Oi @neilson, voce pode mandar o grafico com o canal de baixa que voce esta usando? eu não consegui encontrar. Valeu
`
Ibov 29/01/2025
Não sou um pessimista, mas estou pessimista. No meu ultimo post, comentei que as pessoas interessadas em comprar deveriam observar aquele ponto em que estávamos, procurando oportunidades de compras, e que estávamos iniciando um movimento que poderia levar o índice novamente ao topo histórico, mesmo que depois tivéssemos uma correção, formando uma onda plana.
O que ocorreu é que vimos o Ibov subir mais de 5,0%, a partir daquele ponto, indicando que o pior havia passado. Tínhamos alguns cenários não tão otimistas, mas não havia razão para não aproveitar as oportunidades que estava se apresentando. Se me perguntarem se tem algo neste momento que indica que teremos uma reversão, eu vou ter que dizer que não, afinal, os sinais não estão claros, sendo quase impossível dizer o que esta para acontecer, mas tem algo errado.
Vamos deixar o pessimismo de lado e olhar somente para o gráfico e para a formação do movimento atual. O que esta ocorrendo é que a onda que estávamos considerando que pudesse ser o inicio de uma onda 5 e neste caso um impulso, esta se formando como uma onda corretiva, dando continuidade a uma onda “c”. No contexto que estamos seria uma onda “c.b”, que agora apresenta um novo alvo para o movimento.
Não quero dizer que o impulso foi cancelado, porque ele ainda pode se apresentar em uma formação mais complexa, mas o fato é que esta mais fácil marcar a perna de alta que estamos como uma correção, e neste caso temos alguns alvos a considerar.
São 3 os alvos, para completar a perna de alta dentro de um padrão corretivo.
O primeiro que é o básico e da formação interna do movimento que coloca o alvo perto de 126.000 pts.
O segundo que é a própria “recuperação” de toda a perna de baixa, que coloca inicialmente o alvo em 127.000 pts.
O terceiro que indica que o movimento esta se encerrando e coloca o alvo exatamente no ponto em que estamos.
Qualquer um destes alvos, podem ser um ponto e dar continuidade a correção principal. Pode ser também parte do impulso, mas como falei acima, esta dificil marcar este tipo de movimento neste momento.
Não dá para saber de verdade o que esta ocorrendo, mas o fato é que se a onda que estamos vendo ainda for parte da correção pela primeira vez nos meus estudos os 113.000 pts aparecem como alvo. Claro que tenho cenários que publiquei aqui no fórum, que tinha como objetivo a casa dos 97.000 pts, e a grande maioria mostrando o índice em 116.000 pts, então agora surge um novo alvo, e que coincide com uma região de forte suporte.
Volto a dizer que não sou pessimista, mas ontem eu vi pelo menos dois textos comparando o governo atual com o que tivemos entre 2010 e o final de 2015. Eu já tinha alertado sobre isto a algum tempo. Volto a repetir: se você não estava no mercado entre 2010 e 2015, saibam que o tipo de governo que temos neste momento, que é muito semelhante ao que tínhamos no período citado, tem uma capacidade inata de destruir valores, ainda mais quando o governante se sentindo acuado, como estamos vendo neste momento. Infelizmente parece que estamos retornando ao ponto de partida, que ocorreu no inicio de 2016. Embora a impressão que temos é que existem muitas possibilidade, é muito perigoso se expor de forma mais agressiva neste momento.
Forrou hoje ne kkkkk
Eu entendo a preocupação com a política, mas acredito que não devemos confundir sinais de trade com o cenário político. A bolsa de valores é movida por uma série de fatores, e embora a política tenha seu impacto, não podemos deixar que notícias de curto prazo definam a direção dos investimentos. O fluxo de capital tem sua própria dinâmica, e os mercados se movem, em grande parte, por expectativas e tendências que vão além do noticiário político imediato.
No meu caso, estou vendo uma reversão interessante em um ativo específico, algo que tem sido indicado por minhas análises. Até agora, a tendência tem se mostrado favorável, e estou aproveitando essa oportunidade, mesmo que, por enquanto, seja uma ‘onda’ pequena. O mercado é cheio de incertezas, mas também de oportunidades – e é justamente isso que estou surfando no momento.
Di1F31 - 03/02/2025
desde o seu topo o indice já corrigiu cerca de -10,0%, e mantendo uma trajetória de queda, em um padrão que por enquanto se apresenta em um zizzag. O importante é que todas as regras das ondas estão sendo respeitadas, inclusive aquela em que a onda 3, deve se encerrar no centro do canal dobrado, que ficou meio difícil de ver, mas o fechamento da onda 3 ocorreu abaixo do centro. Quando olhamos o gráfico do dólar, vemos algo semelhante acontecendo, mas indicando que o movimento mais positivo, no caso a mesmo padrão da onda 5 dos juros, pode ser bem lento. Claro que tudo pode mudar rapidamente, e se consideramos que tanto o dolar quanto os juros andaram juntos (as vezes não ocorre) e o Ibov caminha quase sempre para o lado contrario, creio que estamos perto de algum evento importante.