Análise Técnica

@wdgi consegue verificar graficamente como está a UNIP6? Obrigado!

Unip6 09/02/2025

Oi @acustic

Não é um ativo que acompanho por vários motivos, um deles foi que deixei de comprar quando tive oportunidade e informação para tal, e outro é ligado a este e tem a ver com o quanto o ativo subiu, complicando bastante o estudo das ondas, mas com a correção que tivemos agora é mais fácil.

Vou fazer um primeiro estudo e depois se tiver tempo acompanho mais de perto.

O ativo vem seguindo as métricas de forma bem precisa, logo, devemos acreditar que isto vá continuar. Aparentemente terminou um correção de onda 2, que até poderia ser uma onda 5, e deu inicio a um impulso e acabou de completar o movimento. Ou seja seria uma onda 3.1, o que agora implica em uma correção da 3.2 que tem o primeiro alvo em 53,81 e tem um mais profundo 48,32.

Após o movimento corretivo, o alvo atual pela marcação básica é em 116,74 que é praticamente o alvo de 100,0% de projeção da onda 3. Pela formação interna que normalmente utilizamos como alvo, após a correção o alvo fica em 88,67, ou seja um retorno ao topo histórico e depois em 111,38.

Aqui temos um ponto importante. Uma vez que o primeiro alvo coincide com o topo, com certeza teremos um movimento complicado, porque este também seria o alvo da formação de uma plana o que poderia trazer o ativo de volta ao ultimo fundo.

Como se trata de uma primeira avaliação, temos que olhar o pior cenário, e neste caso temos uma situação complicada. A ultima perna de alta corrigiu exatamente 50,0% da perna de baixa que tivemos desde de 2022. É um numero que deixa muita gente preocupada, porque poderia indicar que ao invés de impulso o que tivemos foi uma onda “b” e neste caso a correção da “c” tem como alvo 28,93.

O que eu faria agora seria aguardar esta correção, trabalhando como se fosse uma 3.2, e operando leve até que que o topo que fizemos agora(61,88) seja rompido, isto daria mais certeza de termos a 3.3, mesmo que ela venha ser o final de uma onda “b” de uma plana.

Vou tentar mostrar no gráfico o movimento.

Ficou meio confiso, espero que entenda

Em Azul temos o impulso

Em Vermelho a correção plana

Em Purpura o pior movimento que seria o zizzag

2 curtidas

OI @lestrade. Minima de hoje 21,47… quem diria, não é mesmo

1 curtida

Parecia tão longe… aprendizado nunca acaba :+1:

Petr4 11/06/2025
Aquele retorno, que era esperado ainda não aconteceu e o que tivemos pode ter sido a finalização da onda “a” em 5 movimentos, que como já expliquei pode sugerir que se confirmada a correção ela deve ocorrer em zizzag. O retorno ocorreu exatamente no toque da linha superior do order block. Desta forma a Petr4 poderia ir até 32,81 ou até mais um pouco e a partir dai precisamos monitorar de forma se dará o recuo, pois poderemos ter uma onda “b”. Caso ultrapassemos os 33,74, a chance de uma onda 1 estar se formando pode ser considerada e ai fica mais fácil operar o ativo.

7 curtidas

Ibov 30/06/2025

Desde meus últimos posts aqui no fórum, o índice vem se comportando da forma esperada, mas no caso para a marcação do impulso.

Ocorre que embora as projeções tenham sido respeitadas tínhamos uma falha no movimento com a marcação que eu estava utilizando. No gráfico diário a onda 4 havia perfurado a região da onda 1. Como isto não ocorreu no semanal, tentei manter a marcação mas percebi algo diferente, o que permitiu uma nova marcação e com isto a regra foi mantida.

Diariamente faço a projeção do Winfut, e estou até preparando uma forma mais simples para poder colocar em um tópico sobre futuros. No Winfut a situação esta diferente. Basicamente o que ocorre é que a onda que eu vinha tratando como uma 2 no Ibov no Winfut se apresenta como uma onda 4, então a transgressão da regra não ocorre.

Então mudando a marcação do Ibov, para alinhar com o índice futuro, e partindo do gráfico diário é possível traçar um nova marcação que em termos de alvo muda pouco, mas que explica melhor o movimento.

