Análise Técnica

Desde julho de 2021, observamos o início da formação de um triângulo simétrico no gráfico de VALE3. Este padrão técnico é conhecido por antecipar possíveis movimentos expressivos no preço de um ativo, funcionando como um indicativo de uma possível ruptura e, consequentemente, de uma nova tendência no médio a longo prazo.

Ao aplicar a retração de Fibonacci, notamos que o preço de VALE3 respeita consistentemente os limites do triângulo simétrico, sugerindo que o ativo está consolidado dentro desta estrutura técnica. A expectativa para 2025 é que o preço rompa essa formação, levando a uma alteração significativa na sua trajetória.

Neste contexto, os próximos movimentos de VALE3 serão cruciais para definir se o ativo seguirá uma forte tendência de alta ou, ao contrário, entrará em uma trajetória de queda acentuada. Para traders e investidores atentos, é essencial monitorar esses níveis e buscar confirmações adicionais para identificar a direção dominante a partir desse rompimento.

6 curtidas

De fato a Vale3 vem dentro de um triangulo, mas a interpretação deste triangulo requer algumas considerações.

Embora seja uma figura que possa ser marcada tanto por quem usa a Analise Técnica, como as Onda de Elliott, pela AT não temos uma forma padrão de fazer esta marcação, já quando utilizamos a Ondas a situação é diferente, porque sendo ele uma das 3 formas de correção, tem regras bem clara para a sua marcação, o que permite fazer projeções mais claras de cenários.

O triangulo iniciado em 2021, que esta marcado em vermelho no gráfico, foi desconfigurado em 2023, quando a Vale3 deu sequencia ao padrão corretivo. O que ocorreu foi exatamente o que esta acontecendo com diversos ativos e levou recentemente muita gente perder dinheiro com o BBDC4, quando ele mudou a sua marcação.

A correção da grande onda 4, mudou o padrão, obrigando a marcar o triangulo, como a onda “C” do movimento então passamos a marcar o novo triangulo em 2022.

Por enquanto o movimento esta ocorrendo dentro do esperado, porque a onda C.e (ultima onda de um triangulo) ocorreu exatamente no ponto esperado, e a movimentação da onda de impulso, parou também exatamente ao tocar a linha superior sem estar completa, o que é um bom indicativo do que esperar para o ativo.

Neste momento estamos com o triangulo finalizado, e o que vai fazer a diferença agora é o próximo movimento, porque estamos em teoria montado um impulso, que seria uma onda 1, e neste momento estamos na onda 1.4, então o movimento esperado é que a onda 1.5, rompa a linha superior do triangulo e retorne testando esta linha e não a perca.

8 curtidas

Falando em triangulos…
E o EWZ?

1 curtida

Tudo quanto é grafico de ação do IBOV na minha analise aponta pra queda, então acho que esse rompimento ai é pra baixo.

4 curtidas

considerando o efeito da cotação do dolar no EWZ, eu tbm acho…

2 curtidas

Oi @abn_silva. Utilizando a marcação da correção por Elliott, o triangulo só pode ser marcado no ultimo movimento. O que vemos é que estamos aparentemente finalizando a onda ‘e’, e como a perna anterior ainda permite a marcação como onda 1, o que precisa ser observado é para que lado se dára o rompimento. Vou fazer um rascunho
image

