Análise Técnica

Kkkk se tratando de Brasil nada é impossível

1 curtida

Estou vendendo fiis aos poucos e realocando em ações. Aumentando o risco devagar.

2 curtidas

Boa, e na baixa que se compra, estamos perto da linha de tendencia de longo prazo, vamos torcer para uma reversão antes de perder os 1900~1800.:crossed_fingers:

2 curtidas

Estou com uma abordagem parecida. Só que ao invés de vender os Fiis, estou alocando seus proventos nas Ações.

1 curtida

Smll 14/06/2024
Fazer estudos sobre índices, não é muito simples, e o o Smll em especial, é muito mais complexo. Um dos motivos eu acredito que seja porque este índice tal como o Ibov não é “operável’, sendo assim os padrões são mais complexos, e tendem a falhar com mais frequência. Mas por enquanto pelo menos as ondas tem sido respeitadas.
No ultimo estudo sobre este índice, tínhamos varias possibilidades, entre elas até mesmo a continuidade de um impulso, mas o foco maior foi acompanhar a continuidade da correção. No caso abordamos apenas o aspecto de que a correção estava ligada há uma onda de impulso, uma vez que poderíamos ter feito a onda 3.3.1.
Ainda podemos ver no gráfico este tipo de correção ocorrendo, mas no caso teríamos agora apenas a possibilidade de estar terminando uma onda 2, no caso a 3.3.2 e a partir deste ponto poderiamos ver alguma recuperação e até mesmo dar inicio a um impulso. Temos duas marcações sendo a primeira onde estamos neste momento que funciona como uma antecipação ao final da correção e a segunda que é o limite normal da correção.
Toda marcação, inclusive a do canal é provisória, pois dependemos da confirmação de um fundo e caso ele se confirme nesta faixa a primeira projeção do impulso fica em 2.300 pts, onde teríamos novamente uma correção pequena e ai sim poderíamos marcar os alvos com mais facilidade, caso não tenhamos o retorno ao fundo novamente.
No caso dos canais, como sabemos, eles devem obedecer a marcação das ondas, e a onda principal que precisa ser marcada é a onda 2. Tínhamos a marcação dos canais mais curtos, mas eles não fazem mais sentido a partir do momento em que a onda mais curta ainda não terminou. Mesmo o canal de prazo mais longo que esta no gráfico também é uma marcação temporária e o motivo veremos mais adiante.

No estudo do Ibov, temos neste momento varias possibilidades de movimento, especialmente porque estarmos em um ponto importante da correção, e até mesmo o inicio de um novo impulso é possível, mas por outro lado temos pelo menos dois cenários bastante ruins, que são bastante validos neste momento, assim o correto é também traçar para o Smll um cenário pessimista, uma vez que a sua movimentação em geral segue a direção do índice principal, sendo a diferença a intensidade do movimento.
Para fazer isso com mais segurança precisamos olhar um prazo mais longo. Sei que muita gente não gosta deste tipo de analise, preferindo sempre uma visão mais curta, de forma fazer algum tipo de operação, mas sem uma visão de prazo maior, é muito difícil entender o que pode acontecer pela frente.
O primeiro movimento que estamos tratando, foi uma grande onda 1, que teve o seu inicio em 2016 e durou até 2020 no início da pandemia. Em 2020, tivemos uma recuperação que para efeito de estudos foi marcada como uma onda 3.1, que finalizou em junho de 2021. Em 2023, tivemos o encerramento do que seria a onda 3.2 e de lá para cá estamos em um cenário meio indefinido, mas que enquanto não tivermos a perda da região de 1.700 pts, ainda podemos tratar como um impulso.
No gráfico acima vemos que temos a possibilidade de marcar toda correção iniciada em 2020, ainda como uma onda 2 em andamento que poderia ser uma plana expandida, ou um padrão de alargamento que é chamado na AT, e neste caso a correção se encerraria em 1.275 pts. Sei que é uma correção extrema, mas coincide exatamente com a correção de 76,4% que tem sido uma correção normal ultimamente. Este cenário ainda não pode ser “ativado”, apenas se a região dos 1.700 pts for superada. Não ter a certeza de que a onda 2 finalizou é que leva a marcação do canal ser temporária.

4 curtidas

Semana promete, IBOV em um suporte forte resistindo:

IBOV.USD também se cair essa semana confirma mais queda afrente a níveis de 2006

SMLL em cima da linha de tendencia de alta de longo prazo, se cair essa semana também vai novamente la em 17xx.

