Obrigado pela resposta. Tinha uma posição na faixa de 23 e acabei vendendo um pouco acima. Ainda recomprei, mas vendi logo em seguida com um pequeno lucro. Agora coloquei uma ordem de compra, mas bem acima da que eu tinha vendido, todavia o ativo está superando as máximas quase todos estes dias.
Acredito que nos proximos dias devemos ter cuidado. A expectativa para o avanço do ibov era de 129.000 pts, onde atingiríamos um objetivo de preço, mas eu falei no post que pelos graficos de tempos menores podiamos ver o movimento apontando um alvo acima de 130.000 pts e chegamos lá hoje.
Estou aguardando a queda em AMBP3, SAPR4 e MDNE3, se é que ela vai acontecer nesses ativos.
Ibov 12/08/2024
O Ibov continua a alta superando bastante os 129.xxx pts, que era o alvo para a onda 3 .1. De qualquer forma, ainda restam mais dois pontos, a serem atingidos, sendo o primeiro o toque na linha do canal formado no ultimo movimento e o segundo o alvo que vinha sendo dado pelo gráfico de 15 minutos que estava um pouco acima dos 130.000 pts, mas que se deslocou em virtude da onda 3 não ter atingido a marca de 161,8% fazendo com que o alvo do movimento fosse alterado para 132.500 pts, curiosamente formando uma 5 estendida tal qual pode estar ocorrendo no Wspfut.
No meu caso, não faz muita diferença, porque eu encerrei todas as minhas operações de swing de Agosto no fechamento de sexta-feira. Trabalho com meta, e apesar de poucos dias fui bem além da meta do mês, para recuperar a meta do ano. Tive alguns meses ruins, e estava fora do meu planejamento, mas como esperava o retorno pelo menos nos 129.000 pts, continuei as operações. Estou esperando uma correção, se ela vier eu posso até voltar a operar no retorno dentro do mês de Agosto, mas por hora parei. Foram 40 operações, que como já comentei aqui varias vezes foram feitas por uma estratégia automatizada que desenvolvi para operar swing e position. As operações de Position estão suspensa a cerca de 2 anos.
A partir de hoje só estou operando índices, alias para quem observa o mercado deve ter visto a estranha virada que tivemos as 12:22, onde tivemos uma queda muito grande no Wspfut (queda de 30 pts), no Bitfut (queda de 5.000 pts) e no Wdofut que fez o movimento contrario e subiu 12 pts, virando o dólar para o positivo . O Winfut até começou a cair mas por enquanto esta se segurando. Algo aconteceu, mas nos os pobres mortais não vamos saber o que foi.
Estou conseguindo comprar e vender SMTO3 com uma boa margem, se quiser dar uma olhada nas cotações. A empresa parece ser boa para longo prazo também.
De fato é um ativo interessante. Dei uma olhada rápida e até fevereiro esta muito facil ver o comportamento do ativo com tudo certinho, porem de lá para cá a coisa complicou um pouco. Se der hoje a noite faço um traçado completo. Uma pergunta:
quando voce fala em vender, é venda mesmo?
Hoje passou de 30 e depois voltou pra casa dos 29. Sexta, se eu nao me engano, foi 29 alto e depois voltou para 29 baixo.
Hoje chegou a R$ 29,75 e já caiu a baixo de 28,50.
Vale3 14/08/2024
Como diz um antigo ditado “Cautela e Canja de Galinha nunca fez mal a ninguém”.
No mês passado, sugeri que quem quisesse se posicionar em Vale, deveria dar preferencia a montar uma trava de alta, devido a instabilidade dos preços dos ativos. Na sexta-feira temos um encerramento da serie e a trava virou pó e quem montou perdeu 130,00 por 1.000 opções, o que demonstra como as opções podem nos proteger.
Estamos em uma “sinuca de bico” com a Vale. Embora não seja impossível, fica cada vez mais claro que o movimento que estamos vendo ainda é parte da grande correção iniciada em 2021, e neste caso temos duas possibilidades.
A primeira é o triangulo – Ocorre que não é normal em triângulos contrativos a onda “e” perder o fundo do triangulo, como ocorre no triangulo expansivo. Mas a regra é que a onda é não pode ser a menor onda, e se viermos a perder 55,03, a regra foi quebrada.