Novamente estamos em um momento de decisão, porque temos duas possibilidades, sendo a primeira que a correção seja finalizada em 133.500 pts, o que é esperado para uma onda 4 e coincide com duas projeções das ondas corretiva.

A segunda possibilidade é que o movimento recente tenha sido de uma onda 5.1 e 5.2 e neste caso estaríamos iniciando o movimento da 5.3 com alvo em 145.000 pts e depois o alvo final em 151.000 pts e não mais os 149.000 que se apresentavam com uma extensão da onda 5.

Se esta semana rompermos os 140.000 pts, é quase certo que a onda 5 se confirme.

O gráfico esta bem “sujo”, mas eu deixei desta forma para que as linhas que estão coincidindo possam se visualizadas.

6 curtidas

Vale3 – 02/07/2025
No ultimo post coloquei que poderíamos estar encerrando uma onda 2 ( 2 ou 3.2), mas a Vale como tem feito sempre foi ao extremo da correção, fazendo um teste na BB de 21 periodos que aparentemente é o que mais funciona para o ativo.
Por enquanto vai confirmando o impulso e hoje voltou a romper o canal de prazo maior e agora testa o canal de curto prazo.
Temos tido muitas surpresas com este ativo, e embora de uns tempo para cá, ele voltou a respeitar os alvos, tem gerado movimentos muito estranhos, então ainda não podemos dizer que a alta é certa, mas podemos pelo menos definir qual serão os prováveis alvos se ela confirmar o impulso.
Temos como sempre duas marcações. A marcação normal, onde estão desenhada as ondas no gráfico e o alvo dado pela expansão da correção da onda 2 (efeito mola), que chamo de marcação interna.
A marcação interna (linha traçejada em vermelho) mostra um alvo um pouco mais alto, e de certa forma mais coerente, por duas razões. A primeira tem a ver com a correção de prazo maior, e a marcação interna coincide com os 61,8% desta correção e a segunda é que esta é a região de um order block.
Não vou colocar como seria a correção para não alongar o estudo, mas estamos em uma região de resistência dada pela AT, então é importante para quem pensa em entrar neste ativo, seja comprando diretamente ou operando com opções ficar de olho no movimento final desta semana.

Para ajudar a identificar o que pode ocorrer neste momento, temos uma situação bem interessante vindo do gráfico diário, onde hoje atingimos o alvo da onda 3.1, para o alvo dado pela marcação interna. Normalmente quando um ativo sobe forte em um dia e costuma voltar no dia seguinte, então se a Vale recuar um pouco amanhã não será nenhuma surpresa, mas acontece que para efeito do traçado que estou fazendo isto poderia significar a confirmação da 3.1 e para que isto aconteça a correção mínima seria em 53,39 (onda 3.2).

4 curtidas

Vale 09/07/2025

Embora ainda não tenha atingido os 53,39, o movimento de hoje cumpriu a projeção interna e agora “briga” na faixa de 53,89, tendo com isto completado um padrão para a onda 3.2. O ponto é importante e precisamos observar com atenção, porque a correção pode continuar para o seu nivel de 52,10 que seria a correção maxima, mas antes deveriamos fazer neste momento um movimento positivo e é importante testar a região de 57,20.

4 curtidas

Vale3 – 11/07/2025
Será que desta vez vai dar certo?
Foram várias tentativas e falhas no movimento que deveria romper o canal em uma onda 1. O que temos agora é mais uma tentativa, só que desta vez parece que a onda 2 e sentiu suporte no canal e tem alguns anos que não vemos, embora isto possa estar acontecendo em uma 3.2. Eu considero este o movimento dos sonhos. Por enquanto tudo certo, até demais, então a gente fica desconfiado, porque a Vale tem feito movimentos estranhos, mas temos que ser um pouco otimista.
O movimento atual tem varias projeções, sendo a básica onde temos os alvos em 60,22 e depois em 66,70, e os alvos dados pela projeção interna em 63,46 e depois em 69,50, um pouco acima do “Order block” que pode interromper esta alta em 68,00.
Pelos canais os dois primeiros alvos que temos são os que tem mais chance de ocorrer.
Se é para ser otimista temos 3 marcações que estão coincidindo neste momento. Existe um “order block” principal (retângulo vermelho) que coincide com um topo muito importante do ativo e duas projeções de 423,6% neste mesmo ponto. Sabemos que somente situações extremas fazem com que o ativo chegue nestas regiões, mas é um alvo bastante valido.
Sei que o gráfico ficou um pouco confuso, mas é importante ver e depois controlar todos os movimentos.

