Análise Técnica

è impressionante como o movimento esta técnico, quando batemos em 137.007 pts começamos o retorno. É cedo ainda, mas pode ser um indicio.

2 curtidas

Oi @acustic

A Unip6 antecipou o toque no canal e a previsão é que fosse em 53,81, e parou em 54,03, (muito proximo) dentro de uma área de antecipação do movimento. Isto reforça a possibilidade de termos encerrado a onda 3.2 e ter dado inicio a 3.3, então este agora para ser o cenário a ser observado. As demais projeções continuam validas. A alta de hoje foi muito expressiva, mas também barrada pela linha do canal. A questão é o Gap, mas sabemos que os alvos são bem longos.

4 curtidas

Bbas3 - 15/08/2025

Por enquanto fazendo o movimento projetado, atingiu a maxima em 20,46 e começou a correção. A questão é que se este movimento representa uma onda B, foi muito curto, e ainda podemos ir buscar a região de 21,00. O ideal seria continuar até 22,45, ai teriamos uma visão melhor do movimento.

3 curtidas

@wdgi imagino que não acompanhe o ativo FESA4, mas se conseguir dar uma visão de análise técnica agradeço… tem perspectivas de voltar até os R$ 4,80 ou menos num curto prazo?

2 curtidas

Fesa4 15/08/2025
Oi @acustic. De fato não acompanho, mas estou viajando e com o meu micro pequeno e ao abrir vi que eu tenho uma marcação gráfica deste ativo, ou seja, em algum momento fiz uma analise dele, mas não encontrei o documento.
Como o micro que estou utilizando neste momento é mínimo, esta difícil e difícil de enxergar (literalmente) então vou ter que olhar depois, porem pelas marcações que estavam no tempo mensal, dá para falar algumas coisas. Mas por este tempo gráfico são projeções mais longas.
Não entendi a questão dos 4,80. Depois você me explica, pode ser que em algum momento eu tenha falado ou que haja algo que não estou vendo, mas a única razão para prestarmos atenção a este numero é se acreditarmos que estamos em uma onda 4, ai ele faz todo sentido, mas por hora, a impressão que temos é que estamos em uma onda 2 de um prazo maior, e que teríamos cumprido todo o objetivo do impulso iniciado em 2016.
Se considerarmos que ativo esta em uma onda 2, marcamos sempre como o mais provável o nível de 61,8% (marcação principal) que neste momento esta em 5,84 onde coincide com o toque na linha central do canal de médio prazo que é de baixa.
Quando não encontramos nenhum outro ponto que sustente este objetivo a idéia é irmos para o próximo, que seria 3,92, mas que neste momento parece improvável, porque temos o topo da onda 1 (topo da 1) criando um bloqueio em 4,91. Não faz sentido marcar este topo, mas pode ser que a marcação esteja errada e agora estejamos apenas em uma onda 4, do movimento menor, então vale marcar este número que coincide também com o ponto de “antecipação de retorno” dado pela formação interna do movimento. Desta forma os 4,80 fazem sentido.
Temos a região de maior suporte (retângulo vermelho bem extenso) coincide com a correção mais forte e também com uma região de bloqueio, formada por um cluster.
Em linhas gerais esta difícil apostar neste ativo no momento, mas eu acredito que ao tocarmos na região de 5,84 teremos uma reação do mercado, por se tratar do alvo principal da correção. Pode ser apenas um recuo para dar continuidade a correção mas vai com certeza ser importante. Se este nível for perdido com facilidade a situação complica bastante. Então se a idéia e ter o ativo por um longo período ainda é preciso esperar uma definição do movimento, mas para operações mais curtas no sentido da compra estamos bem em cima da hora, porque se esta região (5,84) exercer o seu papel, podemos retornar pelo menos a 6,81, mesmo que isto seja apenas parte do movimento corretivo.

Curiosidade
Tinha acesso a uma plataforma que me dava o gráfico trimestral, que me ajuda muito a entender movimentos maiores, mas no momento estou sem acesso a ela. Sei que é incomum mas olhei o gráfico anual. Nele estamos claramente na onda 4, e com a queda tem do com limite 3,84, mas curiosamente o maior bloqueio que temos (suporte) esta em 4,80. Chega a ser engraçado.

