Avisos de Compra e Venda & Debate sobre Carteiras - 2ª parte

Nas elétricas gosto muito da equatorial, peguei ela a 19 antes do do corona crash, mas não consegui pegar ela a 15 … e na enbr tb nao consegui pegar a 14 … as eletricas acabaram segurando minha carteira e aportei em outros ativos…

Teve um caso recente de problema de governança na parte da empresa em Portugal

3 curtidas

Take offCaptura de Tela 2020-07-15 às 16.51.21

ENBR é uma empresa com fluxo de caixa mais estável, e com alto potencial de valor.
LOGG é voltada pra crescimento, no setor de logística, que acredito ter um belo potencial nos próximos anos.

5 curtidas

Compra: IRBR1, KNRI11, BCFF11. Ainda deixei uma grana na corretora pra amanhã entrar na nova emissão do HGLG11.

Sobre a LOGG3:

Tem várias informações muito úteis no tópico dela:

Vou citar aqui uma parte do comentário do @gcn que achei muito útil:

“…
Eu particularmente acredito que o diferencial da LOG para muitos FII’s é a possibilidade de crescimento rápido, aproveitando o reaquecimento da economia. A receita gerada via FFO deve crescer quase que exponencial e os aluguéis devem ser reajustados, o que deve no LP gerar uma ‘‘bola de neve’’ positiva de valor na empresa, a empresa deve transformar toda aquela dívida que contraiu de forma barata em patrimônio (galpões) e esses galpões devem ir gerando mais e mais aluguéis, o que vai dando ‘‘corpo’’ a bola de neve.
…”

Por fim, dá uma olhada neste vídeo:

Imagina conseguir construir alguns galpões com um custo de 600 reais (e 1000 reais de custo médio) por m²? A Log faz isto nos chamados Projetos ADD ONS (no vídeo fala disto a partir de 1:03:20). Esta foi a cereja do bolo que me fez deixar esta empresa como minha maior posição da carteira.

5 curtidas

@cadu, embalando no assunto, tem valuation atualizado pra LOGG?

1 curtida

Está difícil, pois não te Ho ideia do crescimento nos próximos anos, o quanto a empresa será afetada.
Mas neste vídeo dou uma ideia de alguns cenários:

9 curtidas

Pensando aqui, é surreal esta recuperação, fui de -70% no ano a +30% graças aos aportes da reserva em Março, Abril e Maio, não aportei mais porque achei que bolsa andaria de lado por mais tempo. E não queria gastar todos os tiros.

3 curtidas

Ainda estou levemente negativo no ano, acabei comprando muito banco e elétricas que recuperaram muito abaixo dos outros ativos, esperava por mais uma pernada de queda para usar toda a reserva. Caiu tudo muito rápido e não houve formação de fundo, praticamente durou 1 dia e já voltou outro tanto.

Fiquei sem aumentar posição em Fleury e mais um pouquinho de Trisul para acertar o balanceamento da carteira, abrir em Ferbasa e Sanepar. Também gostaria de ter comprado WEG, mas não chegou nos 20x lucros que eu queria.

5 curtidas

Cadu, pessoal: Vocês fazem seguro de carteira?

1 curtida

Já fiz em alguns momentos.
Mas agora não estou com nenhum Hedge.

Será que o momento não pede uma proteção? O que acha do ouro? Tem alguns fundos de ouro, mais interessante que a compra do metal propriamente dito. Também tem as puts ou a formação do caixa. Por vezes acho que essa alta não é real e é apenas injeção de $ dos bancos centrais. Até quando? Apesar de saber que não há como saber, como o pescoço está em jogo, por vezes faço umas compras de PUT. Gostaria de saber a sua opinião e a dos demais forenses. Abração

1 curtida

Meu Hedge é caixa + empresas sólidas e perenes de setores descorrelacionados, caiu acima de 15% (15 20 25 30 35 40 50) vou usando o caixa conforme aumento das quedas… se cair mais 50% em muitos ativos aí é paciência…