4 curtidas

Vale 11/11/2024 - Aviso Importante
Sei que as vezes sou meio chato com as minhas marcações, ainda mais com a Vale3. Fazer o que não é mesmo? Afinal aprendi a duras penas que para sobreviver neste mercado, tudo que mais importa é utilizar um método que consideramos consistente.
Sei que estamos apenas iniciando a semana, mas hoje perdemos o valor de 59,58, e a mma34 no semanal. A perda do valor citado é muito grave, pois em primeiro lugar, significa que entramos na região da onda 1 no semanal e se terminarmos a semana assim, o impulso é cancelado. Mas tem pior, porque o cancelamento do impulso significa que falhamos em romper o triangulo e isto pode vir a gerar uma grande correção no ativo.
O que podemos fazer?
Se você é um investidor ou simplesmente esta comprando a Vale, esperando uma valorização, saiba que se a marcação for perdida existe a possibilidade de irmos até 45,00, por duas razões: primeiro porque temos que mudar a correção de triangulo para um zizzag, e este é o alvo que a formação atual projeta com a mudança de padrão. Segundo porque é a correção de 61,8% de toda a perna de alta que tivemos de 2020 a 2021. Duas formas de marcar e o mesmo valor. Não dá para desconsiderar.
Se você é um trader e gosta de fazer operações curtas, pode apostar que não vamos perder os 59,58 e vamos retornar. Isto gera uma possibilidade de uma operação arriscada, mas extremamente barata, que é comprar opções que vencem na próxima quinta-feria, um pouquinho abaixo de 62,00, porque elas estão muito baratas e em caso de alguma recuperação, 62,02 é um alvo importante.
O porque da diferença de postura? No primeiro caso, os valores são altos e o risco talvez não vale a pena, e no segundo (opções) o investimento para ter um retorno é bem pequeno. A postura que devemos adotar só saberemos na quinta-feira, uma vez que temos um feriado na sexta-feira.

5 curtidas

No dia 12/11/2024 eu acredito que a melhor estratégia seja operar dentro dos triângulos, utilizando a retração de Fibonacci para calcular as entradas e saídas das operações com um pequeno gain e um pequeno stop respeitando o triângulo.

Na verdade para mim é muito complicado operar nos triangulos, mas se voce consegue legal. Eu opero as vezes em tempos bem pequenos tipo 2 minutos, mas não sei se vale a pena, porque neste tempo grafico operar indices é mais facil e claro mais lucrativo. No caso da Vale eu optei por comprar as opçoes baratas, uma vez que não me custaram nada.

1 curtida

detecção de ondas de elliot no mini indice grafico de 5 min

2 curtidas

Marcação legal. Um pouco fora da posição, mas d´s sentido a analise. Temos algo curioso na marcação: a onda 1 que voce marcou, foi entendida assim pelo mercado e podemos confirmar por fibo, mas tem um problema que é ela ter se dado em 3 movimentos e não como 5 como é um impulso. Isto acende um alerta de que pode na verdade fazer parte de uma correção. Mas bacana, a marcação foi bem acertiva.

2 curtidas

Vale 14/08/2024
Tem sido uma tarefa bastante complicada encontrar o fundo para esta correção da Vale. E não é para menos, o ativo vem perdendo regiões, desativando impulsos, sem que um padrão corretivo fique claro. Mas a verdade é que nenhum movimento dela possa ser considerado fora do padrão, e ai que vem o problema.
Se simplesmente fossemos marcar um movimento a partir do ultimo impulso perdido, onde também não conseguimos romper a linha superior do triangulo que estamos marcando seria fácil. Primeiro porque temos uma região muito forte na casa de 55,38. Falo região porque sendo um suporte técnico, logo abaixo temos uma região de liquidez que iria oferecer preços atrativos para o ativo. Mas temos outra região entre os 45,00 e 47,00 que são projeções para um zizzag e a correção de 61,8% do último grande impulso (2020-2021). Então, fortes emoções pela frente.
A correção poderia ter parado em 57,97, onde tínhamos o alvo da última perna de baixa, mas não ocorreu, e isto complicou ainda mais a situação. Mas vamos tentar entender o movimento, mesmo que neste momento ele não esteja “facilitando” a nossa vida.
Além dos alvos citados, temos uma marcação de um ultimo triangulo que agora é visto como uma onda isolada, na verdade cmo um possível movimento completo. Com isto podemos a marcar uma onda “W”(onda de ligação entre dois padrões corretivos) , e neste caso novamente temos 55,38 como objetivo. Mas sendo um triangulo, se confirmado, a correção pode parar antes, truncando a onda “e”, mais ou menos no ponto em que estamos. Mas vai saber, a Vale continua desafiando todas as regiões. Segue o gráfico.

