só pode perder 120,00 por operação. Entendeu? Já pensou usar todo o risco na primeira operação do dia, não dá não é.

Mas o que significa perder 120,00 em uma operação de 10 contratos, significa perder 12,00 por contrato, e considerando o fator de 0,2, isto significa perder 60 pontos. Ou seja, você só vai conseguir alocar 10 contratos, quando o tamanho do candle for de 60 pontos, e considerando que você ainda da um descontinho, esta operação é praticamente inviável.

Viu, com duas variáveis o sistema proposto já começa a te impedir de ir além do que você poderia, não financeiramente, mas com certeza emocionalmente. Mas até ai tá mole, você pode alterar o percentual de perda, e o numero de operações e fica mais fácil operar. Com certeza. Mas o que eu estou passando aqui, são os números padrões, amplamente testados que você deveria observar. A placa na estrada diz que a velocidade de segurança é 110 km/h, mas seu carro pode andar a 240, a decisão é sua. A diferença que o mercado não te multa, te limpa, sem direito a recorrer. No nosso caso você vai ver que investimos mais no freio do carro do que em um novo chip de potencia.

A nova proposta que temos é que façamos sempre uma realização parcial de 60% da posição com 1X o risco e a saída final de 40% seja de 2X o risco. Estamos mudando para facilitar a operação. Com uma conta simples, você já chegou a conclusão que só pode operar dois números de contratos.

  • 10 com o risco de 60 pontos – que é raro

  • 5 com o risco de 120 pontos – ocorre com muita frequência.

Ambos os números permitem que você realize 60% e 40%. Imagine dentro deste momento você comprar 4 contratos ou mesmo dois, não tem como operar, a menos que você mude a realização parcial para 50%. Ai dá.

Coloquei na planilha o que vamos pagar de ir que no caso é 20%. Então nos dias perdedores você irá perder no máximo 360,00, e nos dias ganhadores afim de atingir a meta de 3,00% você vai ganhar no máximo 672,00.

Então temos a famosa planilha, muito mal feita por sinal:

Veja, que mantendo estes níveis de operação, você precisa acertar pelo menos 38% das operações, se atingir 50% que em geral é o objetivo, terá uma renda liquida de 13,73% do seu capital. O grande objetivo de todo o método de operação é chegar os 66,66%, e neste caso, você terá um retorno de 28,86% (liquido) do seu capital. Não custa sonhar. Mas acredite é necessário muito trabalho para chegar a este numero, mas é possível.

Para finalizar vou tratar de 4 assuntos, capital, tempo e recompensa e métodos.

Capital

Pense comigo, você tem um capital de 20.000,00, medo de investir no mercado financeiro. Ao invés de se arriscar você dá este capital como garantia e começa a “brincar” neste mercado sem o risco de ver eles irem embora. As perdas são pequenas, e você pode parar quando quiser. Você pode operar apenas dois contratos, e sendo assim o seu capital pode ser de apenas 4.000,00. Mas qualquer que seja a sua decisão teste bem o modelo antes. Todas as corretoras tem contas especificas para isto. A XP de dá até 5 contas com 100.000,00 para que você teste os seus modelos. Não precisa sair por ai se arriscando, use a conta demo para isto.

Tempo

Se você não tem tempo algum, este modelo não se aplica a você, o ideal é ter pelo menos algumas horas pela manhã ou a pela tarde. Se não for assim você não pode fazer este tipo de operação no nosso mercado. Mas não fique chateado, você ainda tem mais uma opção. O mercado americano, fica o tempo todo aberto, e você pode fazer o mesmo tipo de operação lá. Claro terá que adaptar algumas coisas. Mas o bom é que já temos acesso a bons cursos, ou pelo menos a um curso que te permite fazer esta opção.

Recompensa

Não se engane, o mercado vai consumir bem mais do que o tempo que você pensa que esta dedicando a ele, então é justo que você tenha uma recompensa, pode ser qualquer coisa, até mesmo montar uma carteira de ações, sem comprometer o seu capital utilizando os ganhos que obtém. Este modelo não prevê “reaplicação” dos ganhos. Você até pode decidir aumentar o dinheiro que você aloca(capital) , mas é uma decisão sua. O melhor mesmo é que o dinheiro te permita fazer algo que agregue a sua vida.