4 curtidas

Prio3 18/08/2025
Tenho 3 micros onde faço as analises, e isto gera a maior confusão
A algum tempo venho tentando integrar estes estudos mas é complicado, todo dia tem um monte de novas analises para fazer e sempre vai ficando para depois.
Quando um ativo tem uma movimentação muito forte eu dou uma olhada no que esta acontecendo. Fiz 3 posts sobre a Prio3, nos últimos meses e se tivesse juntado todos eles teríamos pelo menso a formulação de um cenário.
Após a queda no dia 04/04/2025, onde o objetivo principal foi ultrapassado, não percebi que o alvo atingido esta em um post mais antigo (08/11/2025) onde eu desenhei o Order Block, porque foi em outro micro. Mas o ativo atingiu esta região e tinha um alvo em 45,05 e chegou em 45,65 e começou a correção que estamos vendo.
De novo com a queda de hoje buscou a correção de 76,4% e novamente esta em cima da linha superior do Order Block. Temos um espaço ainda para correção porque não tocamos o canal, o que permitiria ainda um retorno até 34,xx.
Temos dois pontos interessantes a considerar sobre o ultimo movimento de alta. O primeiro é que atingimos 423,6% da expansão, o que dificilmente ocorre em uma onda corretiva, ou seja, o mais provável é que seja um impulso e no caso uma onda 1. O segundo é que infelizmente não rompemos o canal e a segunda onda esta sendo muito agressiva, mas que é normal neste ativo.
Para quem gosta de operar este ativo o momento é muito importante porque se tivermos qualquer indicio de recuperação podemos estar iniciando a onda 3 que promete ser bem longa, então vale a pena acompanhar o ativo neste momento.
O cenário só fica invalidado se viermos a perder os 32,68.

Um cenário diferente
Observando o gráfico mensal, fica fácil ver o movimento. O retângulo em vermelho que mostra um Order Block, que deixa claro como se deu até agora a movimentação do ativo, entretanto, podemos perceber também que ele não é o mais importante. Se fosse um tempo gráfico menor (intraday) eu nem marcaria este primeiro retângulo, e partiria direto para o Order Block de maior importância que no caso é representado pelo retângulo verde, e neste caso podemos ver que o movimento que vemos hoje no semanal, aonde podemos estar próximo de um fundo, e do inicio de uma onda 3, pode ser apenas a continuidade da correção com o objetivo de mitigar um Order Block de maior relevância que pode fazer com que o ativo possa corrigir até 28,96.

4 curtidas

Bbas3 22/08/2025
Este ativo tem dado muita dor de cabeça para os investidores. Por outro lado tem permitido operações mais curtas.
Até o momento o ativo continua a seguir o que era esperado, pelo menos em termos gráficos, sendo que até o momento já chegou a subir mais de 16,0% desde o seu ultimo fundo, marcado a 15 dias (uteis) atras.
Chegamos a perfurar os 21,06 previstos mas fechamos em 21,07, depois uma correção e agora estamos dando continuidade ao movimento de alta, que no caso pode ter duas naturezas.
Cenário Corretivo
Por enquanto continua sendo o mais provável, mas como temos acompanhado seria ideal terminar esta onda B em pelo menos 22,45. O movimento que estamos vendo agora projeta o alvo em 22,76, ou seja dentro do que é esperado. Caso este movimento se confirme, e tenhamos a retomada da correção o alvo esta em 13,71, dentro de uma região bastante importante para o ativo. Ocorre que como já vimos ocorrer os 18,08, representam um ponto muito importante então muita água vai rolar. No limite de uma onda B ainda poderíamos ir até os 25,24, e neste caso o alvo final da correção fica na casa dos 15,xx.
Cenário de Impulso.
Não podemos descarta a possibilidade de que o movimento que estamos vendo seja parte de um primeiro impulso, onde terminamos uma onda 4 e estamos dando inicio a uma onda 5, que tem como alvo os 23,69, o que aproxima bastante o preço da região de 50,0% de toda a correção, que é o ponto chave para sabermos se temos a possibilidade de uma reversão, ou se vamos mudar a tendencia para alta.
Detalhe – Sempre utilizamos o nível de 50,0% (retorno) como referência principal, especialmente quando temos uma correção mais aguda como foi o caso da Bbas3. Quando temos um fechamento acima deste nível, o mercado espera que a alta continue e que a tendencia vire.
Outro cenário – Corretivo mais imediato
Temos outro cenário, porque o ultimo movimento, se deu em 3 ondas sendo que a terceira teve 100,0% de projeção da primeira onda. No caso isto poderia dar inicio a continuidade da correção imediatamente, para isto precisamos perder o fundo em 19,46, para dar inicio a terceira onda do que seria a onda C e que projeta o final da correção em dois alvos, sendo o primeiro em 17,41 e o segundo em 15,41. O cenário esta representado pelas linhas pontilhadas.
Resumo
O que temos neste momento são dois movimentos de naturezas diferentes (correção e impulso), e dentro do cenário de correção duas possibilidades. Devido o tamanho da onda B (no caso do cenário corretivo) ter sido muito pequena, o cenário mais provável é o retorno até os 22,45. Então temos duas indicações de que podemos ter adiante pelo menos mais 10,0% de alta, o que é muita coisa dependendo do modelo que se utiliza para operar o ativo.