Copom na quarta, semana agitada e decisiva.

7 curtidas

Todo mundo segurou essa semana, efeito dos suportes, aguardemos a próxima para ver se teremos uma reversão ou retomamos a queda.

5 curtidas

Até o momento, estamos com uma queda de 6,55% em 2024 no ibov e incríveis 16,30% no small. Me parece bastante exagerado, considerando as previsões de crescimento do PIB. Se o executivo e legislativo colaborarem com reformas nas despesas no segundo semestre, dá pra fechar 2024 no positivo.

5 curtidas

Minha opinião sobre analise técnica:

Ibov tendência de baixa no diário.
Testou fundo do canal de baixa
agora vai para a correção “natural” (plausível, até os 125k, de realizar swing com cautela)
após a correção avaliar a formação de possível pivô para começar a pensar em reversão ou não, apenas continuação de testes do canal de baixa.

@wdgi faz analise do IRF e OBV nas suas avaliações rotineiras? não faço normalmente, porem nesses momentos acredito ser um termômetro de sobrecomprado ou sobrevendido e termômetro de força no volume.

1 curtida

Oi @borabora. Eu utilizo os dois indicadores de forma bem rotineira. E vou colocar trechos de relatórios diários que utilizo.
O Ifrnn, além de dar excelentes sinais de entrada, ele é muito bom para observar divergências. No meu post de ontem sobre o Wspfut, eu coloquei o Ifr14, porque ele esta mostrando uma divergência com o preço. Para sinais de entrada, uso o de 3 períodos ou o de 5, dependendo do ativo. Para buscar regiões de sobre compra e sobre venda, você tem que observar qual o ativo que esta olhando e o tempo gráfico.
Todos os dias meu sistema produz um relatório, observe que cada ativo tem um nível de sobre compra e sobrevenda.

Depois eles são identificados no momento da geração do sinais de compra.

No caso do OBV, o uso é o mesmo, no caso buscar divergências, mas uso sempre uma media, geralmente a de 8 periodos, afim de observar se os movimentos estão alinhados e também a inclinação da linha de OBV. Ele também é utilizado como filtro, mas de outra forma.

4 curtidas

Ibov 24/06/2024
Hoje tivemos o quinto dia seguido do Ibov de alta, claro que olhando só o resultado do candle, porque senão a conta seria diferente. Estava mesmo na hora, afinal tínhamos uma região que tinha tudo para segurar os preços, pelo menos por algum tempo.
Não tem como neste momento ficar fazendo projeções muito longas, mas o fato é que elas “aparecem” no meu gráfico. Hoje chegamos na casa dos 123.000 pts, o que era parte da primeira marcação.
Temos duas possibilidades mais imediatas:

• a primeira é que tenhamos a sequencia de alta até 124.240 pts, e depois o final do movimento em 126.818 pts.
  • a segunda é que amanhã tenhamos um dia negativo gerando ou pelo menos dando inicio a uma onda 2 que deveria corrigir pelo menos até 121.232 pts, para depois retornar dando continuidade a um impulso cujo alvo está em 131.174 pts.

Temos alguns dados que certamente irão mexer com o mercado. Se não tivermos nenhuma surpresa, é muito difícil que venhamos a perder o fundo do diário esta semana.
Com relação as duas possibilidades apresentadas, tem uma que me preocupa um pouco, que é a primeira, porque o alvo corresponde a 76,4% de toda a correção que tivemos, e isto não deveria assustar, mas conhecem aquela expressão “cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça”, então, na grande maioria das vezes que este nível aparece, algo nada bom esta para acontecer.

6 curtidas

Ibov 27/06/2024

Por enquanto a segunda possibilidade é a que vem se mostrando mais provável. A semana não acabou. Tivemos o primeiro candle negativo, o segundo candle apesar de fechar positivo, chegou a ficar bem negativo, depois tivemos uma forte absorção, mas a minima foi suficiente para marcar uma onda 2 um pouco acima do previsto que estava em 121.232 pts e paramos no 121.402 pts. Por enquanto seguimos na formação de impulso tendo o primeiro alvo em 127.856 pts e agora o alvo final corrigido para 131.882 pts. A segunda possibilidade não pode ser descartada ainda. Vamos acompanhando