Método

Estou tratando aqui de dois métodos, sendo que o primeiro é a forma de entrada, das operações propriamente ditas, este você pode mudar a vontade, a medida que for aprendendo mais sobre operações, o que estou apresentando é uma forma bem básica de operar, que em geral traz bons resultados. Fui eu quem criou? De forma alguma, eu apenas escolhi esta entre tantas que existem. O segundo método (controle do capital e risco) é mais complicado, você pode até ser criativo e querer mudar, mas não precisa, ele visa garantir que você sobreviva e não perca o seu dinheiro, o ganho é consequência do seu trabalho.

Bem, este é o segundo documento que posto sobre este assunto. Que no caso é a analise técnica aplicada a um modelo de operações. E gostaria claro de receber sugestões, criticas, dúvidas, enfim tudo que que puder contribuir para a criação de um modelo simples de operações. As analises que faço utilizando as Ondas, os canais e um outro tanto de coisas, são na verdade um grande complemento para este modelo operacional, que pode ser claro adaptado para operações com ações.

Abraço a todos

7 curtidas

Índice SMLL é mínima atrás de mínima no gráfico de 1 hora. Impressionante :frowning:

4 curtidas

Suporte 1885 diário e 1842 semanal, ta chegando em zona de suporte.

2 curtidas

Estou estudando um pouco mais do tema Ondas de Elliot. O livro de Análise Técnica é bem útil pro aprendizado, já passei da metade, agora já conheço um pouquinho do básico da análise.
A respeito desta análise de MGLU3, vi que você caracterizou as ondas 1 e 2.
Ainda não há como definir a onda 3 no topo do dia 30/01 perto dos 4,65, pois ela necessita tocar ou ultrapassar o canal superior, certo?
Entendi que se esta onda que supõe-se ser a 3 tocar ou superar o canal de baixo, podemos dizer que ela é na verdade ainda parte da onda 2 ou uma onda B.
Desta forma, qual é a maneira ideal de operar? Sendo a onda 3 normalmente mais longa, então o ideal seria comprar no início de uma onda 2 ou na linha do canal de baixa e vender no topo da 3, mas para ter a confirmação é preciso rompimento do canal de alta com volume. Na prática acaba-se comprando apenas quando é superada a parte alta do canal perdendo parte da subida ou em um começo da onda 4?
Sobre a regra do tamanho da onda, tenho uma dúvida. Vale a distância vertical, por exemplo, de 2,04 a 5,46 para onda 1 ou toda a extensão inclinada dela?

Oi @marcelor. Legal que você esteja estudando, se puder depois veja o curso no youtube que eu indiquei aqui no fórum, ele vai acrescentar bastante conhecimento. Tem no ultimo capitulo dicas para operar utilizando as Ondas.

A onda 3 precisa passar o topo anterior, formando como chamamos na At de pivot. A onda 3, até pode ser menor que a onda 1, desde que ela não seja a menor, mas ela tem que romper o topo da onda 1.
Na verdade tudo tem que partir do movimento corretivo que você supõe que esta vendo. No desenho embora eu tenha marcado a onda como 1 e 2 elas de fato podem ser uma abc. Em termos operacionais não faz diferença operar uma onda 3 ou uma onda c.
No caso de estarmos em uma correção a situação esta bem complicada de identificar. Porque cada onda corretiva pode se formar de forma independente. A marcação que podemos fazer neste momento, é mais para o lado positivo.