5 curtidas

Fesa4 27/08/2025

O ativo respeitou a região, chegou perto do previsto e inciou uma recuperação que tem agora dois objetivos. Se o movimento for parte de uma correção o alvo fica em 6,50. Se o movimento for marcado como um impulso inicial temos o alvo em 6,99. Só para explicar: é possível marcar ou remarcar uma onda de impulso como corretiva ou vice-versa. Antes tinhamos o alvo em 6,81 e agora caiu um pouco. Para quem pretende ter o ativo em carteira, o ideal é esperar que a região de 6,99 seja atingida, depois tenhamos um recuo e ai sim programar as compras.

5 curtidas

Fesa4 02/09/2025

O ativo bateu varias vezes em 6,50 (alvo de correção), mas não fechou acima nenhum dia, então o mais logico seria dizer que ainda estamos em uma perna corretiva. Mas ocorreu uma grande movimentação e ele atingiu o alvo do que seria uma onda 3 de menor nível, então os dois cenários estão validos, mas temos um movimento interessante acontecendo.

Estou começando a gostar deste ativo, e o que vou colocar aqui não é uma indicação de compra, mas é uma observação a partir do estudo do gráfico do ativo.

No momento o ativo esta corrigindo e criando uma situação bem interessante. Os alvos não mudaram, mas temos uma divergência entre os tempos gráficos que esta chamando a atenção.

Pelo semanal estamos em uma onda 2, pelo diário em uma onda 4, e quando vamos para o 60’ podemos ter os dois traçados.

A questão é que temos a possibilidade dos gráficos se alinharem e para isto temos que romper o topo da semana passada nos próximos 3 dias. Isto significa uma alta de 5,0% a partir do ponto que estamos.

Isto vai acontecer? Não dá para saber. Infelizmente este ativo tem muito pouca liquidez em opções, o que impede qualquer tipo de operação mais arriscada.

No gráfico temos duas situações para o limite da correção. Caso confirme uma onda 2, o retângulo vermelho mostra a região alvo. Caso a onda se confirme como uma onda 4. Temos a linha tracejada como limite (fechamento). Temos outro alvo, porque estamos testando a linha inferior do canal dobrado para baixo.

2 curtidas

Di1f29 – 05/09/2025

Tem um bom tempo que não posto sobre os Juros Futuros, mas diante da expectativa de que tenhamos o inicio de uma queda, vamos dar uma olhada no que o gráfico está sinalizando.

Como podemos ver, pelo gráfico estamos em uma onda 4, que tem como limite de queda 12,337%, um espaço de 6,0% para a redução a partir do ponto onde estamos.

Então ainda temos espaço para a queda, mas neste momento estamos em uma situação bastante interessante. Neste traçado que estou utilizando a onda C, já fez os 5 movimentos que é o esperado em uma correção zizzag e está em 100,0% da onda A, ou seja, objetivo atingido.