7 curtidas

Ibov 28/06/2024
Finalmente um mês positivo para o Ibov, que subiu 1,48% neste mês de junho. E olha que não tem sido fácil para o nosso índice. O dólar futuro, fechou o mês com 6,65% de alta e os Juros Futuros tiveram uma alta de 3,71%. Ou seja, um cenário bastante desafiador.
Quando faço as projeções do Ibov, tento sempre colocar diversos cenários e aos poucos, vou eliminado aqueles que não tem mais possibilidades de se concretizarem, mas o caso é que anda difícil eliminar qualquer um, e ainda novos cenários vão surgindo.
Muito tem a ver com a questão das ondas serem fractais, ou seja, em cada tempo gráfico, temos movimentos diferentes ocorrendo, muito parecido com o conceito de tendencia da teoria de Dow. Mas o meu gráfico base é sempre o semanal, e os tempos menores tem uma natureza mais operacional.
Após atingir uma importante região de interesse, o índice já se recuperou em torno de 4,20% e com isto se aproxima de regiões de Fibo que normalmente nos dão o possível tamanho do movimento, e podemos ver que chegamos bem próximos da primeira região e tivemos um pequeno retorno. Os pontos estão marcados no gráfico. Claro que existem outras regiões dependendo dos níveis que utilizamos, mas no gráfico estão os níveis “clássicos”.

No gráfico podemos ver os dois objetivos de correção, mas que forma traçados considerando toda a perna de baixa, mas nem todo mundo faz a mesma marcação e se formos ver a perna mais curta, vemos que a primeiro nível de correção que estava próximo aos 123.000 pontos serviu como uma região de resistência, importante que só é visível a partir do gráfico diário, e que o próximo objetivo fica na casa dos 125.500 pts. Mas trabalhando dentro desta perna menor, temos um conceito importante que não pode ser ignorado.
Todas as vezes que temos um movimento, ou perna como chamamos, seja de alta ou de baixa, os 50,0% são muito importante, porque eles representam a metade do caminho, e que sempre é o ponto mais importante de retorno. Quando esta região é rompida, temos uma chance muito grande de retornar ao inicio do movimento. Como o Ibov não está dando mole, este foi o ponto exato que paramos o movimento ontem, antes do pequeno recuo que tivemos hoje.

As marcações que apresentei esta semana, consideram pelo menos o que tem ocorrido no gráfico de 60 minutos, e não colocar aqui para não poluir ainda mais o desenho, temos uma onda impulsiva em formação, o movimento de hoje, pode ter sido a onda 4 e o inicio da onda 5, e esta onda aponta neste momento exatamente para os 125.500 pts, como parte de um movimento que tem o seu alvo em 128.200 pts, podendo se estender depois.
Em resumo, o que vemos é que a movimentação vem sendo realizada, atendendo aos dois traçados, e que tirando a possibilidade de estarmos neste momento encerrando a primeira parte do movimento pois atingimos os 124.500 pts ( tínhamos um objetivo traçado em 124.200 pts – primeira possibilidade do impulso) o movimento ainda tende a ter um pouco mais de alta, antes que venhamos a ter uma mudança de rumo no semanal. O ideal para começar a pensar em uma mudança de cenário, seria ir realmente buscas a casa dos 128.000 pts.
Então continuamos em um movimento corretivo, só que agora dando um alivio em toda queda que tivemos, e mantendo a mesma marcação que utilizamos como objetivos de correção de Fibo, apenas dois candles de alta como no caso do semanal, ainda não são suficientes para deixar de ver o Indice, cumprir o objetivo principal e retorna a casa dos 111.000 pts.
Sei que são muitos números e em um situação normal, estaríamos “comemorando” o índice ter atingido exatamente o alvo que temos trabalhado a meses, e neste momento fazendo o retorno esperado, mas a cada dia, vemos um quadro geral que vem ficando cada vez mais nebuloso, e sabemos que em situações deste tipo o mercado tende a ficar cada vez mais perigoso.

Bom final de semana a todos

7 curtidas

Arrisco dizer que vem uma correção no IBOV

7 curtidas

concordo, e a média de 200 dias corrobora a tese.

