li e irei reler novamente mais tarde, pois tem mta informação para eu estudar.
obrigado pela atenção.
Buscou fundinho nada, buscou um fundo bem abaixo do projetado e uma rápida recuperação. Agora estando em onda 5, buscou o objetivo da 5.1 em 46,12 (1/3 do final do movimento) e agora para manter o padrão de subida deveria fazer a 5.2, que tem o seu limite em 44,20 de forma que a projeção fique alinhada. Mas vai saber o que vem pela frente. O que parece mais certo é que o alvo em 51,20 tem muita chance de ser atingido.
Ibov 25/07/2024
Missão cumprida. Pelo menos por enquanto. Na verdade qualquer conclusão agora é precipitada, por pelo menos duas razões. A primeira e mais importante é porque não fizemos um fundo, e a segunda é que no diário faltou o teste da mma34. Por outro lado, hoje tocamos a linha do canal, atingimos a projeção da onda “c”, e quase batemos em 38,2% da correção, ficando apenas a 160 pts deste objetivo, 0,13% de erro, acho que dá para aceitar.
E agora o que podemos esperar?
Como não temos um fundo, e também faltou o toque exatamente no objetivo, e o teste da mma34, ainda podemos pelo menos testar estes objetivos. Mas seria algo bem rápido.
O cenário mais otimista é dar inicio a outro impulso, e sobre isto tem muita coisa nos meus últimos posts.
O cenário que seria o mais esperado, seria o retorno ao ultimo topo, para que possamos formar uma plana, que é o mais comum quando temos a correção parando neste ponto. Se é que ela vai parar.
Como sempre temos os pessimistas de plantão é claro que temos mais dois movimentos possíveis no curto prazo.
O primeiro é que marcamos o fundo e vamos repetir o mesmo movimento da correção anterior, ou seja, a onda marcada como ABC é na verdade somente a onda “a”, ai teríamos a formação da onda “b”. Neste caso o primeiro alvo é o retorno a correção de 50,0% no caso 124.164 pts, e para isto o próximo movimento que veríamos antes desta onda é o retorno até 128.123 pts. Mas como eu já falei aqui, quando testamos a região de 38,2%, raramente paramos a correção na região de 50,0%.
O segundo movimento é idêntico, mas iriamos buscar a correção de 61,8% no caso 122.865 pts, e para isto o próximo movimento seria retornar até 126.765 pts.
Claro que como não temos o fundo, é só uma visão geral. Quando ele puder ser marcado (se puder) só temos que arrumar os números.
Conforme eu falei aqui no dia 12/07/2024, eu encerrei todas as minhas operações com ações naquele dia. Depois chegamos a subir mais 0,44% para então cair -2,50%. Sai no lucro. Mas não vejo a hora de poder voltar a operar. Espero que os movimentos se definam de forma rápida.
Estou usando o gráfico de 60 minutos e troquei a cor do canal para verde porque fica mais visível, mas é o mesmo gráfico que temos acompanhado.
Tem mais uma coisinha, na verdade duas. A gente sempre espera o melhor, mas ainda vivemos sobre a sombra de estar em um movimento corretivo, que poderia levar o índice de volta aos 114.000 pts, e para isto a onda que estamos iniciando pelo gráfico semanal deveria se uma onda “c”, e acabamos de perder a mma34. Nada bom. Mas como tudo tem o outro lado, existe uma marcação vinda do mensal, onde ainda estamos acima da mma34, que era o limite da queda em termos de fechamento que ocorreu o mês de maio passado, onde tínhamos 121.943 pts que não podia ser perdido, e fechamos em 121.928 pts, ou seja, bem no objetivo, e isto se contrapõe, a idéia que teríamos mais correção pela frente.
Não tem como adivinhar o que o mercado vai fazer, o que devemos ter é um plano. Sei que meus posts são grandes e que as vezes são bem confusos. Peço desculpas por isso. Mas eu trabalho com Informática a mais de 45 anos, e vi muitas mudanças neste tempo todo, mas uma coisa não mudou que foi a estrutura de decisão (if…then…else) e é assim que faço as minhas analises.