Dá para notar que estamos a 4 semanas em cima desta região, que coincide com o centro do canal dobrado para baixo. A correção está em 61,8% da onda 3 e em 50,0% de todo movimento de alta iniciado em dezembro de 2023.

Resumindo. Embora tenhamos espaço para a continuidade da correção, estamos em uma região bem forte de suporte. Outro detalhe que merece nossa atenção é que o movimento vem ocorrendo de forma quase perfeita, excetuando a onda 4, que foi mais longa do que é esperado, isto aumenta muito a possibilidade de que a onda 5 também tenha um movimento dentro do padrão das ondas, que coloca os juros na casa dos 18,0%.

Quando olhamos o Ibov, vemos um movimento semelhante, porque ele ainda tem um pouco de espaço para a alta, mas a correção que deverá se seguir a esta alta tem um objetivo muito agressivo.

5 curtidas

Ibov – 05/09/2025
Tem algum tempo que não escrevo sobre o índice, porque não temos tido muitas novidades, e os movimentos estão ocorrendo dentro de cenários que não tem se alterado muito.
Tínhamos uma chance de buscar uma correção maior, mas também de ter iniciado o ultimo movimento de uma onda 5. Nos posts de 30/06 e 18/07, reforcei estas posições e depois coloquei uma visão mais longa do índice, de forma mostrar a situação em que nos encontramos. Em um cenário mais longo, temos a possibilidade de irmos até 202.000 pts, isto porque a onda 5 não poderia ser maior que a onda 3. Apesar de todo este espaço, a onda 5, esta apresentando o que pode ser seu ultimo movimento, e em uma formação de diagonal terminal. O objetivo de uma correção após uma diagonal terminal é o inicio da onda 4, mas no nosso caso temos a queda limitada ao topo da onda 1 que esta em 115.000 pts.
Agora vamos focar somente na última formação da onda mais recente que teve o seu início em 12/2024. Pela marcação que utilizo seria a onda 5.5, mas vamos tratar apenas como uma onda 5.
No momento temos dois alvos coincidindo (ou quase), porque os alvos estão variando entre 151.500 e 153.600. Estes valores também estão alinhados com o que é esperado para o encerramento da diagonal. No gráfico de tempo maior o objetivo é um pouco mais alto e fica na casa dos 162.000 pts.
A única divergência que temos é na formação, de prazo menor ainda, que mal esta dando para ver no gráfico que tracei, que aponta para da onda 5.3 (neste contexto) apontando para 149.700 pts, isto de fato poderia fazer com que o índice busca-se o objetivo do gráfico de prazo maior, porem se a ultima perna for de 100,0% como foi a anterior, também apontamos para 145.000 pts. Ou seja, 145.000 pts deve ser um ponto de retorno para formação da 5.4 e ai partimos para o alvo final deste movimento.

O movimento que estamos marcando como definitivo, pode mostrar daqui um tempo, que na verdade é apenas parte de um grande impulso, porque coincidência ou não o movimento que tivemos entre 2020 e 2021, atingiu exatamente o alvo do que seria uma onda 3.1, logo ainda pode ser que venhamos a marcar desta forma, mas isto somente o tempo dirá. Mas uma coisa que precisamos entender é que a onda em formação parece ser uma diagonal, logo ela não poderia ser classificada como uma onda 3 porque é um padrão digamos “proibido” para este tipo de onda, mas poderia ser uma 3.3.1, mas isto como eu falei, leva muito tempo para conseguirmos marcar e na pratica o que poderia acontecer é que a correção após o final do impulso atual poderia ir até os 110.000 pts ao invés dos 114.000 pts.
Todas as vezes que olho para gráficos de tempo maior, não deixo de converter o gráfico para dólares. E como sabemos, nos últimos 17 anos perdemos mais de 50,0% de valor. No caso do gráfico dolarizado estamos neste momento em uma onda de difícil classificação mas claramente de impulso que tem o seu alvo em 28.000 pts, que convertidos dão exatos 151.000 pts.