A segunda opção é que estejamos em um zizzag, que no caso tem se apresentado com um “zizzag normal”, uma vez que a onda “b” corrigiu 61,8% da onda “a”, o que implica que deveríamos esperar pelo menos 100,0% de correção da onda “c”, o que coloca o ativo em 47,22. Como toda a regra tem uma exceção, em um percentual bem baixo de vezes, acho que 15,0% se bem me lembro, a onda “c”, embora em um zizzag normal, trabalha com o alvo do zizzag truncado (tem a “b” com 38,2% da “a”) e neste caso a correção se encerra em 61,8% que no nosso caso esta em 55,04. Para entender o desenho, para que o padrão zizzag possa ser considerado, precisamos de uma onda X e considera o primeiro movimento completo.
A questão é esta, temos duas chances de interromper a correção neste ponto e tem mais uma coisa, que é o teste do canal dobrado como pode ser visto na figura. Em teoria seria um bom ponto para encerrar a correção, mas temos visto a Vale, perder todas estas regiões nos últimos tempos.
O movimento da Vale3 fez com que o fechamento da onda “e” volta-se para dentro do triangulo, também respeitando a linha central do canal dobrado, aumentado a chance de confirmar a figura e com isto encerrar uma correção de onda 4 que já dura 38 meses. Pela AT, a projeção do triangulo fica em 107,00 proximo aos 110,00 dado pela onda 5. Vamos esperar que confirme até o final do mes.
Prio3 – Uma visão diferente
Sei que estou devendo um estudo da Smto3, estou fazendo, mas tem uns detalhes que ainda não resolvi e o estudo esta muito grande, porque diferentemente da maioria dos ativos que permitem a projeção a partir de 2016, a Smto3, esta exigindo a projeção desde de 2009. Durante o estudo acabei olhando a Prio3, e visualizei a real situação do ativo.
Nem sempre eu utilizo as ondas para fazer operações, e tenho varias estratégias, sendo uma das mais lucrativas a que opera nas congestões.
Também é sabido que eu não gosto das palavras suportes e resistências. Não que elas não existam, mas o fato é que elas são criadas antes através de projeções e a grande maioria marca depois.
Existe um método de automatizar e prever estas faixas, um dia eu explico como se faz. Acredito que sendo esta uma sala de Analise Técnica, deveríamos discutir mais os métodos que utilizamos.
As faixas que estão apresentadas foram geradas de forma automática e baseadas no fundo de 2016, e no topo de 2020, dai vem todas as faixas. No caso, depois do calculo qualquer faixa superior a 10,0% de variação de preço, eu divido por 2. Observem que já existem varias faixas projetadas para cima, que certamente irão atuar como suportes e resistências, sem que tenhamos que ficar marcando no gráfico.
No gráfico podemos ver que a faixa real de congestão esta em vermelho, mas como é maior que 10,0% o sistema divide e depois faz uma operação para poder determinar se ela é de fato congestão. A faixa em verde é a faixa atual de congestão em amarelo esta a faixa que chamamos de retângulo, porque ela foi validada anteriormente, mas no momento atual ainda não foi. Para operações não importa, opero a congestão e o retângulo. A única coisa que eu olho é a tendência que no meu caso são tratadas em 4 (alta, baixa, lateral em baixa e lateral em alta). Quando ocorrem sinais de entrada se estou em tendência de baixa ou lateral de baixa, o sistema não libera operação, afinal o conceito é que na tendência de baixa, o que vemos são suportes sendo perdidos, e lateralização é apenas um descanso na tendência.
Então ai esta situação da Prio, que no momento esta em tendência lateral de alta o que permite as operações. E o que vemos é que ela hoje tocou em uma faixa, e começou a voltar, inclusive para fechar o gap de área (gap dentro de congestão) e no caso o teste da mma34.
Abaixo, podemos ver a geração completa das faixas, pelo sistema. Detalhe: não estou fazendo propaganda, porque este sistema é de uso próprio, apenas para mim e para a minha equipe e não pretendemos vende-lo.
No momento estou com o sistema desligado,mas se ele tivesse ligado teria entrado hoje de forma automatica no momento em que bateu em 46,53, porque 46,50 era a faixa de entrada e sempre somo 0,03 ao preço de entrada.
Parabéns pelo excelente trabalho. Acabei ficando comprado em 48 alto e estou aguardando passar disso para voltar a operar o ativo. Abaixo de 47 é um excelente ponto de compra. Vale ja deu um pouco de subida esses dias.
Smto3 22/08/2024 – Parte 1
Esta muito complicado fazer o estudo completo porque o momento atual esta variando muito e a gente não tem uma visão de um fundo claro.
Para não deixar de falar do ativo, vou dividir em partes e logico começar pelo longo prazo. Sei que não é o que você precisa neste momento, mas da um tempo que o velhinho acaba chegando lá.