Para complicar mais o quadro, temos uma divergência baixista no OBV, porque a marcação do fundo na região que se encontra mostra um fundo mais alto e o OBV mais baixo. E também temos o IFR14 em 42, quando a Vale costuma ir até os 33. Ambos indicam mais um pouco de correção.
Não coloquei na figura para não complicar ainda mais o desenho, mas o canal mais curto, que serviu de base para mapear a última perna como impulso (que foi cancelado) foi testado esta semana, e fechamos exatamente na linha. De qualquer forma está muito complicado determinar um ponto de retorno neste momento, mas estamos quase tocando a banda inferior da Bollinger (34,2), em uma região que o ativo tem retornado, assim, mesmo diante do quadro nada agradável, ainda podemos ter uma surpresa positiva na próxima semana, mesmo que tenhamos um pouquinho a mais de correção para testar a banda, mesmo porque a S2 do pivot esta em 55,99. Mas se o objetivo é comprar, cuidado, pela movimentação dos preços, nada indica que vamos fazer um fundo.

Opções
Tenho insistido muito neste assunto, mas temos que considerar que apesar dos movimentos meio que erráticos do ativo, a serie que terminou esta semana permitiu pelo menos uma boa operação.
Seguindo o calendário que utilizo para operar opções, esta semana foi possível fazer uma venda coberta e graças a continuidade do movimento corretivo pudemos recomprar e embolsar algum dinheiro, não foi muito, cerca de 0,36%, mas estamos com os ativos livres e podemos repetir esta semana, enquanto nos preparamos para a operação principal ou inicial como no meu caso, que devemos ficar de olho a partir da próxima quinta-feira dia 21/11.
Mantenho o que venho dizendo a algum tempo: evitem comprar o ativo, operem pelas opções. Pouco dinheiro, pouco risco e se der certo, um final de ano muito legal.

7 curtidas

Legal amigo, estou aqui para aprender com os mais experientes :pray: obrigado pela atenção

4 curtidas

Vale 22/11/2024
Afinal tivemos mesmo uma semana positiva, e sem tocar a linha que em teoria pode ser um triangulo, isto claro não deixa de ser um sinal positivo, mas ainda não sei direito se dá para animar com o ativo.
A questão como sempre envolve o volume, claro que sendo uma semana com um feriado, sempre temos uma redução, mas considero que foi muito grande a redução, e sem vermos um movimento realmente forte, mas mesmo a alta de hoje foi com pouco volume.
No diário, temos a possibilidade de estar formando um pequeno impulso e isto claro tem que ser monitorado porque certamente se fizer parte de um movimento maior, teremos que atingir os 60,30 com uma parada em 59,12. Um movimento desta natureza com um aumento de volume pode ser um sinal de inicio de um movimento maior que faria a Vale retornar ao topo do movimento onde tivemos inicio a ultima correção.

