Análise Técnica

Tive que criar esta conta nova

2 curtidas

Bom dia @wdgi, como vai a análise técnica dos padrões da bovespa e da PRIO3? Desde já, obrigado.

1 curtida

Parabens pelas análises. Se houver a liberacao do ibama pra Prio fazer os ajustes necessarios e o preco do petroleo se mantiver, tudo indica que a acao tende a subir com o tempo.

2 curtidas

125>>>>>129/131k sexta ???
Estamos no topo do canal de baixa no ibolesma. Briga forte para.mudar a tendência!!
Drives ;
FOMC
COPOM
FERIADO CHINÊS
POSSIVEL ANÚNCIO DE “CORTE” DE GASTOS DO GOVERNO
Comprado até o últimos centavos.
Call / indice/termado em csna3, bbas3.

3 curtidas

Uma brincadeira para analisar
Do último cruzamento mme9/21 no diario ate o ultimo fundo , deu 12% de queda. Pegando do atual cruzamento das médias e puxando 12% de alta vai bater exatamente no cruzamento anterior. Kkkkkk
Se olhar o movimento das ondas…
Robozada no comando…

4 curtidas

Compartilha as calls ai @neilson to olhando algumas tambem

2 curtidas

Oi @neilson, voce pode mandar o grafico com o canal de baixa que voce esta usando? eu não consegui encontrar. Valeu
`

Forrou hoje ne kkkkk

Eu entendo a preocupação com a política, mas acredito que não devemos confundir sinais de trade com o cenário político. A bolsa de valores é movida por uma série de fatores, e embora a política tenha seu impacto, não podemos deixar que notícias de curto prazo definam a direção dos investimentos. O fluxo de capital tem sua própria dinâmica, e os mercados se movem, em grande parte, por expectativas e tendências que vão além do noticiário político imediato.

No meu caso, estou vendo uma reversão interessante em um ativo específico, algo que tem sido indicado por minhas análises. Até agora, a tendência tem se mostrado favorável, e estou aproveitando essa oportunidade, mesmo que, por enquanto, seja uma ‘onda’ pequena. O mercado é cheio de incertezas, mas também de oportunidades – e é justamente isso que estou surfando no momento.

7 curtidas

Sexta feira “gorda”.

2 curtidas

Nada a ver com AT, mas de alguma forma muito ligado com mercado. Voces me ajudariam a classificar cada uma das 4 regiões marcadas?
image

4 curtidas

@wdgi Você já comentou que trabalhou (ou mesmo ainda trabalha) na área de TI. Vou encarar o seu “classificar” mais ou menos como é na área de “orientação a objetos” em computação. Eu, embora seja Engenheiro Mecânico, já fiz muita coisa na área de desenvolvimento e programação. Fiz minha primeira disciplina na área, Introdução à Ciência da Computação, no ano de 1977, usando um computador IBM 1130, tinha 8k de RAM. A linguagem era o Fortran 66. Cheguei até a ser Diretor de TI, por uns dois anos, em uma das unidades da corporação em que trabalhava.
Muito bem, vamos lá.
O significado de cada uma das áreas é óbvio da figura. Vou colocar algumas designações que acho razoáveis.
A mais fácil é a 1 que chamarei de Consenso.
A área 2 é do pessoal que não considera a realidade, então, vou chamá-la de Sonhando.
As áreas 3 e 4 são onde os sonhos chocam-se com a realidade ou, alternativamente, a realidade choca-se com os sonhos. Seria algo como “Choque de realidade 1” e “Choque de realidade 2”. No momento não me vem uma palavra única para cada uma, deixo para os outros foristas.
Então minha classificação, ficou assim:
1 - Consenso
2 - Sonhando
3 - Choque de realidade 1
4 - Choque de realidade 2

7 curtidas

Vou dar meu pitaco:

Existe uma constante,
uma variável
uma espécie de beta.

A única constante é “Deveria ser”
A variável é “É”
O beta é “Eu gosto que seja”, que pode ser positivo ou negativo.

A variável só existe em função da constante e o beta é um multiplicador da variável.
Portanto o fato de que É é uma função de Deveria ser, e o Eu gosto que seja é uma função de que É

Não existe uma relação direta entre Deveria ser e Eu gosto que seja. Para eu gostar que seja, para eu não gostar que seja, é porque É, não porque deveria ou não deveria ser. É a única combinação que gera um resultado falso, imaginário. É = Ø