3 curtidas

Hash11 09/09/2025
O principal ativo da composição da Hash11 é o BTC (cerca de 72%), e podemos observar que ao longo do tempo, o seu resultado foi pior do que ativos que são 100,0% BTC, mas este ano esta bem próximo destes tipos de ativo.
Diferente do que ocorre no gráfico do BTC, onde as ondas estão bem indefinidas, no Hash11 a indefinição consiste basicamente em saber se ainda estamos em uma onda 2, ou já demos inicio a uma onda 1.
Olhando o movimento de perto a visão que temos é que o movimento é corretivo, porque o que seria a onda A se formou em 5 ondas, a B em 3 Ondas, o que é a base de um padrão zizzag, logo teríamos o final da correção em 55,65 o que significa uma queda de cerca de -35,0%.
O movimento atual também pode ser visto de outra forma, onde a correção já se encerrou e estamos em uma formação de impulso que pode levar o ativo no primeiro momento até os 135,00.
A questão, acredito será definida em breve, porque se viermos a romper o topo de Agosto, agora em Setembro, é bem provável que o movimento continue no sentido altista. Por outro lado se fecharmos abaixo de 81,14 no semanal, confirmamos o cenário baixista.

2 curtidas

Bbas3 10/09/2025

estamos muito perto do alvo do movimento que se confirmado pode indicar a continuidade da correção. Só para lembrar, o alvo esta entre 22,45 e 22,77, e temos aquele numero magico em 23,69, que se tivermos o fechamento acima, pode indicar a retomada da alta. Fortes emoções pela frente com certeza.

5 curtidas

Vale 10/09/2025

De vez em quando analiso algum ativo e posto aqui no fórum, e foram vários (Prio, Unip, Bbdc, Petro, Fesa…e outros) e fico devendo uma revisão, mas a questão é tempo e foco. Tenho minhas convicções sobre o mercado e acreditem de alguma forma estou envolvido nele a mais de 46 anos, quando o mercado praticamente nem existia e a gente acabava comprando ativos no balcão. Passei por diversas fases. O mercado me deixou bem de vida, depois tirou tudo de mim, então tenho as minhas restrições na forma de operação e em ter ações como investimento. Prefiro operar curto, e para minimizar os meus riscos, operar via opções. No modelo que opero, basicamente temos dois ativos que tem a liquidez necessária a Vale e a Petro, claro que não estou incluindo índices futuros neste conjunto, então para mim ter o direcionamento da Vale é de suma importância, e a analise é sempre diária, não dá para ficar colocando aqui todo dia, mas de vez em quando é bom fazer o registro do que estamos vendo.

Este ativo vem me dando uma canseira.

O movimento segue de certa forma como esperado, mas a formação é muito confusa. No gráfico em dólar a situação fica um pouco melhor, mas devido ao momento da moeda americana, fica complicado trabalhar desta forma, especialmente porque opero este ativo através de opções.

A questão básica é que por enquanto o ativo continua apontando para uma alta, mas como sempre apontando por dois caminhos.

O primeiro que marquei com linhas pretas é o movimento básico e estamos em uma onda 3 que se aproxima do alvo em 59,17 e que tem o alvo final em 65,89.

O segundo caminho esta se dando pela formação interna do movimento, onde estamos vendo a onda 3 se desenvolvendo e com isto trabalhando com um outro alvo. Estamos no momento em uma onda 3.3 e o alvo da onda 3 em 72,74, e a onda 5 estimada pelo máximo da projeção de fibo (423,6%) em 74,34. Marquei este traçado em vermelho.

Aqui temos duas “curiosidades”.

A primeira é que o traçado em vermelho, coloca o ativo em uma região, onde ele estaria testando o seu topo histórico. O gráfico já esta bem confuso então nem coloquei o order block, para não complicar mais, mas ele esta exatamente nesta região.

A segunda é que fiz o traçado das ondas depois tracei os canais, e dá para observar que o movimento que tem os menores alvos (traçado em azul) tem os alvos bem nos cruzamentos dos canais, onde certamente teremos alguma briga.