Compra o rompimento do pivot, realmente reduz muito o ganho, por outro lado é uma forma mais segura de operação. Eu não opero assim, porque uma vez que eu defina o movimento, usando as ondas e os canais, procuro um sinal técnico para operar e então entro na operação.
Embora os canais façam parte do estudo da ondas, é preciso tratar cada um deles de forma independente, ou seja, você pode usar cada um deles para confirmar o movimento que esta vendo, mas não pode associar os dois.
Operar usando as ondas, em geral é complicado. Se você operar em daytrade, ai elas fazem mais sentido, mas em uma operação swing, o resultado não é bom. Ela serve para te indicar a direção e evitar que você venda em um mercado de alta e vice versa.
Com relação a entrada na onda 2, tem um processo que já vi ser utilizado, e eu mesmo usei muito tempo para operar opções. - você marca um fundo, espera um topo, traça a retração de fibo, e entra em 61,8%, pode ser só metade da posição. Se continuar caindo entra em 76,4. No caso o stop é sempre que perder o fundo. O alvo parcial fica no rompimento do topo e o alvo final em 161,8% da projeção da onda1. Mas tem que ser em gráfico de tempo pequeno no máximo de 5 minutos, senão o stop fica muito caro.
Eu utilizo uma marcação diferente das que você ve em livro, isto ocorre porque faço parte do processo em sistemas e planilhas. Mas observe que neste momento podemos ter terminado a 3.1. ela terminou depois do previsto, então de fato ela pode ter encerrado. Neste caso temos duas correções iniciais possíveis, que são 3,77 e 3,23. Observe que já temos os pontos e quando olhamos os canais eles também tem um suporte nesta área, logo neste momento devemos estar preparados para compra, mas se esta área for perdida vamos para a venda. Mas continuamos em uma onda 3, no caso na 3.2.
Com relação a marcação da onda, nem sempre toda a distancia do fundo ao topo representa o seu tamanho, pois temos situação em que a onda b, ultrapassar o topo da 5, e neste caso temos problemas para marcar os objetivos da correção. O correto é fazer como fiz aqui na figura com a onda 1 e a 3.1. eu tenho que encontrar a formação dela, e veja que em ambos os casos eu tinha as 5 ondas que precisava.

Em resumo, canais e ondas orientam quais operações fazer, mas em geral não servem como sinal de entrada, a menos para posições de longo prazo, ou operações bem curtas no intradiario. Você precisa ter algo que forneça o sinal de entrada.

2 curtidas

Mercado estopando comprados e vendidos a semanas antes de fazer um grande movimento direcional… bora aproveitar e fazer grana…
Esquece varejo …
Aguardando a ignicao do ibovespa para ir até os 170/180k 2026 !!

2 curtidas

Ibov 24/02/2023

Após um mês positivo que foi Janeiro, o índice tomou um rumo diferente em Fevereiro e faltando apenas dois pregões para o encerramento do mês, já acumula uma queda de -6,73%.

Como se costuma dizer, o ano no Brasil só começa depois do Carnaval, então vamos olhar o gráfico de uma forma diferente, embora os estudos anteriores continuem validos.

Nos últimos tempos tenho colocado vários estudos utilizando os canais, e acredito que quem acompanhou estes estudos percebeu a importância deles, uma vez que são muito respeitados.

Utilizo uma única forma para marcar os canais, mas o ponto selecionado para fazer a marcação inicial é de extrema importância. Já coloquei estudos com o canal desde 1994, e mostrei que ele continua sendo respeitado. Embora muitos “marcadores de canais”, estejam atualmente utilizando a marcação a partir da grande queda da pandemia, eu prefiro marcar a partir de 2016, porque foi de fato um momento muito importante para o nosso mercado.

A figura abaixo, esta um pouco confusa, mas ela mostra 4 pontos importantes:

  • o primeiro é o canal de longo prazo, onde ligamos o fundo de 2016, ao fundo da pandemia, e podemos ver que ele não foi testado, mas a sua linha central foi muito respeitada. Por este canal, vemos que a tendência de longo prazo do índice é de alta, e que no momento estamos fazendo uma correção.

  • o segundo canal, traçado em vermelho mostra o que poderíamos chamar de tendência primaria, que teve seu inicio em junho de 2021, e que é de baixa. este canal vem sendo muito respeitado, o que gera a expectativa de que o índice recue até 100.000 pts de forma a testar novamente a linha central.

  • o terceiro canal que esta destacado em cinza, mostra que temos uma tendência secundaria de alta, mas que neste momento o fundo do canal esta sendo testado o que acende um alerta. O primeiro movimento esperado seria uma recuperação, pelo menos um retorno do índice, mas se ele for perdido a situação se complica bastante. Já falamos bastante deste movimento onde o índice faria um recuo até os 106.000 pts, onde estamos agora.

  • o quarto canal que esta em amarelo e com a sua dobra para baixo em vermelho, representa a tendência de mais curto prazo. Vinhamos acompanhando este canal, mas agora ao ser perdido a situação complicou bastante, porque de certa forma ele pode deixar de ser utilizado para definir a tendência. Os seus valore continuaram a ser respeitados, mas a situação esta se invertendo, ou seja, estamos mudando a tendência de curto prazo para baixa. Vou mostra mais em detalhes na sequencia deste texto.

Então temos a figura.