Como podemos ver a onda 1 se iniciou em 2009 e durou até 2020, quando então tivemos uma onda 2 muito rápida e o inicio da onda 3. A onda 2 corrigiu 61,8 da onda 1, e a onda 3 teve os exatos 1,618 da onda 1, ou seja movimento mais que perfeito.
A projeção final do movimento fica em 71,00 e como começamos a onda 5, no caso a 5.1 ela deveria ter 33,3% da onda principal. O Alvo então era em 36,90 e o ativo passou um pouco indo até 38,23, pois buscou o toque no canal de longo prazo. Ou seja, mais um movimento perfeito.
A onda 5.2 que é o grande problema neste momento, já fez uma mínima, e também ficou dentro do esperado, fechando nos 61,8%. Vou colocar o gráfico com estes detalhes e encerrar este texto. O problema é se já tivemos ou não o inicio da 5.3, e vou abordar isto na continuação do estudo, mas no longo prazo o ativo parece ter muito potencial.
Um detalhe que sempre fica é quando vamos chegar ao topo. Estou fazendo uma marcação nova e por esta marcação o alvo seria atingido em 14 meses. Por enquanto é só um experimento que pretendo validar com o tempo, mas é o resultado do Fibo aplicado no tempo.
Também estou colocando no gráfico as faixas do ativo em um fibo em vermelho, em um processo semelhante ao que mostrei na Prio.
Na atual conjuntura, smto3 abaixo de 28 parece ter bastante margem para o longo prazo.
Vale 23/08/2024
A Vale fez hoje um importante movimento, e agora falta pouco para que possamos ficar mais aliviados. A correção de hoje fechou o Gap (de medida) que quase sempre é fechado e também tocou em outros pontos importantes. Se o movimento continuar desta forma, podemos finalmente começar a marcar um impulso. A questão é que agora temos que confirmar todo este movimento que como pode ser visto no grafico formou um padrão chamado de “ilha de reversão” onde temos um Gap de Exaustão, seguido por um Gap de Fuga, indicando a provável mudança de tendencia. Do lado negativo, temos que hoje o teste ocorreu na mma34 que não foi rompida. Neste caso o problema é menor visto que de fato deviamos a correção para fechar o Gap. Por outro lado, este movimento de recuperação, não esta sendo acompanhado de volume. O que cria um desequilíbrio entre o esforço e o resultado. Vamos ver o que vem pela frente, normalmente o Gap de Fuga não é fechado.
Ibov 23/08/2024
Sempre faço estudos do Índice, são estudos diários que tem como objetivo preparar as operações da próxima semana. Opero índices via robot, e o que escolhi para usar funciona melhor quando podemos antecipar o cenário para o período, então tenho diversão todo final de semana.
Embora os estudos de curto ou curtíssimo prazo sejam muito importantes, não deixo de fazer um estudo mais longo, o que permite a criação de diversos cenários, procurando entender e me antecipar ao movimento principal. Temos vários cenários, mas para não cortar o barato de quem acredita em uma alta consistente do Ibov, vou concentrar o estudo em um cenário de impulso, ou melhor na continuação do impulso.
Estamos claro próximos a uma correção, e quando não estamos não é mesmo. Cada tempo gráfico coloca o movimento em determinada direção, então o que precisamos fazer é sempre dois tipos de abordagem. A primeira claro é uma abordagem top-down, onde procuramos o movimento maior e com isto vamos determinando os objetivos menores, no nosso caso significa muitas vezes partir do gráfico mensal até o intradiário. Com o movimento ocorrendo de fato, invertemos a forma de ver este movimento com uma abordagem bottom-up. Quando elas combinam legal, mas quando divergem a historia se complica bastante, em geral indica que escolhemos o cenário errado.
Outro dia comentei que acho estranho, sendo esta uma sala de Analise Técnica, que quase nada se comenta sobre as formas de utilizar esta importante ferramenta. Pelo meu lado procuro sempre colocar o máximo de detalhes e a explicação do porque do movimento. Sei que isto torna os textos confusos e a maioria das vezes maçante, mas é como eu entendo que posso contribuir para o fórum. Procuro dar foco as ondas, porque acredito que não exista uma ferramenta tão poderosa em termos de previsão e deveria ser do conhecimento de todos, especialmente quem pensa em investir em uma carteira de ações, e sabe que para isto precisa saber o momento de acionar as suas proteções (hedge).