Pelo lado negativo, devido ao estranho movimento que tivemos, no caso uma grande absorção no dia 10/07, poderíamos ainda dar continuidade na onda 2 o que poderia levar os preços do ativo ate a região de 52,xx antes de iniciar a onda 3.

2 curtidas

Bbas3 15/07/2025
A cerca de dois meses fiz um estudo deste ativo mostrando que ele estava próximo de uma correção e que tudo apontava para um alvo na região de 21,xx. De fato, e de forma inesperada a correção ocorreu logo depois, levando o ativo para esta faixa de preço.
O movimento seguinte que seria uma onda “B” ainda não se materializou, pelo menos conceitualmente porque não atingimos nem um ponto importante de retorno e acabamos fazendo um novo fundo.
Agora fica a questão do que esperar deste ativo em termos de alvo, e diferentemente do que foi feito no estudo anterior, onde todo o traçado que foi feito se baseou na ultima perna de impulso, agora precisamos usar um gráfico de tempo mais longo, partindo desde o inicio do movimento de impulso. Isto me parece mais correto neste momento.
Se olharmos todo o movimento que teve o seu inicio em 2016, vemos que a onda atual é uma onda 4. Tanto a onda 2 como a onda 3, atingiram os alvos previstos, então temos a chance de ver o mesmo acontecer agora, e neste caso temos dois alvos, sendo o primeiro 19,76 que é o alvo básico de uma onda 4 e o segundo em 18,08 que é o topo da onda 1 que no caso limita a correção. Lembro apenas que o que vale são os fechamentos e no nosso estudo no gráfico semanal.
A mma34 que geralmente serve de suporte para uma onda 4, foi perdida no forte movimento de queda, assim ficamos sem um parâmetro importante, mas mesmo assim sabemos que uma onda 4 costuma ser longa, e embora a onda 2 tenha durado varias semanas, observando o movimento a duração não foi muito longa, então surge uma outra possibilidade que seria ativo interromper a queda em 21,43 (valor de fechamento) e já iniciar a onda “B”.
De fato as coisas não estão nada bem para a Bbas3, mas aqui só olhamos os gráficos, e hoje podemos traçar alvo na casa dos 15,xx, se considerarmos a correção ocorrendo em um zizzag, mas como já falamos acima, temos um limite que é a onda 1, então esquecendo totalmente as noticias que rondam este ativo (nada boas), e concentrando nos padrões corretivos, no momento só temos duas possibilidades. A primeira é que a correção se de em forma plana e neste caso voltaríamos a testar o topo após terminar esta primeira fase da correção e retornaríamos depois. A segunda e a que parece ser mais razoável neste momento, seria a formação de um triangulo, mas que também implicaria em uma alta até a região dos 26,xx, na formação do movimento “b”.
De qualquer forma precisamos estabelecer um fundo que por enquanto tem o seu objetivo marcado no gráfico (retângulo vermelho), que como podemos ver que coincide no primeiro alvo (19,76) o toque na linha do canal que temos acompanhado.
Por enquanto temos que aguardar se a intenção é entrar na ponta compradora, pois se no desenho o final da correção parece próximo, ainda mantendo o padrão de impulso ainda podemos corrigir mais 13,0%.

5 curtidas

A Vale não perdoa, se pode fazer um movimento sinistro ela faz. Por enquanto não voltou a testar a linha do canal e interrompeu a queda exatamente na mma34. Ainda pode cair um pouquinho para buscar a linha central do canal de prazo mais curto, mas parece que desta vez vai dar certo.

