Ibov 12/07/2024
Show de bola, a projeção funcionou direitinho. Até agora. O que de fato importa é que por enquanto parece que estamos seguindo as principais métricas do mercado. A importância em acertar ou errar um movimento vai muito além da satisfação ou insatisfação pessoal. É a ideia de que estamos de alguma forma alinhados com a logica do mercado, e com isto podemos ter mais segurança quando nos arriscamos em uma operação de curta duração ou mesmo em uma compra de prazo maior, quando o objetivo é ter o ativo em nossa carteira.
É muito estranho falar que podemos ter atingido um topo, porque não temos nada que indique esta situação, mas a questão é que não estamos acompanhando um conjunto enorme de indicadores, apenas as projeções das onda e o objetivo dos alvos dado pelo Fibo e alguns canais traçados seguindo também a marcação dada por Elliott.
Até o momento atingimos apenas os níveis de projeção dados pelas ondas, o que foi muito interessante, e se estamos preocupados com o que fazer, podemos olhar alguns indicadores, básicos como o IFR e as Bandas, que mostram que neste momento estamos em nível de sobrecompra, mas pelo gráfico diário, no semanal que sempre acompanhamos, não temos nenhuma indicação de reversão no movimento.
Foram as projeções mínimas, ou melhor as básicas, que atingimos, e então agora é um momento para avaliar o que podemos esperar dos próximos movimentos. Para que tenhamos pelo menos uma lógica se apresentando, o ideal seria termos pelo menos agora uma semana de correção e depois uma semana que tivesse o seu inicio negativo e depois uma recuperação.
Não importa o movimento que teremos daqui para frente. Temos o que seria ideal, e o que de fato pode ocorrer é o mercado que vai decidir, e como sempre nos cabe tomarmos uma posição na mesma direção do mercado. Mas o importante é que possamos reagir de forma a preservar os ganhos que obtivemos, claro que se a operação for de curto prazo.
Sem saber o que esperar nos próximos dias e já com a meta do mês atingida, encerrei todas as minhas operações de swing hoje, foram um total de 75 este mês, e estava com 37 posições abertas, que é bem dentro da média que opero. Não tenho operado no prazo de position devido a incertezas que temos visto. Caso o mercado mostre que ainda podemos avançar, eu posso até reativar as operações, porque pela primeira vez em 8 anos, estou abaixo do objetivo estabelecido para o ano, e se perceber uma continuidade do movimento altista, tenho a prerrogativa de retomar as operações, mas vou aguardar pelo menos alguns dias e ver o caminho que o mercado esta indicando.
Olhando o gráfico vemos que se a correção tiver o seu inicio, temos dois alvos, e claro o mais importante seria os 38,2%, mas o que queremos mesmo, como já falamos é que a linha rompida do canal seja testada e resista. A primeira linha de correção foi testada 11 vezes, logo é a mais forte candidata a ser o ponto de retorno, no caso de uma correção, mas volto afirmar que tirando a lógica de projeção que eu utilizo, nada indica uma correção até o momento.
Falei em dois alvos recentemente, sendo o primeiro em 150.000 pts, e o outro aparece no gráfico do post anterior em 143.500 pts. Estes alvos foram traçados a partir dos movimentos gerados no prazo mais curto, mas não custa dar uma olhada no que o gráfico mensal esta nos mostrando, afinal é dele que tiramos as principais marcações.
O movimento do índice vem sendo acompanhado a meses, e dentro de 3 cenários. Aos poucos deixamos o cenário “mediano” de lado e hoje temos 2 cenários vingentes. O primeiro que estamos acompanhando que é a formação de um impulso, e o segundo que é a continuidade da correção onde o movimento recente de alta, foi apenas uma onda “b”.
É sempre bom ter uma visão de longo prazo, porque ela pode definir um caminho principal a ser seguido, mas quanto maior o tempo maior também a possibilidade de venham ocorrer eventos não previstos pelo caminho, que mudam dramaticamente o futuro, ou pelo menos criam situações que fazem com que tenhamos um desvio muito longo do nosso objetivo. Olha o que aconteceu em 2008 e 2020.
Mesmo sabendo que podemos ter eventos “sinistros” não existe razão para que não tenhamos um traçado mais longo para servir de validação, aos movimentos mais curtos que temos. Precisa ser algo simples, e fácil de plotar. Para mim não existe ferramenta mais importante do que os canais, porque o fato é que eles dão a direção do mercado, e são realmente simples de traçar. Muitas vezes eles são confundidos com as chamadas linhas de tendência o que complica o entendimento, e pode levar a muitos erros.
Vamos dar uma olhada no contexto atual do nosso índice baseado apenas nos canais, e alguma coisa de ondas, se não, fica difícil fazer estes desenhos.
No gráfico vemos os 3 canais principais que tem “orientado” os movimentos do índice, e que vem em formação de ondas sem cometer nenhuma violação de regra.
O primeiro canal em cinza, é o canal mais longo que utilizo é que tem o seu inicio em 2015/2016. Este canal só pode ser marcado com o fundo de 2020, e ai foi necessário usar um pouco de criatividade e fazer algumas divisões, sempre respeitando os 50,0%.
Como sabemos, sempre temos que marcar um ponto zero e depois o final da onda 2, para fazer o traçado, assim tivemos outro canal formado entre 2020 e 2021, mas que deixou de ser valido e por isto não esta no desenho.
No médio prazo, podemos ver que o canal é de baixa que foi rompido, depois duplicado e agora testado novamente. O canal mais curto desta projeção que esta em rosa, mostra a direção de uma alta.
E é a partir destas formações que podemos traçar nossos objetivos. Observem que o canal do primeiro gráfico que postei acima nem esta traçado neste gráfico, e a razão é que ele não influencie o alvo que temos aqui.
O que vemos no gráfico, é que o ultimo canal (em rosa) se apresenta como um impulso. Ele até pode ser traçado como uma correção e já coloquei aqui varias vezes (Wyckoff), mas vamos entender como um impulso.
Então temos uma alta no prazo mais curto e uma formação de ondas que apresenta um detalhe que precisa ser considerado.
A onda 3 foi menor que a onda 1, e pela regra a onda 3 não pode ser a menor do impulso, logo a onda 5 não pode ser maior que a onda 3 então o limite que podemos atingir neste impulso esta em 142.327 pts. E podemos observar que a onda 4 deste movimento testou uma linha do canal principal. Então temos tudo alinhado para esta alta, com o tamanho da onda 5 sendo limitada.
Vejam com é simples. Sei que escrevi muito para descrever o processo de marcação, mas olhando apenas o gráfico mensal e respeitando o traçado seguindo as regras surge um alvo do movimento.
Olhando os tempos gráficos menores, temos outros alvos e que são superiores ao encontrado aqui, mas isto não invalida a marcação, o que temos que fazer no caso do valor superar esta marcação é considerar que a onda em questão não é a onda 5 e sim a continuidade da onda 3.