O pior das crises não é o quanto cai, mas o tempo que fica lá embaixo… Se o corona crash tivesse caído até os 75 e durasse 1 ano seria muito pior para carregar posições do que ele tivesse ido a 50k e durado 6 meses… Até mesmo com um hedge muito violento, quedas prolongadas tornam o efeito do hedge quase irrelevante. Nesta crise atual demos muita sorte de voltado rápido… mas poderia muito bem ter caído e ficado três anos em baixa…

Acho que opções e outros instrumentos são válidos para quem tem ações arriscadas e explosivas, seguindo as premissas do Nassim Taleb (acho dificil executar)… agora se você tem um portifolio equilibrado e com ativos descorrelacionados , usar opções pode ter um custo excessivo de carrego (como dirigir um carro de alta velocidade com um freio de mão puxado)

4 curtidas

Tenho conversado com pessoas de alguns setores e a situação é diversa ao extremo.
Setor de móveis planejados e persianas está vendendo como nunca.
Meu irmão é corretor de imóveis e disse que tem muita gente procurando, mas pouquíssimos negócios sendo fechados, porque quem procura está atrás de oportunidades de investimento. Isso aqui em Curitiba. Mas um colega trocou o financiamento da casa dele para outro banco com taxas de 5% ao ano mais correção do saldo pelo IPCA. Disse para ele que no curto prazo era bom, mas era bom ficar esperto para mudar novamente no ano que vem dependendo do ipca.
Setor de refeições coletivas, está vendendo marmita no ifood para sobreviver. Muita gente sendo demitida.
Setor de automação comercial, no qual trabalho, está lentamente tentando engrenar um aumento de vendas, mas está fraco.
Semana que vem, terá um pessoal consertando minha calçada, vamos ver o que falam…
Mas pelo movimento que veio na Leroy Merlin, Cassol e outras lojas de materiais de construção, esse setor tá movimentado.
Vejo que essa pandemia está gerando um descompasso muito grande, com setores indo bem demais, como nunca na vida, e outros quase quebrando.

No mais estou só aumentando minha reserva de oportunidades para os resultados de 2T. Apesar de que assusta um pouco essa inflação de ativos e a bolsa já estar no patamar que está. Não parece ter fundamento para tanto. A se ver…

8 curtidas

Eu tenho ouro para proteção e caixa em tesouro selic. Vejo 3 riscos pela frente que podem levar a uma correção.

  1. guerra comercial EUAxChina
  2. segunda onda de covid no Brasil ou EUA
  3. quando acabar o assistencialismo de 600 reais no Brasil e de 1000 USD (se n me engano) nos EUA.
2 curtidas

Nos últimos cinco anos construí duas casas e segui bem de perto as obras. Inclusive a segunda bem de perto mesmo, pois, já estava aposentado então ia bastante à obra. Eu mesmo fazia as compras. Então estou bem inteirado do que passa neste setor aqui na região. Moro na região Noroeste Paulista.
No bairro onde moro as obras na vizinhança não pararam. Perguntei no meu fornecedor de cimento e assemelhados e a dona me falou que só deu uma caidinha em março depois voltou ao normal. O fornecedor de madeira me disse caiu bem pouco.
Meu enteado mais novo mora em Uberlândia e trabalha numa loja de material de construção civil e a coisa estava complicada para atender aos clientes. Essa questão do distanciamento, das máscaras. Teve período que atendiam os clientes pelo fundo da loja. A movimentação caiu um pouco mas estavam vendendo.

4 curtidas
7 curtidas

4 - eleições americanas
5 - Aumento de tributação flertando…
6 - ambiente político (guerra dos políticos por recursos e arrecadação)

Enfim, janelas de oportunidades parecem não faltar…

3 curtidas

Por outro lado, renda fixa com renda real proximo a zero…

Por isso não tem jeito, parte dos investimentos tem que ir para a RV, no meu caso cerca de 2/3 no momento, e 1/3 no aguardo 100%cdi liquidez diaria (menos de 2%aa liquido, sem descontar inflação)

1 curtida