Ainda assim, @andreselva. Eu tenho mais, mas sei que isso acaba sendo uma barreira para quem está iniciando.
Deviam, no mínimo, manter a regra e o que já estava acordado para os atuais correntistas.
Por fim, o recado que está sendo dado pela Avenue é péssimo. Daqui a pouco poderemos ter cobranças em todas as operações, sem nenhuma isenção.
Com certeza, @leoadv. Ja acendeu o sinal amarelo por aqui com a Avenue, vou monitorar e ver as cenas dos próximos capítulos.
Fato Relevante
O Itaú Unibanco Holding S.A. (“Itaú Unibanco”) informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que na presente data celebrou um contrato de compra e venda de ações, por meio de suas subsidiárias, com a Avenue Controle Cayman Ltd, e outros acionistas vendedores, prevendo a aquisição do controle da Avenue Holding Cayman Ltd (“Avenue”).
Após as aprovações regulatórias, o Itaú Unibanco adquirirá, em um primeiro momento, 35,0% do capital social total e votante da Avenue, por meio de um aporte de capital de R$160 milhões e da aquisição secundária de ações, que juntos totalizam aproximadamente R$ 493 milhões. Após 2 anos da data de fechamento desta primeira etapa, o Itaú Unibanco adquirirá participação adicional de 15,1%, por um valor a ser determinado a partir de um múltiplo de receita ajustada pré-definido, atingindo o controle com 50,1% do capital total e votante. Após 5 anos da data de fechamento da primeira etapa, o Itaú Unibanco poderá exercer uma opção de compra para adquirir a participação remanescente detida pelos atuais acionistas da Avenue.
A Avenue detém uma corretora digital de valores mobiliários norte-americana, constituída há 4 anos para democratizar o acesso de investidores brasileiros ao mercado internacional, e conta atualmente com mais de 229 mil clientes ativos, 492 mil contas habilitadas e, aproximadamente, R$ 6,4 bilhões sob custódia.
Em linha com iniciativas já anunciadas, como a aquisição da Ideal Corretora e o lançamento da plataforma Íon, essa operação reforça a estratégia do Itaú Unibanco em estabelecer um ecossistema de investimentos que prioriza a satisfação do cliente, ao dispor produtos e serviços nos canais mais convenientes para cada perfil.
A oferta dos serviços de intermediação de investimentos da Avenue disponibilizada à extensa franquia de distribuição e base de clientes do Itaú Unibanco permitirá (i) expandir o acesso ao mercado de investimentos no exterior e à funcionalidade de abertura de conta internacional, (ii) prover diversificação internacional de produtos e serviços, através de uma experiência simples, ágil e de autosserviço e (iii) contar com o talento e expertise dos reconhecidos profissionais da Avenue.
A gestão e a condução dos negócios da Avenue continuarão autônomas em relação ao Itaú Unibanco, que passará a ser mais uma das instituições que disponibilizará aos seus clientes os serviços da Avenue no exterior.
A conclusão desta operação está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores aplicáveis nas jurisdições competentes.
São Paulo (SP), 08 de julho de 2022.
Renato Lulia Jacob
Diretor de Relações com Investidores e Inteligência de Mercado
Vamos ver se melhora ou piora…
A Avenue aderiu a uma taxa de inatividade. Parece que isso já tem um tempo, mas não tinha visto.
“*Após o terceiro mês sem movimentações na sua conta de investimentos, será cobrada uma taxa mensal de inatividade¹ no valor de US$ 0,50 para contas com total investido e saldo em dólar na conta de investimentos somados entre US$ 0,50 e US$ 2.500,00.”
Também tem uma taxa de transferência de custódia de 75 USD.
Estou pensando cada vez mais em vender os ativos da Avenue, repatriar o dinheiro e por no IVVB11 na minha corretora para acabar com essa burocracia. Aproveitando que ainda tenho pouco dinheiro lá.
Agora com mais experiência na gringa, tô pensando em migrar para a TDAmeritrade. Corretora mais consolidada com um bancão por trás, passa mais segurança para o acionista. Ainda quero mantes o dinheiro nos EUA pelo fato de realmente estar em USD e também pela questão jurídica, que na minha opinião, é bem mais sólida e confiável.
Mas entendo a frustração, prometeram redução de custos e por hora o que acontece é justamente o oposto.
Enfim, dizem que a transferência de custódia é algo muito simples de se fazer.
Tem a questão da segurança também. Eu durmo tranquilo com uma IBKR. Já em outras corretoras, provavelmente limitaria o valor em custódia. A maioria deve saber, mas se uma corretora quebra nos EUA, leva os seus ativos juntos. Se for pela TED, Remessa Online custa menos que 2% em taxas (IOF incluso). Fora que as possibilidades são bem maiores. Se quiser, mantenho o dinheiro custodiado em 16 moedas diferentes e só preciso pagar qualquer coisa se quiser cotação em tempo real, o que para mim é totalmente desnecessário. Tem o plus de usar Trading View como plataforma também.