Ibov 26/07/2024
Pouco a falar sobre o Ibov hoje. O “fato relevante” é que com a alta de hoje fechamos acima da mma34 no semanal que é muito importante no contexto que acompanhamos. O segundo ponto importante é que fechamos com um candle de absorção. O candle sozinho, não diz muito, mas fechando em cima de uma media importante é muito positivo. Mas tem uma coisa, tipo incomodando, que é o volume. Este terceiro elemento não acompanhou o candle, mas superou a semana passada. Mas vamos ver se a partir de agora ele mostra reação.
Prio3 – 26/07/2024
O movimento do ativo esta respeitando todas as marcações, e melhor, o gráfico semanal e o diário estão alinhados. No gráfico dá para ver que mesmo fazendo a ultima correção de forma agressiva parou exatamente na mma34. Então por estes dois tempos gráficos (semanal e diário) só temos por enquanto a indicação de continuidade da alta.
Temos 3 alvos
- o primeiro dado pela onda completa em 50,84
- o segundo pela marca de 1/3 da 5.1 com alvo em 51,83
- o terceiro pela marcação interna da formação da onda 5, que coloca o ativo em 52,22 mas antes uma parada em 49,54 (5.3) e um recuo até 47,65. Aqui é interessante observar que a 5.2 foi muito rápida, embora tenha corrigido até 38,2%, o que sugere que a 5.4 pode ser um pouco mais longa.
Então esta tudo bem por enquanto, mas ao atingir o alvo teremos uma correção normal, que pode a principio retornar com o preço até a região de 47,xx, ou até a região do “order block” atual que fica entre 44,57 e 43,50. Veremos.
Uma visão mais longa
Sei que muita gente não gosta de gráfico de tempos maiores, tipo o mensal, mas para mim, não observar este tempo gráfico, tira um pouco da visão do que realmente esta acontecendo com o movimento.
Vamos começar onde sempre tenho como base, e ver o traçado das ondas e o canal de longuíssimo prazo. Temos duas opções de marcação mas vou trabalhar apenas com uma, até que ela se mostre errada. Espero que a que escolhi seja a correta, e escolhido o movimento podemos traçar um canal inicial. Podemos ver que a linha superior e a linha central foram bastante respeitadas, então não fui somente eu que escolheu este traçado.
Algumas coisas chamam a atenção. A primeira é que a onda 3 foi até a projeção de 261,8% o que indica uma onda 5 menor, e no momento ela esta realmente pequena porque estamos em torno de 38,2% da onda 1. Ai vem duas coisas que estão chamando a atenção, sendo que a primeira é que atingimos a marca de 423,6% e isto indica uma correção, e que a 5 pode ter finalizado. Por outro lado o que temos projetado no diário hoje é um retorno ao topo, o que indicaria que embora o movimento no diário se apresente como um impulso, ele na verdade é parte da correção. A escala que utilizamos no gráfico, distorce a percepção do movimento, mas o fato é que mesmo parecendo pequena a correção atingiu os 23,6%, que é muito comum em ativos muito fortes, ou seja, estamos na formação de uma onda 2 de longuíssimo prazo, o que poderia fazer com que ficássemos trabalhando nesta região até ir tocar a linha do canal em um movimento muito lateral. De qualquer forma se este movimento se confirmar, não dá nem para falar sobre a alta que veríamos neste ativo.
Não vou postar aqui o gráfico semanal, mas por ele fica mais fácil identificar o movimento que teria sido o encerramento da onda 5 em Outubro de 2023, e uma formação de correção plana expandida que de fato teria se encerrado, aumentando a chance que vemos no diário de que estamos mesmo em um impulso e que após o atingimento do objetivo atual, poderíamos ver o ativo entrando em uma alta consistente. Vamos acompanhando se algo mudar eu aviso.
Obrigado pela análise @wdgi .
Não estou conseguindo mais postar mas essa achei importante, chegamos lá, fiquem atento para correções do dolar e alta ibov/smll
IBOV.USD Suporte
SMLL Suporte
Ibov 05/08/2024
Tenho falado muito pouco sobre o Ibov, porque de fato ele não vem apresentando muita novidade e continua trabalhando dentro das projeções técnicas, especialmente aquela dada pelas ondas.