6 curtidas

Ibov 22/11/2024
Semana curta, mas interessante. Os juros futuros fecharam com uma pequena queda, o dólar com uma leve alta e o Ibov com uma alta moderada, mas a maior das ultimas 8 semanas.
Não tínhamos muito que falar do índice, e basta olhar o gráfico e perceber tivemos 6 dias consecutivos de completa indefinição, até que ontem (quinta-feira), tivemos um movimento mais forte, que literalmente nos deixou “vendo a Vó pela greta”, porque havíamos perdido a linha de projeção das ondas e também a mma34, no semanal.
A alta de hoje foi interessante, mas lotada de expectativas, afinal, o mercado esta aguardando a noticia, que certamente vai provocar algum movimento expressivo. Para que lado não sabemos, mas teremos com certeza um aumento de volatilidade. Novamente o aumento nos preços, não foi seguido por um aumento de volume, o que sempre gera uma incerteza. A alta foi contida pela mma20 no gráfico diário, embora seja uma media não muito considerada voltamos a operar acima da mma144, que em meus estudos mostra que é bastante importante para o índice. Ou seja, temos alguns indícios que podemos ter uma virada no mercado.
Individualmente o candle de hoje, poderia ser visto como um candle de exaustão, mas repetiu um movimento que tivemos em 04/11, onde o aumento nos preços, não foi seguido pelo volume, e em seguida o mercado voltou a cair. Mas temos uma outra forma de olhar o movimento.
Ocorre que existe um conceito muito forte chamado de “blended candle”, onde somamos vários candles, de forma a entender o que de fato esta acontecendo com o movimento. Embora tenha estudado muito este assunto, não é comum as pessoas somarem os volumes, mas se fizermos isto, temos algo bem interessante, porque a soma dos volumes e a fusão dos candles mostra um movimento mais altista se formando. Seria no caso um candle de absorção, e considerando que estamos em uma região de suporte , formada por vários elementos temos , temos um sinal bastante altista.
Dúvida total. Mas no fechamento do mercado tivemos uma forte movimentação altista no índice futuro, que talvez possa ter sido provocada apenas por encerramento de posições vendidas, o que indica que o mercado passou a apostar em uma alta a semana que vem.
Para complicar um pouco mais a situação, estamos conceitualmente dentro de um movimento corretivo, porque tivemos o cancelamento de um impulso, isto claro não impede uma alta, mesmo sendo parte da correção, mas pode limitar o movimento. Adicionalmente, temos ainda o fato de que esta alta foi provocada em grande parte pela Petro.
Pelos conceitos que não envolvem ondas, a superação da mma144 que ainda esta ascendente, permite dizer que a tendência mudou para alta, e pelo conceito de TLB (Three line bar) precisamos fechar acima de 129.248 pts, para mudar a tendência.
Existe uma forte expectativa do mercado com relação ao esperado corte de gastos. É quase certo que ele aconteça a semana que vem, mas o que vai ocorrer de fato ninguém sabe. Como o mercado irá entender as medidas propostas certamente definira o andamento do mercado no ultimo mês do ano. Sempre fica a expectativa do rally do final do ano, porque quase sempre é um mês positivo. Claro que todo mundo quer aproveitar, e como sempre se ocorrer podemos aproveitar de varias formas, operando ações individualmente ou através de EFTs (bova11, smal11), ou ainda as opções.
Não vou colocar o gráfico porque não tivemos praticamente nenhuma alteração desde a ultima postagem, porem, acho que estou sendo inspirado pela chuva e vou colocar um estudo de longo prazo, oposto aquela visão mais negativa que venho postando onde podemos ver o Ibov ir novamente buscar os 95.000 pts.
Um estudo otimista.
Poderia começar o estudo a partir de 2016, que é o que normalmente eu faço. Ocorre que procuro sempre evitar estudos que do seu inicio até o momento atual tenha os valores maior que 3 vezes como nosso caso, então vou colocar o estudo a partir de 2020, mostrando os deslocamentos e as métricas.

A onda 1 foi bem clara, e fácil de marcar e a onda 2, ficou na correção de 50,0% do movimento que também é um número interessante. O próximo passo foi a projeção da onda 3, que coloca o índice em 207.000 pts.
Eu sempre mostro este método, e não aprendi em livros nem nos cursos que fiz, eu mesmo que desenvolvi a partir de longos períodos de estudo.
Temos uma “guia” nas ondas onde a onda 1 normalmente fica no 1/3 do movimento, então sabendo o tamanho do movimento (de 95.000 até 207.000 pts) podemos calcular qual seria o alvo da onda 1 do movimento da onda 3, no caso a 3.1.
Petra métrica teríamos a 3.1 em 132.268 pts, e temos um final de movimento em 134.391 pts, logo é uma configuração esperada da onda, mas aqui temos um problema porque olhando a formação temos a onda 4 desta onda invadindo o território da onda 1. Eu já havia colocado este comentário em outras analises, e é este movimento que cria a dúvida de que poderíamos estar apenas dando continuidade a correção no caso a onda 2. Mas como aqui é um cenário otimista, vamos desconsiderar por enquanto, mas fica sempre esta dúvida.
Na sequencia temos agora que marcar a 3.3, que tem o seu objetivo em 185.000 pts, logo a onda 3.3.1 deveria se encerrar em 140.000 pts, e tivemos um topo em 137.500 pts, ou seja, ainda dentro do esperado.
Isto muda todo o estudo porque a correção que vimos é na verdade a 3.3.2, que estaria próxima de se encerrar, mas ainda não sabemos porque o alvo correto estaria em 126.000 pts e já tocamos em 126.500 pts, logo se estivermos fazendo um fundo neste momento já temos o nosso próximo alvo em 156.000 pts (3.3.3).
Estudo bem coerente até aqui, tirando claro a anomalia da formação da onda 3.1, porque utilizando a marcação correta, ele deveria ser marcada como corretiva.