Acompanhar todas estas linhas geradas pelos canais, dá um certo trabalho, mas é importante fazer isto, para não tomarmos decisões de compra em venda em momentos errados.

Mas vamos ao que interessa de fato, que é o que esta ocorrendo neste momento e o que podemos esperar.

Temos uma situação complexa. A queda recente esta permitindo que tracemos um novo canal para a tendência mais curta, que coloquei tracejado em azul. Observe que o índice esta testando de uma só vez 3 linhas de canais, ao mesmo tempo que toca a banda inferior da Bollinger. Ou seja, é um ponto muito difícil de ser rompido, mas se for a situação como eu falei anteriormente leva o índice em um primeiro momento aos 100.000 pts. Mas vamos considerar que esta área vai ser um suporte e que possamos marcar um fundo neste ponto.

Da para observar na figura que o ultimo movimento de queda se formou em 5 ondas, isto tanto pode ser um impulso em direção da tendência de baixa, como pode ser parte de um movimento corretivo no caso uma onda “a”. Em ambos os casos o que é esperado é que tenhamos um segundo movimento que tanto pode ser uma onda 2 ou uma onda “b”, ambos tem o alvo principal na correção de 61,8%, assim veríamos o índice voltando a 111.000 pts, ou a 109.000 pts em caso de uma correção menor (38,2%), antes de retomar o movimento de baixa. Claro que esta marcação precisa ter o fundo confirmado, por hora é só um número provisório.

Em resumo, embora tenhamos a chance de ter uma recuperação mais imediata, o movimento que se formou em 5 ondas, indica, que vamos ter a continuidade da correção em breve, onde tudo aponta para os 100.000 pts, onde teríamos o teste do canal que representa a tendência primaria. E ai a situação ia se complicar bastante porque teríamos as 3 tendências em baixa.

Para quem não consegue acompanhar todos os canais, mas tem interesse em ver o movimento, pode optar apenas por acompanhar a mma34. Ou seja, caso tenhamos o retorno no curto prazo, o objetivo é testar a mma34, para só então retomar o movimento de queda.

Abraço a todos

6 curtidas

Vale 24/02/2023 Cmin3
Tínhamos a possibilidade gráfica de que a Vale depois de atingir os 98,00 desse inicio a uma correção. No dia que a correção começou postei um estudo dando duas possibilidades de correção, sendo a primeira que o ativo tivesse de fato em um impulso tendo encerrado a sua longa onda 4, e neste caso deveríamos monitorar o preço de 84,00. A outra possibilidade é que o padrão de triangulo prevalecesse, e neste caso a correção poderia ir até a casa dos 70,00. De qualquer forma ficou o alerta para quem tivesse o ativo em carteira fizesse uma proteção afim de obter recursos para aumentar o numero de ativos.
Bem neste momento estamos chegando no primeiro ponto, no caso os 84,00 então é hora de dar uma olhada para ver se é o momento de desfazer a proteção, ou então para quem deseja comprar o ativo, dar inicio a operação. No post de 27/01/2023 tem todos os dados da analise, então vou colocar uma outra visão, complementando o estudo.
Após fazer tudo que se espera e a onda que pode ser uma 3, atingir o centro do canal dobrado, a Vale retornou para o canal original e agora esta dentro de uma área de congestão que tem sua base em 84,34, então ao tocar nesta região é esperada uma reação, é um bom momento para comprar calls ou recomprar as que foram vendidas. Se é o final da correção não sabemos, mas ela já esta bem distante da mma34. Por enquanto o sinal que temos é de venda, então será uma operação contra tendência. Temos que monitorar até que ela de um sinal de compra, ai sim vamos partir para o alvo definitivo do movimento. De qualquer forma temos um momento muito importante do ativo, que já corrigiu desde o seu ultimo topo mais de 13,00%.

CMIN3
Sempre comentada e comparada a Vale, fiz um rápido estudo deste ativo no outro dia. Coincidentemente ele esta fazendo o mesmo desenho que a Vale, terminou uma onda 3 no centro do canal dobrado e iniciou um onda 4 com o objetivo em 4,41. Ele tinha uma possibilidade de encerrar o movimento ao tocar na mma34, mas ao chegar neste ponto ele perdeu a media com muita força.
Estamos cerca de 4% do objetivo da correção, mas é um bom momento para começar a monitorar um retorno do ativo.
Pelo 60 minutos, embora o ativo continue dando venda, ele já esta em um nível bem alto de sobrevenda, devido claro a grande queda que teve hoje, então deve esboçar alguma reação.