4 curtidas

Ibov 18/07/2025

A situação do nosso índice esta bastante interessante, porque mesmo considerando o momento que estamos passando, por enquanto o que temos ainda é uma correção dentro de um impulso, mas talvez esta correção tenha mudado a sua natureza.

No passado coloquei certas situações onde poderíamos ver um movimento extremo do nosso Ibov, mas aos poucos a possibilidade de uma correção mais severa foi ficando distante. É possível neste momento voltar aquele cenário onde tínhamos o Ibov em um processo de distribuição, mas por enquanto o gráfico ainda não dá sinais fortes de que isto vá ocorrer.

Vou utilizar o mesmo gráfico que postei no dia 30/06/2025, e fazer alguns ajustes para que possamos ter noção do que pode estar acontecendo e aonde podemos ir, com o movimento que temos neste momento.

Tínhamos duas possibilidades, sendo a primeira que teríamos a continuidade da onda 5 até o objetivo do final do movimento, ou então que daríamos continuidade na onda 4.

O que se apresentou foi uma situação bastante estranha, porque de fato fomos atingir o que seria o objetivo da onda 5.1 na casa dos 140.000 pts, com uma formação de impulso no diário, apenas com uma onda 4 muito curta, mas que permite pensar que tivemos o encerramento da onda principal. Seria quase um topo duplo como dizemos na AT clássica. Não podemos descartar que a onda 4 ainda não acabou e mesmo porque olhando o gráfico vemos que neste momento estamos exatamente no objetivo dela. Mas este movimento altera muito pouco o quadro, então vamos trabalhar com a possibilidade de ter completado a onda 5 e com isto o encerramento de uma onda 1 em um grau maior.

Vamos então traçar um cenário onde podemos ter encerrado a onda principal, neste caso passamos a ter agora mais dois objetivos para esta correção, porque estaríamos em uma onda 2 de tempo maior. Vou manter o gráfico e fazer a nova marcação em outra cor.

O que vemos agora são dois novos objetivos. O primeiro bem próximo do original em 132.700 pts, e o segundo em 127.200 pts. Sobre estes objetivos tenho duas considerações. A primeira é que a menos que tenhamos algum evento fora da curva, a correção não vai ocorrer em um movimento único, especialmente se formos buscar o segundo objetivo, sendo o mais provável que tenhamos um movimento em zizzag. A segunda consideração é que os canais tem sido respeitado, e embora a correção de 50,0% em uma onda 2 seja menos comum, é exatamente onde vamos testar o fundo do canal e neste caso o objetivo fica em 130.000 pts. No caso de estarmos ainda na onda 4, o ultimo objetivo é a correção limite para este movimento que se iniciou em janeiro deste ano, ainda se manter como um impulso.

Com certeza teremos muitas surpresas nos próximos dias, e neste momento é hora de tomar muito cuidado com compras e aumentarmos a defesa das carteiras.

3 curtidas

Tive que voltar nesse post pra reler… :clap:

2 curtidas

Embr3 – 23/07/2025

O poder dos 423,6%.

Mesmo quem não gosta de gráficos deveria conhecer este conceito, porque ele evitaria muitas dores de cabeça.

Sempre falo deste assunto, mas hoje quero aproveitar e mostra um exemplo. Temos um ativo em que “esta em boca de Matilde”. Falo da Embr3.

Tenho postado as analises que faço no tópico do ativo, mas hoje não é o caso.

Seja qual for a situação que a empresa vai passar devido ao problema tarifário, ela atingiu a famosa região que geralmente não perdoa.

Tem sido difícil para caramba fazer um traçado para este ativo, especialmente porque nos últimos 5 anos ele subiu mais de 12 vezes. Então estudos mais longos ficam complicados.

Mas a questão é que neste momento a situação gráfica esta bem definida, se de fato a correção vai ocorrer ou não a gente não sabe, as vezes demora. Mas aliado ao atingimento do nível máximo, em um movimento que na minha opinião é o mais devastador possível que é a onda B, o que podemos esperar é que a correção atinja o ponto marcado. Olhando o gráfico é possível traçar um pequeno impulso neste momento, onde estaríamos em uma onda 4 e poderíamos a voltar a testar a região dos 423,6,0% novamente, na verdade até mesmo testar o canal.