Conceitos básicos para trabalhar com a Ondas
Quando olhamos um gráfico utilizando a Metodologia de Elliott temos apenas 3 regras e a violação de uma delas invalida o traçado. As regras como sabido são bem simples. A onda 2, não pode vir abaixo da onda 1, a onda 4 não pode penetrar o território da onda 1 e finalmente a onda 3 não pode ser a menor.
Além das regras temos que ter alguns conceitos, entre eles é de que teremos pelo menos uma onda estendida, ou seja, a maior delas. Normalmente a onda estendida é a onda 3, porque ela tem 1,618 % da onda 1. Poderia falar muito sobre o que esperar das ondas, mas na verdade uma coisa que complica bastante o modelo, é quando a onda 3 é menor que a onda 1, isto muda todo o traçado, porque neste caso a onda 5 deverá ser menor que a onda 3, de forma que a terceira regra que falei acima não seja violada.
Então vamos ao gráfico – aplicando as regras
Considerando que a marcação da onda 1 esteja correta, estamos em um impulso que levaria o índice a incríveis 276.000 pts. Difícil de acreditar, mas é uma marcação valida, ou era, porque se a onda 3 foi marcada de forma correta, a projeção máxima da onda 5 fica em 201.000 pts.
Depois que o movimento começou, podemos ir identificando cada onda, aplicando novamente regras. Eu chamo de projeção interna, e neste caso temos o final do movimento em 162.000 pts, e fazendo novamente os ajustes, vemos que o movimento menor que estamos neste momento deveria se encerrar em 141.400 pts, para em seguida termos um movimento de onda 5.4 que tem o seu limite em 116.000 pts, uma vez que pela regra, a onda 4, no nosso caso a 5.4, não pode entrar no movimento da onda 1. Sei que coloquei algumas vezes que temos um bloqueio para a correção em 121.000 pts, mas este número faz parte de outro estudo.
Abaixo coloco o resultado destes movimentos, explicando que ele pode estar errado, e que no futuro tenha que mudar a marcação, mas por enquanto é o que temos, aplicando as regras de forma correta.
Conforme eu falei antes, a maioria das pessoas não se preocupam com movimento em prazos maiores, e eu respeito todas as opiniões, menos esta… brincadeira. Mas quando estamos posicionados ou pensando em uma entrada, o movimento mais curto certamente é muito importante.
Quando vamos para um tempo gráfico menor, por alguma razão os números mudam no gráfico, o que causa um certo incomodo, mas não chega a preocupar. Erro da plataforma, erro de posicionamento das linhas, não sei, mas vamos ao que importa.
Podíamos estudar o movimento intermediário, ou seja, com o gráfico semanal, mas isto tornaria este estudo ainda mais chato de ler, então vamos direto para o diário.
Aqui o que temos é a confirmação da onda 5.3.5 terminando perto de 142.000 pts, e isto faz com que a 5.3.4, tenha a sua correção máxima na faixa de 130.000 pts, preservando a regra de que uma 4 não pode entrar no território de uma onda 1. O que não bate e que a projeção do movimento cai para perto de 152.000 pts, não mais a projeção de 162.000 pts, dada pelo estudo da onda maior, o que até pode indicar que teremos uma onda muito estendida, talvez a 5.5.5.
Até agora vimos regras, mas temos mais dois elementos para acrescentar para ajudar no estudo. O primeiro se trata dos canais. Confesso que antes de estudar a metodologia, traçada as famosas linhas de tendência e que quase nunca davam certo. Eram as famosas LSI (linha de suporte inclinada) LRI (linha de resistência inclinada). Quando passei a utilizar os canais pelas ondas a historia mudou completamente. O segundo elemento, é que ao longo dos anos, muita gente mediu as ondas os retornos e o comportamento em geral, e foram criada uma serie de guias, que não são regras, mas que indicam uma grande possibilidade. Originalmente foram criadas as guias básicas, tal como a “guia de alternância” entre outras, mas hoje temos muitas outras.
Aplicando no nosso modelo apenas duas guias para a onda 3, temos que geralmente ela se encerra em 161,8% do tamanho da onda 1, e que ela se encerrar normalmente no centro do canal dobrado. No primeiro caso temos a região de 141/142.000 pts, e no segundo caso que é mais difícil de porque o movimento pode se lateralizar, temos algo em torno de 139.000 pts.
Podemos observar um estranho movimento que foi causado pela correção de ontem, mostrando um movimento que não pode ser marcado no diário a menos que consideremos o inicio da 5.4, então a marcação pode estar muito errada, e a única forma que temos de verificar a possibilidade é descendo mais ainda o tempo gráfico. Tentei no 60 minutos, mas também ficou difícil, e então vamos ao 15 minutos, que pelo menos nos dá uma pista do que esta acontecendo.