6 curtidas

Vale e Cmin

Vale deu entrada no ponto marcado e atingiu o alvo da congestão, agora é administrar os ganhos.

Cmin confirmou o 60’, deu entrada e um bom lucro. Tocou um canal curto de baixa e tem chance de corrigir.

4 curtidas

CPLE3 02/03/2023
A algum tempo coloquei aqui no fórum que a ENBR3, tinha um alvo em 22,02, e hoje ela teve uma alta expressiva e foi buscar esta região. Não tenho muitos ativos em carteira, mas este eu tinha, e não tive a menor dúvida em vender. Se vai subir ou cair não importa, mas era o alvo de uma onda 3, e diante do fato relevante de hoje, encerrei a minha posição.
Não tenho a CPLE3 na minha carteira mas tenho a Cple6, então me ocorreu montar uma posição maior. De fato nunca faço analise muito profunda neste ativo, mas resolvi fazer e escolhi a Cple3, porque sei que ela desperta mais interesse no fórum, e a formação gráfica é bastante semelhante. Em uma analise mais detalhada acabei me deparando com uma situação muito complicada neste ativo.
Como é meu costume a primeira analise sempre é de prazo maior, o que permite ter uma visão do comportamento do ativo.
O primeiro gráfico mostra um movimento iniciado em 2016, e podemos ver a formação de todas as ondas, ou pelo menos ter a certeza de 4 ondas, visto que o movimento ainda esta se desenvolvendo.
Vemos também a formação de um canal de longo prazo que vem sendo respeitado, e que mesmo na queda de 2020, serviu de limite para a grande correção. Então esta é a visão geral, onde apresento um possível traçado das ondas. No final deste texto vou voltar a falar neste gráfico.

Mantendo o mesmo gráfico vamos dar um zoom, e ver a situação atual do ativo.
O que vemos é que o ativo esta em uma grande área de suporte, dado por vários canais, e também pela projeção do retângulo que foi dobrado para baixo, sendo que a linha inferior é também o topo de 2020. Mas vemos também que a linha inferior do canal de longo prazo foi perdida pela primeira vez. Ou seja, após cair mais de 23% desde o seu ultimo topo, o ativo encontra-se agora em uma área importante de suporte, que em geral produz uma reação positiva no ativo. Por outro lado se viermos a perder esta zona, podemos ter pela frente uma correção bastante forte.

Então em termos de Analise Técnica, estamos em uma área de suporte e podemos começar a pensar em comprar o ativo, caso ele mostre alguma reação.
Nenhum estudo que faço esta completo sem que eu procure entender as ondas. As projeções das ondas são baseadas em Fibo, e com relação a estas projeções sem entrar muito em detalhes, tem um número que deve ser respeitado que é o 423,6%, pois é sabido que quando esta projeção é atingida, teremos uma forte correção pela frente.
Voltando ao primeiro gráfico, a onda 3 atingiu os 423,6% exatamente no topo de 2020, e em seguida tivemos uma forte queda provocada pela pandemia. Coincidência? Pode ser, mas o fato é que a correção ocorreu.
Até aqui sem problema, mas o próximo passo que foi a marcação da onda 5, também mostrou que os 423,6% foram atingidos, e que depois iniciamos uma correção ABC. Infelizmente não fiz este estudo na época correta, porque certamente teria encerrado a minha posição, e evitado a perda que tive na minha carteira.
Observando a forma que o movimento corretivo esta se formando, temos a primeira possibilidade de estar em uma onda C, cujo menor objetivo é 100% de projeção da onda A, que no caso é 5,90.
Mas o pior sobre a analise das ondas ainda esta por vir. Diagonal Terminal é um padrão muito forte. Apesar de não poder desenhar de forma correta, a própria extensão de 423,6% indica a formação de uma onda 5 neste padrão. E neste ponto temos que a correção de uma diagonal terminal, é até o seu inicio e neste caso o valor é 3,25. Ou seja, pela ondas temos uma situação bastante preocupante.
Projetando a retração de fibo, temos dois pontos de suporte, porque depois de completar um impulso (5 ondas) em algum tempo gráfico superior, este movimento vai se apresentar como uma onda 1, e sendo assim, temos dois alvos para a correção. O primeiro em 4,99, e o segundo em 3,35 (perto do alvo da diagonal).
É apenas um estudo, que apresenta uma possibilidade do ativo dar continuidade a sua correção, que no extremo cria uma situação bastante desconfortável para quem tem a CPLE na carteira. Se isto vai se concretizar não tenho a menor ideia, o que estou colocando aqui, é uma possibilidade de movimentação deste ativo. Eu com certeza, não vou aportar mais recursos neste ativo, e se viermos a ter uma pequena reação dos preços, certamente vou encerrar a posição neste ativo também, tal como fiz com a ENBR3.

