Ibov 22/11/2024
Semana curta, mas interessante. Os juros futuros fecharam com uma pequena queda, o dólar com uma leve alta e o Ibov com uma alta moderada, mas a maior das ultimas 8 semanas.
Não tínhamos muito que falar do índice, e basta olhar o gráfico e perceber tivemos 6 dias consecutivos de completa indefinição, até que ontem (quinta-feira), tivemos um movimento mais forte, que literalmente nos deixou “vendo a Vó pela greta”, porque havíamos perdido a linha de projeção das ondas e também a mma34, no semanal.
A alta de hoje foi interessante, mas lotada de expectativas, afinal, o mercado esta aguardando a noticia, que certamente vai provocar algum movimento expressivo. Para que lado não sabemos, mas teremos com certeza um aumento de volatilidade. Novamente o aumento nos preços, não foi seguido por um aumento de volume, o que sempre gera uma incerteza. A alta foi contida pela mma20 no gráfico diário, embora seja uma media não muito considerada voltamos a operar acima da mma144, que em meus estudos mostra que é bastante importante para o índice. Ou seja, temos alguns indícios que podemos ter uma virada no mercado.
Individualmente o candle de hoje, poderia ser visto como um candle de exaustão, mas repetiu um movimento que tivemos em 04/11, onde o aumento nos preços, não foi seguido pelo volume, e em seguida o mercado voltou a cair. Mas temos uma outra forma de olhar o movimento.
Ocorre que existe um conceito muito forte chamado de “blended candle”, onde somamos vários candles, de forma a entender o que de fato esta acontecendo com o movimento. Embora tenha estudado muito este assunto, não é comum as pessoas somarem os volumes, mas se fizermos isto, temos algo bem interessante, porque a soma dos volumes e a fusão dos candles mostra um movimento mais altista se formando. Seria no caso um candle de absorção, e considerando que estamos em uma região de suporte , formada por vários elementos temos , temos um sinal bastante altista.
Dúvida total. Mas no fechamento do mercado tivemos uma forte movimentação altista no índice futuro, que talvez possa ter sido provocada apenas por encerramento de posições vendidas, o que indica que o mercado passou a apostar em uma alta a semana que vem.
Para complicar um pouco mais a situação, estamos conceitualmente dentro de um movimento corretivo, porque tivemos o cancelamento de um impulso, isto claro não impede uma alta, mesmo sendo parte da correção, mas pode limitar o movimento. Adicionalmente, temos ainda o fato de que esta alta foi provocada em grande parte pela Petro.
Pelos conceitos que não envolvem ondas, a superação da mma144 que ainda esta ascendente, permite dizer que a tendência mudou para alta, e pelo conceito de TLB (Three line bar) precisamos fechar acima de 129.248 pts, para mudar a tendência.
Existe uma forte expectativa do mercado com relação ao esperado corte de gastos. É quase certo que ele aconteça a semana que vem, mas o que vai ocorrer de fato ninguém sabe. Como o mercado irá entender as medidas propostas certamente definira o andamento do mercado no ultimo mês do ano. Sempre fica a expectativa do rally do final do ano, porque quase sempre é um mês positivo. Claro que todo mundo quer aproveitar, e como sempre se ocorrer podemos aproveitar de varias formas, operando ações individualmente ou através de EFTs (bova11, smal11), ou ainda as opções.
Não vou colocar o gráfico porque não tivemos praticamente nenhuma alteração desde a ultima postagem, porem, acho que estou sendo inspirado pela chuva e vou colocar um estudo de longo prazo, oposto aquela visão mais negativa que venho postando onde podemos ver o Ibov ir novamente buscar os 95.000 pts.
Um estudo otimista.
Poderia começar o estudo a partir de 2016, que é o que normalmente eu faço. Ocorre que procuro sempre evitar estudos que do seu inicio até o momento atual tenha os valores maior que 3 vezes como nosso caso, então vou colocar o estudo a partir de 2020, mostrando os deslocamentos e as métricas.
A onda 1 foi bem clara, e fácil de marcar e a onda 2, ficou na correção de 50,0% do movimento que também é um número interessante. O próximo passo foi a projeção da onda 3, que coloca o índice em 207.000 pts.
Eu sempre mostro este método, e não aprendi em livros nem nos cursos que fiz, eu mesmo que desenvolvi a partir de longos períodos de estudo.