Durante um bom tempo, eu consegui prever todos os movimentos deste ativo, mas de um tempo para cá a coisa esta complicada. As operações com opções estão bem complexas de serem feitas, mas se desta vez não ocorrer nenhuma “complicação”, o alinhamento dos gráficos vai permitir operar o ativo com mais segurança. Um fator que pode complicar bastante é se de fato tivermos uma correção maior no dólar, porque o ativo tem alguns objetivos e eles serão atingidos sem que necessariamente se movimente em reais.

Visão de longo prazo

Temos duas formas de mostrar uma visão de longo prazo deste ativo, sendo uma que tem o seu inicio no ano 1999, que eu acho muito complicada de avaliar, e um estudo a partir do final de 2015, início de 2016, que me parece mais simples.

O que ocorre é que diferentemente de outros ativos que tiveram o final de sua onda 1 no inicio de 2020 (pandemia), o acidente de Brumadinho, fez com este ativo tivesse sua onda antecipada, e ocorre que em 2020 a Vale terminou a sua onda 3.

Já tracei varias vezes a correção e existe uma possibilidade de que este ano iniciamos a onda 5, que tem o seu objetivo em 103,60. Seguindo os padrões e aplicando 1/3 do movimento temos a onda 5.1 terminando em 66,07. Ou seja, aquele alvo do traçado básico é mais coerente com o movimento, então a marcação em vermelho, deveria ser feita somente após o termino da onda 5.1, e sinceramente, apesar de não ser correto usar esta frase quando operamos no mercado: “ Torço para que seja o movimento correto”.

7 curtidas

Parabens pelas analises @wdgi. Tenho operado em prazos mais curtos em algumas acoes, mas ainda nao consegui fazer aportes com opcoes, apesar de ter estudado um pouco sobre o assunto. Voce vende antes de ser exercido, correto?

4 curtidas

Interessante… tinha um tópico onde os membros mais ativos contavam um pouco de sua história… seria bem interessante saber um pouco mais da sua!

4 curtidas

Tenho minhas convicções sobre o mercado e acreditem de alguma forma estou envolvido nele a mais de 46 anos, quando o mercado praticamente nem existia e a gente acabava comprando ativos no balcão. Passei por diversas fases. O mercado me deixou bem de vida, depois tirou tudo de mim, então tenho as minhas restrições na forma de operação e em ter ações como investimento.

Concordo com o @acustic , seria muito interessante saber um pouco mais sobre a sua história.

Este ativo vem me dando uma canseira.
O movimento segue de certa forma como esperado, mas a formação é muito confusa. No gráfico em dólar a situação fica um pouco melhor, mas devido ao momento da moeda americana, fica complicado trabalhar desta forma, especialmente porque opero este ativo através de opções.

Como sou um aprendiz iniciante da análise técnica é muito bom ter alguém no fórum com a sua experiência, e gostaria de aproveitar a oportunidade para tirar uma dúvida:

Considerando que Vale é uma das ações mais líquidas do índice e operada em uma grande parte pelos gringos, não faz sentido que o gráfico em dólar seja menos errático do que em reais? Nesse caso não seria melhor analisá-la em dólar mesmo e só depois considerar a cotação do dólar para operar em reais?

1 curtida

Não sei se minha historia é muito interessante, porque muitas coisas pelo que passamos no mercado hoje não fazem o menor sentido. Seriam apenas relatos de fatos semelhantes ao que muita gente viveu.
Com relação a operar a Vale tendo como referencia o dólar, eu já tentei varias vezes e para quem pretende ter o ativo em carteira eu acho que faz sentido. Mas a questão é desde o ultimo topo do ativo (2021 – 2022) a Vale recua cerca de 29,0% em dólar e 25,0% em reais, ou seja, não é muita diferença. Se consideramos o valor dos proventos que foram pagos neste período a situação se inverte e os ganhos no ativo em reais foram maiores do que em dólares.
Como eu opero a Vale por opções, alvos em reais, e o spread muito baixo, não consigo operar se não for na nossa moeda.

4 curtidas

Oi @aafm, mais uma vez obrigado.

