Vale3 – 12/09/2024
Não esta nada fácil entender a movimentação da Vale, então as projeções estão muito complicadas de serem feitas. Praticamente todo o sinal que o movimento gera, tem sempre duas ou mais possibilidades.
Até voltar a utilizar o conceito dos Gaps estou tendo que fazer e não esta ajundando muito, mas em fim, vamos ver o que tempos no momento.
Após uma leve alta, formando um padrão de impulso, o ativo corrigiu forte chegando a retração de 88,2% de fibo (muito alta) e então nos últimos dois dias deu algum “refresco”, e parou hoje em dois pontos importantes. O primeiro foi a linha central do canal mais curto, e a segunda na correção de 61,8% da ultima perna de baixa, que é o alvo preferido da onda “b”. De qualquer forma temos dois cenários. Vou tentar resumir.
Continuamos dentro de um padrão altista, e demos inicio a uma onda 3 que tem como alvo agora 63,37. O movimento que estamos é a onda 3.1, que na verdade foi maior que deveria. Considerando que era a 3.1, pelo 60’ já estamos na 3.2 que deve corrigir pelo menos até 57,45, e com isto fechar o gap. Pelo calculo de 1/3 o alvo esta em 63,80, ou seja dentro do contexto.
Ao atingirmos hoje os 58,54 atingimos a correção da 61,8% da ultima perna de baixa, e como começamos a corrigir no intraday, a onda ao invés de ser a 3.1 pode muito tempo ser uma “b” que tem na verdade dois alvos. O primeiro é baseado dentro do movimento menor e tem como alvo 54,29. Ocorre que se olharmos o movimento completo, os 54,29 são apenas 61,8% do movimento principal, é com certeza um número valido, porém para fazer a marcação correta deveríamos usar os 100,0% ai o bicho pega, porque o alvo fica em 51,29.
Dois cenários viáveis, e o ideal seria amanhã ter uma pequena correção e então partir para a onda 3.3 com alvo em 61,57. Caso tenhamos um dia positivo, melhor ainda, porque poderíamos ter mais chance de buscar o alvo. Aqui um detalhe é importante: caso a alta continue, não precisamos ver o movimento no diário, somente confirmar no 60’.
O gráfico esta um pouco confuso.
Montei a trava que falei no ultimo post e ela dificilmente vai atingir o objetivo. Estando para começar a quarta semana da serie onde normalmente desmontamos as travas, ou operamos a seco, desfiz hoje a trava da seguinte forma: recomprei toda a posição vendida, e como estava no lucro, precisei vender 85,0% da minha posição comprada. Porque fiz isto? O lucro embora na estivesse na faixa de 50,0% representava um valor financeiro muito pequeno. Como temos 50,0% de chance de continuar a alta, estou arriscando todo o valor recebido e ficando a seco, sem estar correndo nenhum risco. Caso de certo ainda vou ter algum lucro, bem menor que eu pretendia quando montei a trava, mas o bastante para financiar a próxima operação.
A montagem das travas é simples, e segue um calendário, mas eu tenho um operacional diferente porque monto as travas mais caras, mas financio com o lançamento coberto que também faço quando as opções estão mais caras. Estou escrevendo um texto e depois posto no tópico especifico deste fórum para quem tiver interesse.