Mas que susto hoje não é mesmo? Na abertura, parecia que teríamos mais um final do mundo. Mas de certa forma, tudo correu dentro de uma normalidade, porque sabíamos da possibilidade de que a correção desta ultima perna pudesse ser mais intensa, e que no caso primeiro iriamos a 128.xxx pts, para depois buscar o nível de 50,0% que era improvável, sendo o mais provável os 61,8%, mas andamos mais do que devíamos, e acabamos ficando entre as duas faixas, praticamente tocando o alvo principal da correção.
O mais interessante da Analise Técnica, é que de fato ela é “Técnica” e como podemos ver o movimento de hoje, foi buscar a linha superior do canal de baixa, que de certa forma sabíamos que este movimento poderia ocorrer. Na ultima vez que postei sobre o índice, falei que apesar do recuo em cima da mma34 o volume podia ser um problema. Qualquer movimentação de preço sem volume sempre deve ser visto com desconfiança, o que acabou resultando na continuidade da queda.
Aqui estamos falando de duas correções, sendo a primeira que estamos vendo, que é a correção da ultima perna de alta. Neste caso estamos dentro de uma onda de impulso, fazendo uma correção “saudável”. A perda da região do ultimo fundo, anularia o impulso no primeiro momento e teríamos que tratar todo o movimento como uma grande onda corretiva.
Por enquanto a rápida recuperação do índice hoje, atrelada ao atingimento de alvos que estavam marcados, pode ser um indicio de que vamos de fato dar continuidade ao impulso, mas a questão envolve cuidados em especial a determinação de um fundo pelo menos no gráfico diário, antes de tomar uma postura mais agressiva, porque ainda dentro de uma correção saudável, ainda podemos ir buscar os 76,4% tem sido muito testado ultimamente, que no caso esta em 121.900 pts, e eu já falei desta região, como sendo uma importante defesa no índice, que impediria que a correção de nível maior viesse a tomar conta do mercado, que no melhor caso levaria o índice até os 114.500 pts, mas antes teríamos que perder 118.665 pts, que por enquanto não parece muito provável.
Tenho um traçado mais completo, mostrando que hoje também testamos a linha central do canal de alta, mas não vou colocar aqui porque fica meio confuso.
Estou devendo uma atualização do estudo da Vale3, mas tenho que confessar que o gráfico esta muito confuso neste momento. Acredito que tenha muito a ver com a movimentação recente do dólar, claro que outras variáveis tem influenciado bastante, mas parece que o ponto principal tem sido o cambio.
vc leu minha mente, ia justamente te pedir uma atualização no estudo de vale.
to na fila também kkk
Vale 06/08/2024
Derrepente tudo ficou muito complicado, e eu comecei a não entender o movimento da Vale3. Mas olhando o estudo que eu mesmo fiz e postei aqui no fórum, percebi que tudo ainda estava dentro da normalidade, mas que no segundo estudo do dia (foram dois estudos no dia 24/07) eu não fiz uma marcação que na verdade pode explicar tudo que estamos vendo.
Também é verdade que a forte movimentação do dólar, deixou a situação mais complexa de entender, mas voltando ao estudo em reais, dá para perceber o que esta ocorrendo. Se a visão esta correta, eu de fato não sei, mas está tudo nas duas figuras que foram postadas naquele dia.
Com relação ao primeiro estudo onde utilizei um gráfico mensal, a questão era se estávamos em uma onda 4 ou onda 5. O problema desta definição é mais antigo e tem o seu inicio em maio de 2023, mas focando apenas no gráfico o que vimos acontecer depois mostra que estávamos perto da finalização da onda 4 e não no inicio da onda 5. Vou repetir o gráfico para mostrar o que esta ocorrendo, mas vou usar o tempo semanal, para que o desenho fique mais claro.
O que vemos é que a linha inferior do triangulo foi perfurada ontem, mas como estamos no semanal, temos a possibilidade de voltar a fechar acima desta linha até o final da semana, mantendo o movimento do triangulo valido. Mesmo uma pequena perfuração não faz muita diferença. É exatamente esta perfuração que esta atrapalhando o estudo em dólares, mas no caso do dólar, a perfuração já trouxe o preço -15,0% da linha, o que invalida o triangulo por completo.
No caso então a movimentação esta válida, e temos a chance de ter feito o ponto final da correção. Não dá para saber ao certo, porque seria o final de um movimento que dura exatamente 3 anos.