Minhas operações com opções são bem simples. Opero opções desde 2005, e utilizei diversas formas e técnicas de operação, mas a alguns anos fiz um curso bem interessante onde aprendi um método que adaptei um pouco e tem sido minha forma de operar a alguns anos.

É bem simples, e acho que já falei algumas vezes.

Opero sempre dentro da serie e utilizando as semanas, que em geral são 4. Outro ponto importante, defino sempre uma meta financeira por serie, tanto de ganho quanto de perda. Nunca utilizo o capital em uma única operação, normalmente divido em 5. Isto me permite operar mais um ativo e ter mais uma chance.

Não opero utilizando técnicas especificas para opções. Eu simplesmente analiso o ativo, e opero através das opções. Sempre utilizando Analise Grafica.

Trabalho quase sempre com travas simples, e sempre em operações com debito, ou seja pago para operar, isto me deixa mais tranquilo, porque sei exatamente o quanto posso perder.

Na primeira semana de uma serie as opções costumam ser muito caras, então monto trava apenas na segunda e terceira semana.

Projeto um alvo para o ativo e sempre busco um strike 2,00 abaixo deste alvo.

Compro as opções que estão a 2,00 do alvo e vendo as que estão a 1,00, e não posso pagar mais de 0,25 por opção. Desta forma se o preço for em direção ao alvo, quando a trava estiver valendo 1,00 eu encerro. Ou seja, busco um lucro mínimo de 4X1. As vezes os preços andam rápido e consigo encerrar a trava e tenho a possibilidade de abrir outra. De qualquer forma ao travar as opções sempre tenho o lucro máximo de 1,00. No caso usei o 1,00 como referencia mas pode ser qualquer outro valor, o importante é que seja utilizado para tudo, e que sempre seja divido por 4. Então se opero uma trava com diferença de strike de 0,50, o máximo que posso pagar é 0,12 ou 0,13 centavos.

Vou dar um exemplo.

Fazendo uma projeção rápida da Vale eu vejo que ela esta em um impulso e projetando 63,70. É só um exemplo, ok? Vou utilizar a serie J (call), é que não dá para utilizar a I neste momento porque vamos entrar na quarta semana. Como o alvo esta muito longe, a trava vai ficar bem barata, mas a nossa chance de sucesso, também não é muito alta. A opção de 61,82 (cerca de 2,00 abaixo) esta em 0,21 e a opção de strike 62,82 esta em 0,13. Então compro a primeira e vendo a segunda o que me custa 80,00 por lote de 1.000 opções. Se eu comprar 5.000 por exemplo vai me custar 400,00, se der errado perco este valor, mas se der certo e a trava for a 1,00 (ganho máximo) embolso 5.000,00 (4.600,00 de lucro) é simples assim que opero.

Quando tenho lucro, na ultima semana da serie eu posso fazer uma operação a seco, e ai sim, busco encerrar a operação sempre no ultimo dia. Ao fazer esta operação nunca utilizo o lucro todo.

É assim que eu opero, e sempre com um valor fixo. Não importa o quanto eu ganhe. Sempre tenho o dinheiro em algum fundo de renda fixa, e o valor máximo que opero é o ganho do período neste tipo de operação. Os ganhos obtidos, vão sempre para o fundo de renda fixa, então o aumento no valor operado só ocorre quando os ganhos são maiores.

Eu escrevi um trabalho juntando varias técnicas que aprendi, que deu origem a um documento que chamei de Carteira a Custo zero. Só para adiantar, neste caso o lucro das operações são convertidos em ativos. Eu ia até colocar aqui no fórum, mas esta meio desorganizado.

Basicamente é isto que eu faço. Tudo bem simples, e sem correr grandes riscos. Se você quiser entender melhor este método tem um trader que trabalha com este conceito, e tem muito material na Web. Ele chama Fernando Goes e tem um projeto que chama AGT ( a grande tacada).

7 curtidas

Obrigado pela indicação. No momento estou sem tempo para estudar. Por enquanto vou so observando os ativos que eu costumo comprar e ir tentando operar no day trade ou swing trade curto. Assim que tiver com um pouco mais de tempo vou olhar sua indicacao.

2 curtidas