O estudo claro não termina aqui, pois foi feito no mensal, e agora é preciso identificar cada onda, pelo menos da formação da 3.3 e ver se tem coerência e as ondas foram formadas de forma correta. Haja saco
A formação da onda 3.1 foi perfeita, em 5 ondas, um pouco curta na verdade, o que permitiria ser marcada como correção, mas vamos deixar passar e seguir em frente, porque podemos ter que voltar um dia destes e remarcar.
A 3.2 também esta correta.
A 3.3.1 não pode ser marcada desta forma, porque se formou em 3 movimentos então o mais correto seria dizer a 3.2 ainda não terminou e que o padrão de formação é uma plana estendida, que coloca o movimento que estamos vendo em 115.000 pts, porem, ela permite também a marcação da continuidade da onda 3.2 como um triangulo, lembrando que pelas ondas a marcação do triangulo é diferente da AT.
Uma outra explicação é de que poderíamos estar vendo o movimento da onda 3.3 ser uma Diagonal, no caso de uma diagonal final ou terminal, onde as ondas de impulso 1-3-5 assumem o padrão de ondas corretivas (a-b-c), e a onda 4 pode perfurar a onda 1. Confesso que sendo uma formação de onda 3, mesmo sendo de menor nível é muito complicado marcar esta onda desta forma, mas é uma forma de explicar a formação do movimento, e neste caso, o alvo máximo do próximo movimento fica em 140.000 pts. Vou marcar a diagonal para registro, embora ela pareça mais um triangulo.

Não dá para marcar todos os cenários, e as vezes não faz muito sentido. A idéia é olhar um contexto, e sendo assim, melhorar a nossa rotina diária, mas temos outros movimentos que precisam ser observados.
Vale a pena investir em bolsa?
Sei que alguns números parecem exagerados, mas quando a Dilma assumiu a presidência o Ibov estava em 40.000 dólares, convertendo para hoje significa 232.000 pts. Na época entramos em queda livre que durou até o inicio de 2015 onde perdemos 80,00% do valor do nosso indice em dólares. A partir de 2016 voltamos a subir e hoje temos uma valorização em dolares de 140,0%, em reais subimos 244,0%. Ou seja, bolsa é um bom negócio, com certeza, desde que você invista no local certo, e não consigo entender quando as pessoas pensam em ter uma carteira de ações para o futuro e continuam investindo no nosso mercado. Não dá para entender, me desculpem.
Então falo com sinceridade, eu continuo muito pessimista com o nosso mercado, mas isto não me impede de traçar os gráficos e procurar seguir o que eles dizem, mas continuo operando com “mão pequena” , que no meu caso implica em operar por opções, vamos aguardar a próxima semana, porque creio de fato que ela será bem intensa.

6 curtidas

Peço desculpas, mas tinha copiado alguns dados referentes aos indices, e quando corrigi acabei não completando o texto que ficou meio sem sentido. Mas agora corrigindo, partindo do final de 2009 quando temos referencia ao Bova, o rendimento em 15 anos foi de 89,0%. Já para quem investiu no principal índice americano o retorno em 15 anos foi de 439,0%. toda esta diferença foi causada em grande parte por um governo que durou 6 anos e foi muito danoso ao nosso pais. Hoje temos acesso facil a mercados maduros, mesmo através da B3.