Vamos então a segunda parte do estudo e desta vez, fazer a marcação que deixei de fazer.
No desenho que eu fiz, destaquei o canal que esta em vermelho e fiz a projeção indicando que os 100,0% iriam tocar a linha inferior do canal. Não estava errado este traçado, mas na verdade eu deveria ter olhado o canal maior e teria então percebido que o toque esperado quando os 100,0% fossem atingidos, seria na linha central do canal maior. Observem que foi o que aconteceu ontem na abertura, a projeção foi atingida no toque da linha central e logo tivemos a recuperação.
No momento que faço esta analise, a linha central esta sendo testada de novo, considerando que ela pode resistir podemos arriscar traçar um alvo para o próximo movimento. É um alvo forte, porque implicaria em uma alta em torno de 6,0% do ativo nos próximos dias, e considerando a queda que estamos vendo do dólar, não vai ser muito fácil. Do topo de atingido ontem, o Wdofut já corrigiu 4,0%.
Ibov 06/08/2024
Não precisamos antecipar nenhum movimento, mas eu considero que é importante quando temos alguma pista, desenhar o que esperar da movimentação futura. No caso, o movimento esperado é um impulso, assim não há porque não dar uma olhadinha.
Claro que não é nenhuma regra, mas nos “primórdios” da AT, quando ainda falamos somente sobre suportes e resistências, era comum colocar uma distancia para saber se podíamos marcar um fundo. Não era a única forma e existiam muitos modelos, mas o mais simples é medir um deslocamento em 3,0% para os gráficos diários e como hoje chegamos a 3,06%, podemos começar a brincar com os números. Como sempre tudo provisório, mas pelo menos podemos passar menos “calor” no caso de acontecer um retorno.
Como trabalhamos com números definidos, o primeiro movimento, que é este que estamos vendo, deveria ir aos 129.000 pts, para que em seguida tivéssemos um recuo até a casa dos 125.000 pts, para então dar inicio aquele que será o movimento principal até o atingimento da meta na casa dos 141.000 pts.
O fundo ainda é provisório e neste caso o canal inicial desenhado em amarelo também, mas dá para ter uma idéia do que podemos esperar pela frente.
Mas porque estou colocando este traçado hoje? A questão é que se o movimento de correção maior for continuar deveríamos parar em 127.085 pts (linha pontilhada em vermelho) , e quando batemos em 126.966 pts vimos o índice recuar. Isto pode não ser nada, mas dá para ter a certeza de que este número estava sendo utilizado como alvo de operações, e não pode deixar de ser monitorado.
Vamos ver o que acontece daqui para a frente. Nos gráficos de tempos menores a informação não esta muito clara, apenas o 15 minutos mostra alguma informação mas que projeta um final acima de 130.000 pts para este primeiro deslocamento, o que de certa forma esta compatível pelo que é projetado a partir do semanal. Mas por enquanto vamos ficar com a visão do gráfico diário.
Ibov 07/08/2024
Sem muito o que falar hoje. O indice segue a sua direção. Gostaria de mostrar o que aconteceu hoje, é só uma visão de como a gente pode monitorar o mercado.
Ontem falei que a linha de 127.085 seria muito importante, a razão é que este é o ponto de retorno e normalmente o ponto onde podemos ter a continuidade de uma correção. Observem como a posição foi defendida, desde a abertura, depois de varias tentativas (sem volume) tivemos o rompimento e a entrada de volume. Vamos ver se chegamos aos 129.xxx pts. estou usando o grafico de 5 minutos, onde fica mais facil ver o movimento.
Prio3 – 08/08/2024
Em primeiro lugar meus agradecimentos ao @aafm , porque foi você ele que me apresentou este ativo, e eu gosto muito de trabalhar com ele.
Desde o ultimo post tivemos bastante movimentação do ativo, com algumas variações dos alvos previstos, então vamos atualizar.
Como o ativo aparentemente terminou a onda completa o alvo era em 50,84, mas foi somente a 49,15, uma vez que a onda que temos como 5, teve 138,2% em relação a onda 1, quando inicialmente o avo era em 161,8%. Curiosamente respeitou o ultimo topo do mensal, dado pelo fechamento. As demais movimentações (tínhamos 3) não precisam ser consideradas neste momento, pois aparentemente elas tem pouca chance de acontecer.