6 curtidas

@wdgi Belo post. Também tenho CPLE3, por enquanto vou ficar quieto. Vou prestar mais atenção no price-action do ativo.
Por falar em Fibonacci está na minha lista de compra o seguinte livro:

Conhece? Vale a pena comprar ou nem?
Tens alguma sugestão?

2 curtidas

Oi @joao58, obrigado pelo comentário. eu não conheço este livro. abraço

Sim, vou ver o vídeo.
Mas, eu gosto muito de livros. Já estou aposentado e toda minha ascensão profissional foi acompanhada de livros.
Acho justo comprar e pagar pelo trabalho dos autores.
Ademais, logo antes de ir dormir eu me recuesto (como diriam os de fala hispânica) e leio umas dez páginas.
Vou refletir sobre o livro, mas em geral estou sempre fazendo isto com todos os produtos que estão na minha fila de compra.

OBS: Acabei de ver aqui ao lado, na tela, que a automação do fórum me diz que já te respondi 3 vezes e me sugere que eu poderia ter feito tudo em uma única vez.
Talvez eu esteja postando demais. Lá em opções eu já reduzi drasticamente as postagens.
Anyway, lets go.

3 curtidas

Terminou mais uma semana e terminou mais um mês. Os preços do IBOV, passados dois anos, ainda continuam dentro do canal de baixa mostrado na figura abaixo. Desta vez os preços chegaram até a metade do canal de baixa. Pode refluir e voltar a subir, mas pode também romper o suporte da linha média do canal e ir buscar o fundo do canal. Na última vez que os preços foram ao fundo do canal eles encontraram o suporte do fundo do canal e o suporte na faixa de 93-96k. Desta vez esta faixa de suporte está dentro do canal. Se os preços forem em direção ao fundo do canal será interessante ver o que acontecerá quando os preços atingirem a faixa de suporte. Se isto acontecer será logo, provavelmente, em abril ou maio. Veremos.

9 curtidas

Ibov 03/03/2023
Temos varias formas de traçar canais, o que acaba gerando resultados diferentes. No meu caso sempre traço os canais baseados em ondas, se é a forma mais correta, não tenho idéia, mas tem sido bastante eficiente para o modelo que utilizo.
Temos a sensação de que o índice irá corrigir mais um pouco e sabemos que teremos “muitas defesas” pela frente, nas chamadas regiões de interesse, que as pessoas tratam comumente como suporte. Ocorre que no momento a formação que vemos é que a onda C, esta fazendo o seu ultimo movimento em um padrão que podemos considerar por hora de duas formas. A primeira é que a formação é de uma plana, e neste caso o final do movimento seria em 95.500 pts. Outra formação seria o padrão for zizzag, e neste caso o alvo fica em 94.700 pts, ou seja, altera muito pouco o alvo.
Caso o padrão das ondas seja seguido, e a onda C, tenha o mesmo tamanho da onda A, então a projeção fica em 92.800 pts, onde o canal de longo prazo seria testado.
Entretanto sabemos que a região dos 100.000 pts, vai ser muito defendida, e neste ponto temos o centro do canal principal traçado pelas ondas. Esta região (linha central do canal) tem sido muito eficiente, então fica a expectativa de que ao tocas nesta região tenhamos uma retomada do índice, provavelmente até tocar novamente a linha superior. É a mesma situação que descrevi na semana passada, mas coloquei que era uma marcação provisória por ainda não termos um fundo. No momento já temos um valor mais baixo na região de 103.104 pts, mas ainda não tivemos um movimento confirmando esta região. Caso este movimento ocorra esta semana, teremos um respiro dentro da tendência atual que é de baixa.