3 curtidas

Existe dentro da Analise Técnica, elementos que não podem deixar de ser observados, e um deles, que é certamente o principal é a tendência e sua relação com suportes e resistências. As vezes procuramos operar buscando um fundo para o ativo de forma, comprar pagando pouco e obter ganhos importates. Desta forma operar em suportes pode ser muito interessante. Ocorre que a operação em um suporte em tendência de alta, tente a dar certo, já quando a tendência é de baixa, a maioria das vezes compramos caro o ativo, porque em uma tendência de baixa o ativo tende a perder os seus suportes, e ocorre que neste momento a tendência de curto e de médio prazo são de baixa para o nosso mercado.
Ibov
A tão esperado corte de gastos, que muitos acreditavam dar um impulso no mercado, acabou criando mais confusão e com isto mais indecisão sobre o rumo do nosso indice. O que podemos fazer neste momento é observar, antes de tomar alguma decisão, especialmente para quem só opera comprado. Tudo ainda é meio confuso, mas passaria a fazer sentido se o mercado fizesse um movimento entre 121 e 116k, pois permitiria mudar toda a marcação e tratar o movimento como uma onda 4. O mais interessante seria o retorno aos 118k, porque aquele desenho que coloquei seria modificado e a partir dai tudo passaria a fazer sentido, mas teríamos que admitir a falha da marcação da 3.4. Por hora o desenho é valido e seria substituído pelo gráfico abaixo onde tivemos uma onda “b” que superou o topo da 5, e agora o padrão seria formar um “alargamento” colocando o índice em 116k. Ou seja, embora a marcação esteja confusa, o 116k sempre aparece, ou pelo menos os 118k. Vai ocorrer? Não dá para saber, mas o perigo existe de fato, mas pode ser um movimento muito longo. No caso o movimento poderia se encerrar agora termos um retorno aos 129k e ai antão finalizar a correção.
Este movimento que descrevi, poderia ser muito danoso para as pessoas, embora permitisse que quem comprou no momento errado desfizesse a posição sem perdas. A questão é que este tipo de movimento, viria com aquele papo, que agora sim o mercado vai subir e quem não entrou entraria em um momento muito errado. A postura correta é ver o movimento se desenvolver e dar sinais que pelo menos possamos acreditar em um impulso e para isso precisamos de pelo menos duas ondas (1 e 2), e ainda não temos esta situação.

Vou colocar alguns ativos que tenho acompanhado e pode ser de interesse, especialmente em porque eles tem sido comentados aqui no fórum e a Vale comento em outro tópico, porque atingimos hoje o primeiro alvo.
No dia 08/11/2024 fiz alguns estudos e só para atualizar a situação deles vou falar rapidamente de cada um, e também acrescentar mais dois.
Petr4 – o estudo continua valido, por enquanto com a onda “e” se confirmando e com isto abrindo caminha para mais altas, porem tem que romper o topo primeiro, anulando a correção em formato de plana.
Bbdc4- sei que muita gente gosta da Bbdc3, mas eu não olho ativo que não tem liquidez em opções. Parecia pouco provável, mas de fato o ativo foi buscar a região que estava sendo indicada, dentro de um order block importante e prestes a tocar a linha do triangulo em seu ultimo toque. Em geral vemos uma reversão do movimento neste ponto. Caso seja rompido podemos modificar o alvo para 11,50. Uma alta neste momento precisa ser monitorada, porque a perda do triangulo só pode ocorrer em um movimento abc, assim uma alta até 13,24 seria apenas uma onda “b”.