Terminado o movimento de alta, partimos para o que seria então uma onda 2, foi em direção ao Order block (44,57 e 43,50), furando um pouquinho e parando em 43,25. Não sei se o Order block, foi o responsável, porque tivemos alguns eventos simultâneos, tal como o atingimento de uma linha central de canal dividido (em cinza), da linha central de um canal mais curto e também na correção esperada para uma onda 2 em 61,8%. Então todo movimento foi dentro de padrões esperados e no caso do diário podemos marcar um fundo, o que ainda não esta ocorrendo no semanal, onde a mma34 vem segurando as pontas.
Pelo semanal que é o gráfico de hoje, ainda não temos um fundo, então não podemos dizer que a onda 2 tenha chance de ter terminado, e neste caso temos diversas possibilidades, até mesmo de voltar até topo. O que avaliamos primeiro que é o retorno de uma onda “b” por enquanto esta sendo anulado, mas falta um dia para terminar a semana.
Vamos então ser otimistas por enquanto e imaginar que a onda 2 terminou, e neste caso podemos marcar um novo canal. Como é padrão, no caso da confirmação do inicio de um impulso temos duas marcas que fazemos de forma antecipada, a primeira é projetar a onda 3, e que para alegria de muitos, projeta o preço em 59,13, a segunda coisa é estimar a onda 3.1 que neste caso sempre é projeta baseada em 1/3, logo o primeiro movimento que confirmaria o impulso é uma linha reta até 48,60, mas como este número esta abaixo do ultimo topo, a galera da AT, vai esperar o toque em 49,15. Qualquer destes números é bom.
Temos um problema com esta projeção, porque além de projetar as ondas sempre marcamos os canais e o esperado é que o movimento da onda 3 se encerre no centro do canal dobrado e ao colocar a linha no desenho, o alvo projetado fica muito além, e o toque se daria na projeção de 100,0%. Vamos acompanhando, qualquer novidade e trago noticias.
Mais acima falei de canal dividido. Na verdade quando um canal é muito largo, sempre divido ele. A grande maioria das vezes não coloco dos gráficos que posto, porque eles criam confusão. O motivo é que a ferramenta de canal é muito mal tratada na plataforma que utilizo, porque deveria permitir mais níveis. Eu acho que já contei esta história, mas depois que fiz os cursos mais básicos de AT, apesar e alguns serem chamados de avançado, continuei os estudos, com um bom professor, mas em paralelo passei a me dedicar ao estudo das ondas. No ultimo curso que me inscrevi com ele e que por sinal foi razoavelmente caro, em uma aula ele me chocou, porque falou que as ondas não faziam sentido, e que os canais eram aleatórios. Sendo ele uma das pessoas que mais contribui para o desenvolvimento da plataforma que utilizo, dá para entender o “desprezo” com a ferramenta de desenho de canais. Um detalhe, é que neste dia mesmo tendo pago todo o curso e com uma serie de coisas agregadas (telegram, salas, etc…) abandonei o curso e fui “procurar a minha turma”, e encontrei, mas é outra historia do velhinho aqui.
Obrigado a você @wdgi. Suas análises são excelentes. Perdi de vender nos 49,15, tinha colocado a ordem na faixa de 49,30 e não consegui acompanhar a subida do ativo. Aguardar agora essa provável subida prevista no gráfico, apesar de a empresa estar passando por alguns problemas devido a greve do ibama.
Foi buscar 49,15. Obrigado mais uma vez pelas análises. Sempre feitas à perfeição.
Valeu. Pelo menos uma eu tinha que acertar…To precisando acertar na Vale
Pela sua experiência, com certeza vai acertar.
Tem acompanhado a AMBP3? Está com bastante volatilidade e parece que não tem teto.
Oi @aafm , meu acompanhamento se encerrou bem antes da alta. No dia 19/06, exatamente quando começou a alta, o sistema que eu utilizo para rastreio deu dois sinais de entrada que foram bloqueados, porque ele não opera no fundo. Estou postando o relatório abaixo. Depois disto, todos os outros sinais indicavam sobrecompra. As ondas, e nem os canais tem como traçar no momento, porque ela não tem um topo definido. Acho que vai demorar um bom tempo para que eu possa voltar acompanhar o ativo.