Ibov 12/02/2026
O movimento de alta que vimos nos últimos tempos foi realmente fantástico. Novo topo histórico a cada dia, e alta é tão espetacular que chega a dar medo. Mas tem sido muito bonito a movimentação.
Agora vai ficando a pergunta – Até onde vamos? Pois é.
No método que eu utilizo, temos sempre duas formas de traçar os alvos. A primeira é pela marcação básica, e a segunda é pela formação interna do movimento. Mas no caso do Ibov, devido a onda 3.1 ter sido muito mais forte do que o previsto, passamos a ter 3 possibilidades de alvo. Eu até por uma razão de certa coincidência dos movimentos, deixei de considerar a marcação gerada pela 3.1 e passei a observar a formação interna do ultimo movimento, que indicava o final desta alta na região os 165.000/167.000, mas que foi um alvo superado com muita facilidade.
A questão então é se de alguma forma estamos fora dos padrões das ondas, e o que vem pela frente? Vamos então ver o que é mais simples, no caso a marcação básica.
Marcar a primeira projeção das ondas, é de fato uma tarefa bem simples, uma vez que tenhamos identificado a onda 1 e a onda 2. Na verdade marcando uma onda 1, já é possível determinar o final do movimento, que no nosso caso coloca o índice em 282.000 pts, o que não quer dizer muito, porque não sabemos quando. Mas é uma referência.
Para termos uma visão mais operacional não basta a onda 1, precisamos da onda 2, e ai projetamos 161,8% para a onda 3 e 261,8% para a onda 5. Podemos ver no gráfico que o objetivo da onda 3 esta na região de 194.000 pts e da onda 5 em 276.000 pts, ou seja, o alvo final coincide com a primeira marcação, mas temos um alvo intermediário.
Então por esta marcação, que sempre é a mais importante, estamos ainda na onda 3 e se aproximando do seu final.
Não sabemos se a região vai ser respeitada, mesmo porque a onda 3.5 (marcação interna) que ainda esta em andamento, não respeitou este padrão, e ainda permite uma alta considerável, passando um pouco dos 200.000 pts.
Na verdade são vários os cenários e temos muitas coincidências, mas no momento o que parece mais provável, é que a marcação original seja respeitada e neste caso nos aproximamos de uma onda 4. Se isto de fato for ocorrer pelo mesmo método de projeção sabemos que a correção poderia ir até os 143.000 pts e no seu extremo 135.000 pts. Mas estamos vendo este movimento no gráfico mensal, então estamos falando de um movimento bem longo. Para complicar a situação, a onda 2 que foi a “onda da pandemia”, buscou a correção de 61,8% e de uma forma bem intensa e rápida, logo o alvo traçado para a onda 4 neste cenário tem muita chance de ocorrer, mas ela tende a se estender por um longo período.
Normalmente a onda 4 é muito destrutiva, mas uma onda desta natureza no cenário que estamos olhando, teria algo muito interessante e difícil de ver, porque teríamos uma faixa que 50.000 pts de largura, o que para os investidores seria algo não muito bom, mas para quem opera poderá ser um paraiso. Tudo claro, vai depender do primeiro movimento, se ele gerar uma correção forte, ou seja, se a onda A, se formar em um zizzag, o mais provável é que tenhamos uma correção no formato de uma plana que pode durar alguns anos, mas que vai permitir operações bem interessantes. Se a onda A for curta, isto indicaria uma correção no formato de um zizzag, e ai a situação seria a pior possível, porque veríamos uma onda 4, destruindo muito capital, de investidores e especialmente de trades.
Abaixo o gráfico com a marcação básica, onde vemos os objetivos das ondas.
Não sei se esta cenário vai se concretizar, e dizer que os indicadores estão sobrecomprados no momento parece bobagem porque eles estão assim desde o final de 2025, e a direção do movimento não foi alterada.
Mas tenho dois elementos que são favoráveis a este cenário.
A minha expectativa é que ficássemos por volta dos USD 28.000, mas em novembro do ano passado, dentro dos vários cenários, apareceu a possibilidade de termos a onda 3 se encerrando em USD 37.000, mas no caso era o alvo de 165.000 pontos dividido pela cotação naquela época, o fato é que estamos exatamente em USD 37.000. Dá o que pensar.
Eu comentei na outra sala, que tenho um sinal que quando ocorre indica quase sempre uma correção severa. Estamos neste momento com este sinal. Este sinal só é considerado um “aviso de desastre eminente” no final do período gráfico mensal, ou seja, temos que aguardar o final do mês para ter a confirmação.