Por este gráfico ao atingirmos a casa do 137.000 pts, demos inicio a uma correção que incialmente projeta a 5.4 em 133.800 pts, que corresponde a correção de 26,4%, muito incomum para uma onda 4, o que levanta a possibilidade deste movimento ser só a primeira perna. Mas como pelo diário a onda 5.2 foi de certa forma longa, podemos aceitar esta correção, pelo menos como um movimento inicial. Se for mesmo um movimento inicial, no caso uma onda “a” a projeção fica na casa dos 131.000 pts, o que valida todo modelo.
Mais uma chance de falar sobre guias. Quando a onda 3, que foi o caso aqui neste tempo gráfico, supera o seu objetivo, aonda 5 tende a ter dificuldade em romper o seu topo e se rompe caminha pouco. No caso quando a 3 chega nos 261,8%, o que esperamos é que a 5 não rompa o topo, formando o topo duplo.
Aqui temos uma noticia boa, apesar de não termos atingido o objetivo da onda 3, e neste caso dando inicio a correção. Uma outra guia que temos, é que quando a onda 3, não atinge o seu objetivo, mas fica acima de 100,0% da onda 1, é que a onda 5 será a estendida e neste caso aquele objetivo de 162.000 pts, continua bastante viável. Se a onda 3 tivesse atingido seu objetivo, o que ainda não foi descartado, a onda 5 então se encerraria nos 152.000 pts, e ai sim teríamos uma correção bem severa.
Bem peço desculpas pelo estudo tão longo, mas eu não tenho opção, preciso fazer todos os finais de semana, então porque não compartilhar com vocês. Se ler já exige paciência, imagine fazer. O mais engraçado é que depois de ver todos os prováveis movimentos, a bolsa abre em alta na segunda-feira e foi tudo em vão. Faz parte do jogo.
Oi @wdgi,
Acredito que como muitos aqui, só tenho a agradecer a você pelo deleite que você nos proporciona com seus textos e análises. Talvez para as gerações mais novas que não tem muita paciência para ler, seja cansativo. Para mim é um prazer! É muito aprendizado! Concordo que para quem tem mais domínio e experiência, aqui poderia ser um local de troca de informações sobre estratégias. Eu estou estudando mais sobre análise técnica através do livro de Análise Técnica do John Murphy. Não sei se é o melhor, mas está sendo interessante.
Bom dia @investafn, obrigado pelas suas colocações, busco sempre ajudar as pessoas a entender um pouco sobre este mercado.
Dei uma olhada no Livro que você citou, e só tive acesso a Introdução. O que eu gostei claro, é que ele dá muita importância ao estudo de prazos mais longos. Não tive acesso ao índice, se você tiver como enviar eu dou uma olhada. Pela marcação que ele usou na introdução acredito que ele não irá tratar o assunto das ondas. Também gostei que ele separa o Analista Técnico do Analista Gráfico. De qualquer forma creio que você esta começando bem.
Antigamente, estou falando de 15 anos atrás, tínhamos bons conteúdos na Internet. O interesse pela Analise Técnica/ Gráfica após 2008, cresceu muito. Eram muitos treinamentos, e surgiram pessoas muito boas, passando muito conhecimento e no final você poderia comprar o curso, primeiro foram os presenciais depois em DVD. O sucesso de alguns trader/instrutores chegou ao cumulo de termos um Cruzeiro para imersão em trade.
Tudo ia muito bem, em questões de aprendizado, até que começaram a trazer palestrantes internacionais, que vieram com o conceito de venda de métodos. Rapidamente os trades/instrutores viram esta oportunidade e passam a lançar os seus métodos, ao mesmo tempo que excluíam os bons textos existentes e passaram a produzir conteúdos, não mais com o objetivo de ensinar e sim de vender.
Este tipo de comportamento segue até hoje e com bastante força, mas o nome agora mudou para mentoria, grupo de estudos, salas ao vivo . Tudo pago, claro. Mudou uma coisa importante, porque por não ser um método fechado, o conteúdo pode mudar bastante. No caso dos métodos, isto não ocorria e era difícil ver novos conceitos serem tradados.
Infelizmente, a maioria dos Videos que encontramos grátis na Internet, ou são de natureza comercial, ou estudos que não vale a pena. Claro que ainda temos bons conteúdos, mas são específicos e você precisa saber o que procurar, dai a importância do livro, ele vai criar um caminho do que você buscar.