Temos uma “guia” nas ondas onde a onda 1 normalmente fica no 1/3 do movimento, então sabendo o tamanho do movimento (de 95.000 até 207.000 pts) podemos calcular qual seria o alvo da onda 1 do movimento da onda 3, no caso a 3.1.
Petra métrica teríamos a 3.1 em 132.268 pts, e temos um final de movimento em 134.391 pts, logo é uma configuração esperada da onda, mas aqui temos um problema porque olhando a formação temos a onda 4 desta onda invadindo o território da onda 1. Eu já havia colocado este comentário em outras analises, e é este movimento que cria a dúvida de que poderíamos estar apenas dando continuidade a correção no caso a onda 2. Mas como aqui é um cenário otimista, vamos desconsiderar por enquanto, mas fica sempre esta dúvida.
Na sequencia temos agora que marcar a 3.3, que tem o seu objetivo em 185.000 pts, logo a onda 3.3.1 deveria se encerrar em 140.000 pts, e tivemos um topo em 137.500 pts, ou seja, ainda dentro do esperado.
Isto muda todo o estudo porque a correção que vimos é na verdade a 3.3.2, que estaria próxima de se encerrar, mas ainda não sabemos porque o alvo correto estaria em 126.000 pts e já tocamos em 126.500 pts, logo se estivermos fazendo um fundo neste momento já temos o nosso próximo alvo em 156.000 pts (3.3.3).
Estudo bem coerente até aqui, tirando claro a anomalia da formação da onda 3.1, porque utilizando a marcação correta, ele deveria ser marcada como corretiva.
O estudo claro não termina aqui, pois foi feito no mensal, e agora é preciso identificar cada onda, pelo menos da formação da 3.3 e ver se tem coerência e as ondas foram formadas de forma correta. Haja saco
A formação da onda 3.1 foi perfeita, em 5 ondas, um pouco curta na verdade, o que permitiria ser marcada como correção, mas vamos deixar passar e seguir em frente, porque podemos ter que voltar um dia destes e remarcar.
A 3.2 também esta correta.
A 3.3.1 não pode ser marcada desta forma, porque se formou em 3 movimentos então o mais correto seria dizer a 3.2 ainda não terminou e que o padrão de formação é uma plana estendida, que coloca o movimento que estamos vendo em 115.000 pts, porem, ela permite também a marcação da continuidade da onda 3.2 como um triangulo, lembrando que pelas ondas a marcação do triangulo é diferente da AT.
Uma outra explicação é de que poderíamos estar vendo o movimento da onda 3.3 ser uma Diagonal, no caso de uma diagonal final ou terminal, onde as ondas de impulso 1-3-5 assumem o padrão de ondas corretivas (a-b-c), e a onda 4 pode perfurar a onda 1. Confesso que sendo uma formação de onda 3, mesmo sendo de menor nível é muito complicado marcar esta onda desta forma, mas é uma forma de explicar a formação do movimento, e neste caso, o alvo máximo do próximo movimento fica em 140.000 pts. Vou marcar a diagonal para registro, embora ela pareça mais um triangulo.
Não dá para marcar todos os cenários, e as vezes não faz muito sentido. A idéia é olhar um contexto, e sendo assim, melhorar a nossa rotina diária, mas temos outros movimentos que precisam ser observados.
Vale a pena investir em bolsa?
Sei que alguns números parecem exagerados, mas quando a Dilma assumiu a presidência o Ibov estava em 40.000 dólares, convertendo para hoje significa 232.000 pts. Na época entramos em queda livre que durou até o inicio de 2015 onde perdemos 80,00% do valor do nosso indice em dólares. A partir de 2016 voltamos a subir e hoje temos uma valorização em dolares de 140,0%, em reais subimos 244,0%. Ou seja, bolsa é um bom negócio, com certeza, desde que você invista no local certo, e não consigo entender quando as pessoas pensam em ter uma carteira de ações para o futuro e continuam investindo no nosso mercado. Não dá para entender, me desculpem.
Então falo com sinceridade, eu continuo muito pessimista com o nosso mercado, mas isto não me impede de traçar os gráficos e procurar seguir o que eles dizem, mas continuo operando com “mão pequena” , que no meu caso implica em operar por opções, vamos aguardar a próxima semana, porque creio de fato que ela será bem intensa.