Este padrão funciona em 90,0% dos casos, o que significa que não é perfeito, mas as chances vão estar contra você se pensar em comprar. Mas 9 X1 pode não assustar.

2 curtidas

Vale3 – 24/07/2025

O poder dos 423,6%.

Aqui um outro exemplo deste nível de Fibo.

Quando eu falo que o estudo da Vale não é para amadores como eu, tenho meus motivos. Observem o que pode estar ocorrendo neste momento.

Estamos em uma formação que parece ser um impulso, e na onda 3 ela vai até o limite (423,6%), ou seja, dificilmente a onda 5 vai superar a 3. Mas quando isto ocorrer qualquer um marcaria uma onda B de uma plana, mas é bem provável que não seja e sim a 5, então quando marcar a entrada que seria no retorno da plana, o ferro é certo, porque pode ser uma onda 2 e bem profunda, indo até o nível de correção de 76,4% fechando o gap.

Como sempre não tenho como saber se isto vai acontecer, mas tem chance, e é por isso que este ativo dá a maior canseira, mas por outro lado me obriga a sempre estar estudando para melhorar o meu entendimento das ondas.

O objetivo é só mostrar mais uma vez a importância de saber marcar os 423,6%.

3 curtidas

Ibov 01/08/2025

Foi um mês muito complicado, com noticias que abalaram o nosso índice, que terminou com uma queda de -4,17%, e acho que a questão é onde podemos parar.

Diante de certas situações o melhor a fazer é dar uma voo “panorâmico” sobre toda a situação para poder ver se olhando bem de cima conseguimos entender o que esta acontecendo.

Voltei no tempo e fui buscar um gráfico que coloquei aqui no fórum em 23/08/2024, onde buscava uma visão mais completa do movimento, vou pedir desculpas e postar o mesmo gráfico novamente.

O que podemos ver é que fazendo apenas um ajuste e acrescentando um elemento que na época não percebi que faltava, temos um quadro bem interessante e atual.

A mudança é alterar o final da onda 5.3.4, para o movimento que vimos ocorrer mas que eu havia marcado como 5.4, e acrescentar um canal de prazo mais curto e o seu par dobrado. Pronto temos agora um quadro com bastante contexto, porque vemos que o ultimo impulso que tivemos era na verdade a onda 5.3.5 que foi projetada em 140.437 pts, e chegamos a 141.563 pts, o que é o bastante para validar o modelo.

Nos últimos tempos tenho dito que o Ibov iria a 137.000 pts, e terminaria a correção em 127.000 pts, e de fato este ainda é um movimento possível e talvez tenha ocorrido. Mas a questão é que com este novo modelo temos dois alvos, sendo o primeiro a correção normal de uma onda 4 na casa dos 122.000 pts e o limite que fica na casa dos 116.000 pts (topo da onda 5.1). Para que o alvo normal seja atingido ainda precisamos de pelo menos uma ou duas semanas de correção de forma que o movimento possa se finalizar no ponto marcado no gráfico, onde podemos ver o toque em ambos os canais.

Mas o que mais chama a atenção são os dois movimentos seguintes.

O primeiro é que depois de atingirmos o alvo da correção partimos para a onda 5.5 com o alvo na casa dos 161.000 pts que coincide com o toque no topo do canal dobrado que é o movimento mais esperado. Ou seja, uma alta de 40.000 pts.

Como falei antes são dois movimentos que chamam a atenção, e o primeiro já descrevi, mas o segundo movimento é bem preocupante, porque se de fato seguirmos com o traçado estaremos terminando uma onda 1, e o movimento seguinte trará o índice de volta pelo menos aos 114.000 pts, ou seja, uma retração de quase 50.000 pts, e olha que este é o primeiro alvo, o principal fica em 100.000 pts.

Então sem querer tentar adivinhar teremos 3 fase distintas.