1 curtida

Ibov continua subindo bem … de acordo com os analista eh decorrente de alívio interno … “alívio interno” qual , Lula tá calado ainda , falou nada hoje kkkkk

4 curtidas

Ibov 03/07/2024
Muito técnico o movimento do índice.
Ibov segue firme rumo ao seu primeiro objetivo. No semanal, já superamos a máxima da semana passada, por enquanto indicando a força do movimento. Pelo 60’ minutos tínhamos o alvo em 125.500 pts, batemos em 125.491 pts ( no alvo) fizemos um recuo rápido até os 23,6% mais uma indicação da força do movimento e agora continuamos rumo aos 128.000 pts, onde se atingido teremos um grande ponto de decisão.

8 curtidas

Vamos ver se realmente é um retorno ou só um respiro, dava para arriscar uma comprinha hj em

5 curtidas

Smll 04/07/2024

Mais um ativo operando seguindo os parâmetros da Analise Gráfica. Três dias após o ultimo post atingimos a marcação provisória do canal e fechamos exatamente na linha de front running (antecipação do movimento). Desde então começamos uma alta, que pela marcação tem o seu objetivo em 2.300 pts.

Considerando tratar este movimento como um impulso, temos duas formas de fazer a marcação.

A primeira que é a forma básica, tínhamos a marcação da primeira onda em 2.033 pts e ela ficou em 2.029 pts. É a marcação de 1/3 do movimento. E a partir dai podemos marcar os demais objetivos resultando no gráfico abaixo. Neste caso temos uma pequena alteração para o alvo do final do movimento em 2.324 pts

A linha de canal ainda é provisória porque não temos a certeza da onda em que nos encontramos.

A segunda forma de fazer a marcação é com a onda 3 se “desdobrando” ou seja apresentando toda a sua formação dentro do diário, e neste caso o que temos é um alvo menor em 2.230 pts. Outro ponto é que estaríamos muito próximos de atingir o objetivo da onda 3.3 em 2.099 pts, para termos um recuo da 3.4.

Na marcação de um impulso estes são as duas formas que vejo neste momento. Um detalhe que omiti nos gráficos que são os canais, seriam mais respeitados na segunda forma.

7 curtidas

Ibov 06/07/2024

Já falamos muito sobre o Ibov, e no momento não tem muito que acrescentar, mas como eu sempre gosto de falar sobre o uso da Analise Técnica, e dos elementos envolvidos neste mundo, não podia deixar de falar sobre o que esta ocorrendo neste momento.

Curiosidade Gráfica

O ibov parou nesta semana em um ponto muito interessante, claro que quem conhece a parte mais básica da AT, diria que ele bateu em uma resistência, e não deixa de ser verdade, porem o ponto que paramos respeitou exatamente dois pontos dos estudos. O primeiro é que respeitou a linha superior do canal, lembrando que a marcação foi feita utilizando as Ondas de Elliott. O segundo ponto é algo bem interessante também, porque o mercado deu o primeiro retorno exatamente no momento que tocou a linha de 50,0% da correção. Este ponto poderíamos dizer que é “magico”, porque é o meio do caminho, assim é o melhor ponto para retornar ou seguir em frente.

Quando inicie no uso da AT, as pessoas costumavam dizer que quando a linha de 38,2% é respeitada, os preços recuam e se voltarem a corrigir passam direto pelos 50,0% indo normalmente até os 61,8% da correção. Mais tarde entendi que na verdade esta é a formação padrão de um zizzag (correção de Elliott), mas que se passar direto pelos 38,2%, para nos 50,0%. Então vamos ver o que prevalece, porque os movimentos em tempos menores indicam que deveríamos ir até 128.xxx pts, mas temos este novo elemento.

Para quem se interessa por CriptoMoedas

Apaguei todos os post sobre este assunto que coloquei aqui no fórum, porque estou organizando melhor as postagens, e tenho encontrado muita similaridade entre o Bitfut e o Wspfut, assim estou trabalhando de forma organizar um estudo único.

Mas entre os posts que apaguei estava uma projeção do Bitcoin, que na época esta em 63 k, que indicava que ele iria para a casa dos 53 k. Foram quase 4 meses, mas finalmente na ultima semana batemos este alvo. Até ai tudo bem, porque era uma projeção simples de um zizzag, mas foi a projeção seguinte me deixou “assustado”, mostrando a cripto em 196 k. Não sei se a correção acabou ou não, mas o fato é que ao bater neste alvo, tivemos um bom retorno dos preços. Se o mercado realmente marcar um fundo nesta região a coisa pode ficar bem interessante.

9 curtidas