4 curtidas

Oi @joao58 @sr_fouquet
Excelentes colocações e contribuições. Obrigado mesmo.
Esta figura era utilizada para fazer uma fase do Planejamento Estratégico, na pratica ela servia para identificar situações existentes, e era utilizada em diversos níveis da organização a fim de gerar um modelo que serviria de base para formular o Plano Principal e os demais planos derivados destes.
Estou precisando recordar como utiliza-la, mas não tenho nenhum material a respeito, por isso estou pedindo ajuda, para tentar elaborar os critérios.
No momento estou fazendo um trabalho com uma equipe exatamente de informática, que esta abrindo uma empresa, e eles estão passando por dificuldades, porque como são técnicos, não conseguem organizar e priorizar o que precisam fazer. As abordagens que estou utilizando não estão surtindo resultado, então estou tentando resgatar antigas ferramentas da época do APO (administração por objetivos).
Me lembro que a abordagem com os três círculos era simples e trazia bons resultados , mas não me recordo das premissas. Quando temos um plano principal montado é mais simples, porque se temos algo que deveria ser feito, você gostaria que fosse, mas não é, temos que descobrir as causas, talvez seja falta de recurso, como tempo por exemplo. Por outro lado, muitas vezes, algo é feito, você gosta que seja, mas não deveria (não conectado ao plano) ele pode estar consumindo recursos que estão faltando para realizar o que deveria ser feito.

2 curtidas

A Matriz RICE pode ser util:

• Avalia e prioriza projetos ou recursos com base em quatro critérios: Reach, Impact, Confidence, e Effort
  • Ajuda a tomar decisões mais objetivas sobre quais iniciativas devem ser priorizadas
3 curtidas

Vale 21/02/2025
Não tem sido muito simples acompanhar a marcação do movimento da Vale3. Enquanto estava em um movimento corretivo foi relativamente tranquilo, mas a partir do momento que iniciou uma onda que poderia ser marcada com um impulso a situação complicou bastante, mas o movimento de ontem, de certa forma fez tudo fazer sentido.
Observem a marcação original com a qual estava trabalhando, e como o movimento se deslocou, mas foi buscar exatamente o alvo e estamos a dois dias testando esta região. Como não atingiu o centro do canal dobrado o poderíamos ter até mesmo alguma continuidade do impulso, mas o mais provável é que agora tenhamos a correção da onda 4 e depois a finalização do movimento. De qualquer forma, foi muito difícil identificar o triangulo que acabou se formando.
Caso este movimento seja confirmado, estaremos na verdade terminando uma onda 1 de prazo maior, rompendo a linha superior do canal, o que poderia mudar a tendência do ativo. É cedo para chegarmos a esta conclusão, e o importante que o alvo em 61,82 sejá atingido.
Temos só um ponto que precisa ser acompanhado. Quando temos um movimento de congestão e o triangulo é um destes movimentos, o gap no rompimento, pode ser um gap de fuga, e ele normalmente não fecha, ou tem o seu fechamento muito tempo depois. Para que o movimento fique completo a correção da onda 4 para atingir o seu alvo, fecha este gap. Uma forma de ver o moimento se completar ser fechar o gap, e a onda 3 continuar até o alvo e depois termos uma falha na onda 5.

6 curtidas

Você pode fazer uma análise de cbav3

1 curtida

Cbav3 – 11/03/2025
Nunca olhei de fato para este ativo, porque ele tem um volume bem reduzido para que as ondas sejam efetivas. Mas o que posso dizer é que após ele romper a linha superior do canal, mesmo fazendo um movimento abaixo do esperado, o retorno que podemos classificar com uma onda 2, foi muito interessante e o primeiro ponto foi o toque no canal rompido, que eu destaquei com o circulo vermelho.
Foi um movimento que muito importante que sempre chama a atenção, porque é um bom ponto de entrada, e o ativo chegou a valorizar mais de 42,0%, depois deste toque, e poderia continuar subindo, mas algo deu errado e o movimento foi desfeito.
A partir dai tivemos algo mais interessante, porque a correção de 76,4% passou a ser muito utilizado o que leva a pensar que o ativo começou a ser controlado.
O padrão atual é de uma acumulação, ou como não ocorreu no fundo uma “reacumulação”, e o volume vem confirmando isto. Então em teoria “alguém” esta manipulando o ativo de forma acumular posições, e quando isto ocorre, na sequencia temos um movimento mais intenso que neste caso seria de alta.
No momento testamos de novo os 76,4% e agora para quem tem interesse pode ser um momento importante, mas tem que esperar ele mostrar força o que só vai ocorrer se ele não perder o ultimo fundo e romper 5,77, e neste caso o alvo passa a ser 9,60.
A visão que estou passando é a do gráfico semanal, e eu não sei qual é o seu interesse, porque se for fazer trade, a situação é um pouco mais complexa. No gráfico diário neste momento ele abriu um operação de venda, e apesar do candle de hoje não confirmar esta entrada este movimento pode criar alguns problemas. Se o objetivo for uma operação mais longa, como eu falei antes, pelo semanal, se romper os 5,77 a entrada pode ser interessante.