Na primeira as noticias vão se alternar, mas serão responsáveis por uma pequena queda, lembrando que podemos ter uma onda ‘b” antes, dando uma sensação de alivio no mercado (onda 5.4) em formação de zizzag, o que pode gerar um retorno na casa dos 137.000 pts, embora já possamos ter feito este pequeno movimento e parado em 136.000 pts

Na segunda algo muito bom no entendimento do mercado que vai provocar uma expectativa muito boa gerando uma alta bem importante (onda 5.5)

Na terceira algo que vai frustrar com muita força o evento que gerou a segunda fase (onda 2)

Vamos ver no que dá

3 curtidas

Faz tempo que não posto sobre o tema. Achava e ainda acho que estamos num movimento bem lateral. Os supostos aumentos em real, basicamente, são efeitos da inflação.
Abaixo segue o IBOV em dólares. As duas linhas que tracei seguem, até onde entendo, as idéias mais elementares de Wyckoff. Vejam que apenas na virada de 2023 para 2024 os preços tentaram subir, mas foi um movimento rápido e fraco. Logo os preços voltaram para dentro do canal. Enfim, desde o crescimento após o início da pandemia os preços ficaram na maioria das vezes dentro do canal.
A pergunta que fica é: Esse movimento lateral é acumulação ou distribuição. Para mim aparenta ser distribuição. Veremos.

5 curtidas

Sempre vi como um movimento de distribuição, mas algo mudou e se de fato tivermos um fato novo que movimente o mercado em direção de uma nova alta, este movimento não faz sentido. Se o traçado se confirmar, estamos em um movimento conhecido como reacumulação;

3 curtidas

Bbas3 - 04/08/2025

Agora temos uma situação bastante interessante. O alvo da correção continua ser na casa de 15,xx, entretanto tinhamos o limite para manter o impulso em 18,08. Ao tocar na linha de baixo do canal e também no final do “order block” o ativo foi até 18,12 e deu inicio a uma recuperação. Uso uma Banda de Bollinger de 34 com desvio padrão de 3, que é um limite extremo, e foi exatamente no toque pelo diário que o ativo também parou de cair. Para reforçar se olharmos o grafico de 60 minutos, este foi o ponto de entrada de muito volume, que ocorreu as 16:00 hs. Ou seja, temos uma barreira nesta região, se for perdida a situação fica bem ruim, no caso de uma recuperação o que pesa é que a onda c atingiu apenas 50,0% de correção, mas por enquanto a situação parece tranquila. Caso o movimento de recuperação tinha continuidade o padrão visto nos 60 minutos aponta para um primeiro alvo em 20,17 e depois em 21,06.

5 curtidas

BBDC4 04/08/2025

Estou devendo uma atualização do estudo da Embr3, e esta um pouco complicado, mas vou colocar nos próximos dias. Enquanto isso, quero colocar um estudo da Bbdc4.

Este é um ativo que acompanho, mas que não costumo falar sobre ele aqui no fórum. Quando falei da grande queda que estava por vir e da alta que se seguiria muita gente duvidou e perderam um bom dinheiro.

A questão aqui é a mesma. Ativos que atingem a projeção de 423,6% e dão inicio a uma correção.

O que vemos aqui é o Bradesco atingindo o ponto máximo, que foi seguida por uma correção de quase -10,0%. No momento vemos um movimento mais positivo, mas acontece que o movimento foi muito pequeno.

Estamos em uma onda 2 e logo o que queremos especialmente em um prazo semana é que o ativo atinja pelo menos a correção de 38,2%. Então temos as seguintes possibilidades de traçar os alvos da correção.

Primeiro a correção de 38,2% esta em 14,48 (linha tracejada em azul)

Segundo – pela analise técnica clássica podemos ver este nível tem sido uma importante região de suporte/resistência

Terceiro – a formação esta aparentemente em um zizzag e no ponto em que estamos, na verdade se voltar a testar os 15,99 e dar inicio a correção, o alvo fica em 14,46

Então temos 3 possibilidades de buscar esta correção.

Só uma curiosidade – eu costumo ter uma ordem de compra dos ativos sempre posicionada na mme52 do semanal, ou seja, as 52 semanas do ano. Muitas vezes ganhei um bom dinheiro com isto. Fazendo uma projeção tosca entra a distancia da media para o fechamento de hoje e os 50,0%, ou seja a metade do caminho o teste da media aponta neste momento para 14,71, região muito próxima do alvos vistos acima.

2 curtidas