4 curtidas

Ibov 10/03/2023
Embora tenhamos varias formas de analisar o gráfico do Ibov, e consequentemente obtermos diversos resultados, a forma mais simples de termos uma idéia é visualizar o gráfico em um tempo um pouco maior. Olhando o gráfico desde o seu ultimo movimento mais significativo, que foi em março de 2020, o que vemos é que após uma rápida recuperação o índice entrou em um grande zizzag descendente, e que na forma mais simples de ser interpretado tem um objetivo básico em 88.419 pts, onde teríamos a correção de 61,8% da ultima grande perna de alta.
Já estamos a praticamente dois anos indo nesta direção, mas de uma forma muito lenta, meio que incompatível com que seria esperado deste movimento, o que abre espaço para outras interpretações, mas não é o caso aqui.
Mesmo tendo um objetivo bem claro, temos sempre que ir acompanhando um tempo menor, porque afinal de contas, é nele que vivemos e fazemos nossas operações (compras e vendas).
Mesmo dentro do gráfico de tempo maior é possível já termos alguns objetivos, ou melhor regiões que vão ser muito difíceis de serem perdidas caso a correção continue em direção do seu objetivo principal (88.419 pts). O ponto mais forte, esta marcado com uma elipse cinza no gráfico e é a junção de 4 pontos, sendo 3 canais e o ultimo fundo que tivemos em 2022. Esta região esta na casa dos 95.000 pts.

Na semana passada tínhamos a possibilidade de sentir um suporte na região de 103.000 pts, o que deveria gerar uma reação mais imediata, e foi o que ocorreu, pelo menos no inicio da semana. Seguindo o padrão de marcação de fibo, poderíamos ter ido até os 108.000 pts, para então retornar, mas não foi o que ocorreu, porque retornamos antes de atingir os 107.000 pts, e voltamos com força anulando o movimento positivo trazendo o índice para o mesmo ponto em que estávamos.
No momento temos dois movimentos possíveis dentro da correção, mas ambos com o mesmo alvo. O primeiro é que a exemplo do que tivemos no movimento anterior (retângulo rosa) tenhamos novamente o recuo em direção aos 107.000 pts, e finalmente a busca até a região de 100.000 pts. O segundo é que em um movimento mais rápido, não formemos o segundo retângulo e seguimos diretamente para os 100.000 pts.
Olhando o gráfico acima, dá para ver que além de ser um objetivo de preço, é também a linha central do canal principal que temos acompanhando a vários meses, então a chance deste teste ocorrer aumenta bastante.
Aqui temos um fato importante, porque apesar de termos alvos bem abaixo deste ponto, a marcação que venho fazendo da correção, permitiria que a onda que leva o índice de volta aos 100k, seja marcada como c.c.5, e se este for o caso teríamos o tão esperado final da correção. Como estamos em um grande movimento corretivo esta onda poderia ir se estendendo e ir buscar os alvos mais baixos, que já comentei aqui, mas que neste momento temos uma possibilidade gráfica de vermos encerrada a correção.

Então temos uma boa noticia e uma nem tão ruim. A bolsa pode cair mais um pouco, mas esta pode ser a correção final.
Sei que encho o saco falando das ondas, e que tenho uma visão bem diferente de como operar com elas, o que acaba tornando algumas explicações “pouco explicativas”, mas é que elas me encantam. E parte deste encantamento vem do fato, de que elas permitem que você explore as movimentações do mercado de uma forma muito interessante.
Olha só o que vai ocorrer se o meu estudo estiver certo e a correção parar realmente nos 100.000 pts: se isto vier a ocorrer o meu traçado esta errado. Ou seja, se eu estiver certo, estou errado. Parece papo de bêbado, mas é o que vai ocorrer de verdade. Porque venho traçando esta onda como uma c.c, quando ela na verdade é simplesmente uma onda c, e que neste caso pode ir um pouquinho além, chegando até os 97.000 pts (circulo menor do primeiro gráfico), mas ao invés de ser parte de uma onda 2, é na verdade parte de uma 3.2, o que nos deixa dentro de um impulso de tempo menor. Compliquei? Bem, se não perdermos os 95.266 pts, e voltarmos a subir, a onda que estamos já faz parte da onda 3, e neste caso aquele objetivo de 88.000 pts, não fará mais parte dos alvos possíveis e nem aquele “temível” retorno aos 78.000 pts, que não fez parte deste texto, mas que também é um objetivo bem viável, porque a correção tem ido na sua grande maioria das vezes até a retração de 76,4% de fibo.
Boa semana a todos

8 curtidas