Bbas3 – desde da data do estudo, já caiu mais de 5.0% e ainda segue o mesmo padrão corretivo
Vale3 – anulou o movimento e vamos ver em outro tópico o novo movimento que se formou
Prio3 – o estudo continua valido, e ainda não temos uma decisão do movimento.
Vou adicionar mais dois ativos.
Brav3 – após uma forte correção, o ativo se recuperou rapidamente. Pelo gráfico diário podemos ver que a correção que se segui foi precisa, mas quase imperceptível no semanal. No momento dois movimentos importantes ocorrem com o ativo. O primeiro foi o teste do pivot no semanal, e isto tem sido muito importante para a Brav. O segundo como pode ser visto no gráfico é que o ativo esta “brigando” na linha rompida, e se ela não for perdida, indica que temos uma grande probabilidade de que a alta anterior foi uma onda 1, e se a alta tiver sequencia o alvo inicial esta em 29,80

Itsa4 – em um movimento iniciado em 2020, podemos ver que tivemos a formação completa de uma onda que se encerrou em 09/2024 (11,25 – valor corrigido), que tem todas as características de uma onda 3, logo o que seria esperado neste momento é uma correção de onda 4, que tem seu alvo em uma região bem larga (entre 8,91 e 8,15) Ocorre que neste momento, apesar de ter perdido a principal linha de referencia, estamos testando uma região importante, o que poderia gerar um retorno, mesmo que seja uma onda “b”, para então buscar o objetivo principal.

5 curtidas

Sempre grato por seus posts, a análise técnica é um estudo que quero adicionar ano que vem, uma dúvida: quanto traçamos esses objetivos de Fibonacci mais longos relacionando os preços de certa forma no tempo, não deveríamos descontar (adicionar) a inflação? Por exemplo, ali no IBOV semanal há um alvo de 161,8 em 136.969,56, digamos que ele demore 6 meses… eu não teria que de alguma forma “compensar” o alvo em função da moeda/juros?

1 curtida

Vale 02/12/2024
No dia 14/11 postei o gráfico da Vale3, mostrando a formação de um triangulo. Tínhamos diversas indicações de que a queda seguiria, porem, surgiu a possibilidade do triangulo e neste caso a correção poderia parar “truncando” a onda “e”, e foi o que ocorreu, e aonde se espera que aconteça que em 88,2% de correção da onda anterior, ou perna como quiserem chamar. O ativo iniciou uma recuperação com uma formação bastante complexa, mas apresentava dois alvos, o primeiro em 59,12 que atingimos hoje e o alvo final em 60,30.
Embora a formação seja bastante complexa, os alvos ainda são possíveis, mas o mais importante é de fato confirmar se este movimento realmente se trata de um triangulo, e de qual triangulo estamos falando. Estamos formando uma onda que pode ser a 1. Mas uma vez, não é verdade? Já foram tantas tentativas, e deram errado.
Quando utilizo as ondas sou extremamente chato, e exijo que cada padrão se forme dentro de um conjunto de critérios, mas tenho observado que muita gente tem flexibilizado estes movimentos, utilizando algo que até aprendi a fazer mas não uso, que é reduzir o tamanho do gráfico até ver somente linhas e a então marcar as ondas. Ocorre que se fizermos isto, de certa forma revivemos o triangulo original, e neste caso o alvo deste movimento que seria uma onda 3, esta em 72,82. O mais curioso é que a onda 3.1 neste caso (1/3) fica projetada em 60,18 (perto do nosso alvo atual).Ou seja, parece que agora veremos um movimento importante do ativo. Abaixo no desenho os dois possíveis triângulos, sendo que no primeiro não temos a onda “W” (ligação de dois padrões corretivos).

4 curtidas

A questão do estudo de Analise Técnica é bem complexa, e pode consumir anos de estudo. A maioria das corretoras oferece uma plataforma gráfica sem custo. Então se voce não utiliza deveria, e poderia incluir alguns indicadores de forma que evite pelo menos fazer compras em horas erradas. É como eu falei no texto de hoje, se voce não sabe a tendencia, provavelmente irá comprar o ativo na hora errada, e isto faz uma diferença enorme.

4 curtidas