Tem seguro sim, tanto para ações como dinheiro na conta da corretora. Por regulamentação da SEC, o patrimônio da corretora e do investidor deveriam ficar separados. Imagino que é de onde tiraram a ideia do FGC, aliás, pois os valores são idênticos (até 250k de dólares ou reais), mas nunca vi referência a isso
Só acho uma piada o valor disponível no SIPC, é menos do que o FGC. E o pessoal tem medo do FGC quebrar e acha o SIPC o máximo rs. Mas tenho certeza que em caso de necessidade alguém lá vai se mexer para evitar uma bola de neve, vide 2008
Interessante, não sabia, mas tive a impressão, dando uma pesquisa rápida que esse valor engloba todos os ativos, inclusive ações, está errada minha leitura? No Brasil o FGC protege renda fixa e dinheiro, 250k por instituição, mas temos a central depositária, que hoje é a própria B3, no caso das ações a cobertura virtualmente é infinita. Nos EUA seria o mesmo ou é 500k pra tudo mesmo?
Em caso de não conseguirem recuperar absolutamente nada é isso, mas tem o limite individual de 250k para dinheiro
A prioridade deles é conseguir transferir os ativos que ainda estejam em posse da corretora, igual como funcionaria na B3. Quando a corretora não tiver controle de nada, ou casos esdrúxulos como uma pirâmide, aí eles fazem o que dá para compensar
Além do SIPC, algumas corretoras possuem um seguro adicional em caso de falência. E até onde vi a Avenue não possui.
Charles Schwab: $600 milhões
TDAmeritrade: $150 milhões
Interactive Brokers: $30 milhões
Fouquet também mantenho conta na IBRK, mas não sabia que disponibilizavam o trading view. Depois, pode me explicar como/por onde acessar o trading view vinculado à conta?
(Parte a seguir editada)
Outra dúvida… Não sei se acontece isso contigo também: Os saldos remanescentes das compras são convertidos automaticamente para USD (para mim seria mais interessante que permanecessem em CAD, AUD, GBP etc para novas compras, ao invés de ficar pagando taxas e comissões desnecessárias em conversão de câmbio). Sabe se tem como configurar isso?
… Já encontrei a resposta no aplicativo. Vou deixar aqui essa segunda pergunta pois pode ser dúvida de outros)
Resposta: o IBRK converte automaticamente para USD saldos remanescentes inferiores ao equivalente a 5 USD.
Encontrei aqui também a resposta para primeira pergunta. Consegui pelo desktop. Abaixo do gráfico tem o ícone da corretora, no caso a IB.
Pensei que liberasse outras funcionalidades do tradingview, mas não.
Mesmo assim valeu pela dica Fouquet!
CâmbioTemporariamente indisponível há quase 1 hora. Alguma outra corretora com o mesmo problema?
Jovens… gostaria de compartilhar uns fatos “estranhos” que ocorreram comigo na Avenue do final de março pra cá:
-
Há algumas semanas fui logar na minha conta e minha senha estava dando como inválida. Não teve aviso de nada de expirar e talz. Troquei e resolveu.
-
No final de Março, uma das minhas notas de corretagem veio duplicada. Veio uma no dia certo, e outra 2 dias depois com um comentário de que meu e-mail havia retornado.
Entrei em contato com o suporte da Avenue e veio aquele comentário padrão de verificar SPAM, se eu não havia bloqueado o remetente e talz. Disse que não tinha nada disso e o atendente me tranquilizou que estava tudo OK.
Só que de lá pra cá, passei a receber as comunicações por carta kkkkkk.
Uma doidera… todas as notas de corretagens, relatório mensal da clearing, convocação daqueles eventos/assembléias das empresas que tenho ações, etc… tudo em papel.
Do começo desse mês (Maio) pra cá voltei a receber os e-mails normalmente, mas tem algumas cartas que foram enviadas nesse período que ainda chegam.
Enfim… estou em contato com eles pra ver se tem alguma coisa que eu deva me preocupar, mas, o que gostaria de saber de vocês é se tem alguém que tenha passado por isso também?
Obrigado desde já…
Não, até agora sem dores de cabeça. Mas o ponto que vc levanta é importante; sempre fico meiio veiaco com a segurança digital dessas plataformas. Esse negócio da senha inválida é muito estranho.
Eles possuem um painel que dá para acompanhar em que horário e de onde fizeram login na sua conta. Lá apareceu algo estranho?
Aparentemente nada de estranho.
Só informam isso: via Windows (desktop/notebook)
Até tem uma informação de “origem”, mas é um código que não dá pra concluir nada.
Acre News.
“O Itaú acertou inicialmente a compra de 35% da Avenue. O acordo prevê a possibilidade de aquisição de outros 15,1% do capital da corretora após dois anos, o que tornaria o banco controlador da empresa. Além disso, em cinco anos, o Itaú poderá adquirir 100% do capital da corretora.”