5 curtidas

Ibov 14/03/2025
Estamos na metade do mês, e o Ibov já acumula uma alta de mais de 5,0%, levando a alta anual acima dos 7,0%, e isto sempre anima muito as pessoas o que geralmente é muito bom para o Índice porque trás fluxo (volume) que impulsiona mais ainda os preços e é o que esta faltando neste momento.
Exatamente a um mês atrás tínhamos o Ibov na mesma situação que ele esta neste momento: testando uma serie de resistência que eu chamei de muro. Na ultima vez não conseguimos passar, e o retorno que tinha sido previsto para 124.500 pts, foi ultrapassado com certa facilidade até a correção normal de uma onda 2 em 61,8%.
Desta vez estamos fechando um pouco mais acima da retração de 50,0% que é um ponto positivo e agora bem próximos de testar os 61,8% em 130.120 pts que se superados abrem caminho para a alta, uma vez que diminui a possibilidade de ainda ser parte do movimento corretivo. Ambos os testes são muito importantes, sendo que o primeiro mostra força na recuperação e o segundo em geral é um limitador para um movimento de onda “b” que ainda é possível marcar neste momento. Na pratica a onda “b” pode ser marcada até os 134.000 pts, porque observem no gráfico que ainda não temos um canal de médio prazo definido. Temos o de longo prazo e um de curto prazo, mas ainda não definimos qual a onda definitiva.
Mas vamos ser otimistas e acreditar que a alta vai continuar, e neste caso temos dois alvos dependendo do traçado que seja feito uma vez que a divergência entre os tempos gráficos semanal e diário permite que sejam feitos 2 traçados. Pelo diário o alvo é maior. Ambos estão na figura formando um retângulo verde.
No ultimo post coloquei uma observação e vou repetir novamente porque é importante.
Estamos próximos de testar a mma34, e o rompimento da linha do canal pela segunda vez, que é um sinal importante. É uma sequencia (T,C,F) ou seja, primeiro toque é o teste o segundo é a confirmação e se tivermos o rompimento e um aumento de volume, (entrada do fluxo) ai teremos a certeza de um forte movimento altista. Utilizo sempre dois indicadores, sendo o primeiro TR, que mostra a volatilidade em termos de preço e esta semana tivemos uma alta forte de mais de 70,0% em relação a mma20, já o volume por sua vez, ficou praticamente na mma20. Ou seja, um forte aumento de preço sem uma alta consistente de volume, que no caso é o fluxo. O movimento produziu duas divergências, sendo a primeira de OBV, e a segunda no IFR14, o que por enquanto ainda não valida completamente esta alta. Então o que está faltando é volume.
Pelo diário vemos uma formação de impulso, onde a onda 3, já passou um pouco do seu objetivo o que sugere que podemos ter uma onda 4 neste momento fazendo um pequeno recuo. Ocorre que como temos dois objetivos próximos, poderíamos ainda fazer uma máxima maior antes do retorno.
Então é isto, aguardar o rompimento com volume e ai sim começar a trabalhar dentro dos objetivos da grande onda de impulso do IBOV.

4 curtidas

Vale 14/03/2025

Tenho feito estudos regulares da Vale, mas não tenho tido tempo de ajustar o texto para colocar aqui.

Desde do ultimo post, o ativo fez exatamente o que deveria ter feito, e deu inicio a uma onda 4, que a principio atendeu o padrão de preço, tocou a mma34, mas a questão do tempo não foi cumprida, pois como tivemos uma onda 2 muito rápida, a 4 deveria ser mais complexa.

No momento temos duas possibilidades, sendo que a primeira é dar continuidade ao movimento que vimos desde o ultimo fundo e confirmar que o que estamos vendo é uma onda 5 que tem o seu objetivo em 58,97 (valor ajustado pelo dividendo) e que pela sua formação interna marca o alvo em 58,44 praticamente igual.

A segunda possibilidade é que tenhamos novamente o recuo de forma terminar o movimento atendendo ao requisito de tempo e neste caso testar novamente o ultimo fundo do diário, terminando a onda 4 em um padrão plano, e com isto cumprindo a guia de alternância de Elliott. Este seria o movimento mais coerente, mas em se tratando de Vale nos últimos tempos o que menos vemos em suas movimentações são coerências.

Seja qual for o movimento por enquanto ambos indicam que o canal de baixa de longo prazo será rompido o que como sabemos é um dos pontos mais importantes para que tenhamos uma alta sustentável.

Na figura vemos um retângulo em laranja que representa uma região de forte resistência e é exatamente onde estamos neste momento. Um outro ponto que pode ser observado é que estamos fechamento levemente acima da Banda de Bollinger, o que também indica uma possibilidade de recuo.

Enquanto os preços fazem uma máxima igual a máxima anterior (mesmo nível) o IFR14 e o Obv não estão acompanhando este movimento e estão fazendo máximas menores, gerando assim duas divergências. As divergências apenas indicam uma possibilidade, mas acendem um alerta.

Uma coisa importante é que neste momento os tempos gráficos diário e semanal estão ajustados, indicando o mesmo movimento, a diferença é que enquanto os indicadores do diário estão indicando divergência baixista no semanal eles indicam divergência altista, ou seja, eles já romperam suas máximas enquanto os preços estão no mesmo nível, e temos bastante espaço na Bandas.

5 curtidas